Tipos de Comunicação
Padrão de Comunicação Formal x Informal
Vantagens e desvantagens
Ambientes favoráveis para o uso da Comunicação Formal x Informal
Benefícios de saber usar a Comunicação Formal x Informal de forma correta
Melhore a sua Comunicação!

Saiba tudo sobre Comunicação Formal x Informal e aprenda a forma certa de usá-las!

Saiba as diferenças entre a Comunicação Formal x Informal e aprenda quando, como e em que situação usá-las nos ambientes propícios para cada uma.

Cindy Guerson
Por: Cindy Guerson
Saiba tudo sobre Comunicação Formal x Informal e aprenda a forma certa de usá-las!

A comunicação é algo importante entre nós seres humanos e através dela somos capazes de externalizar  de forma verbal ou corporal aquilo que desejamos, a fim de fazer o outro entender o que queremos ou precisamos.

O termo comunicação vem do latim, communicare, que significa tornar comum, isso porque na comunicação acontece uma troca em que um transmite uma informação e o outro devolve com a atenção.

Nós nos comunicamos de diversas formas, pela nossa postura, pelo olhar, pelas nossas expressões faciais. Essa é a forma como nos conectamos uns com os outros e estabelecemos vínculos de diferentes níveis.

Por isso, existem alguns tipos de comunicação indicados para usarmos em cada situação, e por isso, resolvemos falar um pouquinho sobre eles hoje com você! Fique com a gente e saiba mais nos seguintes tópicos:

  • Tipos de Comunicação;
  • Padrão de Comunicação Formal x Informal;
  • Vantagens e Desvantagens;
  • Ambientes favoráveis para o uso da Comunicação Formal x Informal; 
  • Benefícios de saber usar a Comunicação Formal x Informal de forma correta.

Vamos lá?

Tipos de Comunicação

Como visto acima, a comunicação é um elemento muito importante para vivermos em sociedade. Dessa forma, existem diversos tipos de comunicação que podemos estabelecer uns com os outros. Você conhece todos eles?

Os principais tipos de comunicação são:

Interna

A comunicação interna é muito comum em áreas corporativas e se define pela segregação da informação a um certo tipo de grupo ou nicho específico. Ela é feita estritamente a um número certo de pessoas e requer confiabilidade para fornecer as informações aos demais.

Externa

A comunicação externa é aquela que é direcionada ao ambiente externo e muitas vezes acontece de forma superficial e de maneira estratégica, isto é, aquilo que vocêquer mostrar, mas não aquilo que realmente é.

Esse tipo de comunicação visa passar informações às pessoas não próximas.

Um exemplo claro desse tipo de comunicação são as redes de comunicação, aquilo que postamos no nosso instagram, twitter, facebook, etc.

Horizontal ou Lateral

A comunicação horizontal ou lateral é definida pelo nível de proximidade e igualdade que temos com o outro. Geralmente acontece entre níveis hierárquicos dentro de uma empresa, mas podemos correlacionar analogicamente também com nossa vida pessoal.

Exemplo: Reunião de Heads/Reunião entre melhores amigos. (compartilham informações de coisas que possuem em comum).

Interessante, não é mesmo? Falamos aqui um pouco sobre os tipos de comunicação, mas acima deles há os padrões de comunicação gerais, e estes são definidos como comunicação formal e informal.

Vamos saber mais sobre eles?

Padrão de Comunicação Formal x Informal

O que vai determinar se vamos utilizar uma comunicação formal ou informal é o tipo de situação em que estamos inseridos. É importante avaliar se podemos ser descontraídos, como em uma conversa do dia a dia, ou é preciso passar seriedade.

Cada um desses tipos de comunicação verbal irá transmitir uma imagem diferente para as pessoas com as quais estamos nos comunicando, e isso pode mudar a maneira com a qual nós somos vistos.

Entenda a diferença desses padrões de comunicação e acerte na hora de conversar em todas as situações:

Comunicação Formal

A comunicação formal é geralmente utilizada em ambientes organizacionais  que exigem uma linguagem mais formal, isto é, sem gíriase com vocabulário dinâmico, preciso e objetivo para que o outro compreenda de maneira eficaz e assertiva o que estamos tentando dizer.

Esse padrão também pode ser usado em ambientes acadêmicos, como defesa de dissertações, ambientes de pesquisa e salas de aula. Assim como é importante ter esse cuidado também em tribunais e ambientes jurídicos.

Comunicação Informal

Nesse tipo de comunicação, não é preciso usar o linguajar formal, aqui pode-se utilizar gírias e ser descontraído o  quanto quiser! Esse tipo de comunicação é a mesma que usamos conversando com amigos e familiares no nosso cotidiano.

Aqui, não é preciso muita preocupação em como irá falar, já que é usada em ambientes em que podemos relaxar como uma festa ou até mesmo o momento do cafezinho no intervalo do trabalho.

Cada tipo de comunicação pode ter seus pontos fortes e outros mais fracos, quer saber quais são eles? Continue a leitura!

Vantagens e desvantagens

Ao escolhermos o tipo de comunicação verbal que vamos usar, precisamos estar cientes das suas vantagens e desvantagens, muitas vezes o que parece ser o caminho mais fácil na verdade dificulta que a outra pessoa entenda o que estamos falando.

Separamos aqui as vantagens e desvantagens da comunicação formal e informal para te ajudar a analisar e entender qual caminho é o melhor a se seguir:

Comunicação Formal

  • Vantagens: É padronizada e segue regras, facilitando a assertividade; traz credibilidade para quem está falando; transmite seriedade e comprometimento;
  • Desvantagens: É pouco personalizável e muito impessoal; pode tornar a comunicação mais burocrática do que o necessário; algumas pessoas podem não entender termos pouco usados.

Comunicação Informal

  • Vantagens: Facilita a interação entre as pessoas por ser mais humanizada; é facilmente compreendida por todos; gera conexão;
  • Desvantagens: Pode deixar o ambiente menos respeitoso do que o necessário, gerando atritos; se houver o uso de gírias pode provocar conflito entre diferentes gerações e consequentemente uma divergência na transmissão das mensagens.  

Quer melhorar ainda mais a sua comunicação com as outras pessoas? Nós separamos um vídeo super completo para te ajudar com essa meta:

Ambientes favoráveis para o uso da Comunicação Formal x Informal 

Para cada situação e ambiente em que somos expostos, precisamos saber o linguajar certo para usarmos no momento, principalmente se queremos transparecer ser uma pessoa profissional e séria.

Visto isso, confira com a gente qual tipo de comunicação você deve usar nas principais situações rotineiras que passamos na vida!

Entrevista de emprego

Nessa situação, é imprescindível que seja usada uma comunicação formal.

Precisamos lembrar que a formalidade nos faztransparecer seriedade e comprometimento com nossas responsabilidades, o que é extremamente necessário em situações como essa, na qual você está sendo analisado por uma pessoa.

Conversa com os amigos

Em uma roda íntima com os amigos não é necessário se provar nada, não é mesmo? Visto isso, nessas horas a comunicação estabelecida pode ser informal! Aqui, você pode usar gírias e conversar da forma que desejar!

Feedback (positivo ou negativo)

Os feedbacks são muito importantes tanto na nossa vida pessoal, quanto na profissional, por isso, o indicado é que em ambos os casos consiga se mesclar os dois tipos de comunicações gerais.

Apesar de ser um assunto sério e que requer assertividadepara ser feito, uma pitada de informalidade pode descontrair o indivíduo para o qual estamos comunicando o feedback, tornando-o mais efetivo e dinâmico, com responsabilidade comportamental e afetiva com o outro.

Tomada de decisões

Nos processos de tomadas de decisões, principalmente na hora de comunicar, é muito importante que você use a linguagem formal e seja assertivo para que passe credibilidade e autoridade perante os envolvidos no processo.

Interessante, não é mesmo? Quando vamos nos comunicar com o outro, é muito importante que saibamos ser assertivos.

A Comunicação Não-Violenta te ajuda a ser mais assertivo!

Pensando nisso, separamos um material especial para você: o nosso e-book de Comunicação Não-Violenta.

Nele você pode aprender a como ser assertivo e manter uma comunicação eficiente com o outro sem ser rude ou agressivo verbalmente!


Você sabia que um dos fatores que mais atrapalha uma comunicação efetiva é o julgamento? Pois é, e nós somos acostumados a julgar o tempo todo.

A comunicação não-violenta (CNV) vem justamente para ajudar a passarmos adiante nossas verdadeiras necessidades e não colocar julgamentos em nossa fala.

Este e-book de Comunicação Não Violenta na Prática vai te ensinar se a comunicar melhor quando está estressado, influenciar melhor as pessoas e desenvolver mais essa habilidade através da comunicação não-violenta.

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Comunicação Não Violenta Na Prática

Continuando o nosso assunto, vamos agora saber os benefícios de saber usar a comunicação formal x informal de forma correta! Fique conosco!

Benefícios de saber usar a Comunicação Formal x Informal de forma correta

Sabendo distinguir os momentos certos em que se deve usar a comunicação formal e informal, podemos afirmar com certeza que a sua imagem será atrelada a um perfil de confiança, respeito, credibilidade e autoridade.

As comunicações informais fazem parte de um momento de conexão entre uma pessoa e outra, e são formas descontraídas de conversar e fazer amizades. Já a comunicação formal, mostra domínio sobre o assunto e nos traz autoridade e respeito.

Eventos que necessitam de seriedade exigem redes formais de comunicação, já eventos descontraídos e corriqueiros exigem redes informais.

Saber diferenciar os momentos exatos de usar cada linguagem tornam a nossa postura mais profissional aos olhos do outro.

Melhore a sua Comunicação!

Se você tem vontade de montar seu próprio negócio de consultoria, a Websérie Papo de Consultor é para você! Neste episódio, teremos um bate-papo entre o Thiago Coutinho e o Cristiano Coppus.

O Thiago Coutinho é Engenheiro de Produção, pós-graduado em Métodos Estatísticos Computacionais e mestre em Administração pela UFJF. Como consultor, atua ministrando treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo. Atualmente se dedica a projetos de consultoria em gestão e a direção executiva do Grupo Voitto.

O Cristiano Coppus é formado em Economia e especializado em Comunicação Empresarial pela UFJF. Durante sua vida acadêmica, foi Diretor do Conselho da FEJEMG, Diretor Presidente da Campe Consultoria Jr. e Gerente Administrativo na ISO4 Comunicação. Com experiência no mercado publicitário há mais de 15 anos, é fundador e Diretor Executivo da agência Go! Mídia.

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Cindy Guerson

Cindy Guerson

Grad. em Psicologia pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE) e atual membro da Liga Acadêmica de Psicanálise e Patologia (LAPP). Especialista na área de Pesquisa e Desenvolvimento do grupo Voitto. Possui certificação em produção e interpretação de textos (UNINOVE), Recrutamento e Seleção (GUPY), copywriting, marketing digital e conteúdos para a web (VOITTO). Acredita que um bom desempenho pessoal depende da nossa percepção sobre o mundo.

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