O que é um Negócio Escalável?
Como Funciona a Escalabilidade de um Negócio?
Como Tornar seu Negócio Escalável?
Principais Desafios para Escalar um Negócio
Vantagens de Escalar seu Negócio
Quero Continuar me Desenvolvendo!

O que é Negócio Escalável e como Fazer a Minha Empresa Crescer Exponencialmente?

Entenda o que é um negócio escalável e as suas diversas vantagens, além de aprender a como aplicar esse modelo disruptivo ao seu negócio.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
O que é Negócio Escalável e como Fazer a Minha Empresa Crescer Exponencialmente?

Quem não deseja fundar a próxima startup unicórnio? Para isso, é preciso que a sua empresa cresça exponencialmente mesmo com poucos recursos. Ou seja, você precisa estabelecer umnegócio escalável.

Então, como ser capaz de crescer rapidamente, sem depender de dívidas crescentes na mesma escala? É sobre isso que se trata a base de um negócio escalável, e que iremos discutir neste artigo.

Como esse tipo de estratégia, pequenas empresas podem rapidamente se tornar relevantes em níveis extraordinários. E isso acontece porque esse modelo não depende de uma necessidade extravagante de orçamento.

Para conquistar o sucesso no mundo do empreendedorismo, é preciso conhecer bem o seu modelo de negócio, e ser capaz de adequá-lo para garantir as melhores margens para a sua empresa.

Se você quer entender como é um negócio escalável, e ser capaz de aplicar esse conceito na prática, não deixe de acompanhar os seguintes tópicos até o final:

●     O que é um negócio escalável?

●    Como funciona a escalabilidade de um negócio?

●     Como tornar seu negócio escalável?

●     Principais desafios para escalar um negócio

●     Vantagens de escalar seu negócio

O que é um Negócio Escalável?

Um negócioé escalável quando é capaz de continuar prosperando e performando bem, mesmo diante do crescimento da escala. Ou seja, mesmo aumentando de tamanho, a empresa consegue melhorar as margens.

Assim, o modelo de negócio escalável se baseia na capacidade de crescer em uma proporção maior do que a necessidade de se aumentar os custos de produção envolvidos (e sem demandar recursos em larga escala).

Dessa forma a empresa consegue, mesmo com um baixo orçamento disponível, crescer exponencialmente para se tornar competitiva e escalar esse crescimento de acordo com o seu objetivo.

Como Funciona a Escalabilidade de um Negócio?

A proposta pode parecer utópica para os padrões de modelos de negócios tradicionais, mas com o avanço das tecnologias, essa modalidade não apenas se tornou possível, como também viável e mais acessível.

Vamos imaginar que você é um professor particular que atende a domicílio. Mesmo que você invista em qualificação e aumente o preço da sua hora-aula, ainda estaria limitado a uma quantidade viável de alunos por dia.

Sem contar que para cada novo aluno há também uma nova necessidade de se transportar até cada casa, e o consequente aumento do custo. Portanto, esse não é um modelo de negócio escalável.

Imagine agora que você resolva oferecer o serviço de aulas online, no qual você grava as aulas, vende o curso e oferece lives periódicas para tirar as dúvidas de cada turma.

Agora, o seu negócio tem a capacidade de crescer exponencialmente com um aumento proporcionalmente menor do gasto.

Embora talvez haja novos gastos, como uma plataforma online para distribuir as aulas, ou com estratégias para marketing digital, por exemplo, é possível expandir o seu negócio radicalmente sem um crescimento excessivo desses custos.

Vale ressaltar que, embora seja baseado em modelos inovadores e muitas vezes promissores, para um negócio ser escalável, como em qualquer modelo de gestão, é preciso realizar o planejamento estratégico e executá-lo eficientemente.

Ainda, é importante entender que nem todo negócio é necessariamente escalável, seja por limitações físicas, estruturais ou mesmo pelo alinhamento ou visão da gestão.

Os tipos de negócios mais propensos ao crescimento escalável são os relacionados a tecnologia e internet, o sistema de franquias, e o setor industrial.

Como Tornar seu Negócio Escalável? 

Para entender como tornar o seu negócio escalável, é necessário entender as características fundamentais do mesmo.

Nesse sentido, confira abaixo os pré-requisitos para um modelo de negócio poder ser escalável:

●     Os processos podem ser ensinados e reproduzidos em larga escala;

●     Há uma alta demanda para o produto ou serviço oferecido (e o negócio possui um diferencial competitivo de valor);

Com isso, devemos garantir que o nicho de atuação é viável para um processo de produção em grande quantidade, e que o produto oferecido não será facilmente substituído por concorrentes.

Assim, há diversas maneiras de se construir um negócio escalável, que podem variar em relação ao modelo de negócio, ao produto oferecido e aos focos estabelecidos pela gestão.

Confira abaixo algumas dicas importantes para auxiliar no processo de tornar o seu negócio escalável:

Defina um Planejamento Estratégico

Definir um planejamento estratégico, para entender os objetivos do seu negócio bem estabelecidos e possuir um guia para não se perder no longo prazo é essencial para um crescimento contínuo.

Tenha uma Equipe de Alta Performance

Monte uma equipe de alta performance que esteja alinhada com os objetivos de crescimento exponencial da sua empresa, contratando pessoas que dominem tanto as hard skills, quanto as soft skills (em especial, a comunicação assertiva).

Invista no Marketing e na Tecnologia

Esses dois setores são o combustível de um negócio escalável, estando a capacidade de inovação e um bom plano de marketing entre os elementos mais importantes para garantir uma expansão acelerada.

Principais Desafios para Escalar um Negócio

Existem diversos obstáculos que podem impedir uma empresa de se tornar um negócio escalável, em seguida, trataremos de alguns deles:

Agilidade e Flexibilidade

Uma das premissas fundamentais da escalabilidade é que as empresas busquem mecanismos de serem flexíveis e aptas a se adaptar rapidamente às mudanças decorrentes do crescimento repentino, tais como mudanças sociais, culturais, legais e tributárias.

Pode ocorrer também mudanças estruturais internas que podem se tornar um processo desafiador.

Continuidade e Coerência

A essência de uma organização não pode ser perdida durante esse processo, a qualidade e os valores devem permanecer os mesmos, sem mudanças em decorrência do rápido crescimento.

Nesse sentido, para manter os resultados constantes é necessário simplificar e padronizar as suas atividades, com o objetivo de investir em treinamento dos funcionários, preservando a coerência com a cultura organizacional do empreendimento.

Diferencial e Inovação

É importante entender que ter um negócio escalável não é um diferencial competitivo de peso se não levar em conta o senso de inovação na aplicação das metodologias.

Dessa forma, para manter o crescimento eficiente e acelerado, as tecnologias devem ser exploradas de forma estratégica, buscando formas de inovação no planejamento do negócio.

Vantagens de Escalar seu Negócio

Após entender o que é um negócio escalável e seus desafios é natural que surja a dúvida: quais seriam as vantagens de escalar o seu negócio?

Entendemos que um modelo de negócio escalávelestá diretamente ligado a uma proposta de crescimento eficiente e acelerado, mas além disso, será que existem outras vantagens?

O crescimento atrelado ao baixo custo é a proposta central de um negócio escalável, mas está longe de ser a única vantagem oferecida por esse modelo. Assim, veja seguir outras das principais vantagens de escalar o seu negócio:

Aumento do Público Alcançado

Seja para aumentar as vendas, ou para ser capaz de fazer a diferença, através de um modelo de negócio escalável é possível ampliar vertiginosamente o alcance do seu serviço.

Basta lembrar do caso hipotético do nosso professor, que antes realizava aulas particulares e atendia uma quantidade limitada de alunos por semana, e agora qualquer pessoa do mundo com acesso a internet pode contratá-lo.

Vantagem Competitiva

Com um negócio escalável, startups e pequenas empresas crescem rapidamente, e com isso o seu negócio pode se tornar relevante até mesmo no mercado em escala global, graças ao alcance e ao grau de inovação envolvidos nesse processo.

Adesão dos Clientes

Os clientes no geral, principalmente a nova geração, preferem empresas modernas que possuem um foco no cliente e entregam mais valor agregado, optando quando possível por negócios inovadores.

Sem contar com os Early Adopters, que são os primeiros usuários e, normalmente, os mais empolgados, a tendência atual mostra que o público adere cada vez mais empresas escaláveis que estão em constante evolução.

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Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.

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