Canvas é uma ferramenta utilizada para criação e gestão de modelos de negócios. Ele é uma forma de tornar mais simples a compreensão dos aspectos fundamentais de um negócio, facilitando a análise e tomada de decisões estratégicas.
Independente do seu grau de conhecimento sobre essa ferramenta e como ela é utilizada no mercado, tudo lhe será esclarecido!
Neste artigo você vai aprender sobre:
Vamos começar?
Um modelo de negócio é uma excelente forma de entender a lógica por trás de um empreendimento, procurando esclarecer e definir os principais fatores que estarão envolvidos em sua criação, funcionamento, entrega e obtenção de valor.
Esse assunto ganhou visibilidade nos anos 90 e hoje é cada vez mais importante no mundo corporativo.
O grande desafio de um modelo de negócio é a entrega de valor para o cliente, uma vez que a percepção do cliente envolve aspectos pessoais e emocionais, não sendo claramente mensurável. Todo modelo de negócio deve atender aos desejos e necessidades de um segmento.
"Quando o ritmo da mudança dentro da empresa for ultrapassado pelo ritmo fora dela, o fim está próximo! " (Jack Welch)
No mundo atual, inovação e diferenciação não são mais atributos, e sim necessidades para não ser devorado pela concorrência.
Em todas as empresas, independente do segmento de atuação, a competitividade está cada vez maior, e não tem negócio que consiga escapar dela.
Mas a alta concorrência não tem só desvantagens, pelo contrário! Faz com que as empresas se tornem cada vez melhores e ofereçam produtos sempre com mais qualidade!
Por isso, é necessário encarar a competitividade com muita determinação e inovação nos nossos modelos de negócios. Trata-se da maneira mais simples e rápida de tirar uma ideia do papel e fazer acontecer.
Sobretudo em momentos de incertezas de como inovar, a utilização de modelo de negócios nos ajuda a entender qual valor devemos gerar, para quem e como. Com isso, são levantadas hipóteses que são testadas e avaliadas.
"Inovação em Modelo de Negócios - Uma metodologia fantástica para implementar a inovação como principal diferencial competitivo no século 21."(Michael Lenn Ceitlin)
Dentro disso, não podemos esquecer que um modelo de negócios segue a seguinte lógica:
Criação de Valor > Entrega de Valor > Captura de Valor
Por isso, esse modelo é essencial para empresas que estão surgindo e que estão na idealização do negócio, pois especifica logicamente toda a complexidade pela qual um empreendimento gera negócios e forma seu capital.
Essa metodologia representa agilidade na empresa, possibilitando a consolidação de ideias, análises e validação de hipóteses de oportunidade de melhoria. Tudo isso sem formalidades desnecessárias em sua fase inicial.
E tudo isso é muito bem apresentado na ferramenta mais conhecida para elaboração de modelo de negócios no mundo...
Essa metodologia foi criada por Alexander Osterwalder e foi introduzida no mercado por meio do seu livro Business Model Generation (A Geração dos Modelos de Negócios).
Ela consiste em representar o modelo de negócio graficamente em um quadro, por meio da divisão do modelo em 9 blocos que representam os principais pontos que devem ser levados em consideração quando se pensa em novos negócios.
O modelo foi criado para ser um quadro dinâmico, em contraste com a tradicional descrição linear. A utilização de blocos segregados auxilia a compreensão das relações complexas entre os pontos vitais de um modelo de negócio.
O Canvas é uma ferramenta prática e rápida que te permitirá observar todos os pontos fundamentais de um plano de negócios em apenas uma folha. Vamos então estudar os nove blocos?
Segmentos de clientes define os diferentes grupos de pessoas ou organizações que uma empresa busca alcançar e servir (e quais deseja conscientemente ignorar). Tudo começa com quem queremos satisfazer uma necessidade.
Grupos de clientes representam segmentos distintos se:
Justamente por existirem segmentos distintos, uma dica é focar num nicho específico de mercado que seja grande o suficiente para se obter um bom lucro, porém com características peculiares, permitindo que você tenha uma relação mais próxima com seu cliente e as necessidades dele.
Separei algumas perguntas que podem te auxiliar na elaboração desse bloco:
A proposta de valor é a agregação ou conjunto de benefícios que a empresa oferece. É o motivo pelo qual os clientes escolherão a sua empresa, e não a empresa do concorrente.
A ideia aqui é a mesma que eu lhe disse ao explicar o que é o Canvas: simplicidade! Nesse bloco você deve descrever de maneira compreensível qual valor você está oferecendo, como você irá satisfazer a necessidade do seu cliente, ou como irá resolver o problema do seu consumidor.
O importante é que sua proposta tenha valor para o seu público alvo!
Independente se ela é completamente radical ou se parece com a da concorrência, precisa ficar claro seu diferencial, a proposta precisa ter um diferencial a mais, algo que a torne única.
Alguns exemplos são por meio de:
As seguintes perguntas podem te auxiliar nessa etapa:
Os canais são como uma empresa se comunica, interage e alcança seus Segmentos de Clientes para entregar a Proposta de Valor.
E esse é um ponto de extrema importância, afinal, você já definiu quem são seus clientes e o que é valor para eles, então agora precisa saber como alcançá-los.
Como você sabe, hoje em dia existem diversos meios de comunicação (televisão, redes sociais), distribuição (correios e transportadoras) e vendas (telefone, site).
Suas principais funções são:
Para preencher os canais do seu Canvas, sugiro que se faça as seguintes perguntas:
O relacionamento com o cliente são os tipos de relação que uma empresa estabelece com segmentos de clientes específicos.
Essa relação pode ser baseada na interação humana, o que torna o contato mais pessoal.
Pode também ser "self-service", onde a empresa oferece tudo que o cliente precisa para se "servir" sozinho. E por último, pode ser automatizada, onde o consumidor consegue escolher por conta própria utilizando serviços automatizados.
Escolher o relacionamento ideal é extremamente importante para o sucesso do seu plano de negócios, pois vai impactar diretamente na experiência de cada cliente com sua empresa, podendo surtir efeitos positivos e negativos.
Por isso na hora de tomar essa decisão você deve pensar bem, analisar o perfil dos seus potenciais clientes, e se fazer as seguintes perguntas:
Fontes de receita é simplesmente o dinheiro gerado a partir de cada Segmento de Clientes e como eles pagarão. De acordo com seu modelo de negócios você pode ter mais de uma fonte de receita.
Alguns exemplos de como gerar fontes de receita são: aluguel, taxas de assinatura, corretagem, venda de produtos, prestação de serviços, etc. Inovação nessas horas é sempre válido, cabendo apenas avaliar se é viável para o seu modelo de negócio.
Para preencher as fontes de receita do seu Canvas sugiro as seguintes perguntas:
Esses são os Recursos mais importantes exigidos para fazer o modelo de negócio funcionar. Alguns exemplos de recursos são:
Os principais recursos presentes no seu Canvas podem variar de acordo com seu plano de negócios. No ramo industrial, o principal recurso é físico, que são as máquinas, e no ramo de prestação de serviços são pessoas, ou seja, recurso humano.
Faça as seguintes perguntas na elaboração desse bloco:
As atividades-chaves descrevem as ações mais importantes que uma empresa deve realizar para conseguir manter o seu modelo de negócio. Assim como os os blocos acima, essas atividades também dependem do seu modelo de negócios.
Alguns exemplos de atividades-chave que podem fazer parte do seu negócio são:
As seguintes perguntas podem te auxiliar no preenchimento deste bloco do seu Canvas:
Descreve a rede de fornecedores e parceiros necessários ou altamente desejáveis para o negócio.
As parcerias principais são extremamente importantes para um plano de negócios, principalmente se um dos parceiros for responsável por uma das atividades chave, como por exemplo, um fornecedor de matéria-prima.
Essas parcerias também possuem cunho estratégico, pois surgem da necessidade de otimizar processos, economia de escala, reduzir riscos e incertezas, adquirir recursos e atividades particulares, obter mais conhecimento de mercado, dentre outros fatores.
Você deve estar pensando: mas e se minha empresa tiver muitas parcerias? Devo colocar todas no meu Canvas? A resposta é não. Apenas as parcerias mais importantes para seu modelo de negócio devem entrar nesse bloco.
Alguns exemplos de parceria são:
Faça as seguintes perguntas na hora de preencher esse bloco do seu Canvas:
Nesta parte, descrevemos todos os custos envolvidos na operação para fazer acontecer o modelo de negócio.
A organização pode ser direcionada pelo Custo, que trata-se de minimizar custos sempre que possível ou direcionada pelo Valor, sendo menos preocupada com custo e mais com o valor gerado ao cliente.
Os principais custos são:
As seguintes perguntas podem te auxiliar a preencher esse bloco do seu Canvas:
A implementação do método Canvas é importante porque ele é uma ferramenta visual que ajuda a planejar e analisar um modelo de negócios de forma clara e objetiva.
Esse método ajuda a identificar e avaliar diversos aspectos importantes do negócio, como proposta de valor, segmento de clientes, canais de distribuição, fontes de receita, entre outros.
Ao utilizar o Canvas, é possível criar um modelo de negócios completo e coerente, que considera todas as áreas da empresa e permite uma visão integrada do empreendimento.
Além disso, o Canvas ajuda a identificar possíveis problemas ou oportunidades, possibilitando ajustes e melhorias no modelo de negócios e, também, pode ajudar a empresa a se manter competitiva e adaptada às mudanças do mercado.
O Canvas é uma ferramenta que pode ser utilizada por qualquer pessoa ou organização que deseje desenvolver ou inovar em seu modelo de negócios.
Ele é amplamente utilizado por empreendedores, startups, empresas de todos os portes e até mesmo por indivíduos que desejam planejar e estruturar seus projetos pessoais.
É importante que o usuário tenha um bom conhecimento do seu mercado de atuação, dos seus clientes e das suas capacidades e recursos para preencher o modelo de forma consistente e eficiente.
Além disso, o Canvas deve ser utilizado de forma dinâmica e iterativa, ou seja, deve ser constantemente revisado e ajustado conforme novas informações e experiências são adquiridas.
Tenho certeza que sim! Essa ferramenta é bem simples, mas tem um poder muito maior do que você pode imaginar. Com um Canvas você torna sua Gestão à Vista, de maneira a facilitar a compreensão sobre seu modelo de negócios.
Mas como é na prática? Você viu como são os nove blocos de um Canvas, mas sabemos que ver a teoria e aplicar na prática são duas coisas diferentes, não é mesmo? Então vamos lá...
Simples assim. Em pôster ou num quadro branco, o importante é providenciar uma forma de fazer com que seu Canvas seja bem visual, ou seja, precisa ficar num local de fácil visualização.
Outra dica legal é nunca escrever diretamente no quadro. Como o Canvas é muito utilizado para ideias inovadoras, não seria legal ter que ficar escrevendo e apagando o tempo todo certo?
É bem mais prático a utilização de post-its, pois você pode trocar sempre que tiver uma nova ideia ou não tiver satisfeito com o que está no quadro.
Em qual bloco devo começar? Muitas pessoas têm essa dúvida, e a resposta é: qualquer um! Você pode começar pelo bloco que quiser, porém recomendamos que comece pela proposta de valor e pelo segmento de clientes, pois nesses blocos estão a alma da sua empresa.
Outro ponto importante é não ter medo de errar, afinal, é errando que se acerta. E um dos objetivos do Canvas é esse, afinal, tornar uma ideia visual é a forma mais fácil de perceber o que pode ser aprimorado, quais os pontos fortes e fracos e se vale a pena seguir em frente ou não.
Para se obter um Canvas de sucesso, é bom que ele seja feito em equipe. Explorar a opinião de todos ajuda a identificar ideias que sozinho você talvez não teria.
Agora você já sabe o que é um modelo de negócio, para que serve, aprendeu o que é o Canvas, seus nove blocos e descobriu como é simples criar o seu.
Então o que está faltando? Coloque em prática hoje mesmo!
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Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.
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