O que é o Master Black Belt?
As funções do Master Black Belt
A importância do Master Black Belt
Os desafios do Master Black Belt em Lean Seis Sigma
Quanto ganha um Master Black Belt?
Dica!

Conheça o Master Black Belt e aprenda como atingir o topo da carreira!

Já se perguntou qual a funcionalidade de um Master Black Belt? Então descubra agora suas funções e sua importância para se tornar um líder de sucesso!

Leonardo Rodrigues
Por: Leonardo Rodrigues
Conheça o Master Black Belt e aprenda como atingir o topo da carreira!

As diferenças entre as certificaçõesWhite Belt, Yellow Belt, Green Belt, Black Belt e Master Black Belt são notórias dentro da hierarquia funcional do Seis Sigma.

OBlack Belt é o profissional técnico que tem o domínio das ferramentas estatísticas para gerar os resultados, enquanto que o Master Black Belt é o profissional que tem uma formação gerencial, pronto para coordenar os demais Belts.

Neste artigo vamos explicar quais são os desafios do Master Black Belt, e para que isso fique realmente bem explícito, primeiro vamos contextualizar para você as funções desse profissional, e o que o mercado espera dele. Vamos lá?

Sendo assim, abordaremos:

  • O que é o Master Black Belt?
  • As funções do Master Black Belt
  • A importância do Master Black Belt
  • Os desafios do Master Black Belt em Lean Seis Sigma
  • Quanto ganha um Master Black Belt?

Vamos lá?

O que é o Master Black Belt?

O Master Black Belt é o profissional que tem uma formação gerencial e técnica, ocupando o topo da metodologia Lean Seis Sigma. Sua função é liderar projetos e programas de melhoria dentro das organizações.

Seu sistema de gestão tem foco na excelência operacional e na melhoria de processos. Sempre priorizando todas as áreas de melhoria das empresas. Abaixo vamos falar um pouco mais sobre suas responsabilidades.

As funções do Master Black Belt

O Master Black Belt é um especialista dentro da metodologia Lean Six Sigma, é o grande mentor dentro da metodologia. Sua principal função é fazer o link entre a diretoria e a operação da empresa.

Esses profissionais possuem cargo efetivo na hierarquia da empresa, respondendo diretamente à alta administração. Direta ou indiretamente, estão sempre ligados à área de gestão da organização.

Disponibilizam, preferencialmente, 100% de seu tempo ao programa Seis Sigma, com objetivo principal na mentoria de projetos, e em algumas empresas, exercem também funções executivas nas áreas de gestão ou qualidade.

O Master Black Belt em Lean Seis Sigma pode estar incluso na hierarquia da empresa, sendo um gerente, por exemplo, e assim conseguir mentorar de perto os projetos dos Black Belts. Com isso, se tem acesso às diretrizes do programa, mas nem sempre se tem acesso às diretrizes da organização como um todo e aos acionistas.

Além disso, também pode estar fora da hierarquia da empresa, fazendo um link entre a alta administração e a parte operacional. Nesse cenário, se permite ao Master participar das decisões estratégicas da empresa. Em contrapartida, não se consegue fazer a mentoria tão intensamente.

Ou seja, os Master Black Belts possuem alto envolvimento em todas as áreas da administração e são fortemente ligados aos resultados da empresa. Também desenvolvem os futuros líderesda organização com alinhamento na implementação de novas tecnologias.

A importância do Master Black Belt

Afinal de contas, por que essa figura é tão importante em um projeto de Lean Seis Sigma?

  1. O Master Black Belt é o cérebro da metodologia Seis Sigma, pois fornece as diretrizes para todas as mudanças que devem ser implementadas e coordena todos os demais Belts.
  2. Através de todo o conhecimento e experiência que possui, apresenta uma capacidade melhor de identificar pontos de melhoria pouco visíveis a outras pessoas e alcançar grandes resultados.
  3. É fundamental para a comunicação do projeto, visto que deve fazer a ponte entre a alta direção da empresa e a instância operacional.

Os desafios do Master Black Belt em Lean Seis Sigma

O Master Black Belt deve entender o fluxo do processo de gerenciamento da melhoria, entender em que consiste o seu papel no processo, e as responsabilidades de cada indivíduo em cada etapa do processo, além de viabilizar os recursos para cada fase do projeto.

Faz parte de suas competências o entendimento das métricas estratégicas que resultarão nas métricas financeiras junto aos acionistas. Outro desafio da carreira de um Master Black Belt é liderar a equipe de melhoria para aplicação de projetos dentro da Metodologia Seis Sigma.

Esse profissional deve saber como se relacionar tanto com analistas e engenheiros, quanto com gerentes e diretores.

No primeiro caso, para orientar e desenvolver projetos de melhoria contínua, no segundo caso, para discutir metas estratégicas e apresentar os resultados do programa. Saber como lidar com cada público é uma competência adquirida e também muito enfatizada nos treinamentos.

Técnicas de relacionamento interpessoal, de comunicação e de liderança são algumas das chaves cruciais para ir bem nesta função, já que este profissional se relaciona com colaboradores dos mais diversos setores da companhia.

Treinar Belts para melhorar a eficiência da aplicação desses projetos, transcrever o que a alta administração necessita para crescer a empresa, mentorar e gerenciar múltiplos projetos Lean Seis Sigma são outros desafios do Master Black Belt.

Projetos multifuncionais requerem um entendimento variado. Hoje, um Master Black Belt pode ter um projeto de melhoria atrelado ao aumento de desempenho de uma operação industrial crítica da empresa.

Meses depois, o projeto pode ser referente à redução de custos e desperdícios em determinado setor administrativo. Ser capaz de exercer um bom gerenciamento de projetosé uma das habilidades de um Master Black Belt.

Ser curioso, buscando entender de tudo um pouco, é uma prática muito bem aproveitada nesta função. O aprimoramento de habilidades de análise e interpretação de dados e informações é um fator fundamental para tornar possível esta ampla compreensão de várias áreas da empresa.


Mas espera, ainda não acabou! Não deixe de assistir o Workshop da Voitto sobre Black Belt na prática. Com ele você entenderá melhor como se tornar um Black Belt de sucesso!

Quanto ganha um Master Black Belt?

No Brasil, a faixa salarial média dos profissionais certificados em Master Black Belt varia entre R$7.500,00 e R$15.000,00. Porém, nos casos de menor valor, deve-se levar em consideração o nível da empresa e seus investimentos que variam de acordo com o mercado.

Em alguns momentos, o profissional deve definir quais são suas metas de ganho e de carreira para assim, avaliar um caminho estratégico de desenvolvimento profissional ou até mesmo passar a trabalhar em outra organização.

Dica!

Já pensou em ter acesso a um Kit Completo sobre Lean Seis Sigma, a metodologia que revolucionou a indústria mundial?

Então adquira os conhecimentos necessários sobre a qualidade, as ferramentas Lean e a redução de desperdícios com 4 E-books totalmente gratuitos!

Incrível, né? Além disso, o kit também conta com 2 Webséries e 1 Workshop com 3 aulas sobre o método passo a passo!

Está esperando o que para começar a sua jornada de conquista dos melhores cargos no mercado de trabalho?

Clique na imagem e aproveite já!

Kit completo do Lean Seis Sigma

Leonardo Rodrigues

Leonardo Rodrigues

Possui curso Técnico em Agroindústria pelo IFF (Instituto Federal Fluminense), onde foi o monitor principal da disciplina de matemática. Acumulou por 3 anos, menções honrosas por bom desempenho na OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas). É graduado em Engenharia Mecânica pela UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora), onde além de continuar lecionando através de monitoria das disciplinas de cálculo 3, resistência dos materiais (I e II), e fundamentos de combustão, participou do movimento empresa júnior. Também foi presidente da equipe universitária de eficiência energética da faculdade, nessa área teve um artigo acadêmico aceito e o apresentou no EMMEC (Encontro Mineiro de Engenharia Mecânica). Leonardo foi estagiário na empresa MRS Logística S.A. onde trabalhou com planilhas gerenciais e liderança de equipes de trabalho a partir da definição de metas. Tem formação complementar Master em MS Excel, Black Belt em Lean Seis Sigma, Análises Estatísticas, Marketing de Conteúdo e Produção de Conteúdo Web. Atualmente ê Mestrando do programa de pós-graduação em Modelagem Computacional da UFJF e colaborador do Grupo Voitto na área de Pesquisa e Desenvolvimento.

Programa de Aceleração de Carreiras- Voitto Pro

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Formação] Programa De Aceleração De Carreiras Voitto Pro

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.