CURSO GRATUITO

INSCRIÇÕES ATÉ

21/06

Inscreva-se agora

O que é um Trader?
Quais são os dois perfis de Trader?
Como ser um Trader de sucesso?
Como realizar operações financeiras com segurança?
Aprenda a investir!

Descubra o que é um Trader, quais são os seus perfis e como alcançar sucesso!

Saiba mais sobre o profissional de Trader, quais são as principais dicas para o sucesso nas transações e como realizá-las com segurança!

Alícia Soares
Por: Alícia Soares
Descubra o que é um Trader, quais são os seus perfis e como alcançar sucesso!

O Trader é um profissional que é apto a operar na Bolsa de Valores em transações de compra e venda a curto prazo de instrumentos financeiros.

Ao contrário do investidor convencional, que se preocupa com os investimentos a longo prazo, o Trader busca resultados instantâneos com as suas transações, pois o seu principal objetivo é o lucro em cima do preço dos ativos.

Continue neste artigo e confira o que faz um Trader e como conseguir sucesso em seus investimentos a partir dos seguintes tópicos:

  • O que é um Trader?
  • Quais são os dois perfis de Trader?
  • Como ser um Trader de sucesso?
  • Como realizar operações financeiras com segurança?
  • Aprenda a investir! 

Vamos lá!

O que é um Trader?

O Trader é um profissional do mercado financeiro responsável por realizar operações de curto prazo na Bolsa de Valores - como compra e venda de ações, títulos, commodities, derivativos e contratos futuros.

A essência dessa profissão é a compra dos instrumentos financeiros a preço abaixo para a venda a preço superior do mercado, ou vice-versa.

A profissão também exige muita análise por parte do trader, podendo analisar tanto o status da empresa (análise fundamentalista), assim como os movimentos do mercado e o preço ativo (análise técnica).

Construa um plano de controle! 

O mercado de Trade e investimentos hoje está em constante ascensão. Com tantos tipos de ação, rotatividade e investimentos, é extremamente necessário o acompanhamento e organização neste ramo.

Foi pensando nisso que fizemos a nossa Planilha de Controle de Ações!Que conta com uma estrutura prática para registrar as ações de giro diário e operação comum. Além de um gráfico automático por mês, para você poder comparar os resultados obtidos de forma visual.

Muito interessante, não é mesmo?

Para aproveitar essa planilha, basta clicar no botão abaixo e fazer o Download da Planilha de Controle de Ações!

Planilha Controle de Ações

Quais são os dois perfis de Trader?

Os profissionais de Trader podem ser tanto autônomos (pessoa física) como corporativos (pessoa jurídica). Confira a seguir quais são as características dos tipos de trader e descubra qual mais combina com você:

1. Autônomos

Os principais perfis de autônomos são classificados em:

  • Scalper: realizam operações de curtíssimo prazo, como segundos;
  • Day Trader: realizam transações dentro de uma janela diária;
  • Swing Trader: realizam operações que duram, em média, uma semana;
  • Position Trader: realizam transações que duram pelo menos um mês;
  • Buy and Holder: realizam compras sem planejamento de venda, para montar um portfólio. 

Vale lembrar que, quanto mais rápida é uma transação, menos tempo o investidor tem para a tomada de decisão.

2. Corporativos

Já os principais perfis corporativos são caracterizados por:

  • Trader institucional: está relacionado a empresas do ramo financeiro;
  • Broker: executa ordens de negociações dos seus Traders superiores;
  • Sales Trader: media negociações e executa ordens dos seus clientes. 

Nesse caso, muitas das vezes os Traders corporativos são contratados, tomam decisões em conjunto ou seguem as ordens de seus superiores.

Agora que você já aprendeu quais são as características de cada tipo de trader, é hora de descobrir como se tornar um trader de sucesso!

Como ser um Trader de sucesso?

Para se tornar um trader de sucesso, é fundamental ter conhecimento sobre os tipos de investimentoe qual deles é o mais adequado à sua filosofia investidora, à sua estratégia e ao seu orçamento financeiro.

Segundo uma pesquisa da FGV,apenas 0,1% dos que tentam viver como traders conseguem lucro, pois é uma atividade que demanda paciência. Apesar de serem operações instantâneas, o seu lucro só acontecerá de fato a longo prazo.

Além disso, o Trade é uma atividade que requer conhecimento sobre conceitos de economia, aplicações financeiras, influências do mercado, análises de gráficos e até mesmo inteligência emocional. É necessário estar sempre atento às atualizações políticas e econômicas.

Por isso, conhecer alguns termos específicos da área como padrões de candlestick e Teoria de Dow é importante para aumentar a performance dos seus investimentos. Isso pode ser realizado por meio de artigos na Internet e por livros sobre o assunto.

Em relação à inteligência emocional, é importante saber gerenciar os riscos de realizar investimentos, tomando as decisões mais assertivas para a sua saúde financeira. Saber se adaptar às mudanças do mercado também é imprescindível.

Por fim, a Voitto tem um artigo com três dicas para começar a investir, vale a pena dar uma olhada!

Alta Liquidez e Alta Volatilidade

Uma das dicas para um Trader conseguir sucesso é buscar ativos que possuam alta liquidez e alta volatilidade.

A alta liquidez é responsável pela oferta e demanda do ativo, ou seja, significa que muitas pessoas têm interesse e estão negociando o ativo. Isso diminui o risco de uma transação acarretar prejuízos para o Trader.

Já a alta volatilidade está relacionada à distorção dos preços dos ativos. Isso proporciona ao investidor a realização de operações rápidas com grandes chances de lucro.

A liquidez e a volatilidade contribuem para os lucros do investidor ou da empresa, mas também requerem cuidado para não haver prejuízo. Confira no próximo tópico como realizar operações financeiras com segurança!

Como realizar operações financeiras com segurança?

Independente de ser um trader autônomo ou corporativo, preocupar-se com a segurança resulta no alcance do sucesso de suas operações. Vários ciberataques têm acontecido e vários Traders estão perdendo as suas carteiras.

Dessa forma, é essencial também investir em uma plataforma de segurança e seguir algumas dicas para a cibersegurança, como:

  • Utilize softwares originais atualizados;
  • Instale firewalls, AntiSpam e antivírus;
  • Evite conectar em redes WI-FI públicas e sem senha;
  • Criptografe seus dados;
  • Realize backups;
  • Tenha senhas seguras e diferentes para cada login;
  • Utilize o login em duas etapas sempre que possível.

Depois de conferir a segurança dos seus dispositivos, é hora de se proteger de prejuízos em suas operações financeiras. Confira a seguir algumas maneiras:

  • Stop Loss / Stop Gain: protege a sua saída no lucro e minimiza o prejuízo de operações automaticamente;
  • Trailing Stop: programa o ajuste de venda conforme um valor determinado, subindo o stop automaticamente de acordo com esse preço;
  • Breakeven: move o stop loss para o ponto de entrada sempre que a operação está desfavorável, atingindo um ponto pré-estabelecido.
  • Ordem OCO: combina duas ordens de entrada e quando uma delas é atingida, a outra é cancelada, executando apenas uma delas. 
  • Plataformas de Negociação:  apresentam funcionalidades importantes para o Trader, como indicadores, gerenciadores de risco e stops. 
  • Plataformas Mobile: permitem a análise do mercado financeiro com mobilidade e segurança, também apresentando as funcionalidades das plataformas tradicionais desktop. 

Além disso, vale ressaltar que a produção de um planejamento é fundamental para registrar como serão feitas as suas ações na bolsa e o que será realizado antes e depois delas.

Esse planejamento também deve conter a gestão de riscos para os investimentos e a relação de valores que estejam de acordo com a sua realidade financeira.

Aprenda a investir! 

Se esse artigo foi útil para você, não deixe de se inscrever em nossa newsletter para ficar por dentro de todas as novidades sobre investimento do Blog Voitto!

Você já teve dúvidas na hora de escolher o melhor investimento para o seu dinheiro? Qual a melhor maneira de analisar qual investimento traz a melhor relação de risco e retorno? E como seria se você soubesse analisar essas variáveis na hora de escolher um investimento?

Com o curso de Gestão Financeira e Análise de investimentos você irá aprender conceitos importantes e acabar de uma vez com essas dúvidas!

Você irá aprender sobre como entender uma DRE, analisar um Balanço Patrimonial, Fluxo de Caixa e Gestão do Capital de Giro.

Também será capaz de compreender indicadores financeiros como ROA, ROI, entre outros, além de aprender um método passo a passo para analisar seus investimentos.

Cliquena imagem abaixo e se inscreva no curso de Gestão Financeira e Análise de Investimentos!

Gestão Financeira e Análise de Investimentos

Alícia Soares

Alícia Soares

Grad. em Jornalismo na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Redatora de conteúdo em portais esportivos como VAVEL e Planeta Futebol Feminino. Experiência em Comunicação Institucional nas Diretorias de Imagem e de Relações internacionais da UFJF. Atuou como Assessora de Gestão e Estratégia e Consultora de Planejamento e Mídias na Acesso Comunicação Junior. Tem como objetivo pessoal compartilhar conhecimento sobre Organização Criativa e Metodologia Ágil para que as pessoas alcancem maiores resultados e produtividade no estudo e no trabalho.

Clique aqui e inscreva-se!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Gestao Financeira Analise De Investimentos

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.