O que é uma Política da Qualidade?
Como criar a Política da Qualidade?
Objetivos da Qualidade
Cadeia de Qualidade
Outras responsabilidades da liderança no SGQ
Benefícios
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Entenda o que é Política da Qualidade e aprenda como criar uma para sua empresa!

Neste artigo você vai aprender sobre o que é Política de Qualidade, quais são seus benefícios e objetivos, além de como criar uma para sua empresa.

Larissa Nunes
Por: Larissa Nunes
Entenda o que é Política da Qualidade e aprenda como criar uma para sua empresa!

A política da qualidade é uma diretriz que serve como base para a definição e monitoramento dos objetivos mensuráveis da organização, de forma a garantir a qualidade de seus produtos e serviços.

Obter uma certificação de qualidade, certamente, é algo visado por qualquer empresa que deseja garantir a qualidade de seus produtos ou serviços aos clientes, melhorar a sua reputação e aumentar a sua competitividade no mercado.

Um dos primeiros passos para implementar um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) é definir uma política da qualidade, algo mais simples do que parece e que servirá como uma direção a ser seguida pelos colaboradores da organização.

Neste artigo, você vai entender o que é uma política da qualidade, como defini-la de forma correta e quais são os seus benefícios. Além disso, também separamos exemplos para ajudá-lo a entender mais sobre esse conceito e inspirá-lo na criação de sua política.

Os tópicos deste artigo serão:

  • O que é uma Política da Qualidade?
  • Como criar a Política da Qualidade?
  • Objetivos da Qualidade;
  • Cadeia de Qualidade;
  • Outras responsabilidades da liderança no SGQ;
  • Benefícios.

Vamos começar?

O que é uma Política da Qualidade?

A política da qualidade é um direcionamento do SGQ que serve como base para a definição e monitoramento dos objetivos mensuráveis da organização.

Essa diretriz, criada pela alta direção da empresa, deve estar de acordo com a da empresa, assim como assegurar um padrão de qualidade para os produtos e serviços.

Porém, é extremamente necessário assegurar que a qualidade externa esteja alinhada com a interna. Em outras palavras, não faz sentido preocupar-se somente com os produtos e serviços e esquecer da satisfação do consumidor ao utilizá-los.

Por isso, existem dois tipos de qualidade:

  • Qualidade externa: é a satisfação que os consumidores têm com os produtos e serviços que estão sendo oferecidos. 
  • Qualidade interna: é a forma que é administrada a qualidade dos produtos da empresa.

Como criar a Política da Qualidade?

A alta direção deve estabelecer, implementar e manter uma política da qualidade que:

  • Seja apropriada ao propósito e ao contexto da organização e apoie seu direcionamento estratégico;
  • Proveja uma estrutura para o estabelecimento dos objetivos da qualidade;
  • Inclua um comprometimento em satisfazer requisitos aplicáveis;
  • Inclua um comprometimento com a do sistema de gestão da qualidade;
  • Tenha foco no cliente;
  • Demonstre uma preocupação com o ambiente externo e
  • Valorize os colaboradores da empresa.

Exemplos

Conheça agora exemplos de Políticas de Qualidade de algumas empresas:

Exemplo de Política da Qualidade em uma empresa de consultoria

"Qualidade, visando satisfazer as necessidades e expectativas dos nossos clientes."

Política da Qualidade da Novus, produtora de instrumentos eletrônicos

"A NOVUS busca, através da melhoria contínua do Sistema da Qualidade e de seus produtos, a satisfação dos clientes, colaboradores, acionistas e sociedade."

Política da Qualidade da Coca-Cola Brasil

"Produto perfeito, sustentabilidade ambiental e ambiente de trabalho seguro direcionam as nossas ações de governança técnica voltadas para proteger, sustentar e impulsionar o crescimento da Coca-Cola Brasil através da melhoria contínua do nosso Sistema de Gestão e do atendimento aos requisitos corporativos e legais, de clientes, consumidores, associados e sociedade."

A Política da Qualidade da Samsung foi criada a partir de três tópicos

  • Atender aos procedimentos da Samsung: cumprir procedimentos, instruções de trabalho, especificações, pontos de atenção, ordens de superiores e qualquer outro padrão determinado pela Samsung.
  • Reduzir defeitos no processo e no cliente final: diminuir a quantidade de defeitos gerados pelo fornecedor, nos processos de fabricação, armazenamento e transporte, consequentemente reduzindo também a quantidade de problemas para o usuário final.
  • Buscar fazer melhor sempre: ter a consciência de que é necessário aprimorar o trabalho todos os dias, tanto através da eliminação de problemas como pela criação de novos métodos de execução das atividades.

Comunicação:

A política da qualidade deve:

  • Estar disponível e ser mantida com informação documentada;
  • Ser comunicada, entendida e aplicada na organização; e
  • Estar disponível para pertinentes, como apropriado.

Se você quer entender mais sobre Gestão de Qualidade, assista esse vídeo:

E falando em Gestão de Qualidade…

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Objetivos da Qualidade

Os objetivos de qualidade são os resultados que a empresa espera alcaçar através de suas políticas de qualidade.  Esses objetivos devem ser:

  • Realistas: devem ser metas que possam ser alcançadas;
  • Independentes: os objetivos devem ser independentes uns dos outros para que possam ser alterados individualmente sem afetar os demais;
  • Mensuráveis: esse tópico é extremamente importante, porque é necessário que haja formas de mensurar se as metas foram ou não alcançadas.
  • Alinhado com o propósito de todos: os objetivos devem estar claros para todos os envolvidos.

Cadeia de Qualidade

De maneira geral, a cadeia de qualidade é a forma com que cada colaborador da empresa atua para a melhoria da qualidade de seu serviço e assim, a melhoria da qualidade do serviço geral da organização.


Para conhecer mais sobre qualidade e quais ferramentas você pode utilizar em sua empresa, nós separamos esse vídeo para você:

Outras responsabilidades da liderança no SGQ

A alta direção deve assegurar que as responsabilidades e autoridades para papéis pertinentes no SGQ sejam atribuídas, comunicadas e entendidas na organização.

A alta direção deve atribuir a responsabilidade e autoridade para:

  • Assegurar que o sistema de gestão da qualidade esteja conforme os requisitos desta norma;
  • Assegurar que os processos entreguem suas saídas pretendidas;
  • Relatar o do sistema de gestão da qualidade e as oportunidades de melhoria;
  • Assegurar a promoção do foco no cliente e na organização; e
  • Assegurar que a integridade do sistema de gestão da qualidade seja mantida quando forem planejadas e implementadas mudanças.

Benefícios

  • As pessoas entendem e são motivadas em direção à metas e objetivos da organização;
  • As atividades são avaliadas, alinhadas e implementadas de modo unificado;
  • A falha de comunicação entre níveis de uma organização é minimizada;
  • É estabelecida uma visão clara do futuro da organização;
  • São estabelecidos valores compartilhados, modelos de justiça e papéis éticos em todos os níveis da organização;
  • A confiança é estabelecida e o medo é eliminado; e
  • As pessoas são inspiradas, estimuladas e suas contribuições são reconhecidas.

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Larissa Nunes

Larissa Nunes

Grad. em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Possui certificação em Produção de Conteúdo Web e de Especialista em Marketing de Conteúdo. Trabalhou na empresa Mais Consultoria Jr. e participou de programas de ensino, pesquisa e extensão da UFJF, como GET e a organização da Mostra de Extensão. Aprofundou seus conhecimentos sobre liderança participando de seminários no Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa em Portugal. É especialista em Lean Manufacturing, Dashboards de gestão, Black Belt em Lean Seis Sigma e tambêm ê auditora do Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001. Está sempre em busca de novos conhecimentos para aplicar e se desenvolver em sua área. Especialista em geração de conteúdo do Grupo Voitto.

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