Antigamente, comparar empresas, ter acesso a diversos produtos de diferentes marcas e entender qual o melhor custo benefício não era uma tarefa fácil. Mas com a internet, essa passou a ser uma atividade corriqueira e por isso para se destacar no mercado, é fundamental saber também as estratégias de marketing de conteúdo.
Esse tipo de produção é ideal para a geração de leads, afinal traz muitas informações relevantes acerca dos conteúdos que eles costumam consumir. Assim, os potenciais clientes passam a ter o primeiro contato com a empresa e tendem a realizar compras e até mesmo se fidelizarem.
As organizações com mais sucesso no mundo fazem marketing de conteúdo como forma de alavancar a publicidade do produto e serviço ofertados, atraem novos clientes e focam em uma relação de longo prazo através desse mecanismo. Você não quer ficar de fora dessa estratégia tão eficaz, correto? Por isso, confira:
O marketing de conteúdo é uma das novas estratégias de posicionamento de uma empresa nos quesitos de:
Essa estratégia foi criada justamente com a evolução da tecnologia, trazendo novas formas de engajar o público-alvo e fidelizar os seus clientes.
Com o marketing de conteúdo, a empresa passa a gerar valor para os seus consumidores mesmo antes de efetuarem a compra. Portanto, essa é uma forma de atrair por meio de uma produção de informações relevantes que valem a pena serem consumidas pelo seu nicho de mercado.
Pensando por esse lado, o marketing de conteúdo é uma das maneiras de fortalecer a marca de uma empresa. Isso acontece pois pode ser uma forma de aproximá-la da persona do negócio, criando uma conexão que mostre que o produto ou serviço é ideal para solução daquilo que o cliente tem como problema a ser resolvido.
Depois de entender o que é o marketing de conteúdo, é fundamental também conhecer mais para que ele serve.
O marketing digital pode ser uma ótima forma de medir indicadores da área. Afinal, todas as ações geram resultados digitais, fazendo com que a empresa possa acompanhar a evolução de todos os planos que foram colocados em prática.
Dessa forma, o marketing de conteúdo hoje serve também como um norte para o plano de marketing, ferramenta utilizada desde as organizações mais tradicionais até as startups mais inovadoras.
Por meio dos insumos coletados com os resultados da aplicação do marketing de conteúdo, é preciso também alinhar eles aos próximos passos, pensando em longo prazo através da automação do marketing digital.
Além disso, o marketing digital é uma excelente maneira de divulgar a sua marca, pois posiciona a sua empresa como um potencial solucionador de problemas do seu público.
A partir dessa ajuda prestada ao seu público, um sentimento de reciprocidade será gerado. Com isso, ocorre o aumento do seu número de leads, o que pode, consequentemente, aumentar o seu número de vendas.
Agora, chegou a hora de entender como colocar o marketing de conteúdo na prática e quais estratégias fazem mais sentido para a sua empresa. Pegue um papel e uma caneta e anote os insumos mais importantes para a sua empresa do tópico a seguir.
O primeiro passo para fazer um bom marketing de conteúdo é entender a sua audiência e as potenciais dores que ela pode ter. Com isso em mente, pode-se traçar estratégias para ajudar o seu público a sanar os seus problemas.
Para isso, é necessário entregar conteúdos que vão agregar conhecimentos positivos para as pessoas, de modo a conseguir novos leads e fidelizar a audiência já existente.
Porém, apesar de o conteúdo ser a principal parte desse tipo de marketing, ele ainda precisa ser impulsionado por estratégias para que o seu site fique em evidência em plataformas de pesquisa, como o Google.
E é aí que entra a importância das técnicas de SEO (Search Engine Optimization), que são um conjunto de estratégias focadas em melhorar o rankeamento do seu conteúdo nas páginas de busca.
Caso você queira aprender um pouco mais sobre como elaborar um bom marketing de conteúdo, nós temos o workshop certo para as suas necessidades! Com ele você entenderá as diferenças entre persona e público alvo, os processos de venda B2B e B2C e muito mais!
Certo, mas quais as melhores formas de aplicar o marketing de conteúdo para o meu empreendimento? Vamos ver isso agora!
O marketing de conteúdo pode ser aplicado de diversas maneiras diferentes e cada uma delas conta com suas vantagens e desvantagens. Por isso, vale a pena avaliar o seu objetivo com o que cada estratégia oferece.
Por isso, separamos as principais características das melhores estratégias de marketing de conteúdo. Confira a seguir.
Cada vez mais o blog se torna parte fundamental nos sites das empresas. Esse tem como objetivo ajudar o consumidor a se aprofundar em assuntos que contenham informações relevantes para o nicho da empresa.
Uma das principais vantagens do blog é o fato de que por ser em um domínio da própria organização, é possível que todas as ações sejam decididas pela sua equipe de marketing. Sendo assim, não existem muitas limitações quanto uma rede social, afinal elas oferecem restrições quanto as suas funcionalidades.
O blog, com uma boa colocação nos mecanismos de busca, pode fazer com que mais novos clientes entrem no funil de vendas, conheçam a marca e por fim efetuem compras com a empresa.
Por ser uma ferramenta muito comum, os blogs normalmente têm uma produção de conteúdo que no fim traz landing pages. Sabe aqueles botões que oferecem ebooks, inscrição em newsletter ou ferramentas? Esses são os acessos aos conteúdos ricos.
Eles têm como principal finalidade mostrar ao lead que ele encontrará um diferencial naquela marca. Dentro os conteúdos ricos mais comuns, podemos citar:
As pessoas possuem preferências diferentes e por isso cada uma tem um jeito de consumir conteúdo que mais lhe atrai. Por isso, os vídeos podem ser uma forma de aumentar o número de potenciais clientes atingidos.
Essa é uma das maneiras mais utilizadas de inbound marketing, afinal atrai clientes de diferentes plataformas e ainda assim pode ser inserido em domínios da própria empresa, até mesmo no próprio blog.
Algumas landing pages oferecem ao lead a opção de se inscreverem para receber novidades sobre a empresa e seus produtos ou serviços por email. Com essa capacitação de dados, as organizações conseguem aplicar uma das técnicas mais eficazes de marketing de conteúdo.
O email marketing é uma forma de reduzir o custo de aquisição e fidelização do cliente. Afinal, por ele as propagandas podem ser feitas até mesmo de maneira gratuita, sem custos adicionais para a empresa.
Vale lembrar que essa também é uma forma de utilizar o marketing de conteúdo para gerar valor para o cliente. Com isso, na produção de textos para blog, vídeos, conteúdos ricos, por exemplo, eles também podem ser divulgados pelo email para a base de contatos.
Com isso, além de um mecanismo de venda, também se torna uma forma dos leads ficarem informados sobre os assuntos de seu interesse.
Por fim, mas não menos importante, é fundamental falarmos sobre as redes sociais. Elas são ótimas formas de divulgação de produtos, alcance de diversas pessoas e expansão da marca.
No entanto, lembre-se que as redes sociais também são uma forma de marketing de conteúdo e por isso devem ser tratadas de forma profissional e muito bem pensada.
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Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.
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