Qual a diferença entre PDCA e SDCA?
Antes de prosseguirmos com a leitura do texto, eu tenho algo para te contar...
Como funciona o Ciclo SDCA?
Por que no ambiente industrial é tão raro ouvir falar sobre o ciclo SDCA?
Qual importância do uso do Ciclo PDCA em conjunto com do Ciclo SDCA?
DICA DE OURO!

Aprenda como os ciclos PDCA e SDCA se complementam de forma a promover a melhoria contínua

Entenda os diferenciais do PDCA e do SDCA e como eles se complementam.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Aprenda como os ciclos PDCA e SDCA se complementam de forma a promover a melhoria contínua

Tenho certeza que você já ouviu falar sobre ciclo PDCA, certo? E do Ciclo SDCA, você também já escutou ou leu algo sobre? Pode ser que este termo ainda seja desconhecido para você.

Mas, neste artigo, você conhecerá as diferenças entre o PDCA e o SDCA e qual a necessidade atual de usá-los em paralelo, já que, por vezes, esta notável recomendação acaba sendo esquecida no ambiente empresarial.

Mas antes, vamos começar com o básico: qual a diferença entre essas duas metodologias?

Qual a diferença entre PDCA e SDCA?

A diferença é que enquanto o Ciclo PDCA busca resolver da maneira mais eficiente possível problema, o Ciclo SDCA busca manter oprocesso funcionando com a garantia de que este problema não retorne mais.

Entretanto, ambas são metodologias de pensamento estruturado que possuem um mesmo enfoque comum: atuar sobre um problema ou uma oportunidade.

Como exemplo, pense em quando você sobe uma escada: para ir para o próximo degrau, é preciso apoiar seus pés na superfície estável do degrau anterior, correto?

A relação entre estas duas metodologias é a mesma! Para alcançar maior desempenho e vantagem competitiva com o uso do Ciclo PDCA, uma empresa precisa antes apoiar suas novas metas e objetivos com base em sua situação atual e, para isto, o Ciclo SDCA é usado.

Antes de prosseguirmos com a leitura do texto, eu tenho algo para te contar...

E se você pudesse iniciar sua capacitação na metodologia tendência do mercado durante seu intervalo entre aulas ou expediente?

A White Belt em Lean Seis Sigma da Voitto, com 4 horas de duração, tem acreditação internacional e te ajudará a conhecer os princípios mais básicos da melhoria de processos.

Você irá aprender o método DMAIC - Definir, Medir, Analisar, Melhorar (Improve) e Controlar - por meio de teoria e cases e, assim, poderá trazer melhorias à sua área de trabalho. Aprenda a reduzir custos, otimizar processos e esteja apto a participar do nível operacional da aplicação prática dos projetos de melhoria contínua!

E então, quer impulsionar sua carreira e ainda conhecer a plataforma da Voitto? Insira o cupom BLOG100 e se capacite gratuitamente!

Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no banner abaixo para saber mais a respeito!

Clique e saiba mais!

Como funciona o Ciclo SDCA?

A etapa ‘S’ do Ciclo SDCA significa Standardize, que traduzindo ao português, significa "padronizar". Portanto, o Ciclo SDCA conta com as seguintes etapas: Padronizar (Standardize), Desenvolver (Do), Controlar (Check) e Agir (Act).

Depois que melhores desempenhos foram obtidos por meio do Ciclo PDCA, o processo ou produto que passou pela transformação precisa ser padronizado, correto?

Sistemas e dispositivos que previnem o retorno destes problemas devem, então, ser desenvolvidos e colocados em prática, para que, de fato, seja possível controlar e assegurar a permanência e estabilidade de todas as mudanças. Caso, mesmo assim, qualquer problema antes resolvido retornar, agir de modo corretivo perante ele é a última opção.

Ferramentas como 5S, Procedimentos Operacionais Padrão (POP), Cartas de Controle e Controle Estatístico de Processos (CEP), Manutenção Produtiva Total (TPM) e Dispositivos Poka-Yoke, por exemplo, podem ajudar nesta missão.

Por que no ambiente industrial é tão raro ouvir falar sobre o ciclo SDCA?

Porque a aplicação do Ciclo SDCA foi, de certa forma, introduzida à fase Agir do próprio Ciclo PDCA, sendo este o principal motivo por trás de ouvirmos falar tão pouco dele, no cotidiano industrial e administrativo.

Enquanto o Ciclo PDCA estimula o desenvolvimento de projetos de prevenção e de melhoria, o Ciclo SDCA apenas o alerta quando novos problemas surgem ou antigos regressam, já que seu objetivo é manter o processo operando de maneira estável e previsível, sem enfoque preventivo.

O uso de um método auxiliar é uma condição que a metodologia DMAIC, por exemplo, não possui, já que sua própria e última fase Controlar (Control) já conta de antemão com estas advertências e recomendações, assegurando, assim, o mesmo pensamento estruturado de atuação sobre um problema e também sobre o processo no qual ele está inserido.

Qual importância do uso do Ciclo PDCA em conjunto com do Ciclo SDCA?

Independente se uma companhia os separa por nome ou não, a compreensão da importância do uso em paralelo destes métodos é fundamental, já que não basta somente conquistar melhores resultados, é preciso também mantê-los depois! É apenas deste modo que as ações de correção, prevenção e de melhoria de fato se perpetuem.

DICA DE OURO!

Quer aprender a usar ferramentas que irão te ajudar a definir, mensurar, analisar e propor soluções aos problemas que interferem no desempenho dos processos organizacionais de sua empresa?

Então acesse o nosso eBook "As principais ferramentas do Lean Seis Sigma"!Com ele você entenderá o conceito de Seis Sigma, bem como um compilado com as principais ferramentas utilizadas por Belts na aplicação de cada etapa do método DMAIC.

Além de se obter a definição de cada uma dessas ferramentas, para que elas servem, e como utilizar, nesse Ebook você encontra, também, dicas de aplicação utilizando o software Minitab.

Então não perca tempo e baixe agora!

Ebook As principais ferramentas do Lean Seis Sigma! Baixe agora!

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Clique aqui e saiba mais!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso Gratuito] Treinamento De White Belt Em Lean Seis Sigma

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.