Você sabe o que é calendário editorial?
Quais são as vantagens e benefícios da criação de um calendário editorial?
Qual é a importância da criação de um calendário editorial?
Dicas para criar um bom calendário editorial
Venha se capacitar com a gente!

Saiba como criar um calendário editorial e seus principais benefícios

Tenha mais controle e acompanhe de perto os conteúdos publicados por sua empresa por meio da criação de um calendário editorial!

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Saiba como criar um calendário editorial e seus principais benefícios

Já pensou em como ter mais controle e acompanhamento a respeito dos conteúdos que sua empresa pública? Uma das formas de garantir isso é através de um calendário editorial.

Desta forma, é possível obter uma maior frequência de postagens, diminuir os atrasos, além de ser um dos primeiros passos para a automação de marketing digital.

Ficou interessado em conhecer mais sobre o calendário editorial? Continue lendo este artigo, separamos alguns tópicos para auxiliar você, sendo eles:

  • Você sabe o que é calendário editorial?
  • Quais são as vantagens e benefícios da criação de um calendário editorial?
  • Qual é a importância da criação de um calendário editorial?
  • Dicas para criar um bom calendário editorial

Vamos à leitura?

Você sabe o que é calendário editorial?

Se você ainda não sabe, vem cá que vamos te contar!

O calendário editorial é um cronograma bastante estruturado contendo todos os conteúdos que sua empresa produziu e que ainda irá produzir.

Podemos entender o calendário editorial como sendo uma ferramenta muito importante para a criação de marketing de conteúdo.

Isso porque, através desta ferramenta, é possível fazer a organização e controle de todas as publicações e conteúdos que serão postados ao longo do tempo.

Nele está contido, as datas da postagem, o prazo de entrega de cada conteúdo pronto, os temas, as pautas e também a divulgação que será realizada nas redes sociais.

Inclusive, você pode até mesmo usar essa premissa para fazer o planejamento pessoal de sua vida.

E quando falamos de conteúdo, não significa apenas publicações de artigos em blog. Seu calendário editorial pode possuir os mais variados tipos de conteúdos possíveis, como por exemplo: vídeos no youtube, infográficos, podcasts, ebook etc.

Além disso, se sua empresa possui uma equipe de SEO estruturada, o calendário editorial também poderá ser utilizado para as otimizações de conteúdo, com o objetivo de atingir o top 1 do Google.

Quais são as vantagens e benefícios da criação de um calendário editorial?

Sem dúvidas, usar uma ferramenta que permite maior controle e organização para a criação de conteúdos na sua empresa gera diversos benefícios. Vamos ver alguns deles a seguir?

A equipe passa a obedecer uma frequência na publicação

Uma das formas de garantir que as pessoas acessem seu conteúdo é através da criação e postagem de conteúdos frequentemente.

O calendário editorial permite com que o time siga uma ordem de publicações consistente, auxiliando na frequência de postagens.

Maior clareza do que está acontecendo

Através do calendário editorial, todo o planejamento de conteúdo fica documentado e disponível para todos os membros da equipe de marketing.

Desta forma, é possível obter um  time mais alinhado com os prazos, criação, temas e data de publicação.

Conteúdos não são repetidos

É comum que alguns grandes blogs tenham conteúdos repetidos, isso nem sempre é bom, pois acaba gerando uma competição interna de palavras-chave, além de que o tempo gasto poderia ser utilizado para um outro conteúdo que iria agregar mais valor.

Com o calendário editorial conseguimos evitar a repetição de palavras-chave e isso passa a não ser mais um problema, bastando apenas checar o calendário antes de criar novos conteúdos.

Diversificação dos tipos de conteúdos

Como falamos anteriormente, o calendário editorial pode ser utilizado com diversos tipos de conteúdos, e pode ser uma ótima maneira para sua empresa passar a produzir outros formatos também.

É muito importante diversificar, pois assim você aumenta as chances de agradar mais pessoas com seu conteúdo. Dentre os principais tipos, podemos encontrar: Blog posts, ebooks, vídeos no youtube ou instagram, infográficos, webinars, lives, relatórios, post no linkedin etc.

Redução de atrasos

O acompanhamento robusto que o calendário editorial traz, permite que todos os membros da equipe tenham clareza e se planejem para concluir as atividades no prazo estipulado, sem que fiquem sobrecarregados e atrasem as entregas.

Qual é a importância da criação de um calendário editorial?

Tanto para as redes sociais, quanto para artigos em seu blog ou vídeos no youtube é essencial ter uma frequência de postagem, em geral as plataformas gostam muito disso, e os visitantes também.

A metodologia permite também descobrir os dias e horários mais interessantes para realizar as postagens.

Nesse ponto, pense em conteúdos que atraiam a sua persona, considerando suas dores e necessidades.

Quer ter em mãos as melhores ferramentas de marketing para alavancar o desenvolvimento do seu negócio? Então se liga:

Com o KIT Marketing e Vendas você receberá 8 planilhas de ferramentas para as equipes de Marketing e Vendas na sua empresa que te auxiliarão em Cadastro e Controle de Vendas, Comunicação com Stakeholders, Indicadores de Marketing Digital, Performance de Adwords, Performance de E-Mail Marketing, Pesquisa de Mercado, Pesquisa de Satisfação e Registro de Reclamações.

Está esperando o que? Não perca esta oportunidade!

Marketing e vendas

Dicas para criar um bom calendário editorial

Como vimos, é fundamental utilizar esta estratégia de conteúdo dentro do seu time de marketing. Aí você pode nos perguntar, “como fazer isso?”.

Vamos conferir algumas dicas para criar um calendário editorial?

1. Defina seus objetivos

O calendário editorial passará a ser a peça central dentro da estratégia de marketing de conteúdo. Sendo assim, será necessário que ele atenda os objetivos de aquisição de clientes, reconhecimento da marca além de diversos outros objetivos.

Também é necessário entender muito bem o público que pretende atingir.

2. Mapeie as palavras-chave e o conteúdo

Conhecendo seu público alvo e seus objetivos, será capaz de decidir quais palavras-chave serão utilizadas, descobrindo a forma com a qual a pessoa irá buscar pelo conteúdo que será produzido.

Para maior eficiência da sua estratégia, mapeie todo o conteúdo considerando todas as etapas do funil de vendas que a pessoa passará.

Uma dica sensacional é usar o Trello sincronizado ao Google Calendar para criar seu calendário editorial.

calendario editorial

3. Frequência de publicações

Acredito que você tenha percebido o tanto de vezes que repetimos sobre esse tema, mas isso tem um motivo, devido a sua alta importância para quem trabalha com produção de conteúdo.

Portanto estabeleça uma frequência dentro da capacidade de produção do time, para que o conteúdo seja sempre publicado de maneira constante e regular.

4. Cronograma de produção

É necessário entender que cada tipo de material possui prazos e processo de produção diferentes. Entendendo isso, o cronograma poderá ser criado com os respectivos prazos de entrega para cada tipo de conteúdo.

Algo muito importante também, é que os conteúdos estejam prontos bem antes de serem postados.

5. Compartilhe com o time

Uma das principais vantagens que o calendário editorial proporciona é o seu acompanhamento por todos os membros da equipe, portanto não deixe de compartilhar com toda a equipe de marketing.

Inclusive, ele pode ser compartilhado com outras equipes da empresa também.

6. Siga o calendário e mantenha atualizado

Por último, mas não menos importante, siga o calendário editorial e mantenha atualizado.

Isso é o básico para que seu funcionamento tenha a eficiência esperada dentro da equipe. Só assim você saberá exatamente em qual etapa cada atividade está, as pessoas que estão executando cada atividade etc.

Venha se capacitar com a gente! 

Vivemos um momento de intensa digitalização das mais diversas atividades. No entanto, muitos negócios não compreendem o que isso afeta nos padrões de consumo de seus clientes e como lidar com isso. Pensando nisso, desenvolvemos nosso Programa de Formação em Marketing e Vendas.

Voltado a você, empreendedor que deseja escalar seu negócio, mas que tem encontrado muitos desafios, tanto no meio físico, quanto no meio digital, este programa trabalha com os principais fundamentos de Marketing, Vendas e Growth Hacking, conhecimentos aplicados com sucesso em empresas de alto nível.

Não perca essa oportunidade! Saiba mais clicando na imagem abaixo:

marketing e vendas

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

marketing e vendas

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Pacote] Marketing E Vendas

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.