Você já viu propagandas com linhas de produção mostrando a fabricação de automóveis? Elas são muito comuns e geram uma reflexão válida: como é calculado o tempo de produção para que ela não pare por falta de matéria prima ou não tenha capacidade ociosa? O tempo de ciclo responde essa questão!
Em uma montadora de veículos, como o exemplo, a produção deve ser cuidadosamente analisada e uma das formas de fazer isso é calcular justamente o tempo em que um carro demora para estar totalmente pronto para a venda.
O tempo de ciclo consiste justamente na metodologia utilizada no lean manufacturing para esse processo. Quer saber mais sobre esse conceito? Confira as repostas para as seguintes perguntas:
● O que é o templo de ciclo?
● Como calcular o tempo de ciclo?
● Por que é importante calcular o tempo de ciclo?
● Como o tempo de ciclo se relaciona ao prazo de entrega?
● Como o tempo de ciclo se relaciona à produtividade?
O cycle time ou, em português, tempo de ciclo é o tempo necessário para a execução de uma peça, ou seja, o período total que é gasto desde o início da sua fabricação até que o produto final esteja acabado, incluindo o tempo de espera por matéria prima e eventuais pausas na produção.
Esse conceito é muito utilizado em manufaturas, afinal o seu cálculo traz base para diversas áreas e tarefas.
Por exemplo, o tempo de duração do ciclo é importante para o planejamento de reposição de estoque, assim como a análise da capacidade produtiva e também dos canais de distribuição.
Além disso, alguns outros indicadores podem ser utilizados para complementar o tempo de ciclo. Entre eles estão o takt time e o lead time. Ambos consideram o cycle time como parte de seu cálculo.
O lead time é o tempo em que a empresa demora entre a demanda do cliente através do pedido e a finalização e entrega do produto. Em outras palavras, esse indicador é usado para entender qual prazo de entrega.
Já o takt time é o ritmo de produção. Ou seja, ele é calculado através do tempo total limite para atender a demanda do cliente sem atrasos.
Agora você deve estar se perguntando como calcular o tempo de ciclo na prática e usar esse indicador para melhorar os processos das empresas? É o que veremos agora mesmo!
Antes disso, está gostando do artigo até aqui?
Você sabe o que precisa ser feito para ter uma boa Gestão de Tempo? Não? Avalie agora a sua habilidade de gerenciar os horários da sua rotina com o nosso Teste Princípios da gestão do Tempo.
Nele, você encontrará perguntas referentes as suas atividades profissionais e pessoais. Contabilizando a sua pontuação e trazendo seu resultado com dicas de como melhorar a sua Gestão de Tempo. Para aproveitar esse teste, clique na imagem abaixo e tenha acesso gratuito!
Para calcular o tempo de ciclo, são necessárias duas informações. A primeira delas se refere ao número de unidades produzidas. Esse é o mais fácil de se pedir, afinal basta contar os produtos acabados.
A segunda variável é o tempo disponível de produção, ou seja, o número de horas de trabalho gastas pela equipe até a entrega do produto acabado.
Com esses dados em mãos, a fórmula para calcular o tempo de ciclo é simples:
Tempo de ciclo = Tempo de Produção / Nº de Unidades Produzidas
Imagine que uma equipe tenha 5 pessoas e que cada uma delas trabalhe 8 horas por dia na produção. Em um dia o tempo disponível é de 40 horas.
Com isso, no final desse período, um gerente verificou que foram produzidas 200 unidades de blusas.
Tempo de ciclo = 40 horas / 200 unidades = 0,2 horas/unidade
Em outras palavras, foram gastos 12 minutos para a produção de cada blusa, incluindo cada etapa do processo, desde o corte do tecido até ao acabamento com a entrega do produto com valor agregado.
Você já deve ter percebido que o tempo de ciclo é um dos indicadores mais utilizados nos setores que possuem interface com a produção.
A partir dele, é possível mapear com clareza o tempo necessário para que um produto esteja acabado e pronto para a distribuição.
Apesar deste ser um dos seus principais objetivos, outros pontos importantes podem ser vistos ao se calcular o tempo de ciclo. Entre eles estão:
Você já deve imaginar como o tempo de ciclo impacta no prazo de entrega. Mas, essa ligação pode ir muito além das conexões mais fáceis de entender.
Confira abaixo qual a importância de analisar bem o indicador para cumprir com as datas limites acordadas com os clientes.
Como você já sabe, o tempo de ciclo deve ser mapeado com cautela e o uso desse dado pode trazer mais eficiência para a empresa como um todo.
Por ter uma relação direta com o tempo de compras e reposição de estoque, o tempo de ciclo será a garantia de que as matérias primas cheguem ao ponto de início de produção, com capacidade de estoque e garantia de não ociosidade produtiva.
Além disso, é exatamente o tempo de ciclo que permitirá que os prazos de entrega (lead time) sejam cumpridos. Seguindo a linha de raciocínio, com a produção em dia, é mais fácil garantir que imprevistos não irão acontecer e manter um alto padrão na gestão da qualidade dos produtos.
Somado a isso, para o prazo de entrega deve-se somar o tempo de ciclo ao período gasto com frete ou distribuição. Sendo assim, as expectativas geradas nos clientes irão ser satisfeitas.
Já com a produtividade (takt time), o tempo de ciclo se relaciona de acordo com o cumprimento dos prazos pelo o ritmo de produção.
Para uma análise mais detalhada, tem-se:
Se você tem dificuldade em manter uma rotina e não consegue cumprir todas as atividades propostas, mas quer dar um up na sua maneira de organizar suas atividades do dia a dia, temos a solução para você!
Faça o download agora da nossa planilha de cronograma completamente gratuita e comece agora a organizar suas atividades de forma prática. Não perca tempo!
Clique no botão abaixo e faça o download!
Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!