CURSO GRATUITO

INSCRIÇÕES ATÉ

21/06

Inscreva-se agora

O que é o Scrum?
Aprenda hoje sobre a metodologia Scrum!
Quais os Benefícios do Scrum?
Cargos
Defina uma meta
Reuniões de planejamento
Trabalho visível (Meios)
Mantenha-se motivado
Tenha agilidade em seus projetos!

Descubra como o Scrum em sua Rotina pode ser a mudança organizacional que você precisava!

Já tentou diversas variações de controle de rotina e nenhuma funcionou? Então descubra como o Scrum em sua Rotina funciona tanto fora como dentro de casa!

Leonnardo Gomes
Por: Leonnardo Gomes
Descubra como o Scrum em sua Rotina pode ser a mudança organizacional que você precisava!

A metodologia Scrum torna todas as etapas dos processos mais simples e fáceis de entender, pois nele se tem os registros do andamento de cada tarefa, então, por que não aplicá-lo no gerenciamento de produtividade de sua rotina? Ser capaz de salvar tempo e ter resultados excelentes!

Tenho certeza que você já tentou gerenciar projetos pessoais rotineiros e muitos deles não saíram como o planejado. Mas calma, isso acaba acontecendo, principalmente no modelo de gerenciamento tradicional.

Estamos acostumados a colocar metas engessadas para o dia sem muitas vezes se preocupar com o tempo de execução, por isso, viemos aqui te mostrar o modelo de gestão ágil Scrum, que visa amenizar esses pontos.

Ele traz consigo benefícios únicos, como realizar a execução de maneira mais flexível e com menores prejuízos de retrabalho. Neste artigo, vamos te ajudar etapa por etapa a começar a aplicar o Scrum no seu dia a dia. E aí, preparado?

Então veja os tópicos que serão abordados durante o texto:

  • O que é o Scrum?
  • Quais os Benefícios do Scrum? 
  • Cargos;
  • Defina uma meta;
  • Reuniões de planejamento;
  • Mantenha-se motivado.

O que é o Scrum?

O Scrum é uma metodologia ágil para gerenciamento de projetos, e um framework criado por Jeff Sutherland e Ken Schwaber que possibilita a otimização no processo de criação e construção de todo produto, de uma forma transparente e adaptável. Mas o que é framework?

Um framework pode ser entendido como um template onde são disponibilizadas diversas ferramentas que ajudam o programador a criar um fluxo no projeto.

Com isso, o projeto caminha com passos mais certeiros e possibilita uma produção mais flexível, na qual mudanças podem ser feitas durante o processo. Dessa forma, pode-se evitar retrabalho de toda a equipe e também a diminuição de custos.

Hoje, vamos falar sobre como implementar o Scrum em sua rotina, e como essa metodologia vai te auxiliar a cumprir seus desafios do dia a dia.

Aprenda hoje sobre a metodologia Scrum!

Já parou para pensar quanto tempo você perde, sem produtividade, durante o dia?

Invés de ir calcular e perder mais tempo, comece sua mudança de hábito com o curso Introdução ao Agile Scrum e em conjunto ao nosso artigo aprenda como adaptá-lo ao seu dia a dia e deixá-lo mais produtivo.

E como aqui na Voitto acreditamos muito no potencial dos nossos leitores, estamos oferecendo um cupom deixando o curso completamente GRÁTIS!

Clique na imagem abaixo e escreva BLOG100 na inscrição para garantir sua vaga sem nenhum custo!

curso introdução ao agile scrum

Quais os Benefícios do Scrum? 

Existem inumeros benefícios, um deles é que por possuir três grupos básicos de trabalho: Product Owner, o Scrum Team, e o Scrum MasterScrum Master, isso o torna menos trabalhoso e é mais fácil gerenciar o trabalho de todos por conta disso!

Inclusive esse é um dos principais requisitos para esse método obter o êxito esperado. Ele é um método bastante flexível onde você não precisa saber todas as etapas de um processo para começar e pode sempre mudá-lo conforme for necessário!

Resumindo: o Scrum se encaixa melhor com projetos que possuem escopo mutável, que podem ser alterados no decorrer do trabalho e com equipes reduzidas.

Ele é bastante usado para trabalhos na parte da tecnologia, como na criação de diferentes softwares. Ele também pode ser viável para o desenvolvimento de campanhas de marketing.

Cargos

No Scrum há 3 cargos:

Como estamos tratando da aplicação do Scrum em sua rotina em projetos pessoais, a maior parte do tempo vai depender apenas de você, então terá que realizar o papel desses 3 cargos, e mais o cliente.

É preciso levar muito a sério a função de cada cargo e executá-la. Além disso, é necessário saber diferenciar muito bem e cumprir as suas respectivas responsabilidades.

Defina uma meta

Provavelmente você tem algum projeto a ser retirado do papel. Pode ser alguma meta que foi traçada no início do ano, algo que seja rotineiro e aplicado no dia a dia, ou até mesmo projetos maiores, como a construção de uma casa ou a formação no ensino superior.

Não importa o tamanho do seu projeto, em ambos os casos é possível segmentá-lo e desenvolvê-lo através da aplicação da metodologia Scrum em sua rotina.

Uma boa dica para esta etapa de definir uma meta, é recorrer à metodologia SMART, que visa especificar, mensurar uma meta que seja alcançável, relevante e que tenha um tempo estipulado para que os membros da equipe, ou você mesmo cumpra.

Reuniões de planejamento

Bem definida a meta, o próximo passo para conseguir realmente aplicar o Scrum em sua rotina é definir como serão feitas as Sprints que são as reuniões de planejamento.

1. Sprint Backlog

A primeira etapa do planejamento consiste em realizar a sua Sprint Backlog, que consiste em produzir uma lista de atividades que devem ser executadas para cumprir a sua meta. Se a sua meta é estudar para a prova, o backlog provavelmente será o assunto a ser estudado.

Como pode ter percebido, um dos grandes segredos para aplicar o Scrum em sua rotina, é quebrar o seu projeto em ciclos de trabalho.

Feito isso, é hora de analisar o Sprint Backlog e priorizar o que vai ser realizado durante essa semana. Dado o exemplo anterior, uma forma de priorizar seria pelo assunto que você tenha maior dificuldade.

Definido o Sprint Backlog e priorizado, vamos para a Sprint. Esse momento é destinado para definir quais atividades do Sprint Backlog serão realizadas em um determinado período, denominado como Sprint.

A duração do seu Sprint vai depender muito de qual é o projeto. Deve-se escolher um dia fixo no início da semana para planejar suas ações.

2. Reunião de alinhamento

Essa reunião consiste em relatar como isso será feito. Você vai precisar ser detalhista, e realizar as quebras maiores em menores, ou seja, detalhar como se fosse o passo a passo do seu Sprint.

Essas quebras menores, chamadas de tarefas, devem ser cumpridas em um menor prazo. Voltando ao nosso exemplo, uma tarefa seria estudar os capítulos 1 e 2 de tal assunto de uma matéria.

3. Reunião diária

As reuniões diárias ou Daily Scrum, tem por objetivo ser uma reunião rápida, com duração máxima de 15 minutos, realizada no início de cada dia, com o objetivo de repassar as atividades do dia anterior e planejar o dia de trabalho que se inicia.

Mas como eu vou fazer essa reunião? Afinal, eu sou o único integrante da equipe.

Então, a princípio pode parecer desnecessário. Mas é fundamental que você destine um tempo para essa reunião. Ela nem precisa acontecer diariamente, vai depender muito da dimensão do seu projeto. Ela pode ser alterada para ocorrer um dia sim e outro não, ou então a cada dois dias.

Com isso, é possível garantir que você revise o andamento da Sprint e veja se está tudo ocorrendo conforme planejado e se não há nada atrasado ou acumulado para o fim da Sprint.

É possível notar que o processo é muito simples de ser realizado, e possui resultados fantásticos. Dessa forma, o trabalho é feito de forma equilibrada e com motivação.

4. Reunião de retrospectiva

Para aplicar o Scrum em sua rotina é importante você realizar a reunião de retrospectiva, que é feita normalmente ao final de toda Sprint levantando todos os pontos positivos e negativos dela.

Este é o momento de você raciocinar tudo aquilo que deu certo e errado na execução.

Como neste caso estamos falando de aplicação do Scrum em sua rotina, será apenas você realizando a reunião, então  é difícil relembrar todos os pontos no decorrer da Sprint. Por isso, sugerimos fortemente que no decorrer do projeto você realize anotações para registrar esses pontos.

Você vai executar essa reunião da seguinte forma: primeiramente, vai falar de todos os pontos positivos e tentar mantê-los para o sucesso de seu projeto. Posteriormente, vai relatar os pontos negativos e traçar soluções para amenizar os seus efeitos.

Assim, você estará muito mais preparado para os futuros projetos, pois já sabe como agir em determinadas situações.

Trabalho visível (Meios)

Um dos símbolos do Scrum é a visibilidade, isso possibilita saber tudo o que está acontecendo em pouco tempo. Por isso, é utilizado o quadro Scrum em sua rotina, que é um meio onde consegue-se gerenciar o andamento do seu projeto.

Geralmente, esse quadro é dividido em 3 etapas:

  • A fazer;
  • Fazendo;
  • Feito.

Você pode adotar um quadro de parede com post-it, ou então, podem ser utilizadas plataformas, como aplicativos.

Para a aplicação do Scrum em sua rotina, o Trello é um ótimo exemplo de ferramenta neste caso, pois ele permite realizar isso com muito mais comodidade e pode ser acessado em qualquer local.

Mantenha-se motivado

A motivação é a palavra-chave para atingir os resultados, é com ela que você vai impulsionar o progresso dos seus projetos através da aplicação do Scrum em sua rotina. Portanto, é fundamental que toda atividade que você esteja realizando, seja motivadora.

Por isso, o Scrum é quebrado em metas de curto prazo e é um ciclo com renovação de atividades. Assim, a cada passo verá que está no caminho certo e que atingirá os resultados. Dessa forma, você sempre conseguirá estar motivado.

Além disso, tente separar um tempo e refletir sobre o porquê de estar realizando essa atividade e quais os resultados ela irá trazer futuramente.

Gostaria de te indicar a leitura do livro Scrum: a arte de fazer o dobro do trabalho na metade do tempo".

Um dos livros mais famosos quando se trata de Scrum, tendo como autor um dos co-criadores da metodologia. Talvez isso te impulsione a começar esta jornada fabulosa da metodologia ágil!

Tenha agilidade em seus projetos!

Sabe o que mais é procurado nos profissionais da atualidade? AGILIDADE!

Sim, independente de sua área, saber como realizar suas tarefas com velocidade e eficiência é a chave para crescer profissionalmente!

Para te ajudar nesse desafio, a Voitto criou a Formação de Especialistas em Gestão Ágil de Projetos

O que está esperando? A oportunidade perfeita passar por falta de capacitação?

Clique na imagem abaixo e tenha o diferencial!

curso gestão agil de projetos

Leonnardo Gomes

Leonnardo Gomes

Grad. em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Bolsista no Grupo de Educação Tutorial (GET) por um ano e meio, participou dos setores de projetos e qualidade. Com isso, atuou no desenvolvimento de projetos e publicação de artigos em metodologias como o Lean Manufacturing, Planejamento Estratégico e Scrum. Na equipe de competição Escuderia UFJF, operou como Diretor de Estratégia, assumindo posição de liderança com foco em resultados por meio da gestão de projetos e gestão de pessoas. Por fim, teve passagem na Associação Atlética da Arquitetura e Engenharia da UFJF, atuando no setor de planejamento e eventos. Especialista na geração de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

Conteúdo relacionado

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Guia De Excel Para Iniciantes

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.