O que é Marketing Digital?
A Importância do Marketing Digital
Vantagens do Marketing Digital
Estratégias de Marketing Digital
Dicas para usar o marketing digital para e-commerce
Pronto(a) para começar?

Aprenda mais sobre marketing digital e decole as suas vendas

Descubra as principais estratégias a respeito de marketing digital para e-commerce e como utilizá-las para decolar as vendas da sua loja virtual.

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Por: Parceiro
Aprenda mais sobre marketing digital e decole as suas vendas

Hoje em dia, o crescimento do e-commerce e a evolução no comportamento do consumidor tem feito com que a necessidade de uma empresa vender online aumente e se torne algo extremamente necessário para o sucesso da marca.

As vendas online são feitas por meio de publicidades pagas ou estratégias de marketing. Neste sentido, o marketing digital para e-commerce tem cumprido com a missão muito bem quando aplicado corretamente e com planejamento.

A necessidade dos empreendedores de aplicar essas estratégias se dá devido ao fato de que é preciso desenvolver o posicionamento, divulgação de marcas e, principalmente, captação de novos clientes.

Existem hoje diversas estratégias e ferramentas fundamentais para que um e-commerce se desenvolva da melhor maneira possível e se mantenha sempre relevante no mercado virtual.

E, usar esses recursos traz como benefícios o aumento do número de vendas, uma maior exposição e, em especial, a obtenção do status de autoridade dentro do segmento.

Quer aprender mais sobre o assunto? Então permaneça com a gente, porque vamos abordar os seguintes tópicos:

  • O que é Marketing Digital;
  • A importância do Marketing Digital;
  • As vantagens do Marketing Digital;
  • Estratégias do Marketing Digital;
  • Dicas para usar o marketing digital para e-commerce.

O que é Marketing Digital?

Marketing Digital é um conjunto de estratégias, ações e investimentos feitos e pensados exclusivamente para o meio digital.

Dentre seus principais objetivos estão: atrair consumidores ao negócio, divulgar a marca da empresa e aumentar a taxa de conversão de clientes.

Ou seja, podemos dizer, basicamente, que o Marketing Digital para e-commerce é usado para a atração do consumidor certo com a divulgação da sua marca por meio de conteúdos de qualidade e planejados para satisfazer seus potenciais clientes.

A Importância do Marketing Digital

A importância do Marketing Digital se baseia no fato de que uma empresa que pensa no seu futuro e tem vontade de crescer, precisa ser vista pelo seu público e se tornar conhecida.

Dessa forma, é preciso promover seu negócio nos mais diversos lugares onde seus potenciais clientes estão, porque mais de 60% da população brasileira está na internet.

O marketing digital aproveita justamente disso para divulgar sua marca e produtos por meio de estratégias variadas, como e-mail marketing, links patrocinados, mídias sociais e landing pages, explorando diversas possibilidades dentro da internet.

Vantagens do Marketing Digital

Agora vamos falar sobre algumas das principais vantagens quando se utiliza o Marketing Digital. Dentre elas estão:

  • Relevância quanto ao mercado;
  • Mais visibilidade e credibilidade;
  • Proximidade com o público alvo;
  • Mensuração de resultados.

Relevância quanto ao mercado

Quando um e-commerce começa a aplicar diferentes estratégias de marketing digital para promover seu negócio, automaticamente, ele está buscando seu espaço em meio a um ambiente amplo e repleto de concorrentes.

Hoje, estar na internet promovendo uma empresa não é mais uma ação de destaque, mas sim uma obrigação. Não fazer isso é perder espaço e se tornar irrelevante.

Mais visibilidade e credibilidade

Quando um negócio online adere aos serviços de marketing digital para e-commerce, ele passa a adotar diversas estratégias que são planejadas para que consiga atingir seus objetivos.

Dentre elas estão aumentar a visibilidade nas buscas do Google, criar uma relação de confiança com o público, conseguir contatos de possíveis consumidores, atingir visibilidade e uma série de outros pontos fundamentais.

Somente assim, essa loja online começará a ser relevante no mercado atualmente, especialmente porque ela foca sua atuação no digital.

Proximidade com o público-alvo

Uma empresa que vende chuteiras precisa estar em contato com quem joga futebol, da mesma forma que uma loja que vende cadeiras para gamers precisa ter por perto quem gosta de jogar.

Isso significa que é importante estar perto do público e conseguir se comunicar bem, mas é ainda mais relevante estar próximo do público que realmente importa: aquele que tem interesse no que você vende.

Mensuração de resultados

O marketing offline ainda é algo relevante e foi, por muito, tempo o principal meio de promover um negócio. Entretanto, uma empresa conseguiria, por exemplo, mensurar quantas pessoas viram um outdoor em uma rua?

É um trabalho impossível contabilizar o alcance de algo tão amplo, simplesmente porque não há um recurso capaz de fazer isso com eficiência e baixo custo.

Por outro lado, com a internet é possível saber exatamente o resultado das campanhas veiculadas, tendo uma noção exata em números da quantidade de pessoas que tiveram acesso a esses conteúdos.

Essa capacidade de mensurar dá a grande vantagem de analisar resultados e saber exatamente o que está dando certo ou, se necessário, repensar a forma de abordagem e propor algo mais eficiente.

Estratégias de Marketing Digital

Saiba agora algumas estratégias que você pode aplicar na estruturação do marketing digital do seu negócio:

  • Marketing de Conteúdo;
  • E-mail Marketing;
  • Redes Sociais;
  • SEO.

Marketing de conteúdo

O Marketing de Conteúdo gira em torno da produção e divulgação de uma série de conteúdos diferentes que possuem propósitos e estratégias específicas de acordo com a etapa de compra que seu cliente esteja.

Se você deseja entender mais sobre este assunto, tenho um post perfeito sobre: ‘’O que é Marketing de Conteúdo e como você pode aumentar suas conversões com isso’’.

E-mail marketing

O e-mail marketing é uma estratégia que tem tudo para ser um grande aliado da sua loja virtual, visto que ele tem o objetivo de manter a comunicação com os seus clientes ativa.

Algo muito importante do e-mail marketing é a facilidade com que ele permite automatizar com eficiência parte da comunicação com os clientes, o que dá algum tempo para se concentrar em outras atividades importantes.

Redes sociais

As redes sociais constituem uma série de canais abertos de comunicação com seu público, e tudo que você precisa fazer é aproveitar bem esses espaços.

As ações online são baratas e trazem um ótimo retorno para o crescimento e o fortalecimento da marca.

SEO

O SEO, que vem do inglês Search Engine Optimization (otimização para motores de busca, em português), pode ajudar muito nas vendas e na autoridade do seu e-commerce.

O SEO para e-commerce é uma das ferramentas mais práticas e econômicas para impulsionar as suas vendas e  algo que causa grande impacto nas suas estratégias de SEO é a plataforma do seu e-commerce.

É preciso que sua plataforma de e-commerce possua tecnologia e infraestrutura  completa, rápida, robusta, confiável, escalável e, ao mesmo tempo, que seja propícia para a aplicação de SEO.

Dicas para usar o marketing digital para e-commerce

Existem dicas e etapas primordiais que fazem com que essa estratégia seja pensada de forma completa, de modo que tudo funcione. Você vai ver quais são a seguir:

Definir os objetivos principais

Saber bem quais são os objetivos ajuda a empresa a definir quais serão os meios utilizados e os resultados esperados.

Com o andamento das campanhas, será possível avaliar o desempenho e entender se está tudo bem. Depois de estabelecer objetivos, também é bom adicionar metas a serem batidas!

Entender a dor do seu público

Todo e-commerce trabalha em cima das necessidades de seu público, seja vendendo um produto ou serviço. Então, entender isso de forma precisa vai ser essencial para planejar a forma de abordagem que as campanhas vão utilizar.

Essa é uma forma eficiente de oferecer conteúdo realmente útil, que atenda às demandas do público para o qual as campanhas são direcionadas.

Planejar os conteúdos

Você sabe o que quer e entende o que seu público precisa, então, agora, é possível definir quais serão os conteúdos veiculados nas suas campanhas de marketing digital.

É fundamental que eles sejam pensados de forma inteligente, se comunicando adequadamente com quem for acessá-los.

O conteúdo também deve ser planejado de acordo com cada plataforma em que será veiculado, especialmente as redes sociais. Essa adequação permite que os resultados sejam eficientes.

Definir um cronograma

Uma boa estratégia de marketing precisa definir cronologicamente como os objetivos serão atingidos e, além disso, saber quando cada campanha vai iniciar.

Essa determinação de tempo ajuda muito em nível de organização, além de permitir aproveitar as sazonalidades.

Leia também: Como fazer um bom planejamento de marketing digital do seu e-commerce

Produzir conteúdos para cada rede social

As diferentes redes sociais apresentam possibilidades distintas. Entre Facebook, Twitter, YouTube, Instagram e LinkedIn, há meios específicos de gerar conteúdo, aproveitando os recursos que cada uma dessas plataformas oferece.

Você pode usar várias redes sociais, mas é importante separar conteúdos específicos para cada uma delas se adaptando aos seus formatos, público e outros detalhes.

Segmentar ações

Uma ação e cuidado muito importante para que suas estratégias de marketing digital para e-commerce realmente funcionem é fazer a segmentação das suas campanhas.

Você pode definir para quem ela é direcionada, o que permite um melhor aproveitamento do esforço e também do investimento, em caso de publicações pagas.

É necessário trabalhar sempre pensando em quem aquele conteúdo deve atingir, configurando tudo de forma que essa segmentação chegue o mais perto possível do seu público-alvo, dando mais eficiência às campanhas.

Pensar no monitoramento

O monitoramento é um ponto muito importante e que demanda muita atenção por parte das empresas que vão implementar estratégias de marketing digital.

Antes mesmo de pensar no que fazer, lembre-se: se não houver monitoramento de desempenho, de nada vai adiantar agir.

Monitorar é importante para saber como estão funcionando essas estratégias durante e depois que elas já estão em aplicação. Isso ajuda a entender o desempenho das campanhas para seguir com o plano ou fazer mudanças importantes, em prol de melhorias.

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