Você já parou pra pensar em como são feitas as aplicações de soluções sustentáveis e de ações sociais em uma empresa? Atualmente, esse tipo de responsabilidade social é vista como oportunidade de mercado para muitas empresas.
Pensando em atender essa necessidade surge o Marketing Social, visando vender uma atuação solidária, uma boa imagem e aceitação para seus clientes e um destaque em relação à concorrência.
Quer saber mais sobre as campanhas de Marketing Social? Continue lendo este artigo. Nele, abordaremos os seguintes tópicos:
Vamos lá?
Marketing Social são estratégias de marketing que visam promover a diminuição de problemas e desigualdades sociais, como questões de saúde pública, de educação, de saneamento básico, do meio ambiente, de nutrição e outras situações relacionadas aos direitos humanos.
Dessa maneira, o Marketing Social pode ser considerado uma ferramenta de gestão mercadológica e estratégica, utilizada por empresas institucionais e órgãos públicos, para o desenvolvimento de campanhas voltadas para doações, mobilização e conscientização.
O objetivo desse tipo de marketing, diferente do marketing tradicional, é cativar a população com uma causa social de forma não comercial, apenas de forma genuína e solidária. Essa ideia é positiva para o posicionamento de mercado da marca ou empresa em questão.
O conceito de Marketing Social foi evidenciado por Phillip Kotler, popularmente conhecido como pai do marketing, na década de 1970.
Naquela época, já se tinha a preocupação de fazer um marketing além das vendas, podendo ser usado para ajudar causas sociais, influenciar positivamente em atitudes e ideias e propagar boas práticas.
Em um artigo publicado no Journal of Marketing, Kotler e Gerald Zaltman conceituaram o Marketing Social como:
“Criação, implementação e controle de programas para influenciar a aceitabilidade das ideias sociais e envolvendo considerações relativas ao planejamento de produto, preço, comunicação, distribuição e pesquisa de marketing” (SCHIAVO, 2011).
A importância do Marketing Social está diretamente ligada, do ponto de vista mercadológico, aos esforços de conquista de clientes, ganhos lucrativos, diferenciais competitivos, posicionamento de mercado e melhoramento de imagem.
Já em relação ao ponto de vista social, a empresa passa a ser um responsável importante e necessário para atuar com sua influência e capital de maneira que ajude causas e/ou indivíduos em situação de necessidade e falta de visibilidade.
Em meio ao que chamamos de “Era da Informação” em que, de forma simples e rápida, o consumidor consegue ter acesso a informações importantes através da internet em sites e redes sociais. Essas informações vão desde o preço do produto até sua qualidade, criou-se a necessidade de buscar inovar, se diferenciar e se destacar da concorrência.
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A diferença entre o Marketing Social e o marketing comercial está no objetivo final das estratégias, sendo o do social a ajuda ao próximo e a coletividade e o do comercial o lucro e o aumento da venda de produtos.
Além disso, é possível dizer que, apesar de o Marketing Social ter foco em causas humanitárias e o marketing comercial ter fins lucrativos, as duas ações não se excluem e podem trabalhar em conjunto a depender das intenções da empresa.
Existem quatro tipos de Marketing Social, sendo eles:
O Marketing de Causas está relacionado às contribuições de uma empresa a favor de determinada causa, através de anúncios em mídia televisiva, embalagens de produtos e percentuais de vendas destinados a ela.
O Marketing de Filantropia faz uso de estratégias para destacar a importância que programas sociais e solidários têm para a empresa. As empresas que fazem uso desse tipo de marketing costumam abrir suas próprias fundações para gerir suas ações.
São ações com interesses em projetos sociais, garantindo recursos organizacionais através de ajuda financeira própria e influência em favor dos objetivos do projeto.
São incentivos, por parte da equipe de vendas de uma empresa, aos seus consumidores, para que se engajem em serviços de cunho social.
Tipo de marketing em que a empresa faz uso do logotipo da organização social com o intuito de aumentar o número de vendas e destinar uma parcela dos lucros para a causa defendida pela organização.
Algumas empresas possuem bons e memoráveis projetos que são exemplos de campanhas de Marketing Social, sendos eles:
Projeto Pedigree de conscientização sobre adoção responsável e resgate de cães abandonados.
Foto: Pedigree
Campanha do McDonald’s de vendas (Big Mac] convertida para doação à instituições de combate ao câncer.
Foto: McDonald’s
Iniciativa da TV Globo para arrecadação de fundos para assistir instituições de crianças e adolescentes.
Foto: Bastidores da TV
Ação do SBT para arrecadação de fundos para a Associação de Assistência à Criança Deficiente.
Foto: Bastidores da TV
Campanha de ação social dos Correios para presentear crianças em situações socialmente vulneráveis no Natal.
Foto: Portal Dia Online
Para implementar Marketing Social em uma empresa, é preciso planejamento, definição de estratégia, pesquisa de mercado, planos de marketing, segmentação de público, investimento e entre outros.
Sabendo disso, e para facilitar o entendimento de como isso funciona na prática, trouxemos etapa por etapa de como acontece. Vamos lá?
Etapa em que se identifica qual causa é mais relevante para o nicho, para o público e que tenha compatibilidade com os ideais e valores da empresa.
Etapa em que são avaliados os recursos financeiros, profissionais e metodológicos disponíveis. Além disso, também são avaliados os riscos de prejuízo dentro da campanha.
As campanhas podem seguir 4 caminhos, sendo elas:
Etapa em que é escolhida uma segmentação de público para direcionar as ações da campanha de marketing de forma mais precisa.
Etapa em que são definidos os objetivos, metas e processos a serem seguidos e alcançados dentro da ação. Além disso, também são definidos os canais de veiculação da campanha que fazem parte do consumo do público-alvo.
Etapa de monitorar o desempenho da campanha, ficando atento a resolução de problemas e aproveitamento de oportunidades.
Etapa final em que são reunidos todos os dados e informações de cada etapa da campanha, trazendo seus pontos positivos e negativos para avaliação de resultados.
O objetivo principal de todos os negócios é aumentar suas receitas. Contudo, alcançar essa meta significa aplicar estratégias muito mais complexas do que aumentar os preços ou escalar a produção. E, para alcançar esse objetivo, é preciso entender sobre marketing, estratégias de vendas, como liderar um time, enfim, é um estudo multidisciplinar!
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