Open Banking: o que é e como funciona
Open Banking e a relação com os clientes
Impactos para as instituições financeiras
Dica do Blog Voitto!

Entenda as mudanças na vida financeira advindas do Open Banking

Saiba o que é o Open Banking, como funciona e como é a sua relação com os clientes. Ainda, veja os seus principais impactos!

Foregon
Por: Foregon
Entenda as mudanças na vida financeira advindas do Open Banking

Em fevereiro de 2021, o sistema bancário do país iniciou a primeira fase da implementação do Open Banking, uma série de medidas que vão permitir o compartilhamento de dados, produtos e serviços financeiros dos consumidores.

Implementado em diversos países, o projeto tem como objetivo tornar públicas as informações financeiras dos clientes que consentirem o compartilhamento dos dados. Mas, afinal, o que isso significa e quais mudanças o novo sistema trará para a sua vida?

Portanto, prossiga na leitura desse artigo para entender mais a respeito nos seguintes tópicos:

  • Open Banking: o que é e como funciona
  • Open Banking e a relação com os clientes
  • Impactos para as instituições financeiras

Vamos lá?

Open Banking: o que é e como funciona

O Open Banking utiliza a tecnologia para unificar, em uma única plataforma, os dados bancários dos consumidores das instituições financeiras. Com essas informações registradas na central de dados, as instituições, bancos e fintechs poderão criar produtos e serviços personalizados para cada cliente, de acordo com o perfil de cada pessoa.

Resumidamente, podemos dizer que os dados do cliente não serão administrados por uma só instituição. Com outros bancos tendo acesso a essas informações, eles podem oferecer condições mais atrativas, que beneficiam o cliente.

É importante frisar que, apesar da tradução do Open Banking ser "banco aberto", não significa que os dados dos consumidores serão públicos, mas sim que os bancos e instituições terão maior controle para levá-los para onde desejarem.


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Objetivos do open banking

  • Melhorar a entrega de produtos e serviços financeiros;
  • Aumentar a eficiência; 
  • Aumentar a competição;
  • Incentivar a inovação.

Open Banking e a relação com os clientes

Os dados compartilhados através do Open Banking facilitam a relação dos bancos com cada consumidor, individualmente. Por exemplo: um cliente que a cada semestre recebe um bônus de sua empresa, pode ter as parcelas ajustadas de acordo com essa realidade.

O novo sistema bancário permite que um cliente compartilhe seus dados com instituições financeiras distintas da que possui conta. Essa flexibilidade permite à nova instituição fazer ofertas tão competitivas quanto as do seu banco, que te conhece há anos, por exemplo.

Liberdade de escolha é outro benefício proporcionado pelo Open Banking. O cliente não está limitado somente aos serviços oferecidos pelo seu banco, podendo comparar os oferecidos por diferentes instituições.


Para você entender melhor como o Open Banking atua, confira o exemplo a seguir:

Nesse cenário, um cliente do Banco do Brasil poderia cotar as taxas que seriam cobradas se ele solicitasse um empréstimo pessoal no Itaú. O cliente faria a requisição da cotação, por meio do App ou Internet Banking do Itaú, sem precisar ter uma conta no banco.

Em seguida, o Itaú acionaria o BB, que, por sua vez, mandaria uma mensagem dentro do seu App para o cliente confirmar que solicitou os dados. Feito isso, o Banco do Brasil envia a informação ao Itaú, que com seus dados no sistema, pode abrir uma conta ou avaliar a concessão de crédito mais rapidamente a partir do seu histórico financeiro.

Outra novidade que chega com o Open Banking é a iniciação de pagamentos, que nada mais é do que um pagamento realizado através de transferência bancária que é iniciado por meio do App ou site de um terceiro. A movimentação permite realizar pagamentos em um e-commerce, por exemplo, debitando diretamente da conta do consumidor.

O novo serviço traz a inclusão financeira para a vida de muitos consumidores, pois permite o pagamento instantâneo em compras online e também torna possível o surgimento de serviços multibanco, no qual o cliente escolhe o App de um banco e utiliza os serviços de outras instituições.

É importante ressaltar que o compartilhamento de dados pessoais só pode ser feito após a autorização prévia do cliente. Ou seja, os dados e informações de cada indivíduo só poderão ser compartilhados caso ele autorize a movimentação.

Impactos para as instituições financeiras

Assim como as mudanças afetaram, de forma positiva, a vida dos consumidores, as instituições financeiras, bancos e fintechs também tiveram que se adaptar a esse novo cenário,  experimentando diferentes formas de utilizar os dados do Open Banking em novas experiências e serviços.

Afinal, com esse novo cenário, quem não se adaptar, corre o risco de perder clientes para outras instituições, principalmente para aquelas que investirem em inovação.

Como citado anteriormente, não são apenas os consumidores que tiveram que se adaptar e não são apenas eles que saíram ganhando com a implementação do Open Banking. O novo sistema também proporciona maior engajamento de usuários, possibilidade de aumentar a venda de produtos e serviços, além de garantir um posicionamento de destaque no mercado.

Esperamos que esse conteúdo te ajude a entender melhor o que é o Open Banking e como o novo sistema financeiro afetará a sua vida.

Até mais!

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