Existem duas formas para fazer o cálculo do preço de venda de um serviço: com base nos custos ou analisando o mercado e os preços dos concorrentes. Qual é o melhor método? Os dois. Isso porque adotar o preço de venda de um serviço pelo simples cálculo de seus valores pode fazer com que este serviço deixe de ser condizente com o praticado no mercado.
Por outro lado, adotar o valor somente pelo mercado também é um grande erro, pois, se não houver o cálculo de todos os custos, o serviço pode ser vendido a preço abaixo do necessário para se pagar, gerando prejuízo para a empresa.
Então para te ajudar nisso, neste artigo você vai conferir como fazer uma precificação de serviços da maneira correta, com o auxílio de uma planilha do Excel.
Vamos lá?
A precificação de serviços determina o preço dos serviços que são oferecidos por uma empresa. O cálculo da precificação deve passar por uma revisão periódica para que o valor cobrado seja adequado para a realidade da empresa conforme o passar do tempo.
A precificação de serviços é calculada com base nos custos fixos e variáveis, preços praticados de mercado e também levando em consideração o valor desejado para a margem de lucro. Dessa forma, determina-se o preço de venda próximo do ideal para ser praticado.
Fazer precificação de serviços no Excel é muito fácil com nossa planilha gratuita e totalmente adaptável para a realidade do seu negócio.
O objetivo principal desta planilha é auxiliar na definição do custeio do seu serviço, levando em consideração custos fixos e variáveis mas também auxiliá-lo a levar outras variáveis em consideração na hora de definir o preço de venda final.
Para você poder acompanhar este artigo de forma dinâmica, não deixe de baixar a Planilha de Precificação de Serviços e fazer o passo a passo com a gente!
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Agora que você já tem em mãos sua planilha, que tal assistir uma videoaula que vai te ensinar como ela funciona?
O Painel inicial da planilha dá acesso, rápido e fácil, à quatro principais etapas para a precificação de serviços, sendo elas Controle de Horas, Custos, Preços e Diferenciais Competitivos. De maneira detalhada, vamos mostrar como cadastrar as informações e extrair analises da planilha. Vamos lá?
A primeira aba da planilha, além do Painel Principal, é o "Controle de Horas" que conforme mostra a figura abaixo tem o objetivo de demostrar as horas disponíveis de mão de obra no período e as horas utilizadas para prestar o serviço, com o objetivo de fazer um divisor proporcional de custos (das horas utilizadas para prestar o serviço e das horas disponíveis).
Já na aba "Custos", vamos entrar com os custos fixos e variáveis para a prestação do serviço. Custos fixos são aqueles que não sofrem alteração de valor em caso da prestação ou não do serviço ou do número de serviços prestados pela empresa, já os custos variáveis são aqueles que variam proporcionalmente de acordo com o nível de atividades que são desempenhadas.
A figura a seguir demonstra a tabela para cadastro dos custos fixos e também o gráfico para análise instantânea da contribuição de cada custo para a precificação de serviço.
Da mesma forma, é necessário cadastrar os custos variáveis para o período, sendo cadastrados conforme mostra a figura abaixo, e podendo ser analisadas as contribuições conforme o gráfico para análises.
Por fim, nessa aba também é possível analisar os custos atrelados ao serviço, relacionando a porcentagem dos custos fixos em relação aos variáveis.
Note que, juntamente com o cadastro de dados, você já obtém automaticamente gráficos e informações que te permitem fazer a análise gradativa de seus custos à medida que cadastra as informações.
DICA: se for necessário acrescentar mais informações (mais linhas) além das já existentes, é preciso adicionar uma nova linha sempre no meio da tabela em questão, assim você garante que os gráficos e fórmulas também irão pegar esses dados. Além disso, não se esqueça que, se existirem fórmulas nas linhas, será necessário copiá-las para a nova linha criada.
Na aba "Preços", encontramos as informações conforme podem ser visualizadas na figura abaixo:
Nesta aba, deverão ser cadastradas as porcentagens de impostos, comissão de venda, cartão, outros custos variáveis e também o Mark-up Unitário.
No final da mesma, é dado o Preço de venda do serviço que trata-se da principal saída desta ferramenta.
Também são obtidas outras informações que podem ser utilizadas na análise para precificação de serviços.
Conforme demonstra abaixo, a aba Diferenciais Competitivos tem o intuito de auxiliar o usuário na precificação de serviços, não apenas por meio dos custos, mas de uma análise qualitativa dos preços praticados por concorrentes e de qual o público alvo que este pretende atingir.
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Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.
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