O que é Martech?
Como funciona uma Martech?
Quais são as principais características das Martechs?
Benefícios de uma Martech
Exemplos de Martechs
Diferença entre Martech e Adtech?

Entenda o que são as Martechs e por que essas empresas são o futuro do Marketing

Descubra as principais áreas de atuação das Martechs, empresas de comunicação que utilizam a tecnologia para impulsionar o resultados dos seus clientes.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Entenda o que são as Martechs e por que essas empresas são o futuro do Marketing

As Martechs são startups especializadas nas áreas de Marketing e Tecnologia. Essas empresas utilizam recursos tecnológicos como principal estratégia para impulsionar os resultados de comunicação dos seus clientes, especialmente na Internet.

Proporcionados pela transformação digital, esses empreendimentos são desenvolvidos com cada vez mais foco nas necessidades do público-alvo, com os profissionais de marketing utilizando os dados obtidos em distintas plataformas tecnológicas para tomar decisões certeiras em relação às empresas contratantes.

Para se diferenciar no mercado e nas mídias sociais, é fundamental a contratação dos serviços de uma Martech especializada. Continue neste artigo e confira como funciona uma Martech e quais são as melhores referências do mercado a partir dos seguintes tópicos:

  • O que é Martech? 
  • Como funciona uma Martech?
  • Quais são as principais características das Martechs?
  • Benefícios de uma Martech
  • Exemplos de Martechs
  • Diferença entre Martech e Adtech?

Vamos lá!

O que é Martech?

As Martechs são empresas tecnológicas especializadas na área de Marketing, com foco em ações como gestão de redes sociais, campanhas de publicidade e tráfego pago para as empresas contratantes.

O principal objetivo dessas empresas é simplificar as ações realizadas por meio de recursos tecnológicos. Algumas delas são a análise e interpretação de dados nas mídias sociais e a automação de marketing.

Assim, elas integram uma gama de atividades que fazem parte do cotidiano das empresas, como a aquisição de leads, a produção de conteúdo de valor ao cliente e o relacionamento com o consumidor, tornando esses processos mais eficientes e produtivos.

Como funciona uma Martech?

Assim como as agências de Marketing Digital, as Martechs utilizam a estratégia de Marketing, formada por funis de vendas, conteúdos de nicho e e-mail marketing, para o gerenciamento de dados, planejamento de fluxos de conteúdo, monitoramento das ações cotidianas e a automatização de tarefas operacionais.

Além disso, algumas das ferramentas Martech são o Google Analytics (atual G4), Google Data Studio, RD Station, HubSpot, SemRush, MailChimp, Salesforce, LiveRamp e Social Miner, que serão melhor explicados ainda neste artigo.

Essas empresas funcionam assim: o time de Marketing utiliza esses recursos no dia a dia da empresa para planejar, executar e monitorar ações da comunicação dos contratantes, coletando e analisando dados que podem ser obtidos em tempo real. A partir desses dados, novas estratégias e melhorias são implementadas nas mídias.

Garanta seu planejamento estratégico!

Com o kit de Gestão Estratégica, você receberá 10 materias para gerenciar estratégias na sua empresa. Dentre elas estão: 5 Forças de Porter, Análises de Cenários e Expansão, Análise SWOT, Avaliação de Segmentação de Mercado, Brainstorming e seleção de ideias, Curva de Valor, Diagnóstico Empresarial, Matriz BCG, Planejamento Estratégico, Plano de Negócios.

Ficou interessado? Então, não perca tempo e entenda mais sobre o Gestão Estratégica!


Kit gestao estrategica

Quais são as principais características das Martechs?

As Martechs apresentam características específicas em relação às agências de publicidade e outras empresas de comunicação. Confira quais são elas a seguir:

Gestão de Processos

As Martechs possuem grande preocupação com a gestão por processos de suas equipes. Elas se preocupam em utilizar ferramentas que simplifiquem a realização do trabalho e otimizem a produtividade de cada um dos integrantes, além de melhor acompanhamento das tarefas diárias.

Automação de Marketing

As Martechs utilizam a automação de Marketing para otimizar as ações de comunicação dos seus clientes. Isso consiste no planejamento e agendamento de publicações nas redes sociais e e-mails para bases de leads, para que a equipe possa focar nas atividades de maior prioridade no dia e em outras estratégias.

Jornada de Compra

Em consequência, a automação de marketing característica das Martechs permite a criação de uma base de leads e o acompanhamento de um funil de vendas. Dessa forma, passa a ser possível o melhor monitoramento das ações do cliente e os seus interesses relacionados ao produto ou serviço oferecido pela empresa contratante.

Relação com o Cliente

Outro recurso estratégico de Marketing muito utilizado pelas Martechs são os CRMs (Gestão de Relacionamento com o Cliente) que gerenciam a base de clientes e unificam as informações em uma só plataforma. Elas oferecem uma visão mais ampla dos interesses de cada consumidor e que estratégias utilizar para atraí-lo ao seu negócio novamente.

Monitoramento de Resultados 

Uma das melhores estratégias de Marketing que também faz parte das Martechs é a análise de dados relacionados aos conteúdos das mídias sociais. Com ela, é possível acompanhar as KPIs definidas para o negócio e realizar modificações nas estratégias traçadas anteriormente para alcançar os objetivos.

Gestão de Pessoas

Mesmo que não seja o foco principal, as Martechs se preocupam bastante com a sua gestão de pessoas, já que os recursos humanos devem ser sempre tratados como prioridade em uma empresa.

A utilização da tecnologia nessa áreapermite a seleção de profissionais mais competentes a ocuparem as suas funções, além de melhor desenvolvimento de suas habilidades durante o período na empresa, a partir do uso do Big Data, da inteligência artificial e dos planos de carreira e de desenvolvimento.

Benefícios de uma Martech

Essas empresas dedicadas ao uso da tecnologia na comunicação proporcionam inúmeros benefícios para os seus clientes. Confira alguns deles a seguir:

Utilização da análise de dados

As Martechs contribuem para um maior gerenciamento de dados das mídias sociais dos seus clientes, acompanhando todas as metas que foram traçadas e aquelas que ainda devem ser alcançadas. Isso resulta em maior produtividade do negócio, que vai impactar o seu alvo com estratégias mais certeiras.

Melhores tomadas de decisão

Dessa forma, a utilização desses dados contribui para tomadas de decisão mais assertivas. Essas informações possibilitam maior compartilhamento de insights entre a equipe para realizar melhores escolhas em relação a cada negócio. Quanto mais escolhas certas, maior a satisfação do cliente e maior a chance de sua fidelização no futuro.

Identificação certeira do público-alvo

Sendo específico em campanhas de tráfego pago, a captação desses dados permite melhor identificação da persona e do público-alvo, proporcionando a veiculação de anúncios destinados a quem realmente está interessado nos produtos e serviços dessa empresa.

A utilização de testes A/B para identificar o melhor público também é uma ótima opção para entender os interesses de cada segmento das personas.

Otimização do tempo

Decisões orientadas por dados contribuem para maior otimização dessas escolhas, levando menos tempo durante o processo de análise e interpretação dessas informações e a formulação de novas estratégias para o negócio. Ações mais assertivas são responsáveis por menos retrabalhos e desperdícios.

Exemplos de Martechs

Confira a seguir alguns exemplos de Martechs que são bastante utilizadas no mercado digital:

Google Analytics (ou o G4)

O Google Analytics é uma das plataformas mais completas para análise de dados na Internet. A ferramenta fornece um grande número de informações sobre o comportamento da sua audiência e sobre as postagens realizadas em suas mídias. O G4 é a sua atual versão, apresentando muito mais funcionalidades que as versões anteriores.

Google Data Studio

Assim como o Google Analytics, o Google Data Studio oferece uma gama de funcionalidades a serem utilizadas a partir da análise de dados coletados de suas mídias sociais. Algumas delas são a criação de relatórios, planilhas e painéis personalizáveis a partir dessas informações.

RD Station

A RD Station é uma plataforma de Marketing Digital especializada em automação, levando em conta o funil de vendas de sua empresa e as ações de marketing de sua preferência e do público, como a otimização de buscas (SEO), o compartilhamento de landing pages e o relacionamento com o cliente.

HubSpot

A HubSpot é uma plataforma de CRM que apresenta softwares, integrações e recursos relacionados ao marketing, vendas, gestão de conteúdo e atendimento ao cliente de uma empresa. As suas ações são responsáveis por uma comunicação mais assertiva com os consumidores, impulsionando a conversão em vendas.

SemRush

Mais focado na otimização dos mecanismos de busca, o SemRush apresenta as melhores tendências em SEO e SMO para alcançar as primeiras posições do Google. Nele, é possível conferir as melhores palavras-chave para o seu setor, pontos de melhorias para o seu website off-page e on-page e sugestões relacionadas a backlinks e link building.

MailChimp

Mais acessível, o Mailchimp é uma ferramenta bastante utilizada para a automação de e-mail marketing para uma base de leads. O recurso permite configurar o layout dos e-mails, escolher os melhores contatos, agendar disparos e analisar os dados de cada mensagem enviada.

SalesForce

O Salesforce é a principal plataforma utilizada para a gestão de relacionamento com o cliente. Ela oferece dezenas de recursos relacionados a vendas e às informações e preferências dos clientes, como o gerenciamento dos contatos e a distribuição dos leads no funil. A ferramenta também permite integração às redes sociais.

LiveRamp

Essa ferramenta contribui para a integração de estratégias online e offline, a partir da utilização de dados para a elaboração de ações de Marketing. As informações dos clientes são comparadas a cookies, dispositivos móveis e contas digitais para a sua correspondência exata em plataformas virtuais e campanhas de marketing.

Social Miner

Essa plataforma integra grandes tendências como Inteligência Artificial, Big Data e dados humanizados para melhorar o desempenho das estratégias realizadas no ambiente digital. A partir da identificação da posição de um cliente no funil de vendas, essa tecnologia identifica suas características e interesses relacionados à compra, evitando cancelamentos.

Diferença entre Martech e Adtech?

Tanto as Martechs como as Adtechs fazem parte do setor de comunicação e apresentam soluções tecnológicas e digitais para os seus clientes. Entretanto, as últimas são mais específicas.

Enquanto as Martechs estão relacionadas a qualquer empresa que utilize os melhores recursos tecnológicos para colocar em prática as suas ações de Marketing, as Adtechs são focadas em atividades de tráfego pago, como o Google Ads e o Facebook Ads.

Em consequência, as próprias AdTechs podem fazer parte de uma Martech, ou serem consideradas Martechs em conceitos mais amplos.

Dica para empreendedores!

Confira o eBook Scrum para Gestão ágil de Projetos e se especialize ainda mais na área!

Você vai conhecer todos os eventos, artefatos, papéis desempenhados e as barreiras encontradas na implementação da Metodologia Scrum, utilizada como forma de gerenciamento de projetos em 58% das maiores referências ágeis do mundo todo.

Metodologia Ágil vem sendo cada vez mais essencial para o mercado de trabalho, já que devemos estar preparados para nos adaptar às mudanças de forma rápida, sem desperdiçar tempo e agregando o maior valor possível ao cliente.

Não perca tempo! Baixe o seu agora!

Ebook Scrum para Gestão ágil de Projetos , baixe agora!

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

kit empreendedorismo

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Kit] Empreendedorismo

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.