O que é a Pirâmide de Maslow?
Necessidades da Pirâmide de Maslow
Como entender seus consumidores através da Pirâmide de Maslow?
A Pirâmide de Maslow aplicada ao ambiente de trabalho
Críticas feitas à Pirâmide de Maslow
Comece a aplicar a Pirâmide de Maslow na sua empresa!

Compreenda as necessidades humanas fundamentais com a Pirâmide de Maslow!

Descubra como aplicar a teoria de Abraham Maslow em sua vida pessoal e profissional, garantindo o entendimento do que te motiva e das necessidades dos clientes.

Matheus Ferreira
Por: Matheus Ferreira
Compreenda as necessidades humanas fundamentais com a Pirâmide de Maslow!

A Pirâmide de Maslow é uma teoria proposta pelo psicólogo Abraham Maslow em 1943. Essa teoria busca descrever e compreender as diferentes necessidades humanas e sua hierarquia de importância.

Você já teve dificuldades de entender o que seus clientes pensam? Muitas empresas falham na obtenção de dados sobre satisfação e tendências de consumo dos clientes.

Saber exatamente quais são as necessidades do consumidor é muito importante para qualquer empresa. E mesmo assim, descobri-las ainda é um grande desafio para a maioria das instituições.

Para o auxílio dessa tarefa existem algumas ferramentas de gestão disponíveis, e entre elas encontra-se a Pirâmide de Maslow, que pode ser considerada a principal técnica para a análise das reais necessidades dos consumidores.

Neste artigo iremos te ensinar tudo o que você precisa saber sobre a Pirâmide de Maslow. Ensinaremos como funciona essa técnica e como você pode aplicá-la à sua empresa e até mesmo à sua vida pessoal.

Nossos tópicos serão:

  • O que é a Pirâmide de Maslow?
  • Necessidades da Pirâmide de Maslow;
  • Como entender seus consumidores através da Pirâmide de Maslow?
  • A Pirâmide de Maslow aplicada ao ambiente de trabalho;
  • Críticas feitas à Pirâmide de Maslow.

Vamos começar?

O que é a Pirâmide de Maslow?

Esse conceito muito interessante foi criado nos anos 50 pelo psicólogo norte-americano Abraham Maslow. Tem o objetivo de explicar e categorizar todas as necessidades humanas.

A Pirâmide de Maslow organiza de forma hierárquica as necessidades humanas. Passando das necessidades fisiológicas até as necessidades das realizações pessoais.

Confira abaixo o esquemático da pirâmide:

Pirâmide de Maslow


Observe que na base da pirâmide encontram-se as necessidades fisiológicas, ou seja, as necessidades primordiais para a nossa sobrevivência. A medida que ocorre o estreitamento da pirâmide, as necessidades tornam-se cada vez mais complexas.

Segundo a teoria de Maslow, o desejo de obter todas as suas realizações é o que gera a força motivadora de todo indivíduo.

Maslow também afirma que as pessoas só irão prosseguir para o topo da pirâmide assim que o estágio atual for completamente ou quase completamente atendido. Ou seja, existe uma hierarquia das necessidades de Maslow.

A seguir, explicarei todas as 5 necessidades da Pirâmide de Maslow: fisiológicas segurança amor e relacionamentos estima e realização pessoal.

Necessidades da Pirâmide de Maslow

De acordo com a teoria da Pirâmide de Maslow, as necessidades são organizadas em uma hierarquia, onde as necessidades mais básicas devem ser satisfeitas antes que as necessidades mais elevadas possam surgir.

As necessidades da Pirâmide de Maslow são:

1. Necessidades Fisiológicas

São as necessidades mais básicas das pessoas. Através da satisfação delas o ser humano é capaz de ter energia e saúde para desempenhar todas as suas atividades na sociedade.

Exemplos dessas necessidades são:

  • Uma alimentação saudável;
  • Descanso;
  • Excreção;
  • Abrigo contra intempéries da natureza.

2. Necessidades de Segurança

Este estágio da pirâmide é responsável pelas necessidades de segurança. Não somente em relação a ter um abrigo, como muitas pessoas pensam, mas também em outros diversos aspectos.

Confira alguns exemplos:

  • Proteção contra qualquer tipo de violência, seja física ou emocional;
  • Estabilidade financeira, através de uma fonte de lucrosconfiável;
  • Segurança da família e entes queridos, através de um plano de saúde por exemplo;
  • Proteção contra o roubo de seus bens.

3. Necessidades de Amor e Relacionamentos

Neste estágio da pirâmide iniciam-se as necessidades sociais. Aqui, os aspectos levados em consideração são as necessidades afetivas de cada pessoa.

Nesse patamar, aprendemos a construir relacionamentos saudáveis e duradouros, sejam eles no aspecto pessoal ou profissional.

Podemos citar como exemplos de necessidades de amor e relacionamentos:

  • Amizades sinceras;
  • Sentir-se pertencente a um grupo (trabalho, igreja, escola, grupo de estudos, etc.);
  • Uma boa convivência com os familiares;
  • Relacionamentos amorosos saudáveis.

4. Necessidades de Estima

Nas necessidades de estima encontram-se os desejos do ser humano de sentir-se reconhecido pelos seus atos. Chegando neste ponto, o indivíduo deve ser capaz de saber enxergar suas qualidades, assim como suas façanhas, pessoais e profissionais.

Veja alguns exemplos:

  • Autoconfiança elevada;
  • Reconhecimento dos seus feitos pelas pessoas que o rodeiam;
  • Ter alcançado conquistas importantes;
  • Possuir respeito dos outros;
  • Ter respeito pelos outros.

5. Necessidades de Autorrealização

Nas necessidades de autorrealização estão presentes os mais complexos desejos do ser humano. Chegar a esse nível da pirâmide é essencial para que seja atingida uma vida repleta de realizações pessoais e profissionais.

Confira alguns exemplos:

  • Moralidade: adotar e seguir sua própria moral;
  • Criatividade: ser capaz de exercer toda sua criatividade na sua rotina;
  • Prestígio: ser prestigiado pelos outros, como forma de respeito por suas contribuições para a sociedade;
  • Autodesenvolvimento: adotar uma postura de desenvolvimento contínuo de seus hábitos;
  • Espontaneidade: agir de maneira autêntica, sempre condizente com sua moral.

Embora a Pirâmide de Maslow originalmente apresente cinco categorias de necessidades, é importante destacar que a teoria de Maslow foi desenvolvida na década de 1940 e pode não abranger todas as complexidades das necessidades humanas contemporâneas.

No entanto, considerando o contexto atual, algumas novas necessidades podem ser adicionadas à Pirâmide de Maslow, como: transcedência, autenticidade e autodescoberta e pertencimento digital.

Como entender seus consumidores através da Pirâmide de Maslow?

Através da Pirâmide de Maslow é possível entender qual o perfil dos seus consumidores. Após a realização de uma pesquisa confiável, é possível estabelecer em qual categoria da pirâmide encontram-se os seus clientes.

Tendo esses dados em mãos, é possível traçar estratégias de vendas para aumentar o alcance de seu serviço ou produto. Além disso, existe a possibilidade do oferecimento de produtos que tragam a autorrealização do cliente.

É fácil entender aonde pretendo chegar. Imagine que você é o dono de uma concessionária de carros de luxo. Você adotaria as mesmas estratégias de marketing utilizadas por um supermercado? Com certeza não!

Daí a importância de entender em qual posição da pirâmide o seu produto está localizado. Sabendo disso, você voltará seus esforços para um grupo específico de clientes. Isso poupará muita energia e dinheiro, concorda?

A Pirâmide de Maslow aplicada ao ambiente de trabalho

A utilização da Pirâmide de Maslow no ambiente corporativo é uma excelente alternativa para que os colaboradores sempre se mantenham engajados com os objetivos da empresa.

Quando as necessidades dos funcionários são atendidas, eles se tornam muito mais felizes e motivados para desempenhar sua função.

O setor de Recursos Humanos tem um papel muito importante nisso. Através dele serão adotadas medidas para a satisfação das necessidades, de acordo com o nível hierárquico da pirâmide.

Existem alguns benefícios adotados pelas empresas que, apesar de simples, trazem enorme bem-estar para os colaboradores.

Medidas como plano de saúde e vale-refeição, por exemplo, estão ligadas diretamente com a necessidade de segurança dos colaboradores.

Ações que incentivem um melhor relacionamento entre os funcionários têm um grande efeito positivo. Por exemplo, eventos sociais e feedbacks do trabalho executado. A maior capacitação profissional através de cursos também é uma ótima estratégia.

Críticas feitas à Pirâmide de Maslow

Apesar de ser amplamente conhecida e utilizada, a Pirâmide de Maslow também recebeu críticas ao longo do tempo. Algumas das principais críticas incluem:

Validade e universalidade

Alguns críticos argumentam que a teoria de Maslow é baseada em observações limitadas e não é universalmente aplicável a todas as culturas e contextos.

As necessidades humanas podem variar significativamente em diferentes culturas e sociedades, o que torna questionável a generalização da pirâmide para todas as pessoas.

Hierarquia fixa

A teoria de Maslow sugere que as necessidades devem ser satisfeitas em uma ordem hierárquica específica, com as necessidades básicas sendo atendidas antes das necessidades mais elevadas.

No entanto, na prática, as pessoas podem experimentar diferentes necessidades simultaneamente ou priorizá-las de maneiras diferentes, o que desafia a rigidez da hierarquia proposta.

Exclusão de outras motivações

A Pirâmide de Maslow enfoca principalmente as necessidades de sobrevivência, segurança, pertencimento, estima e autorrealização.

No entanto, existem outras motivações e impulsos que podem influenciar o comportamento humano, como a busca por prazer, a necessidade de desafio e a busca por significado e propósito.

Falta de comprovação empírica

Embora a teoria de Maslow seja amplamente conhecida e discutida, algumas críticas argumentam que ela carece de comprovação empírica sólida. Poucos estudos científicos foram conduzidos para testar e validar as proposições da pirâmide, o que levanta dúvidas sobre sua base teórica.


É importante reconhecer que a Pirâmide de Maslow desempenhou um papel significativo na compreensão das necessidades humanas e influenciou várias áreas, incluindo psicologia, marketing e gestão.

No entanto, é fundamental considerar suas limitações e abordar as críticas levantadas por pesquisadores e estudiosos.

Comece a aplicar a Pirâmide de Maslow na sua empresa!

Então você precisa conhecer o nosso E-book sobre Definição de Metas. Nele você vai aprender diversos conceitos sobre a importância de se estabelecer metas, tanto no âmbito profissional como no pessoal.

Então não perca essa oportunidade de aprendizado, clique no banner abaixo e faça o download gratuitamente!

Banner do ebook "Definição de Metas".

Matheus Ferreira

Matheus Ferreira

Grad. em Engenharia Mecatrônica pelo Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais. Atuou como bolsista no PET (Programa de Extenção Tutorial), onde desenvolveu um protótipo para o auxílio da didática de Redes Industriais, além de ministrar minicursos de Arduíno e participar de projetos sociais. Atualmente, ê integrante do projeto de iniciação científica "Sistemas de gestão de micro fontes de energia elétricas em redes BAN" e integrante da área de aerodinâmica da equipe IFly aerodesign. Possui certificação pelo SENAI, no Programa Futuros Engenheiros e também possui curso técnico em Eletromecânica com ênfase em transporte ferroviário. Formação em White Belt Lean Seis Sigma, Master em Excel, VBA Aplicado a Negócios, Gestão do Tempo e Produtividade Pessoal Produção de Conteúdo Web e de Especialista em Marketing de Conteúdo. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

Clique aqui e faça o download!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Cadastro E Controle De Clientes

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.