O que é o sistema de informação gerencial?
Qual a função do sistema de informação gerencial?
Quais as vantagens e desvantagens do sistema de informação gerencial?
Dica de ouro!

O que é sistema de informação gerencial? Conheça as vantagens e desvantagens

Veja o que é o sistema de informação gerencial, qual é a sua finalidade e quais são os pontos positivos e negativos que ele pode trazer.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
O que é sistema de informação gerencial? Conheça as vantagens e desvantagens

As organizações sempre buscam por mais eficiência. E na era da informação, ter controle sobre os dados é fundamental para a excelência operacional. Por isso, o sistema de informação gerencial está sendo implementado nas mais diversas áreas, desde a manufatura até a medicina.

Vamos ver mais sobre como esses sistemas funcionam passando pelos seguintes assuntos:

●     O que é o sistema de informação gerencial?

●     Qual a função do sistema de informação gerencial?

●     Quais as vantagens e desvantagens do sistema de informação gerencial?

O que é o sistema de informação gerencial?

Um Sistema de Informação Gerencial é um conjunto de elementos informativos sobre as condições da empresa aos gerentes, mantendo eles a par de tudo o que está acontecendo e possibilitando uma tomada de decisão mais precisa.

Ele é constituído por uma rede de sistemas e estratégias de informação e controle, como implementação de procedimentos e rotinas, softwares de controle de projetos, bancos de dados acessíveis e protegidos, redes de comunicação informatizadas, etc.

Todos esses componentes de um Sistema de Informação Gerencial são implementados com o objetivo de dar maior efetividade para a organização. Eles auxiliam o gerenciamento de uma empresa, e proporcionam uma maior integração e rapidez entre os vários setores.

Um Sistema de Informação Gerencial normalmente conta com relatórios informativos sobre as tarefas desempenhadas por um departamento, que realizam o fornecimento de informações aos gerentes.

A forma de relatório mais conhecida por todos são os relatórios programados, por serem o método mais tradicional de repassar informações. Eles são estruturados para reunir dados de um determinado período de tempo e apresentá-los em um panorama geral.

Alguns exemplos são relatórios de venda diários, semanais, mensais, balanços financeiros semestrais e anuais, relatórios de visita a clientes, entre muitos outros tipos.

Já os relatórios de exceção são requisitados em situações excepcionais, ou seja, o gestor procura saber determinadas informações específicas sobre um assunto.

Podemos usar o exemplo de um gerente de uma loja de departamento que quer saber quantas unidades de determinado produto foram vendidas no trimestre, para decidir a estratégia de fornecimento e venda.

Ainda temos o caso de informes e respostas por solicitação, que é um tipo de relatório mais geral, porque é voltado para a agilidade. A ideia é que o gestor possa visualizar um panorama geral das situações para encontrar soluções rapidamente.

Por fim, o objetivo do relatório em pilhas é deixar as informações acumuladas e disponíveis para utilização do gestor sempre que houver dúvida ou necessidade. Ele faz isso coletando as informações em rede e as empilhando na área de trabalho do gestor.

Gerencie projetos de alto nível!

O curso Fundamentos de Gerenciamento de Projetos, traz um conjunto de práticas e fundamentos eficientes no que se refere ao gerenciamento de um projeto, foi elaborado de acordo com o Guia para o Conjunto de Conhecimentos de Gerenciamento de Projetos (PMBOK).

Com esse curso, você terá acesso aos recursos e embasamento necessários para gerenciar um projeto por meio de todo o seu ciclo de vida totalmente alinhado com o PMBOK!

Aproveite essa oportunidade! Clique na imagem abaixo e se inscreva!

Clique aqui e saiba mais!

Qual a função do sistema de informação gerencial?

A principal função de todos os sistemas de informação gerencial é otimizar a comunicação interdepartamental, de forma a propiciar mais integração entre os setores e oferecer respostas mais assertivas e rápidas para os problemas.

Ele também serve para que os gerentes possam ter uma visualização mais ampla de todas as partes e processos da empresa, por meio dos sistemas integrados. Assim, essa rede de dados apoia as decisões estratégicas fundamentais que determinam os rumos de um projeto e até da organização toda.

Por isso, é um sistema que tem uma função vital para qualquer organização que dependa de comunicação constante e sincronia entre muitos setores. Para que esse fluxo de informações dentro da empresa funcione de maneira otimizada, várias tecnologias podem ser implementadas.

A empresa pode utilizar dispositivos orientados para Internet das Coisas, sistemas de apoio à decisão, blockchain, sistemas ERP, entre muitas outras.

Na implementação dos sistemas de informação gerenciais, a empresa precisa reunir as ferramentas corretas para auxiliar a administração, tendo em vista o cumprimento dos objetivos organizacionais.

Por isso, algumas práticas devem ser adotadas para que ele funcione de maneira adequada.

O primeiro passo é criar relatórios de desempenho regulares para os setores. Demonstrações financeiras, por exemplo, são muito importantes para monitorar e implementar decisões estratégicas.

Nesse sentido, é preciso coletar grandes quantidades de dados de negócios. Assim, é possível identificar padrões e tendências, permitindo fazer projeções considerando os principais fatores de desempenho dos negócios.

Dessa forma, é necessário ter um local para armazenamento e processo de dados. Bancos de dados em nuvem podem ajudar com isso. Por fim, analise os processos e veja as principais falhas e KPIs que precisam ser mudados e aprimore o sistema.

Quais as vantagens e desvantagens do sistema de informação gerencial?

Vantagem:

  1. A implementação de um sistema de informação gerencial traz diversos benefícios, a começar pela tomada de decisão rápida. Hoje em dia, o mercado é muito volátil, e os gerentes precisam estar cientes das oscilações para garantir a vantagem competitiva.
  2. Assim, com informações acessíveis e confiáveis fornecidas por um sistema de informação gerencial, podemos realizar uma gestão mais veloz e assertiva. Qualquer que seja a tomada de decisão estratégia necessária, o gestor pode contar com informações sólidas. Essa análise de dados com qualidade pode significar o aproveitamento de uma oportunidade de negócios, a melhora de um processo interno ou a alteração de algum elemento que trará maior satisfação ao cliente.
  3. Também há uma melhora na performance e produtividade, vez que o acesso aos dados evita perdas e desperdícios, já que com todos os processos informatizados podemos observar probabilidades de gargalos e erros, gerando uma redução de custos.
  4. Além disso, a adoção desses tipos de sistemas de informação é uma maneira ótima de promover uma integração positiva entre os setores, que podem compartilhar dados úteis uns com os outros. Ele melhora muito o fluxo de trabalho e a simplificação dos processos de todas as funções,  já que os colaboradores de outros departamentos podem ter acesso instantâneo a informações que precisam ser requisitadas.

Desvantagem:

  1. Uma possível desvantagem da implementação de um sistema de informação gerencial é a falta de autonomia do trabalhador. Os colaboradores podem se sentir constantemente monitorados, gerando um clima de desconfiança.

Nesse sentido, cabe ao gestor controlar o ambiente de maneira a balancear o planejamento e controle e a independência dos funcionários. Por isso, o sistema de informação gerencial também serve para o crescimento profissional dos gestores, colocando à prova suas capacidades de organização e liderança.

Dica de ouro!

A primeira competência que um empresário, empreendedor ou consultor deve possuir é a capacidade de pensar estrategicamente. Além de atenuar riscos e reduzir chances de insucesso, uma boa estratégia ajuda a definir objetivos e traduzi-los em ações para geração de resultados.

Neste curso de Gestão para Resultados, você aprenderá na prática a elaboração de um planejamento estratégico, além de como conduzir o processo de comunicação dessa estratégia para a equipe.

Você será capaz de analisar o ambiente empresarial de diferentes frentes a fim de se antecipar a dificuldades futuras, definindo onde se quer chegar e o que fazer para chegar lá!

Incrível, né? Então não perde tempo e garanta já a sua inscrição!

Gestão para Resultados, garanta sua inscrição!

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Clique aqui e saiba mais!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso Gratuito] Fundamentos De Gerenciamento De Projetos

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.