Como funciona o SMS marketing?
4 formas de criar uma estratégia de SMS marketing perfeita
O impacto de uma estratégia eficaz

SMS marketing: o que é, para que serve, e como traçar uma estratégia perfeita

Conheça o SMS marketing, desvende a sua funcionalidade e aprenda a como traçar uma estratégia eficiente para a retenção de clientes.

Cindy Guerson
Por: Cindy Guerson
SMS marketing: o que é, para que serve, e como traçar uma estratégia perfeita

O SMS (Short Message Service) é uma estratégia de marketing que consiste no envio de pequenos textos via mensagem de texto com o objetivo de iniciar uma interação com o cliente e fidelizá-lo a sua marca ou produto.

A estratégia de SMS marketing é uma das grandes táticas das maiores corporações do mercado de trabalho, isso por que, foi comprovado que a taxa de abertura de mensagens de texto é muito maior do que a de e-mails.

Com essa descoberta, ainda que as técnicas de e-mail marketing sejam muito eficientes, o sms marketing também tem mostrado a sua eficiência, ganhando cada dia mais espaço no mundo tático do marketing digital.

Para saber mais sobre o SMS marketing, fique com a gente nos seguintes tópicos:

  • Como funciona o SMS marketing?
  • 4 formas de criar uma estratégia de SMS marketing perfeita
  • O impacto de uma estratégia eficaz

Vamos lá?

Como funciona o SMS marketing?

Quando adquirimos um produto, ou baixamos algum conteúdo de alguma empresa ou site, na maioria das vezes aparece um questionário para respondermos com nossos dados pessoais, não é mesmo?

Através desses dados coletados as empresas conseguem agir em um processo de aquisição e atrelar ao mesmo termos e condições que sugerem o envio de promoções e novas oportunidades de compras para você receber diretamente em seu celular, ou e-mail.

Caso essa condição seja aceita pelo cliente, através da aquisição de seu número de telefone será feito o envio de mensagens pela empresa.

Nessas mensagens curtas que irão ser disparadas com uma determinada frequência, estarão inclusos: novos produtos, conteúdos relevantes, planos, promoções e também outras informações de acordo com o que a estratégia da empresa requer.

Interessante, não é mesmo? Continue a leitura conosco e aprenda 4 formas de criar uma estratégia de SMS marketing perfeita.

4 formas de criar uma estratégia de SMS marketing perfeita

Para toda boa estratégia existe um bom planejamento por trás. Antes de iniciar qualquer projeto, ou colocar em ação qualquer ideia, é necessário traçar suas rotas e analisar o caminho com sabedoria.

Para te ajudar nisso, trouxemos quatro dicas que vão te auxiliar no processo de implementação da estratégia de SMS marketing dentro da sua empresa. Mas para isso, fique atento, para ter o melhor sistema de SMS marketing você precisa:

1. Atingir o seu público alvo

Para conseguir atrair a sua persona ao seu produto você precisa atingir o seu público alvo e tocar na sua dor para que ele procure e ache a solução dentro da sua marca. 

A partir das estratégias de Inbound Marketing e com o uso certo dos canais de aquisições dentro da sua logística empresarial esse objetivo será alcançado com complacência.

Para isso, fique de olho também no controle de clientes da sua empresa. Essa informação poderá te auxiliar a definir a sua persona sem margens de erro! E se você ainda não possui esse controle, conheça a nossa planilha!

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2. Escrever objetivamente

Na hora de colocar em ação o seu plano de SMS marketing não se esqueça de escrever objetivamente! O envio de SMS marketing pode ter até 160 caracteres, por isso, use a sua criatividade e sabedoria para, em poucas palavras, fazer o pitchperfeito.

3. Utilizar os gatilhos mentais corretos

Os gatilhos mentaissão os elementos psicológicos que conseguirão manter a atenção do seu cliente naquilo que você está oferecendo. Essa tática pode fazer com que um insight seja criado, despertando o interesse no seu produto.

Assim como nas redes sociais, os gatilhos mentais também agem no SMS marketing. Entre eles, nessa técnica, os mais utilizados são:

  • Reciprocidade;
  • Escassez;
  • Urgência.

Um exemplo clássico de SMS marketing que contém um desses gatilhos mentais é:


“Black Friday VOITTO: Você já deu uma olhada nas nossas ofertas de Black Friday? Preparamos os melhores descontos para você! Acesse o site e aproveite!”


Nesse exemplo, a pequena mensagem de texto usa o gatilho da reciprocidade, aonde mostra estar oferecendo algo ao cliente, criando um vínculo entre a empresa e o indivíduo.

4. Definir um horário específico

Na técnica de SMS marketing a melhor hora para realizar o envio das mensagens é durante o horário comercial. Isto é,nada de enviar mensagens durante os fins de semana ou feriados!

Isso porque, a chance do seu cliente abrir uma mensagem durante os dias de semana e querer adquirir o que você está oferecendo, é muito maior do que em dias que ele não trabalha e está de folga, querendo descansar.

Está gostando das nossas dicas? Continue a leitura para saber mais ainda sobre o SMS marketing e qual o impacto de uma estratégia eficaz!

O impacto de uma estratégia eficaz

Uma boa estratégia definida é capaz de colocar a sua empresa em um crescimento gradual e um reconhecimento único.

Entendendo o conceito do SMS marketing e aplicando as 4 dicas que demos aqui, o impacto dentro do seu negócio será perceptível.

Os maiores impactos são vistos nas:

  • Áreas de conversão;
  • Relacionamento com o cliente;
  • Custo-benefício;
  • Geração de leads qualificados.

Uma estratégia eficaz aumenta intrinsecamente todas essas áreas.

Por isso, é importante investir no planejamento estratégico do seu negócio!

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Cindy Guerson

Cindy Guerson

Grad. em Psicologia pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE) e atual membro da Liga Acadêmica de Psicanálise e Patologia (LAPP). Especialista na área de Pesquisa e Desenvolvimento do grupo Voitto. Possui certificação em produção e interpretação de textos (UNINOVE), Recrutamento e Seleção (GUPY), copywriting, marketing digital e conteúdos para a web (VOITTO). Acredita que um bom desempenho pessoal depende da nossa percepção sobre o mundo.

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