Um assunto que chama muita atenção no meio empreendedor é a fidelização de clientes.
Isso porque as empresas querem se diferenciar no mercado competitivo e reter a sua base de clientes fiéis.
Mas, você sabe qual é a diferença entre a fidelização e a satisfação de clientes? E, ainda, você sabe como você pode fidelizar seus clientes e encantá-los?
É o que você vai descobrir por meio dos tópicos presentes nesse artigo:
Vamos lá?
Fidelizar clientes é o ato de tornar clientes em pessoas fiéis ao produto ou à marca.
Isso acontece por meio de diversas ações, que têm como principal objetivo encantar e surpreender o cliente.
Uma vez que o cliente se sente valorizado e reconhecido pela empresa, ele volta a comprar e a consumir, até como se estivesse retribuindo a gentileza, ou seja, agindo com reciprocidade.
Por falar nisso, você sabia que reciprocidade é um gatilho mental? E você sabia que existem vários gatilhos que você pode trabalhar na sua empresa?
Por meio deles, podemos gerar os estímulos ideais em nossos clientes para que eles se tornem consumidores de nossas soluções!
Portanto, não deixe de conferir o nosso Curso de Gatilhos Mentais para Vendas, em que você se preparará para trabalhar com os principais gatilhos utilizados pelas maiores empresas no mercado!
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Agora que você já sabe o que é fidelizar clientes, já pensou no impacto que isso pode trazer para a sua empresa?
No próximo tópico você verá isso!
A importância de fidelizar clientes está no próprio investimento da marca ou do produto. Quando você converte um consumidor em cliente promotor, você estimula cada vez mais o aumento da sua base de clientes.
Isso porque, quando um cliente se torna promotor, ele passa a indicar a sua marca para amigos e familiares, fazendo o marketing boca a boca.
Além disso, a partir da fidelização do cliente, é possível que ele conheça outros produtos da empresa e atenda à suas outras necessidades. Isso é o que chamamos de cross selling.
Mas, você saberia dizer qual a diferença entre um cliente satisfeito e um fidelizado? Ainda não? É o que você vai descobrir a seguir!
A fidelização de clientes, normalmente, é confundida com a satisfação de clientes. Tornar um cliente satisfeito é sua obrigação. O mínimo que ele espera é que seu produto ou serviço o satisfaça efetivamente.
É preciso ir além de surpreender o cliente!
Essa é a principal diferença entre a fidelização e a satisfação de clientes.
A satisfação de clientes se contenta com uma compra ou aquisição em que o cliente ficou satisfeito, mas não necessariamente voltará a comprar novamente.
Já o processo de fidelização preza pelo relacionamento a longo prazo, gerando uma recorrência de compras e aquisição.
Quer começar a investir no processo de fidelizar seus clientes, mas não sabe como? Veja o que preparamos para você!
Agora, para fechar com chave de ouro, você vai conferir 7 dicas para você fidelizar os seus clientes e conquistá-los definitivamente!
Antes de começar a investir em processos de fidelização, é importante você ter definido o seu público alvo.
Isso serve como um norteador de todas as estratégias que você for usar posteriormente.
Além disso, invista em conhecer os hábitos, receios e necessidades dos seus clientes.
À medida que você o conhece melhor, o seu produto ou serviço o completará ainda mais e a valorização da sua marca será inevitável!
A experiência do cliente ou customer experience é um dos principais fatores de sucesso para converter um lead.
Isso em razão de, a impressão que o cliente tem com uma empresa, por meio de qualquer meio de comunicação, é caracterizada pela experiência do cliente.
Portanto, é muito importante que a equipe de vendas, junto com a gestão comercial da sua organização, seja altamente proativa, a fim de auxiliar no relacionamento com o cliente.
O sucesso do cliente ou customer success (CS) é um dos principais fatores de sucesso quando se trata de relacionamento com cliente.
Esse conceito é responsável por entregar a melhor experiência e sucesso ao cliente.
Para isso, é importante sempre lembrar que é papel do CS continuar no auxílio da agregação de valor ao produto e à marca.
Ah, e lembre-se sempre de medir o NPS (Net Promoter Score)!
De que adianta investir em processos eficientes e enxutos, se você não investir nos colaboradores, não é mesmo?
Eles serão os principais pontos de contato que o cliente terá.
Portanto, é válido treinar formas de como ter um bom atendimento ao cliente e um relacionamento duradouro e recíproco.
Seguindo a mesma linha de raciocínio do tópico anterior, tenha empatia e se coloque no lugar do outro sempre.
Isso vale para todos da empresa. Trate o cliente como você gostaria de ser tratado e você verá os resultados no curto e no longo prazo!
Programas de fidelidade são ótimos para oferecer vantagens e até descontos, proporcionando um relacionamento duradouro com quem faz a compra.
Mas, é importante investir em programas de fidelidade práticos, de fácil acesso e que sejam atrativos para quem está comprando.
É importante que todas as informações e regulamentos estejam claros a fim de evitar qualquer falta de alinhamento de informações.
Por último, mas não menos importante, agradeça e reconheça quem está valorizando os seus produtos ou serviços todos os dias!
A gratidão é uma forma eficiente de demonstrar que existem pessoas por trás de marcas e produtos. Isso gera um sentimento de reciprocidade e até de espelhamento com os seus consumidores.
A forma de reconhecimento pode ser por meio de um cartão de aniversário ou qualquer outra forma de felicitação.
Isso ainda abre espaço para o cliente te mandar um feedback!
Agora que você entendeu como você pode fidelizar clientes e implementar políticas e processos que te auxiliem nisso, tenho uma super dica para você!
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Grad. em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Possui certificação em Produção de Conteúdo para Web, Revisão de Conteúdo para Web, Copywriting e Fundamentos de Growth Hacking. Trabalhou de 2018 a 2019 na Mais Consultoria Jr como Consultora e Gerente de Projetos, onde obteve experiências nas áreas Financeira, Estratégica e de Qualidade. Aprofundou seus conhecimentos sobre gestão de negócios realizando um intercâmbio em San Diego na Califórnia, onde cursou Business Management na Stafford House International. É especialista em Marketing de Conteúdo. Está sempre em busca de novos conhecimentos e desafios. Especialista na produção de conteúdo do Grupo Voitto.
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