O que é o storyboard?
Exemplos de storyboard!
Quais as vantagens do storyboard?
4 dicas para usar o storyboard!
Supere suas metas!

Use o storyboard e alavanque seus resultados no marketing digital!

Sabe aquele vídeo que você viu e não consegue tirar da cabeça? Neste artigo, saiba mais sobre essa estratégia poderosa: o storyboard.

Bruna Pena
Por: Bruna Pena
Use o storyboard e alavanque seus resultados no marketing digital!

O marketing digital está cada vez mais determinante para o sucesso de um negócio, visto que sua relevância só aumenta. Por isso, hoje vamos te contar sobre uma estratégia interessante para aplicar no marketing: o storyboard. 

Alinhando tradição com inovação, o storyboard é uma técnica que já é usada há muito tempo em filmes e desenhos, entretanto, vem ganhando espaço também na utilização em vídeos da publicidade.

Ficou interessado em saber mais sobre esse assunto? Acompanhe os seguintes tópicos, pois te contaremos tudo sobre:

  • O que é o storyboard? 
  • Exemplos de storyboard! 
  • Quais as vantagens do storyboard? 
  • 4 dicas para usar o storyboard! 
  • Supere suas metas! 

Vamos lá?

O que é o storyboard? 

De forma direta: storyboard é um esboço de um vídeo, onde as cenas estão em construção, fazendo com que uma narrativa comece a tomar forma para que o vídeo seja mais atrativo para seu público alvo.

Essa técnica é muito importante para causar a sensação pretendida na audiência do vídeo, afinal, os vídeos estão se tornando cada vez mais populares e investir neles é essencial.

Vale ressaltar que essa técnica não é nenhuma novidade, afinal, a walt disney já aplica o storyboard desde muito tempo!

Segundo pesquisas, a maioria das pessoas preferem assistir um vídeo do que ler um texto, por exemplo. Logo, ressalta-se que a publicidade está cada vez mais voltada para esses recursos audiovisuais.

Dessa forma, não podemos deixar de destacar o storyboard como uma importante estratégia de marketing de conteúdo, pois, essa prática potencializa de maneira significativa os resultados.

Com o KIT Marketing e Vendas você receberá 8 planilhas de ferramentas para as equipes de Marketing e Vendas na sua empresa que te auxiliarão em Cadastro e Controle de Vendas, Comunicação com Stakeholders, Indicadores de Marketing Digital, Performance de Adwords, Performance de E-Mail Marketing, Pesquisa de Mercado, Pesquisa de Satisfação e Registro de Reclamações.

Está esperando o que? Não perca esta oportunidade!

Marketing e vendas

Agora que você já sabe qual a definição de storyboard, que tal visualizar alguns exemplos, para ampliar ainda mais sua percepção sobre ele? Confira o tópico a seguir.

Exemplos de storyboard!

Na prática, a ideia do storyboard é bem parecida com a construção de uma história em quadrinhos: desenhar em cada cena qual vai ser o movimento e a postura dos personagens que a compõem.

Na imagem a seguir, temos uma ilustração dessa idéia:

exemplo de storyboard

Assim, a proposta é que esse rascunho das cenas, seja reproduzido no vídeo em si, causando impacto em quem está assistindo o mesmo, como pode ser observado na imagem a seguir:

storyboard em filme

É muito interessante pensar que até mesmo os movimentos dos personagens que vemos nos filmes é estrategicamente pensado, não é mesmo?

Agora, você deve estar se perguntando, quais são as vantagens dessa prática, certo? Pois, não precisa ficar curioso, afinal, esse é o assunto que será abordado no próximo tópico.

Quais as vantagens do storyboard? 

Avaliar quais são as principais vantagens de uma prática é essencial para saber se vale ou não a pena adotá-la. Por isso, listamos para você algumas das principais vantagens do uso do storyboard, veja:

  • Controle de movimentações: com o uso do storyboard é possível incorporar mais movimentos às cenas, o que insere mais qualidade no conteúdo e ainda, passa mais emoção. 
  • Incorporar ritmo e tempo: assim como o movimento, o ritmo é muito importante para um bom storyboard e produto final. Além disso, o controle do tempo de duração é essencial. 
  • Projeções publicitárias: com a utilização do esboço das cenas, é possível projetar com mais eficiência como as campanhas publicitárias vão acontecer, o que é muito benéfico para a mesma.
  • Acessibilidade: para fazer um storyboard você precisa de um lápis e uma caneta ou algum recurso digital, somado à criatividade e pronto! Você poderá criar um bom storyboard com acessibilidade. 

Diante disso, você já não vê a hora de colocar em prática o storyboard, não é mesmo? Por isso, vamos te dar dicas bem assertivas de como fazer isso no próximo tópico, não deixe de conferir!

4 dicas para usar o storyboard! 

Por onde começar? Se essa pergunta passou por algum momento em sua cabeça, não se preocupe, listamos os primeiros passos para que seu storyboard seja feito com excelência, confira:

Selecione os recursos 

Para fazer um storyboard não é preciso muitos materiais: apenas o velho conjunto de lápis e papel já é suficiente. Além disso, os meios digitais também podem ser usados para essa finalidade, como ferramentas online.

Entretanto, é necessário ter pelo menos uma noção de desenho para que o storyboard seja mais eficiente. Por isso, caso não haja esse fator, a contratação de um desenhista pode ser considerada.

Planeje e reflita 

O planejamento é essencial para o sucesso, por isso, investir tempo nesse fator é muito valioso. Além disso, refletir faz com que as ações sejam executadas com mais assertividade e de forma mais estratégica. 

Quem é a persona do seu conteúdo? Quanto tempo seu vídeo vai durar? Qual a mensagem principal dessa publicidade? Pensar nesses detalhes é muito importante!

Esboce suas ideias 

A execução é a parte mais aguardada e deve ser muito prezada mesmo! Por isso, coloque a mão na massa e ainda, use e abuse da criatividade. Além disso, lembre-se: quanto mais detalhado for o seu storyboard, melhor!

Avalie os resultados

Depois de pronto, é hora de avaliar quais são os pontos passíveis de melhoria e quais valeram a pena, para que os próximos possam ser ainda mais elaborados e os resultados sejam potencializados.

Logo, se você gostou desse conteúdo, não deixe de continuar nos acompanhando aqui no Blog Voitto, para sempre estar atualizado dos principais conhecimentos que vão te agregar!

Supere suas metas! 

Vivemos um momento de intensa digitalização das mais diversas atividades. No entanto, muitos negócios não compreendem o que isso afeta nos padrões de consumo de seus clientes e como lidar com isso. Pensando nisso, desenvolvemos nosso Programa de Formação em Marketing e Vendas.

Voltado a você, empreendedor que deseja escalar seu negócio, mas que tem encontrado muitos desafios, tanto no meio físico, quanto no meio digital, este programa trabalha com os principais fundamentos de Marketing, Vendas e Growth Hacking, conhecimentos aplicados com sucesso em empresas de alto nível.

Não perca essa oportunidade! Saiba mais clicando na imagem abaixo:

marketing e vendas

Bruna Pena

Bruna Pena

Graduanda em Medicina pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Ex- Graduanda em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Viçosa - UFV (2019-2021). Participou do Programa de Educação Tutorial da Engenharia de Produção da UFV, onde atuou na coordenadoria de Gestão de Pessoas (2019) e Comunicação (2020-2021) . Possui certificação em Copywriting, Produção de conteúdo para a Web e Marketing de conteúdo. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto. Tem como objetivo pessoal compartilhar o conhecimento , pois acredita que conhecimento bom é conhecimento compartilhado.

[KIT] Calendário + Planner 2023

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Kit] Calendário + Planner 2023

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.