As estratégias de marketing atualmente são as grandes responsáveis pelo sucesso de um negócio. Afinal, ganhar visibilidade, atrair potenciais clientes, converter planos de venda e fidelizar os consumidores fazem total diferença. Para isso, algumas estratégias podem ser usadas, como o pull marketing.
Com o objetivo de impactar o cliente e fidelizá-lo, essa vertente vem ganhando força no marketing digital. Afinal, o mercado está cada vez mais competitivo e conquistar usuários que dão preferência para a sua marca pode ser o ponto chave para incentivar recompras.
Quer saber mais sobre a estratégia de pull marketing e como aplicá-la ao seu negócio? Neste artigo você vai descobrir tudo o que precisa saber através dos seguintes pontos:
Pull marketing é uma das estratégias utilizadas para atrair clientes utilizando a força de uma marca. Por isso, essa vertente pode ser relacionada a uma vertente de prospecção menos ativa.
Mas isso não significa que o pull marketing seja menos eficiente. O seu objetivo principal está voltado para o longo prazo, através da atração de clientes e sua fidelização, fazendo com que sempre haja uma recompra.
Sendo assim, pode-se afirmar que os seus resultados demoram um pouco mais para serem visíveis. No entanto, é comum que eles sejam mais duradouros.
Em contrapartida, existe o push marketing. Essa estratégia está bem ligada à tradução do seu nome, ou seja, empurrar.
Nela os estímulos são mais agressivos e de curto prazo. Mostrando resultados mais rápidos, porém sem necessariamente buscar a fidelização de clientes.
Os indicadores de marketing digital são os números que você deve acompanhar para comprovar se as estratégias adotadas estão funcionando corretamente. Porém, é preciso escolher bem cada um deles de acordo com os objetivos centrais do seu negócio.
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Quer entender ainda mais a fundo as diferenças entre as estratégias push e pull marketing? Não se preocupe, separamos abaixo mais detalhes sobre as duas abordagens.
Muitos empreendedores e especialistas de marketing se encontram no dilema "push x pull marketing" ao decidir as direções de duas campanhas e anúncios. Para que essa dúvida não seja mais um problema, é necessário entender a fundo as diferenças entre os dois conceitos.
Apesar de ambas as vertentes serem altamente aplicadas nos campos do marketing digital, como no outbound e no inbound marketing, é preciso definir antes de mais nada o objetivo do seu projeto para fazer qual vai funcionar melhor.
Veja alguns exemplos de características das duas estratégias de marketing. Começando pelo pull marketing:
Agora, as principais características do push marketing:
Agora que você já sabe em mais detalhes os conceitos por trás das estratégias de push e pull podemos falar sobre empresas que são exemplos na aplicação delas.
Independente da sua ideia de negócioatrair o seu público alvo será fundamental para o sucesso. Como evidência disso temos a Netflix, uma das maiores empresas do mundo no setor de streaming!
Como estratégia de pull marketing, a plataforma faz seleções de filmes e séries com base no gosto de cada assinante. Por isso, caso você acesse a conta de outro usuário, terá uma lista diferente da sua.
Em contrapartida, a companhia também aplica o push marketing. É possível encontrar propagandas de seus filmes e séries em muitos lugares, principalmente em grandes cidades.
Além disso, a empresa investe nas redes sociais como forma de fazer push and pull marketing, ou seja, aplicar estratégias que podem impactar de duas maneiras. Um exemplo é a forte interação com clientes no Twitter e Instagram.
Apesar de inicialmente ser uma forma de estreitar o relacionamento, há também a busca por viralizar um conteúdo. Isso pode ser feito de maneira natural, mas também pela utilização de interações com usuários em campanhas e anúncios.
Essas são algumas ideias colocadas em prática e que fizeram sucesso para a Netflix. No entanto, há outros caminhos. Para que você encontre o melhor para a sua empresa, separamos 5 passos práticos para aplicar o pull marketing. Veja a seguir!
Quer aprender a aplicar o pull marketing na prática? Peque um bloco de anotações que aqui você vai descobrir o que fazer para idealizar as melhores ações e colocá-las em prática.
Antes de mais nada, é preciso que você conheça o seu público-alvo. Afinal, através disso você saberá quais as estratégias mais adequadas para esse nicho.
Por exemplo, a Nike oferece aplicativos gratuitos de treinos. Essa ação faz total sentido pensando que o seu foco está em pessoas que praticam esportes.
Para que o pull marketing tenha sucesso em médio e longo prazo, é preciso que você mapeie os objetivos e metas que possui com cada ação colocada em prática.
Continuando com o exemplo, o incentivo que a Nike dá para que as pessoas façam atividades físicas faz com que elas necessitem de mais equipamentos e vestuário para realizar esportes e treinos.
Ao colocar as ações em prática, é preciso avaliar os seus impactos diretos e indiretos. Para isso, você pode mapear as seguintes vertentes:
Vivemos um momento de intensa digitalização das mais diversas atividades. No entanto, muitos negócios não compreendem o que isso afeta nos padrões de consumo de seus clientes e como lidar com isso. Pensando nisso, desenvolvemos nosso Programa de Formação em Marketing e Vendas.
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Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.
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