Você sabe o que é um Modelo de Negócios?
Por que desenvolver meu empreendimento via Modelo de Negócios?
O que é o Business Model Canvas?
E o que é o Canvas?
Qual a importância da implementação do método Canvas?
Quem pode utilizar o Canvas?
Aprendeu o que é o Canvas?
Como criar um Canvas?
Aprenda como pontencializar o seus resultados!

Entenda o que é Canvas, qual a sua importância e como criar um para o seu negócio!

Aprenda, através deste artigo, como estruturar e construir, de forma simples e eficaz, um modelo de negócio inovador do zero utilizando a metodologia Canvas.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Entenda o que é Canvas, qual a sua importância e como criar um para o seu negócio!

Canvas é uma ferramenta utilizada para criação e gestão de modelos de negócios. Ele é uma forma de tornar mais simples a compreensão dos aspectos fundamentais de um negócio, facilitando a análise e tomada de decisões estratégicas.

Independente do seu grau de conhecimento sobre essa ferramenta e como ela é utilizada no mercado, tudo lhe será esclarecido!

Neste artigo você vai aprender sobre:

  • O que é um Modelo de Negócios?
  • Por que desenvolver meu empreendimento via Modelo de Negócios?
  • O que é o Business Model Canvas?
  • E o que é o Canvas?
  • Qual a importância da implementação do método Canvas?
  • Quem pode utilizar o Canvas?
  • Aprendeu o que é o Canvas?
  • Como criar um Canvas?

Vamos começar?

Você sabe o que é um Modelo de Negócios?

Um modelo de negócio é uma excelente forma de entender a lógica por trás de um empreendimento, procurando esclarecer e definir os principais fatores que estarão envolvidos em sua criação, funcionamento, entrega e obtenção de valor.

Esse assunto ganhou visibilidade nos anos 90 e hoje é cada vez mais importante no mundo corporativo.

O grande desafio de um modelo de negócio é a entrega de valor para o cliente, uma vez que a percepção do cliente envolve aspectos pessoais e emocionais, não sendo claramente mensurável. Todo modelo de negócio deve atender aos desejos e necessidades de um segmento.

Por que desenvolver meu empreendimento via Modelo de Negócios?

"Quando o ritmo da mudança dentro da empresa for ultrapassado pelo ritmo fora dela, o fim está próximo! " (Jack Welch)


No mundo atual, inovação e diferenciação não são mais atributos, e sim necessidades para não ser devorado pela concorrência.

Em todas as empresas, independente do segmento de atuação, a competitividade está cada vez maior, e não tem negócio que consiga escapar dela.

Mas a alta concorrência não tem só desvantagens, pelo contrário! Faz com que as empresas se tornem cada vez melhores e ofereçam produtos sempre com mais qualidade!

Por isso, é necessário encarar a competitividade com muita determinação e inovação nos nossos modelos de negócios. Trata-se da maneira mais simples e rápida de tirar uma ideia do papel e fazer acontecer.

Sobretudo em momentos de incertezas de como inovar, a utilização de modelo de negócios nos ajuda a entender qual valor devemos gerar, para quem e como. Com isso, são levantadas hipóteses que são testadas e avaliadas.


"Inovação em Modelo de Negócios - Uma metodologia fantástica para implementar a inovação como principal diferencial competitivo no século 21."(Michael Lenn Ceitlin)


Dentro disso, não podemos esquecer que um modelo de negócios segue a seguinte lógica:


Criação de Valor > Entrega de Valor > Captura de Valor


Por isso, esse modelo é essencial para empresas que estão surgindo e que estão na idealização do negócio, pois especifica logicamente toda a complexidade pela qual um empreendimento gera negócios e forma seu capital.

Essa metodologia representa agilidade na empresa, possibilitando a consolidação de ideias, análises e validação de hipóteses de oportunidade de melhoria. Tudo isso sem formalidades desnecessárias em sua fase inicial.

E tudo isso é muito bem apresentado na ferramenta mais conhecida para elaboração de modelo de negócios no mundo...

O que é o Business Model Canvas?

Essa metodologia foi criada por Alexander Osterwalder e foi introduzida no mercado por meio do seu livro Business Model Generation (A Geração dos Modelos de Negócios).

Ela consiste em representar o modelo de negócio graficamente em um quadro, por meio da divisão do modelo em 9 blocos que representam os principais pontos que devem ser levados em consideração quando se pensa em novos negócios.

O modelo foi criado para ser um quadro dinâmico, em contraste com a tradicional descrição linear. A utilização de blocos segregados auxilia a compreensão das relações complexas entre os pontos vitais de um modelo de negócio.

E o que é o Canvas?

Exemplo de um modelo Canvas


O Canvas é uma ferramenta prática e rápida que te permitirá observar todos os pontos fundamentais de um plano de negócios em apenas uma folha. Vamos então estudar os nove blocos?

1 - Segmento de Clientes

Segmentos de clientes define os diferentes grupos de pessoas ou organizações que uma empresa busca alcançar e servir (e quais deseja conscientemente ignorar). Tudo começa com quem queremos satisfazer uma necessidade.

Grupos de clientes representam segmentos distintos se:

  • Necessidades exigem e justificam uma oferta diferente;
  • São alcançados por canais de distribuição diferentes;
  • Exigem diferentes tipos de relacionamento;
  • Têm lucratividades substancialmente diferentes;
  • Estão dispostos a pagar por aspectos diferentes.

Justamente por existirem segmentos distintos, uma dica é focar num nicho específico de mercado que seja grande o suficiente para se obter um bom lucro, porém com características peculiares, permitindo que você tenha uma relação mais próxima com seu cliente e as necessidades dele.

Separei algumas perguntas que podem te auxiliar na elaboração desse bloco:

  • Para quem estamos criando valor?
  • Quem são nossos consumidores mais importantes?

2 - Proposta de Valor

A proposta de valor é a agregação ou conjunto de benefícios que a empresa oferece. É o motivo pelo qual os clientes escolherão a sua empresa, e não a empresa do concorrente.

A ideia aqui é a mesma que eu lhe disse ao explicar o que é o Canvas: simplicidade! Nesse bloco você deve descrever de maneira compreensível qual valor você está oferecendo, como você irá satisfazer a necessidade do seu cliente, ou como irá resolver o problema do seu consumidor.

O importante é que sua proposta tenha valor para o seu público alvo!

Independente se ela é completamente radical ou se parece com a da concorrência, precisa ficar claro seu diferencial, a proposta precisa ter um diferencial a mais, algo que a torne única.

Alguns exemplos são por meio de:

  • Novidade;
  • Desempenho;
  • Personalização;
  • "Fazendo o que deve ser feito";
  • Design;
  • Marca/Status;
  • Preço;
  • Redução de Custo;
  • Redução de Risco;
  • Acessibilidade;
  • Conveniência/Usabilidade.

As seguintes perguntas podem te auxiliar nessa etapa:

  • Que valor entregamos ao cliente?
  • Qual problema estamos solucionando?
  • Qual necessidade estamos satisfazendo?
  • O que estamos oferecendo para cada segmento de cliente?

3 - Canais

Os canais são como uma empresa se comunica, interage e alcança seus Segmentos de Clientes para entregar a Proposta de Valor.

E esse é um ponto de extrema importância, afinal, você já definiu quem são seus clientes e o que é valor para eles, então agora precisa saber como alcançá-los.

Como você sabe, hoje em dia existem diversos meios de comunicação (televisão, redes sociais), distribuição (correios e transportadoras) e vendas (telefone, site).

Suas principais funções são:

  • Ampliar o conhecimento dos clientes sobre produtos e serviços;
  • Ajudar os clientes a avaliar a Proposta de Valor;
  • Permitir que os clientes adquiram produtos e serviços;
  • Levar uma Proposta de Valor ao cliente;
  • Fornecer suporte pós compra.

Para preencher os canais do seu Canvas, sugiro que se faça as seguintes perguntas:

  • Por meio de quais canais seus segmentos querem ser contatados?
  • Como a Proposta de Valor chegará até seus clientes?
  • Como eles descobrirão que você existe?
  • Como nossos canais se integram?

4 - Relacionamento com Clientes

O relacionamento com o cliente são os tipos de relação que uma empresa estabelece com segmentos de clientes específicos.

Essa relação pode ser baseada na interação humana, o que torna o contato mais pessoal.

Pode também ser "self-service", onde a empresa oferece tudo que o cliente precisa para se "servir" sozinho. E por último, pode ser automatizada, onde o consumidor consegue escolher por conta própria utilizando serviços automatizados.

Escolher o relacionamento ideal é extremamente importante para o sucesso do seu plano de negócios, pois vai impactar diretamente na experiência de cada cliente com sua empresa, podendo surtir efeitos positivos e negativos.

Relacionamento com o cliente!


Por isso na hora de tomar essa decisão você deve pensar bem, analisar o perfil dos seus potenciais clientes, e se fazer as seguintes perguntas:

  • Que tipo de relacionamento cada um dos seus segmentos de clientes espera que você tenha com eles?
  • Qual é o custo de cada um?
  • Como ele se integra ao restante do seu modelo de negócios?

5 - Fontes de Receita

Fontes de receita é simplesmente o dinheiro gerado a partir de cada Segmento de Clientes e como eles pagarão. De acordo com seu modelo de negócios você pode ter mais de uma fonte de receita.

Alguns exemplos de como gerar fontes de receita são: aluguel, taxas de assinatura, corretagem, venda de produtos, prestação de serviços, etc. Inovação nessas horas é sempre válido, cabendo apenas avaliar se é viável para o seu modelo de negócio.

Para preencher as fontes de receita do seu Canvas sugiro as seguintes perguntas:

  • Quais valores nossos clientes estão dispostos a pagar?
  • Como o cliente pagará pelo produto / serviço?
  • Quais serão as fontes de receita?

6 - Recursos Principais

Esses são os Recursos mais importantes exigidos para fazer o modelo de negócio funcionar. Alguns exemplos de recursos são:

  • Físico: Fábricas, edifícios, veículos, máquinas, lojas;
  • Intelectual: Marcas, patentes e registros;
  • Humano: Criatividade, Expertise Técnica;
  • Financeiro: Dinheiro ou linhas de crédito.

Os principais recursos presentes no seu Canvas podem variar de acordo com seu plano de negócios. No ramo industrial, o principal recurso é físico, que são as máquinas, e no ramo de prestação de serviços são pessoas, ou seja, recurso humano.

Faça as seguintes perguntas na elaboração desse bloco:

  • Que recursos principais nossa proposta de valor precisa?
  • Quais recursos e infraestruturas serão necessários para criar, entregar e capturar valor para o seu cliente?
  • O que você precisa para que o negócio funcione?

7 - Atividades-Chave

As atividades-chaves descrevem as ações mais importantes que uma empresa deve realizar para conseguir manter o seu modelo de negócio. Assim como os os blocos acima, essas atividades também dependem do seu modelo de negócios.

Alguns exemplos de atividades-chave que podem fazer parte do seu negócio são:

  • Produção: Manufatura;
  • Resolução de Problemas: Gerenciamento de conhecimento Treinamento contínuo;
  • Plataforma/rede: Gerenciamento de plataformas Fornecimento de serviços Promoção de Plataformas.

As seguintes perguntas podem te auxiliar no preenchimento deste bloco do seu Canvas:

  • Quais atividades constantes serão necessárias para que o seu modelo e os recursos-chave determinados funcionem corretamente com alto desempenho?
  • Em termos operacionais, o que será vital ao negócio?

8 - Parcerias Principais

Descreve a rede de fornecedores e parceiros necessários ou altamente desejáveis para o negócio.

As parcerias principais são extremamente importantes para um plano de negócios, principalmente se um dos parceiros for responsável por uma das atividades chave, como por exemplo, um fornecedor de matéria-prima.

Essas parcerias também possuem cunho estratégico, pois surgem da necessidade de otimizar processos, economia de escala, reduzir riscos e incertezas, adquirir recursos e atividades particulares, obter mais conhecimento de mercado, dentre outros fatores.

Você deve estar pensando: mas e se minha empresa tiver muitas parcerias? Devo colocar todas no meu Canvas? A resposta é não. Apenas as parcerias mais importantes para seu modelo de negócio devem entrar nesse bloco.

Alguns exemplos de parceria são:

  • Alianças estratégicas entre não competidores (como por exemplo para obter um brainstorming de mercado);
  • Parcerias estratégicas entre competidores (tendo o exemplo da Apple e da Samsung, que às vezes compartilham informações e tecnologia para desenvolvimento mútuo); 
  • Relação entre comprador e fornecedor.

Faça as seguintes perguntas na hora de preencher esse bloco do seu Canvas:

  • Quem (pessoa ou empresa) será necessária ou poderá agregar valor ao seu produto ou serviço?
  • Quais parcerias poderão auxiliar na obtenção de Recursos-chave, realizar Atividades-chave, minimizar ou eliminar custos?
  • Que recursos principais você está adquirindo dos parceiros?
  • Que atividades-chave são executadas por parceiros?

9 - Estrutura de Custo

Nesta parte, descrevemos todos os custos envolvidos na operação para fazer acontecer o modelo de negócio.

A organização pode ser direcionada pelo Custo, que trata-se de minimizar custos sempre que possível ou direcionada pelo Valor, sendo menos preocupada com custo e mais com o valor gerado ao cliente.

Os principais custos são:

  • Custos fixos;
  • Custos variáveis;
  • Economia de escala;
  • Economia de escopo.

As seguintes perguntas podem te auxiliar a preencher esse bloco do seu Canvas:

  • Quais os principais custos envolvidos no seu negócio?
  • Como você pode reduzir ou elimir alguns custos?
  • Quais são as depezas associadas a cada bloco?

Qual a importância da implementação do método Canvas?


A implementação do método Canvas é importante porque ele é uma ferramenta visual que ajuda a planejar e analisar um modelo de negócios de forma clara e objetiva.

Esse método ajuda a identificar e avaliar diversos aspectos importantes do negócio, como proposta de valor, segmento de clientes, canais de distribuição, fontes de receita, entre outros.

Ao utilizar o Canvas, é possível criar um modelo de negócios completo e coerente, que considera todas as áreas da empresa e permite uma visão integrada do empreendimento.

Além disso, o Canvas ajuda a identificar possíveis problemas ou oportunidades, possibilitando ajustes e melhorias no modelo de negócios e, também, pode ajudar a empresa a se manter competitiva e adaptada às mudanças do mercado.

Quem pode utilizar o Canvas?


O Canvas é uma ferramenta que pode ser utilizada por qualquer pessoa ou organização que deseje desenvolver ou inovar em seu modelo de negócios.

Ele é amplamente utilizado por empreendedores, startups, empresas de todos os portes e até mesmo por indivíduos que desejam planejar e estruturar seus projetos pessoais.

É importante que o usuário tenha um bom conhecimento do seu mercado de atuação, dos seus clientes e das suas capacidades e recursos para preencher o modelo de forma consistente e eficiente.

Além disso, o Canvas deve ser utilizado de forma dinâmica e iterativa, ou seja, deve ser constantemente revisado e ajustado conforme novas informações e experiências são adquiridas.

Aprendeu o que é o Canvas?

Tenho certeza que sim! Essa ferramenta é bem simples, mas tem um poder muito maior do que você pode imaginar. Com um Canvas você torna sua Gestão à Vista, de maneira a facilitar a compreensão sobre seu modelo de negócios.

Mas como é na prática? Você viu como são os nove blocos de um Canvas, mas sabemos que ver a teoria e aplicar na prática são duas coisas diferentes, não é mesmo? Então vamos lá...

Como criar um Canvas?

Como criar um Canvas?


Simples assim. Em pôster ou num quadro branco, o importante é providenciar uma forma de fazer com que seu Canvas seja bem visual, ou seja, precisa ficar num local de fácil visualização.

Outra dica legal é nunca escrever diretamente no quadro. Como o Canvas é muito utilizado para ideias inovadoras, não seria legal ter que ficar escrevendo e apagando o tempo todo certo?

É bem mais prático a utilização de post-its, pois você pode trocar sempre que tiver uma nova ideia ou não tiver satisfeito com o que está no quadro.

Em qual bloco devo começar? Muitas pessoas têm essa dúvida, e a resposta é: qualquer um! Você pode começar pelo bloco que quiser, porém recomendamos que comece pela proposta de valor e pelo segmento de clientes, pois nesses blocos estão a alma da sua empresa.

Outro ponto importante é não ter medo de errar, afinal, é errando que se acerta. E um dos objetivos do Canvas é esse, afinal, tornar uma ideia visual é a forma mais fácil de perceber o que pode ser aprimorado, quais os pontos fortes e fracos e se vale a pena seguir em frente ou não.

Para se obter um Canvas de sucesso, é bom que ele seja feito em equipe. Explorar a opinião de todos ajuda a identificar ideias que sozinho você talvez não teria.

Aprenda como pontencializar o seus resultados!

Agora você já sabe o que é um modelo de negócio, para que serve, aprendeu o que é o Canvas, seus nove blocos e descobriu como é simples criar o seu.

Então o que está faltando? Coloque em prática hoje mesmo!

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[eBook] Business Model Canvas

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

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