Um dos maiores desafios do mundo atual é chamar a atenção das pessoas. Afinal, em um contexto em que elas são bombardeadas de informações a todo o tempo, é preciso estratégias certeiras para se destacar. Uma dessas formas, é o marketing de guerrilha.
Para colocar essa tática em prática, as empresas precisam de muita criatividade e pensamentos fora da caixa. Dessa forma, chegam ao público-alvo de uma maneira inesperada gerando interesse no mesmo.
Além disso, vale ressaltar que o marketing de guerrilha normalmente não exige grandes investimentos financeiros. Sendo assim, pode ser ideal para quem quer começar um negócio novo ou reaquecer o seu empreendimento.
Quer saber o que é marketing de guerrilha, suas principais características e como ele é utilizado para promover produtos e serviços? Confira abaixo!
Pautado em uma estratégia considerada pouco convencional, o marketing de guerrilha busca chamar a atenção das pessoas através da criação de campanhas e ações incomuns.
Apesar de muitos acreditarem que essa é uma técnica recentemente, o marketing de guerrilha foi criado muito antes das redes sociais. Com isso, pode-se dizer que os cases de sucesso da estratégia tiveram locais públicos e físicos como palco.
No entanto, com o avanço da tecnologia, a conectividade instantânea pode potencializar ainda mais essa abordagem. Afinal, mesmo focando em um único local, vídeos e imagens das ações de marketing podem viralizar mundialmente.
Diante dessa explicação, você deve estar se perguntando qual a diferença entre o marketing de guerrilha e o convencional. Apesar de serem contextos com o mesmo objetivo, tem características diferentes.
Ambos buscam alternativas para alavancar os resultados das empresas. No entanto, o marketing tradicional fará o uso de técnicas já conhecidas para isso. Como por exemplo: anúncios, comerciais de televisão e outdoors.
Já no marketing de guerrilha a ideia é trazer experiências memoráveis. Ou seja, o objetivo é impactar as pessoas de uma maneira inusitada e não convencional.
Abaixo você vai se surpreender com a origem desse conceito. Confira a seguir!
O marketing de guerrilha foi criado através da análise da Guerra do Vietnã, pelo americano Jay Conrad Levinson. A situação na época mostrou que os vietnamitas, mesmo com menos recursos, usavam a criatividade para superar desafios e terem sucesso diante dos seus adversários.
Aplicando para o contexto do guerrilla marketing, como também é chamado, compara-se às empresas que mesmo com poucos recursos financeiros criam estratégias que se destacam frente aos concorrentes.
Com isso, as táticas bem-sucedidas têm como base aspectos que vão além do orçamento e precisam fazer com que as pessoas se sintam impressionadas diante do que veem.
Quer entender na prática como isso pode ser feito? Conheça algumas estratégias desse tipo.
No marketing de guerrilha o objetivo é atrair leadse impactar pessoas. E nesse contexto, algumas empresas se destacam. Confira algumas das campanhas mais bem-sucedidas dessa estratégia.
A Coca-Cola é uma das grandes referências no marketing de guerrilha. Mas para destacar uma de suas ações, trouxemos um exemplo no qual a marca colocou uma máquina de refrigerante que se locomove dentro de um shopping no sul do Brasil.
Ao invés de sair latas ou garrafas, a máquina também distribuiu balões e flores ao redor do estabelecimento. Fazendo as pessoas se alegrarem. Confira o vídeo a seguir.
Outra marca que utilizou a criatividade e a inovação na solução de desafios de marketing foi a Kit Kat. A empresa espalhou bancos que possuíam o formato de suas barras de chocolate.
Apesar de ser simples, a campanha teve ainda mais impulso atrelado ao marketing digital. Afinal, muitas pessoas tiraram fotos e fizeram postagens.
Outro ponto importante é que a estratégia também potencializou gatilhos mentais para vendas. Ver o banco despertou mesmo que de forma inconsciente a vontade de comer doces de muitas pessoas.
Para esse exemplo uma imagem é autoexplicativa. Em uma visão de andares mais elevados de um shopping, ao olharem para baixo as pessoas se depararam com um cachorro se coçando, enquanto diversas outras andavam sobre ele.
Essa visão completa, dava a impressão de que os clientes transitando eram pulgas. Sendo assim, o remédio antipulgas chamou a atenção de todos que passavam por ali.
A ONG francesa Medecins du Monde também surpreendeu turistas e moradores de Paris. A sua estratégia foi investir em barracas com sua logo, ao invés de propagandas tradicionais como outdoors e cartazes.
Com essa iniciativa, além de ajudar os moradores de rua, também teve grande importância estrutural. Diante do movimento, o governo francês também passou a distribuir tendas e alocar pessoas em abrigos com a garantia de que suas necessidades seriam atendidas.
Com certeza você se interessou pelas campanhas de marketing de guerrilha que vimos neste artigo. Por isso, é a hora de aprender a como utilizar essas táticas para também impressionar potenciais clientes do seu negócio. Veja a seguir!
Não existe uma fórmula padrão para uma campanha de marketing de guerrilha. Afinal, ela tem como base a criatividade e inovação. No entanto, por trás dessas ideias, há sempre princípios fundamentais. São eles:
Elaborar uma campanha de marketing de guerrilha exige muitos pensamentos fora da caixa e a definição dos canais de comunicação, mas antes de mais nada é preciso conhecer o seu público-alvo.
Com isso, você saberá quais os espaços que eles frequentam. Por exemplo: transportes públicos, shoppings, parques ao ar livre e muito mais.
Sendo assim, será mais fácil definir onde será a intervenção e com isso aumentar potencialmente os leads no seu funil de vendas.
As estratégias de marketing de guerrilha podem ser ainda mais assertivas quando alguns parceiros são envolvidos.
Para isso, você pode avaliar fornecedores que façam sentido. Por exemplo:
No mundo atual os impactos não se restringem às pessoas que estão vivendo as experiências. Por isso, as redes sociais podem ser uma maneira que elas compartilham voluntariamente uma de suas ações de marketing de guerrilha.
Além disso, há também meios de usar o mobile marketing para proporcionar experiências de maneira escalável.
O objetivo principal de todos os negócios é aumentar suas receitas. Contudo, alcançar essa meta significa aplicar estratégias muito mais complexas do que aumentar os preços ou escalar a produção. E, para alcançar esse objetivo, é preciso entender sobre marketing, estratégias de vendas, como liderar um time, enfim, é um estudo multidisciplinar!
Para que a palavra de ordem seja AUMENTAR, é fundamental entender e melhorar todo o processo que gerará esse resultado. Afinal, como diz George Samuel Glasom, autor de O Homem Mais Rico da Babilônia “O dinheiro é abundante para aqueles que entendem as simples leis que governam sua aquisição”.
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Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.
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