O que é o Pentaho?
O que faz o Pentaho?
Quais os principais componentes da solução Pentaho?
Quais as vantagens do Pentaho?
Domine a análise de dados com o Excel

O que é Pentaho? Conheça essa ferramenta de open source utilizada como BI!

O Pentaho é um software repleto de benefícios para o gerenciamento de dados da sua empresa! Veja como utilizar uma das mais completas ferramentas de BI!

Carlos Alberto Bonfim
Por: Carlos Alberto Bonfim
O que é Pentaho? Conheça essa ferramenta de open source utilizada como BI!

O Pentaho é uma plataforma open source (código aberto) para análise de dados e inteligência empresarial (Business Intelligence). O software oferece ferramentas integradas que permitem o processo de ETL (Extraction, Transformation, Load), que em português significa extração, transformação e carga dos dados.

Como o cenário empresarial tem sido marcado por um grande aumento na quantidade de dados gerados e coletados, empresas de todos os tamanhos e setores estão buscando maneiras de extrair informações para embasar decisões estratégicas.

Nesse contexto, o Pentaho surge como uma poderosa solução de BI e análise de dados que desempenha um papel fundamental na transformação e análise de dados brutos.

Com isso, o Pentaho pode auxiliar na tomada de decisões informadas, no monitoramento do desempenho dos negócios e na identificação de oportunidades e melhorias.

Quer saber mais sobre o funcionamento do Pentaho e como utilizá-lo? Continue a leitura e acompanhe os nossos tópicos abaixo:

  • O que é o Pentaho?
  • O que faz o Pentaho?
  • Quais os principais componentes da solução Pentaho?
  • Quais as vantagens do Pentaho?

O que é o Pentaho?

O Pentaho é uma plataforma de código aberto (open source), criada em Java, para solução de Business Intelligence que permite coletar, transformar, monitorar e gerar relatórios para decisões de negócios. Além disso, conta com serviços OLAP, mineração de dados e integração entre aplicações.

Apesar de ser de código aberto, possui licenças pagas que, na maioria dos casos, oferecem suporte ou diversas formas de visualização das informações, permitindo maior personalização.

O que faz o Pentaho?

O Pentaho oferece uma abordagem aberta e flexível para análise de dados, o que permite que os usuários tomem decisões mais informadas e embasadas em informações concretas.

As principais funções do Pentaho incluem:

  • Extração, Transformação e Carga (ETL), ou seja, extração de dados de várias fontes, como bancos de dados, planilhas, aplicativos, APIs e outros sistemas;
  • Manipulação e transformação dos dados, permitindo limpeza, filtragem, agregação e enriquecimento antes da análise;
  • Recursos de visualização de dados, como gráficos, tabelas dinâmicas e dashboards interativos;
  • Recursos de mineração de dados para descobrir padrões, tendências e relações ocultas nos dados;
  • Criação de relatórios personalizados e programados para serem gerados automaticamente em intervalos regulares;
  • Integração com outras ferramentas.

Quais os principais componentes da solução Pentaho?

O Pentaho contém vários componentes para os mais diversos processos de BI dentro da empresa. Veja abaixo uma breve descrição de alguns deles:

Pentaho BI Server

O Pentaho BI Server é o servidor web de aplicação que fornece a arquitetura e infraestrutura necessária para a construção de soluções de BI. No BI Server é possível exibir relatórios, visões OLAP e dashboards.

Pentaho Meta Editor (PME)

Permite agrupar os campos de tabelas que tenham alguma correlação, criando visões de negócios independentes, mesmo sendo da mesma tabela. É visual e pode mapear qualquer fonte de dados através de um driver JDBC.

Pentaho Schema Workbench (PSW) 

Cria cubos OLAP que serão exibidos na PUC, que é o console de usuário, tem uma interface visual que facilita a navegação entre as definições do cubo, permitindo assim a criação de métricas, dimensões e hierarquias.

Pentaho Data Integration (PDI)

Também conhecido como Kettle, é uma solução que tem por finalidade a integração de dados, para processos de ETL, facilitando assim o processo de captura, limpeza e armazenamento de dados em Data Warehouses, usando um formato uniforme e consistente para usuários finais.

Os dados podem ser integrados entre empresas e sistemas e quem não tem familiaridade com programação pode ser realizado por operações visuais.

Pentaho Business Analytics

Esta plataforma permite acessar, integrar, manipular, visualizar e analisar com segurança seus dados. Independente de onde são armazenados, seja em um banco relacional, hadoop, NoSQL, entre outros, o Pentaho BA ajuda você a descobrir, analisar e visualizar esses dados.

Pentaho Reporting Designer

Esta é uma ferramenta de criação de relatórios, permitindo que profissionais criem relatórios detalhados e com qualidade de impressão baseado em dados preparados adequadamente de qualquer fonte de dados, pois se conecta a qualquer fonte para qual exista um driver JDBC.

Pentaho Dashboards Designer

Esta ferramenta possibilita de maneira simples a criação do seu dashboard, com controles de filtro dinâmicos, permitindo assim que os usuários alterem os detalhes do painel.

[H3] Pentaho Data Mining

É baseado no uso do Waikato Environment for Knowledge Analysis (Weka) para pesquisa de dados padrões. O Weka consiste em algoritmos de aprendizado de máquinas (machine learning) para um amplo conjunto de tarefas de mineração de dados.

Quais as vantagens do Pentaho?

Algumas das principais vantagens do Pentaho são:

  • Custo: sendo open source não há despesas com sua aquisição ou licenças. Além disso, o Pentaho conta com uma comunidade ativa que realiza melhorias e alterações;
  • Customização: pode ser customizado facilmente de acordo com as necessidades do negócio através das melhores ferramentas e recursos;
  • Flexibilidade: pode ser integrado em qualquer infraestrutura de TI e funciona basicamente na web, o que facilita o acesso a consultas, relatórios e gráficos aos usuários;
  • Qualidade: reconhecido pela Consultoria Gartner como um dos softwares com mais qualidade no mercado e aparece como uma solução robusta e madura;
  • Acessibilidade: portal para análise na web, podendo ser acessado de qualquer lugar.

Domine a análise de dados com o Excel

Como você se sente quando percebe que Excel hoje é um pré-requisito para o mercado? Se você fica confuso com algumas funções ou formatações do Excel e não sabe transformar dados em informações realmente relevantes, não se preocupe!

A Voitto criou o curso Fundamentos de Excel para ajudar você a aprender o necessário para conseguir utilizar esse software de forma proveitosa. Você aprenderá desde formatação de células até um entendimento de tabelas dinâmicas.

Está esperando o que para começar sua experiência no software mais usado em empresas do mundo todo e ainda conhecer a plataforma da Voitto?

É só usar o cupom BLOG100 e começar a se capacitar gratuitamente! Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no botão abaixo e garanta seu acesso GRATUITO ao curso Fundamentos de Excel!

[curso-gratuito] Fundamentos de Excel

Carlos Alberto Bonfim

Carlos Alberto Bonfim

Graduado em Engenharia de Produção com pós-graduação em Engenharia de Qualidade. Possui certificado Profissional de Cientista de dados pela Data Science Academy e vários cursos na área. Atualmente trabalha como Analista de dados no varejo de moda, atuando também em projetos de Ciência de Dados. Possui amplo conhecimento em análises estatísticas, criação de dashboards e Machine Learning. Trabalhou por mais de 8 anos na Engenharia da Qualidade no setor aeronáutico com foco em resolução de problemas, era responsável pela criação e atualização dos KPIs de qualidade e suporte à produção. Aplicava ferramentas como CEP (Controle Estatístico de Processos), DOE (Delineamento de Experimentos) e coordenava time multidisciplinares utilizando método científico na investigação de problemas de não-qualidade no produto. Possui conhecimento em Lean Six Sigma e metodologias ágeis.

Conteúdo relacionado

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Dashboards De Power Bi

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.