Você já parou para pensar que muito do que sabemos hoje é devido a experimentos e testes prévios?
O planejamento de experimentos, que será discutido neste artigo, é bastante utilizado para desenvolver novos processos e, também, solucionar problemas de processos já existentes, auxiliando seu controle estatístico.
Confira tudo o que esse artigo abordará por meio dos seguintes tópicos:
O planejamento de experimentos, ou Design of Experiments (DOE), é uma técnica para definir quais informações coletadas na análise de dados para determinado experimento.
Essa técnica é ideal para estudar o efeito de um conjunto de vários fatores sobre uma variável resposta de interesse. O planejamento de experimentos realiza análises para promover um melhor desempenho operacional e, consequentemente, a redução de seus custos.
Mas, como assim?
Basicamente, por meio da experimentação planejada, é possível entender e investigar a causa de variação no processo e, a partir disso, realizar testes para resolvê-la.
Além disso, a metodologia conta com gráficos de controle para um maior entendimento visual sobre os experimentos.
Vale lembrar que o planejamento experimental não é nenhuma receita de bolo que você irá seguir. Assim, é necessário ter um especialista no assunto que, juntamente com a técnica, obterá resultados produtivos e com menor custo para a indústria.
Toda empresa necessita gerenciar bem os seus processos de produção e recursos com um planejamento que gere redução dos custos da organização, melhoria na qualidade dos produtos, velocidade e confiabilidade das entregas, bem como a flexibilidade do processo produtivo.
Portanto, o domínio das práticas de PCP é essencial a qualquer profissional, independente do negócio ou produto que esteja realizando. Pensando nisso, desenvolvemos o curso Fundamentos de Planejamento e Controle da Produção que te capacitará a:
Agora, você vai conferir alguns termos relevantes acerca do planejamento de experimentos. Fique ligado(a)!
O planejamento de experimentos pode ser aplicado em diversas situações, como por exemplo:
A seguir, você vai conferir todas as etapas necessárias para a execução de um planejamento de experimentos.
A primeira etapa da experimentação planejada é identificar qual é o problema e onde ele se encontra. Para isso, é importante a participação de todos os setores envolvidos, seja a parte de qualidade, marketing, operações ou engenharia.
É importante que, antes de iniciar o planejamento, se estabeleça um objetivo bem definido com resultados práticos.
Como você viu, a escolha da variável resposta é fundamental para o sucesso do projeto. Em algumas vezes, o desvio padrão ou a médiada característica em análise serão a variável resposta.
É preciso listar, para cada variável (controle e resposta), o nível normal em que o processo será rodado, juntamente com a distribuição ou amplitude normal.
Nessa etapa, é necessário que, a pessoa que está realizando o experimento, escolha os fatores que podem variar (junto com os intervalos) e os níveis que serão rodados no processo.
Vale ressaltar que cada processo pode apresentar diferentes fatores, sendo particular. A escolha de fatores de um experimento deve ser diferente de outros testes.
Antes da fase de escolher o tipo de planejamento experimental, é importante listar e registrar todas as restrições observadas na etapa anterior, como: materiais utilizados, tempo de duração e processos relevantes ou irrelevantes.
Para escolher o tipo de planejamento experimental que será executado, é importante considerar o tamanho da amostra, a combinação da melhor sequência de rodadas e as restrições envolvidas.
Nessa fase, é importante controlar e avaliar o processo, para garantir que tudo esteja de acordo com o planejamento prévio.
Para a análise de dados, são necessários métodos estatísticos para uma maior credibilidade, já que será feito de forma impessoal.
Além disso, é importante analisar os gráficos para uma interpretação mais assertiva do processo.
Depois de ter os dados analisados, é hora de tirar conclusões práticas do experimento!
Para isso, geralmente são utilizados métodos gráficos para a apresentação dos resultados.
Além disso, é necessário validar o sucesso do experimento, por meio de testes de confirmação.
Como você viu, o objetivo de planejar os experimentos está na alta precisão de uma análise estatística do experimento.
Dessa forma, os maiores objetivos do experimento são promover os seguintes fatores:
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Grad. em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Possui certificação em Produção de Conteúdo para Web, Revisão de Conteúdo para Web, Copywriting e Fundamentos de Growth Hacking. Trabalhou de 2018 a 2019 na Mais Consultoria Jr como Consultora e Gerente de Projetos, onde obteve experiências nas áreas Financeira, Estratégica e de Qualidade. Aprofundou seus conhecimentos sobre gestão de negócios realizando um intercâmbio em San Diego na Califórnia, onde cursou Business Management na Stafford House International. É especialista em Marketing de Conteúdo. Está sempre em busca de novos conhecimentos e desafios. Especialista na produção de conteúdo do Grupo Voitto.
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