O que é o templo de ciclo?
Como calcular o tempo de ciclo?
Por que é importante calcular o tempo de ciclo?
Como o tempo de ciclo se relaciona ao prazo de entrega?
Como o tempo de ciclo se relaciona à produtividade?
Dica de Ouro!

Como calcular o tempo de ciclo pode aumentar a produtividade da sua empresa?

Saiba agora mesmo como o tempo de ciclo pode ser um dos melhores indicadores para mapear e otimizar os processos da sua empresa e aprenda a calculá-lo.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Como calcular o tempo de ciclo pode aumentar a produtividade da sua empresa?

Você já viu propagandas com linhas de produção mostrando a fabricação de automóveis? Elas são muito comuns e geram uma reflexão válida: como é calculado o tempo de produção para que ela não pare por falta de matéria prima ou não tenha capacidade ociosa? O tempo de ciclo responde essa questão!

Em uma montadora de veículos, como o exemplo, a produção deve ser cuidadosamente analisada e uma das formas de fazer isso é calcular justamente o tempo em que um carro demora para estar totalmente pronto para a venda.

O tempo de ciclo consiste justamente na metodologia utilizada no lean manufacturing para esse processo. Quer saber mais sobre esse conceito? Confira as repostas para as seguintes perguntas:

●     O que é o templo de ciclo?

●     Como calcular o tempo de ciclo?

●     Por que é importante calcular o tempo de ciclo?

●     Como o tempo de ciclo se relaciona ao prazo de entrega?

●     Como o tempo de ciclo se relaciona à produtividade?

O que é o templo de ciclo?

O cycle time ou, em português, tempo de ciclo é o tempo necessário para a execução de uma peça, ou seja, o período total que é gasto desde o início da sua fabricação até que o produto final esteja acabado, incluindo o tempo de espera por matéria prima e eventuais pausas na produção.

Esse conceito é muito utilizado em manufaturas, afinal o seu cálculo traz base para diversas áreas e tarefas.

Por exemplo, o tempo de duração do ciclo é importante para o planejamento de reposição de estoque, assim como a análise da capacidade produtiva e também dos canais de distribuição.

Além disso, alguns outros indicadores podem ser utilizados para complementar o tempo de ciclo. Entre eles estão o takt time e o lead time. Ambos consideram o cycle time como parte de seu cálculo.

O lead time é o tempo em que a empresa demora entre a demanda do cliente através do pedido e a finalização e entrega do produto. Em outras palavras, esse indicador é usado para entender qual prazo de entrega.

Já o takt time é o ritmo de produção. Ou seja, ele é calculado através do tempo total limite para atender a demanda do cliente sem atrasos.

Agora você deve estar se perguntando como calcular o tempo de ciclo na prática e usar esse indicador para melhorar os processos das empresas? É o que veremos agora mesmo!


Antes disso, está gostando do artigo até aqui?

Você sabe o que precisa ser feito para ter uma boa Gestão de Tempo? Não? Avalie agora a sua habilidade de gerenciar os horários da sua rotina com o nosso Teste Princípios da gestão do Tempo.

Nele, você encontrará perguntas referentes as suas atividades profissionais e pessoais. Contabilizando a sua pontuação e trazendo seu resultado com dicas de como melhorar a sua Gestão de Tempo. Para aproveitar esse teste, clique na imagem abaixo e tenha acesso gratuito!

Baixe agora nosso teste gratuito Princípios da Gestão do Tempo

Como calcular o tempo de ciclo?

Para calcular o tempo de ciclo, são necessárias duas informações. A primeira delas se refere ao número de unidades produzidas. Esse é o mais fácil de se pedir, afinal basta contar os produtos acabados.

A segunda variável é o tempo disponível de produção, ou seja, o número de horas de trabalho gastas pela equipe até a entrega do produto acabado.

Com esses dados em mãos, a fórmula para calcular o tempo de ciclo é simples:


Tempo de ciclo = Tempo de Produção / Nº de Unidades Produzidas

Tempo de ciclo na prática

Imagine que uma equipe tenha 5 pessoas e que cada uma delas trabalhe 8 horas por dia na produção. Em um dia o tempo disponível é de 40 horas.

Com isso, no final desse período, um gerente verificou que foram produzidas 200 unidades de blusas.


Tempo de ciclo = 40 horas / 200 unidades = 0,2 horas/unidade


Em outras palavras, foram gastos 12 minutos para a produção de cada blusa, incluindo cada etapa do processo, desde o corte do tecido até ao acabamento com a entrega do produto com valor agregado.

Por que é importante calcular o tempo de ciclo?

Você já deve ter percebido que o tempo de ciclo é um dos indicadores mais utilizados nos setores que possuem interface com a produção.

A partir dele, é possível mapear com clareza o tempo necessário para que um produto esteja acabado e pronto para a distribuição.

Apesar deste ser um dos seus principais objetivos, outros pontos importantes podem ser vistos ao se calcular o tempo de ciclo. Entre eles estão:

  • Determinar os prazos do setor de compras;
  • Entender o fluxo e a necessidade de armazenamento de estoque;
  • Garantir a satisfação do cliente com entregas de qualidade e dentro do prazo;
  • Fornecer insumos para a redução de custo e capacidade ociosa;
  • Otimização dos processos e reduzir gargalos no tempo de produção.

Você já deve imaginar como o tempo de ciclo impacta no prazo de entrega. Mas, essa ligação pode ir muito além das conexões mais fáceis de entender.

Confira abaixo qual a importância de analisar bem o indicador para cumprir com as datas limites acordadas com os clientes.

Como o tempo de ciclo se relaciona ao prazo de entrega?

Como você já sabe, o tempo de ciclo deve ser mapeado com cautela e o uso desse dado pode trazer mais eficiência para a empresa como um todo.

Por ter uma relação direta com o tempo de compras e reposição de estoque, o tempo de ciclo será a garantia de que as matérias primas cheguem ao ponto de início de produção, com capacidade de estoque e garantia de não ociosidade produtiva.

Além disso, é exatamente o tempo de ciclo que permitirá que os prazos de entrega (lead time) sejam cumpridos. Seguindo a linha de raciocínio, com a produção em dia, é mais fácil garantir que imprevistos não irão acontecer e manter um alto padrão na gestão da qualidade dos produtos.

Somado a isso, para o prazo de entrega deve-se somar o tempo de ciclo ao período gasto com frete ou distribuição. Sendo assim, as expectativas geradas nos clientes irão ser satisfeitas.

Tempo de ciclo

Como o tempo de ciclo se relaciona à produtividade?

Já com a produtividade (takt time), o tempo de ciclo se relaciona de acordo com o cumprimento dos prazos pelo o ritmo de produção.

Para uma análise mais detalhada, tem-se:

  • Tempo de ciclo maior que produtividade: cumprimento dos prazos e até adiantamento das entregas;
  • Tempo de ciclo igual a produtividade: cumprimento dos prazos de entregas;
  • Tempo de ciclo menor que produtividade: não cumprimento dos prazos e atraso das entregas.

Dica de Ouro!

Se você tem dificuldade em manter uma rotina e não consegue cumprir todas as atividades propostas, mas quer dar um up na sua maneira de organizar suas atividades do dia a dia, temos a solução para você!
Faça o download agora da nossa planilha de cronograma completamente gratuita e comece agora a organizar suas atividades de forma prática. Não perca tempo!

Clique no botão abaixo e faça o download!

Cronograma

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Clique aqui e saiba mais!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso Gratuito] Treinamento De White Belt Em Lean Seis Sigma

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.