O que é Daily Scrum?
Quem participa da Daily Scrum?
As 3 perguntas da Daily Scrum!
GIFTS
O que ocorre depois da Daily Scrum?
Prepare-se para tirar sua certificação Scrum!

Descubra o que é Daily Scrum e entenda o papel dessa reunião na gestão ágil do Scrum

A Daily Scrum, ou reunião diária, tem um papel fundamental no decorrer de um projeto ágil, veja como ela impacta a produtividade das empresas.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Descubra o que é Daily Scrum e entenda o papel dessa reunião na gestão ágil do Scrum

A Daily Scrum é uma reunião diária feita com o time de desenvolvimento, que tem duração de até 15 minutos, onde são discutidos 3 pontos principais: “O que você fez ontem?”, “O que você fará hoje? ” e “Houve algum impedimento?”.

Além de manter a comunicação do time, a Daily Scrum também é importante para o alinhamento da Sprint, além de identificar possíveis problemas que possam comprometer os prazos do projeto.

Em projetos dinâmicos, em que mudanças acontecem constantemente e o trabalho é feito em pequenos pacotes, é essencial que haja um acompanhamento constante das atividades realizadas.

É aí que entra a Daily Scrum, essencial para o funcionamento do modelo de gestão ágil baseado no framework Scrum.

Curioso para saber o que é a Daily Scrum e qual sua importância? Neste artigo você vai aprender sobre:

  • O que é Daily Scrum?
  • Quem participa da Daily Scrum?
  • As 3 perguntas da Daily Scrum;
  • GIFTS;
  • O que ocorre depois da Daily Scrum?

Vamos começar?

O que é Daily Scrum?

A Daily Scrum é uma reunião rápida, com duração máxima de 15 minutos, realizada no início de cada dia de desenvolvimento da Sprint. Essa reunião diária visa repassar as atividades do dia anterior e planejar o dia de trabalho que se inicia.

É importante que ela seja realizada no mesmo local e na mesma hora, para que se torne natural e o time se acostume. Falando em time, é o Time de Desenvolvimento que conduz a reunião, e sua presença é obrigatória.

Um conceito muito utilizado na Daily Scrum é o Stand-up Meeting, ou seja, reunião realizada com todos de pé, para manter o foco e ficar dentro do timebox de 15 minutos. Mas não é obrigatório que essa reunião aconteça de pé, é apenas uma prática comum para torná-la mais produtiva.

É bom reforçar que essa reunião acontece durante todos os dias em que a Sprint está sendo desenvolvida e seu grande objetivo é saber o quão perto da meta do Sprint o Time de Desenvolvimento está.

Ou seja, essa reunião estabelece um plano de ação curto de 24 horas, com as atividades que serão realizadas dentro do dia atual. Vou falar mais uma vez: a Daily Scrum não é uma reunião para resolver problemas.

Dessa forma, a Daily Scrum é, em essência, uma reunião de planejamento. Por isso, é bom que seja realizada perto do Quadro de Tarefas, para que a atenção seja voltada a essas tarefas, atentando para as prioridades.

Se você quiser aprender mais sobre a metodologia Scrum, assista esse vídeo que separamos para você:

Quem participa da Daily Scrum?

Como falamos anteriormente, todo o time de desenvolvimento deve estar presente durante a Daily Scrum, além deles, é importante que tanto o Product Owner quanto o Scrum Master participem da reunião, mas como ouvintes. Essa não é uma reunião de cobrança ou status report. Lembre-se de que não há um chefe em um Scrum Team.

As 3 perguntas da Daily Scrum!

Durante a Daily Scrum, todos os membros do time devem responder três perguntas:

O que eu fiz desde a última Daily Scrum?

Essa pergunta é fundamental durante a Daily Scrum para que todos da equipe possam entender como está o andamento do projeto.

Ela também  é muito importante para que possam ser identificados possíveis problemas com a produtividade do time de desenvolvimento e esses problemas possam ser resolvidos antes que se tornem maiores.

O que vou fazer hoje?

A segunda pergunta que deve ser feita é: “O que vou fazer hoje?”. Depois que entendemos o que cada um da equipe fez no dia anterior, agora precisamos pensar no dia de hoje.

Nessa parte da Daily Scrum são alinhadas as tarefas para cada membro do time e quais são as expectativas para cada um deles.

Quais são os impedimentos que estão me atrapalhando a realizar meu trabalho?

“Existe algum impeditivo para a realização das suas tarefas?” Essa é uma pergunta extremamente importante para que o time possa entender o que pode estar atrapalhando o avanço do trabalho de algum membro, ou até de todo o time.

É importante entender esses impeditivos e que todos da equipe estejam cientes, dessa forma é possível refletir e encontrar soluções para resolvê-los.

Com as respostas para essas perguntas, a equipe organiza meios de resolver os impedimentos, contando com a ajuda do Scrum Master.

O Scrum Master tem como uma de suas funções remover os impedimentos que surgem durante o andamento do projeto e atrapalham o Time de Desenvolvimento.

Assim, a reunião facilita a compreensão de quais atividades cada pessoa está fazendo e em que essa pessoa precisa de ajuda, fortalecendo a unidade dos membros da equipe.

Vale ressaltar que a resolução dos problemas levantados durante a reunião não é feita durante a reunião, mas sim após ela com as pessoas envolvidas.

Outro ponto a se destacar é que não é necessário esperar pela Daily Scrum para comunicar um impedimento, na verdade isso é recomendado, informar na hora que o identificar.

O objetivo de se comunicar um impedimento durante a reunião é dar visibilidade ao time sobre o que está atrapalhando o trabalho.

GIFTS

Para que possamos entender o objetivo da Daily Scrum, foi criado um acrônimo em inglês GIFTS (Good Start, Improvement, Focus, Team, Status). Esse acrônimo pode ser encontrado no blog de Martin Fowler. O acrônimo quer dizer:

  • Good Start (Bom Começo) - Ajuda a começar bem a rotina do dia;
  • Improvement (Melhoria) -  Influencia na melhoria contínua;
  • Focus (Foco) - Ajuda no direcionamento do foco para o que realmente precisa ser priorizado;
  • Team (Time) -  Reforça o senso de equipe e estimula o entendimento de todo o time sobre a Sprint;
  • Status - Atualizar o status sobre o andamento das tarefas de cada membro do time.

O que ocorre depois da Daily Scrum?

Agora que você entendeu o que é a Daily Scrum, qual seu objetivo, quem participa dela e quais as principais perguntas, a última pergunta que precisa ser respondida é: “E o que acontece depois da Daily Scrum?”.

Como já mencionamos anteriormente, a Daily Scrum faz parte da metodologia Scrum,, que visa otimizar a execução de projetos. Logo, após a daily, é necessário atualizar os quadros da Sprint Backlog e cuidar dos impedimentos, caso exista algum.

Prepare-se para tirar sua certificação Scrum!

Vivemos em um mundo dinâmico, com mudanças rápidas e conseguir se adaptar a essas mudanças com agilidade é fundamental para manter sua empresa relevante.

E é impossível falar de agilidade sem mencionar o Scrum, que é hoje, a metodologia ágil mais utilizada no mercado de trabalho. Conhecer essa metodologia é fundamental para diversas empresas e muitas vagas cobram a certificação.

Para te ajudar a se preparar, a Voitto criou o curso de Introdução ao Agile Scrum para que você se desenvolva profissionalmente e ainda possa conhecer a nossa plataforma! É só usar o cupom BLOG100 e começar a se capacitar gratuitamente!

Curso Introdução ao Agile Scrum

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Ebook Scrum para Gestão ágil de Projetos, baixe agora!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Scrum Para Gestão áGil De Projetos Botão De Ação

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.