O que é o PMR?
Como ter um bom processo de vendas?
Como calcular e interpretar o PMR?
Como ocorre o lucro com o PMR?
Diferenças entre o PMR, PMP, e PME.

Como controlar o fluxo de caixa de uma empresa? Conheça nesse artigo o PMR!

Entenda o conceito de Prazo Médio de Recebimento de Vendas e como ele pode ajudar a sua empresa a melhorar a gestão do fluxo de caixa.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Como controlar o fluxo de caixa de uma empresa? Conheça nesse artigo o PMR!

Um dos problemas mais evidentes em empresas que estão se desenvolvendo, e até mesmo nas que já atuam no mercado, é o controle eficiente do caixa. Assim, sem o entendimento correto de PMR, é muito comum que ocorram crises de liquidez.

Sem uma análise e controle bem feito dos prazos médios (PMR, PMP e PMF) é possível que, mesmo vendendo bastante, falte dinheiro para pagar as contas graças a um descasamento desses prazos.

Não é ideal, por exemplo, ter bastante dinheiro para receber daqui a 60 dias, mas possuir dívidas para pagar hoje. Na linguagem dos negócios, os ativos e passivos de prazos semelhantes devem andar em sincronia. Assim,  se você quer entender de vez tudo sobre PMR, acompanha os tópicos abaixo:

  • O que é o PMR?
  • Como ter um bom processo de vendas?
  • Como calcular e interpretar o PMR?
  • Como ocorre o lucro com o PMR?
  • Diferenças entre o PMR, PMP, e PME.

O que é o PMR?

PMR é o prazo médio de recebimento de vendas. Nesse sentido, ele é um indicador que nos ajuda a entender quantos dias, em média, a empresa demora para receber o pagamento pelas suas vendas por meio da projeção do fluxo de caixa.

Assim, a análise e controle eficiente do PMR contribui para um entendimento mais sólido da necessidade de capital de uma empresa, evitando crises de liquidez, nas quais o prazo das dívidas é menor do que o recebimento do dinheiro.

Muitas empresas ao começar suas atividades focam apenas em como aumentar as vendas (o que, obviamente, é de extrema importância), mas acabam negligenciando o controle do PMR,  há um aumento constante da necessidade de capital de giro, por isso, é importante sempre atrelar o aumento das vendas com os prazos.

Como ter um bom processo de vendas?

Assim, da mesma forma que toda empresa deve ter um processo de venda bem estruturado, é necessário também uma estratégia para encontrar e alcançar o PMR ideal. Desse modo, quanto maior for o PMR, mais cautela a empresa deve tomar, evitando estratégias arrojadas demais e alavancagens.

Um dos modos de melhorar o prazo médio de recebimento é diversificando e ampliando as fontes de renda. Expandir para o setor das vendas online, por exemplo, sempre analisando bem os prazos,

Outra maneira interessante é expandir a base de clientes. Com o foco em uma equipe de vendas bem sucedida, com uma boa criação do funil de vendas. Assim, é possível gerar mais leads, que são mais cliente em potencial.

Você já ouviu falar sobre fluxo de caixa? É um Instrumento de gestão financeira que projeta para períodos futuros todas as entradas e as saídas de recursos financeiros da empresa, indicando como será o saldo de caixa para o período projetado. Esse fluxo deixa fácil identificar os lucros e despesas da sua empresa.

Mas quer uma ajuda para deixar ainda mais fácil? Criamos uma planilha de Fluxo de Caixa, para você poder calcular a rentabilidade do seu negócio. Baixe agora mesmo e não perca mais tempo!

Clique aqui e faça o download!

Como calcular e interpretar o PMR?

O PMR expressa quanto tempo demora entre a venda e o recebimento do pagamento. Assim, para se calcular o prazo médio de recebimento levamos em consideração as “Contas a Receber” e “Receita Líquida” (a razão entre esses dois termos). Temos então:

É sempre interessante ao se analisar indicadores, o fazer em conjunto (ponto abordado no próximo tópico deste artigo). Todavia, apenas o PMR sozinho já traz insights bastante úteis.

Assim, se uma empresa apresenta um PMR = 10, por exemplo, significa que, após um cliente realizar a compra de algum produto, ela leva em média 10 dias para receber o dinheiro.

Como ocorre o lucro com o PMR?

Portanto, quanto menor o PMR melhor para a empresa. Pode-se realizar essa análise em relação às outras empresas do setor, com uma comparação com o benchmarking, por exemplo.

Com um conhecimento do PMR, as empresas podem realizar técnicas de projeções  do fluxo de caixa para se anteciparem a crises de liquidez, ou até mesmo ao excesso dela.

Afinal, ter muito dinheiro parado gera um custo para a empresa (podemos pensar na inflação e nas possibilidades de lucro ao usar aquele dinheiro), então apenas alocar caixa exageradamente não é a solução. Por isso, o controle efetivo do PMR ajuda as empresas a entenderem sua situação financeira atual.

Diferenças entre o PMR, PMP, e PME.

Para se entender o ciclo financeiro de uma empresa, é necessário unir o prazo médio de recebimento com outros dois indicadores: PMP (prazo médio de pagamento) e PME (prazo médio de estocagem). Esses 3 indicadores juntos nos ajudam a entender a duração de todo o processo financeiro.

Assim eles nos mostram, na média, quantos dias o produto passou no estoque até ser comprado pelo cliente, somado ao tempo que a empresa demora para receber o pagamento de fato, juntamente com o tempo que a própria empresa paga aos fornecedores (fechando o ciclo).

PMP

O PMP, ou prazo médio de pagamento, expressa quantos dias, em média, a empresa levou para pagar os seus fornecedores. Sendo assim, esse indicador nos mostra quanto tempo levou entre a compra da matéria prima (ou de algum produto) até o pagamento efetivo da mesma.

Nesse sentido, quanto maior for o PMP, melhor para empresa. Isso se relaciona com o fato já mencionado do valor do dinheiro no tempo. Assim, prolongar as dívidas e encurtar as receitas é benéfico para a empresa.

PME

O PME, ou prazo médio de estocagem, nos indica quantos dias o produto fica armazenado no estoque antes de ser vendido. Então, esse indicador expressa quantos dias passaram entre a compra do estoque e a sua venda. Então, o CMV é o Custo da Mercadoria Vendida.

PMF

O PMF, ou prazo médio de faturamento está relacionado, no geral, a operações como parcelamento, em que o cliente assume o compromisso de pagar uma parte do produto no futuro.

Ela expressa quantos dias, em média, a empresa vai faturar o pedido, utilizando de uma média ponderada na qual cada parcela possui como seu peso o prazo de faturamento. Assim, temos sua fórmula, onde o somatório do valor das parcelas nada mais é do que o preço total pago pelo produto.

Quando falamos de fluxo de caixa, a análise e controle diário são essenciais para a segurança financeira das organizações. E, pensando nisso, lançamos a Planilha Fluxo de Caixa Diário para facilitar e já estruturar a observação dos dados, te permitindo um controle e cuidado ainda maiores.

Ao baixar nossa planilha, você saberá como fazer o fluxo de caixa através de nosso modelo pronto, além de campos para registrar suas principais ações cotidianas.

Faça o download gratuitamente agora mesmo clicando no botão abaixo!

planilha fluxo de caixa diario

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Gestão Financeira

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Kit] Gestão Financeira

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.