O que é Marketing Social?
Qual a origem do Marketing Social?
Por que fazer Marketing Social?
Totalmente seu!
Marketing Social x Marketing Comercial
Quais são os tipos de Marketing Social?
Exemplos de Marketing Social
Como implementar Marketing Social na prática?
Gostou desse conteúdo? Então venha ser um profissional cada vez mais completo com a Voitto!

Entenda o que é Marketing Social e como implementá-lo na sua empresa.

Conheça o Marketing Social, entenda quais são seus tipos e aprenda como implementar essa estratégia de comunicação na sua empresa.

Juliana Kaíza
Por: Juliana Kaíza
Entenda o que é Marketing Social e como implementá-lo na sua empresa.

Você já parou pra pensar em como são feitas as aplicações de soluções sustentáveis e de ações sociais em uma empresa? Atualmente, esse tipo de responsabilidade social é vista como oportunidade de mercado para muitas empresas.

Pensando em atender essa necessidade surge o Marketing Social, visando vender uma atuação solidária, uma boa imagem e aceitação para seus clientes e um destaque em relação à concorrência.

Quer saber mais sobre as campanhas de Marketing Social? Continue lendo este artigo. Nele, abordaremos os seguintes tópicos:

  • O que é Marketing Social?
  • Qual a origem do Marketing Social?
  • Por que fazer Marketing Social?
  • Marketing Social x Marketing Comercial
  • Quais são os tipos de Marketing Social?
  • Exemplos de Marketing Social 
  • Como implementar Marketing Social na prática?

Vamos lá?

O que é Marketing Social?

Marketing Social são estratégias de marketing que visam promover a diminuição de problemas e desigualdades sociais, como questões de saúde pública, de educação, de saneamento básico, do meio ambiente, de nutrição e outras situações relacionadas aos direitos humanos.

Dessa maneira, o Marketing Social pode ser considerado uma ferramenta de gestão mercadológica e estratégica, utilizada por empresas institucionais e órgãos públicos, para o desenvolvimento de campanhas voltadas para doações, mobilização e conscientização.

O objetivo desse tipo de marketing, diferente do marketing tradicional, é cativar a população com uma causa social de forma não comercial, apenas de forma genuína e solidária. Essa ideia é positiva para o posicionamento de mercado da marca ou empresa em questão.

Qual a origem do Marketing Social?

O conceito de Marketing Social foi evidenciado por Phillip Kotler, popularmente conhecido como pai do marketing, na década de 1970.

Naquela época, já se tinha a preocupação de fazer um marketing além das vendas, podendo ser usado para ajudar causas sociais, influenciar positivamente em atitudes e ideias e propagar boas práticas.

Em um artigo publicado no Journal of Marketing, Kotler e Gerald Zaltman conceituaram o  Marketing Social como:


“Criação, implementação e controle de programas para influenciar a aceitabilidade das ideias sociais e envolvendo considerações relativas ao planejamento de produto, preço, comunicação, distribuição e pesquisa de marketing” (SCHIAVO, 2011).

Por que fazer Marketing Social?

A importância do Marketing Social está diretamente ligada, do ponto de vista mercadológico, aos esforços de conquista de clientes, ganhos lucrativos, diferenciais competitivos, posicionamento de mercado e melhoramento de imagem.

Já em relação ao ponto de vista social, a empresa passa a ser um responsável importante e necessário para atuar com sua influência e capital de maneira que ajude causas e/ou indivíduos em situação de necessidade e falta de visibilidade.

Em meio ao que chamamos de “Era da Informação” em que, de forma simples e rápida, o consumidor consegue ter acesso a informações importantes através da internet em sites e redes sociais. Essas informações vão desde o preço do produto até sua qualidade, criou-se a necessidade de buscar inovar, se diferenciar e se destacar da concorrência.


Está gostando do conteúdo? Então olha o que trouxemos para você!

Totalmente seu!

Com o KIT Marketing e Vendas você receberá 8 planilhas de ferramentas para as equipes de Marketing e Vendas na sua empresa que te auxiliarão em Cadastro e Controle de Vendas, Comunicação com Stakeholders, Indicadores de Marketing Digital, Performance de Adwords, Performance de E-Mail Marketing, Pesquisa de Mercado, Pesquisa de Satisfação e Registro de Reclamações.

Está esperando o que? Não perca esta oportunidade!

Marketing e vendas

Marketing Social x Marketing Comercial

A diferença entre o Marketing Social e o marketing comercial está no objetivo final das estratégias, sendo o do social a ajuda ao próximo e a coletividade e o do comercial o lucro e o aumento da venda de produtos.

Além disso, é possível dizer que, apesar de o Marketing Social ter foco em causas humanitárias e o marketing comercial ter fins lucrativos, as duas ações não se excluem e podem trabalhar em conjunto a depender das intenções da empresa.

Quais são os tipos de Marketing Social?

Existem quatro tipos de Marketing Social, sendo eles:

1. Marketing de Campanhas Sociais;

O Marketing de Causas está relacionado às contribuições de uma empresa a favor de determinada causa, através de anúncios em mídia televisiva, embalagens de produtos e percentuais de vendas destinados a ela.

2. Marketing de Filantropia;

O Marketing de Filantropia faz uso de estratégias para destacar a importância que programas sociais e solidários têm para a empresa. As empresas que fazem uso desse tipo de marketing costumam abrir suas próprias fundações para gerir suas ações.

3. Patrocínio de Projetos Sociais.

São ações com interesses em projetos sociais, garantindo recursos organizacionais através de ajuda financeira própria e influência em favor dos objetivos do projeto.

4. Marketing de Relacionamento com base em ações sociais

São incentivos, por parte da equipe de vendas de uma empresa, aos seus consumidores, para que se engajem em serviços de cunho social.

5. Marketing de Promoção Social do Produto e da Marca

Tipo de marketing em que a empresa faz uso do logotipo da organização social com o intuito de aumentar o número de vendas e destinar uma parcela dos lucros para a causa defendida pela organização.

Exemplos de Marketing Social 

Algumas empresas possuem bons e memoráveis projetos que são exemplos de campanhas de Marketing Social, sendos eles:

Pedigree: Adotar é tudo de bom

Projeto Pedigree de conscientização sobre adoção responsável e resgate de cães abandonados.

Pedigree: Adotar é tudo de bom

Foto: Pedigree

McDonalds: McDia Feliz

Campanha do McDonald’s de vendas (Big Mac] convertida para doação à instituições de combate ao câncer.

McDonald's: McDia Feliz

Foto: McDonald’s

TV Globo: Criança Esperança

Iniciativa da TV Globo para arrecadação de fundos para assistir instituições de crianças e adolescentes.

TV Globo: Criança Esperança

Foto: Bastidores da TV

SBT: Teleton 

Ação do SBT para arrecadação de fundos para a Associação de Assistência à Criança Deficiente.

SBT: Teleton

Foto: Bastidores da TV

Correios: Cartas para o Papai Noel

Campanha de ação social dos Correios para presentear crianças em situações socialmente vulneráveis no Natal.

Correios: Cartas para o Papai Noel

Foto: Portal Dia Online

Como implementar Marketing Social na prática?

Para implementar Marketing Social em uma empresa, é preciso planejamento, definição de estratégia, pesquisa de mercado, planos de marketing, segmentação de público, investimento e entre outros.

Sabendo disso, e para facilitar o entendimento de como isso funciona na prática, trouxemos etapa por etapa de como acontece. Vamos lá?

Escolha da causa

Etapa em que se identifica qual causa é mais relevante para o nicho, para o público e que tenha compatibilidade com os ideais e valores da empresa.

Avaliação do cenário

Etapa em que são avaliados os recursos financeiros, profissionais e metodológicos  disponíveis. Além disso, também são avaliados os riscos de prejuízo dentro da campanha.

Definição do rumo da campanha

As campanhas podem seguir 4 caminhos, sendo elas:

  • Informativas: com objetivo de informar a população acerca de algum assunto que precisa de atenção.
  • Transformação de crenças: com objetivo de promover reflexões e atingir os valores do público.
  • Ação: com objetivo de dar foco a uma ação ou isolado.
  • Mudança de comportamento: com objetivo de alterar hábitos por meio de conscientização de uma causa. 

Público-alvo

Etapa em que é escolhida uma segmentação de público para direcionar as ações da campanha de marketing de forma mais precisa.

Plano de ação

Etapa em que são definidos os objetivos, metas e processos a serem seguidos e alcançados dentro da ação. Além disso, também são definidos os canais de veiculação da campanha que fazem parte do consumo do público-alvo.

Acompanhamento e monitoramento

Etapa de monitorar o desempenho da campanha, ficando atento a resolução de problemas e aproveitamento de oportunidades.

Relatório de avaliação

Etapa final em que são reunidos todos os dados e informações de cada etapa da campanha, trazendo seus pontos positivos e negativos para avaliação de resultados.

Gostou desse conteúdo? Então venha ser um profissional cada vez mais completo com a Voitto!

O objetivo principal de todos os negócios é aumentar suas receitas. Contudo, alcançar essa meta significa aplicar estratégias muito mais complexas do que aumentar os preços ou escalar a produção. E, para alcançar esse objetivo, é preciso entender sobre marketing, estratégias de vendas, como liderar um time, enfim, é um estudo multidisciplinar!

Para que a palavra de ordem seja AUMENTAR, é fundamental entender e melhorar todo o processo que gerará esse resultado. Afinal, como diz George Samuel Glasom, autor de O Homem Mais Rico da Babilônia “O dinheiro é abundante para aqueles que entendem as simples leis que governam sua aquisição”.

Além disso, temos um benefício: use o cupom BLOG50 e tenha 50% de desconto!

Por isso, não perde tempo (porque ele é dinheiro) e se inscreva em nosso Curso de Estratégias para Aumentar Receitas!


Clique e saiba mais!

Juliana Kaíza

Juliana Kaíza

Graduanda em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda na Universidade Tiradentes em Aracaju - SE. Possui certificação em Copywriting, Marketing de Conteúdo e Produção de Conteúdo para Web. Atua com produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento e SEO do Grupo Voitto.

Clique e adquira o curso  Estratégias para Aumentar Receitas com 50% off!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Estratégias Para Aumentar Receitas

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.