O silogismo é uma lógica criada por Aristóteles usada para argumentar e deduzir a veracidade de determinados termos e filosofias.
Criado na Grécia Antiga, o silogismo aristotélico funciona da seguinte forma: é formado por três termos e a partir de partes verdadeiras de uma lógica se cria uma outra por dedução, formando um raciocínio lógico.
Formado pelas três proposições denominadas como premissa maior, premissa menor e conclusão ou também como, termo maior, termo menor e termo médio, o silogismo é uma grande tática utilizada até nos dias de hoje.
Fique conosco para saber mais sobre:
A estrutura, por sua vez, se dá na seguinte forma:
Termo Maior: É representado por P e ocupa o espaço que seria do predicado na conclusão.
Termo Menor: É representado por S e ocupa o espaço do sujeito na conclusão
Termo Médio: É representado por M, sendo a junção das duas premissas iniciais formadas pelas duas proposições S e P.
Então vamos lá:
Premissa Maior: Todo M é P
Premissa Menor: Todo S é M
Conclusão: S é P.
Ainda está um pouco confuso? Então vem conosco ver alguns exemplos!
Para facilitar ainda mais a compreensão, separamos alguns exemplos de silogismo para que você consiga visualizar melhor esse conceito.
Todos os homens são mortais. Antônio é homem. Logo, Antônio é mortal.
Premissa maior: Todo homem é mortal
Premissa menor: Antônio é homem
Conclusão: Logo, Antônio é mortal.
Todo vendedor é mentiroso.Carlos é vendedor. Logo, Carlos é mentiroso.
Premissa maior: Todo vendedor é mentiroso
Premissa menor: Carlos é vendedor
Conclusão: Logo, Carlos é mentiroso.
Crianças são legais. Letícia é uma criança. Logo, Letícia é legal.
Premissa maior: Crianças são legais
Premissa menor: Letícia é uma criança
Conclusão: Logo, Letícia é legal.
E agora, ficou mais claro?
O silogismo pode ser considerado uma estrutura que é a base para possuir um raciocínio lógico, como visto nos exemplos acima. Dessa forma, existem também algumas regras que são delimitadas para o argumento silogístico ser válido. Estas, por sua vez são:
Entender o conceito do silogismo é importante principalmente para os profissionais de vendas. Isso porque, para vender um produto, você precisa convencer o seu potencial cliente que o que você está vendendo é benéfico para ele.
Entendendo e aplicando o silogismo para o seu raciocínio você pode criar o pitch perfeito e convencer o seu potencial cliente a adquirir o seu produto em pouquíssimo tempo!
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Nos dias de hoje não é necessário estar em um ambiente corporativo para que haja negociações. Mesmo em casa, com a família e com amigos estamos o tempo todo tomando decisões e expressando nossos interesses (negociando), e se não soubermos nos expressar podemos prejudicar o convívio e a harmonia do ambiente e em muitas das vezes não chegar em uma solução ideal para as partes envolvidas.
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Como visto no tópico anterior o silogismo pode ser de grande auxílio para as vendas. O silogismo na argumentação é essencial para comprovar autoridade sobre o assunto.
A partir da estruturação das premissas, o desenvolvimento da lógica surge espontaneamente nas falas, trazendo consequentemente a persuasão, requisito importante para induzir a decisão de compra ao cliente.
Outro fator importante também, que é a complementação do raciocínio lógico, é a capacidade de oratória.
A oratória é a capacidade de falar em públicode uma forma objetiva e de fácil compreensão para o ouvinte. Com a alta performance na oratória e uma boa estratégia de argumentação o sucesso do seu produto será inegável. Você poderá alavancá-lo exponencialmente a partir dessas táticas.
Se você quer se destacar no mundo das vendas e ter o poder de vender o seu produto sabendo declarar objetivamente seus benefícios, ter uma boa oratória é imprescindível.
Por isso, fique de olho nas seguintes dicas para adquirir uma boa oratória na hora da argumentação:
Aprender sobre a linguagem corporal do ser humano é um recurso de ouro tanto para o mundo profissional, quanto também para a vida pessoal. Existem técnicas dentro dessa linguagem que te faz passar confiança e autoridade, tente utilizá-las!
Utilizar a linguagem formal quando se trata de assuntos profissionais é extremamente necessário para causar uma boa impressão ao outro. Por isso, evite gírias e a repetição de palavras já usadas em excesso no seu diálogo.
Outro fator importante na oratória é a objetividade. Geralmente as pessoas querem soluções rápidas para problemas complexos, mas não querem uma grande explicação de horas para isso.
Dessa forma, organize os seus argumentos e aplique a sua comunicação com o cliente da forma mais objetiva possível.
Não estenda e se perca no meio do seu diálogo. Não esqueça que o seu objetivo é vender, e você está ali para convencer o seu potencial cliente a adquirir o seu produto. Mantenha o foco e garanta o seu bom desempenho!
Legal não é mesmo? Agora que você aprendeu mais sobre o silogismo como técnica argumentativa e como implementá-lo com uma boa oratória, que tal conferir um bônus especial que separamos para você?
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Grad. em Psicologia pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE) e atual membro da Liga Acadêmica de Psicanálise e Patologia (LAPP). Especialista na área de Pesquisa e Desenvolvimento do grupo Voitto. Possui certificação em produção e interpretação de textos (UNINOVE), Recrutamento e Seleção (GUPY), copywriting, marketing digital e conteúdos para a web (VOITTO). Acredita que um bom desempenho pessoal depende da nossa percepção sobre o mundo.
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