O que é expansão empresarial e qual a importância de um planejamento?
Como expandir minha empresa?
Passo a passo para a expansão da sua empresa
Coloque em prática e revise o plano de ação para investir na empresa sempre que necessário

Expansão empresarial: como garantir um crescimento sólido e duradouro.

Saiba como planejar a Expansão Empresarial, identificar novos mercados, conquistar clientes e manter uma boa gestão financeira garantindo o crescimento de seu negócio.

Capital Social
Por: Capital Social
Expansão empresarial: como garantir um crescimento sólido e duradouro.

O mercado está cada vez mais competitivo fazendo com que as organizações busquem diferenciais de expansão da empresa para a sobrevivência no mercado e o aumento de suas receitas.

Se você sente ser o momento de progredir com o seu negócio, mas tem dúvidas em como fazer a expansão da empresa, acompanhe a seguir algumas dicas sobre o assunto.

O que é expansão empresarial e qual a importância de um planejamento?

Basicamente, o crescimento da empresa consiste na procura por produtos e serviços mais modernos com foco no crescimento, com o objetivo de aumentar os lucros, ter mais influência no mercado e resistir em meio a competitividade.

Para que sua organização seja uma das empresas em crescimento, é preciso um planejamento, de modo a evitar que tudo o que a empresa construiu ao longo dos anos se perca.

Por isso, listamos alguns pontos importantes a serem analisados antes de agir, como:

  • Para que a expansão seja realizada sem qualquer imprevisto, é fundamental contar com um time capacitado e focado no mesmo objetivo
  • Avaliar uma boa estratégia de marketing, para entender quais são os objetivos e a quantidade de clientes que a empresa pretende alcançar
  • Pensar nas possibilidades de inovação em serviços e produtos
  • Saber como ingressar em novos territórios
  • Perceber quais são os objetivos comerciais e a estimativa de venda e de lucro
  • Saber qual o custo com o operacional para o crescimento acontecer
  • Por fim, estimar o prazo para a expansão acontecer.

O bom planejamento trará melhores resultados para a empresa e evitará riscos nas atuações de crescimento empresarial.

Como expandir minha empresa?

Como vimos, antes de começar o plano de expansão da empresa é importante ter certeza de algumas situações. Em especial, quais são os objetivos da expansão, quais são os resultados esperados e quais são os recursos e os riscos envolvidos.

Por isso, antes de tirar os planos do papel é essencial estudar os caminhos viáveis. Existem diferentes formas de expansão da empresa, por isso é importante estudar qual o melhor desenho para o seu negócio.

Passo a passo para a expansão da sua empresa

Não existem fórmulas mágicas ou receitas prontas para o sucesso de um plano de expansão. No entanto, é possível listar o passo a passo de ações indispensáveis para a expansão da sua empresa. Confira.

1. Conheça o ramo de atuação e entenda o seu negócio

Para o sucesso do seu negócio é necessário conhecer profundamente o mercado de atuação da sua empresa. Conhecer o seu ramo empresarial fará com que você entenda facilmente qual a situação do seu negócio e qual o plano de expansão da empresa pretendido.

Assim, entender o seu negócio é essencial para listar as despesas, o fluxo de caixa, estruturar uma organização adequada ao crescimento e reconhecer as atividades de cada colaborador.

2. Entenda qual o objetivo da expansão e realize um planejamento financeiro

Para entender o objetivo da expansão da empresa, é importante estabelecer qual o momento empresarial que a sua empresa se encontra hoje e, o que é preciso fazer para conseguir esse resultado.

Estabelecido o objetivo, é eficaz realizar um planejamento financeiro, mediante a organização das receitas da empresa com a definição dos planos atuais e as estratégias de onde se pretende chegar.

3. Levantamento de capital para o investimento

O ponto mais relevante do planejamento é o levantamento de recursos para que a expansão da empresa seja realizada de forma saudável.

Para tanto, seu negócio poderá contar com linhas de crédito específicas para o seu segmento empresarial. Se a sua empresa já conta com um financiamento, é possível buscar o refinanciamento de veículos, por exemplo.

4. Seja transparente com os seus colaboradores

Para se conseguir bons resultados é importante que todos os colaboradores estejam engajados em um objetivo comum.

Por isso, a relevância de buscar manter o bem-estar dos profissionais, evitando a sobrecarga de trabalho e aumentando o time de profissionais. O principal ponto é manter o crescimento da sua empresa em paralelo ao crescimento da sua equipe, com treinamentos e qualificações.

5. Faça uma análise do cenário de expansão

Antes de colocar o plano de ação em prática, é importante realizar uma análise completa do cenário para identificar se o momento econômico da empresa, do mercado e concorrência.

Assim, será possível saber realmente se o cenário é propício para a expansão. Aproveite as oportunidades para que a expansão ocorra no momento adequado.

6. Investimento em Marketing

Prepare a sua empresa para atuar no mercado competitivo, investimentos no marketing para o alcance de novos clientes e a obtenção das vantagens em relação aos concorrentes são essenciais.

7. Visibilidade nas redes sociais

As redes sociais são poderosas ferramentas de comunicação para que as empresas de pequeno porte possam obter maior visibilidade aos seus negócios, pois são rotinas diárias dos brasileiros. Elas são essenciais para conseguir maior acesso ao público e aumentar o alcance da sua empresa.

8. Invista no relacionamento com o cliente

Coloque em prática a filosofia corporativa do Customer Success (Sucesso do Cliente), pois ela garante a realização dos objetivos do seu cliente. Seja qual for o seu ramo de negócio, os clientes não podem ser vistos como aquele que simplesmente compra, mas sim como a figura mais importante da empresa.

Invista no bom relacionamento com o cliente, estruturando uma boa equipe de pós-vendas é fundamental para o crescimento dos negócios.

9. Defina o tipo de expansão

O próximo desafio é definir o tipo de expansão pretendido, decidir se o crescimento será realizado através da abertura de novos espaços, franqueamento, portfólio de produtos, entre outros.

Abrir uma filial é uma das primeiras possibilidades de crescimento do negócio, mas é algo que deve ser realizado com cautela, pois o mercado pode estar favorável, ou não, para essa abertura.

O portfólio de produtos é uma forma mais conservadora, sendo necessário apenas formular uma lista de novos itens além daqueles que a sua empresa já vem oferecendo.

Coloque em prática e revise o plano de ação para investir na empresa sempre que necessário

Além de estabelecer corretamente o seu plano de expansão da empresa, é importante revisar o plano constantemente para manter o acompanhamento dos resultados.

Portanto, é possível concluir que investir na expansão da empresa é essencial para que os negócios possam sobreviver perante a concorrência no mercado e não apenas para o aumento das receitas.

Para que a expansão seja realizada de forma saudável é fundamental estudar um plano de ação antes de colocá-lo em prática. Conte conosco para te ajudar.

O caminho para tornar sonhos e ideias em um negócio promissor é árduo e exige disciplina. Para te ajudar nessa missão, oferecemos para você o curso de Formação Empreendedora!

Com essa formação, você será capaz de compreender melhor o ambiente de mudanças no mundo, identificar oportunidades, chances de melhoria, definir propostas de valor para seu negócio, utilizar ferramentas para mapear o mercado e desenvolver modelos de negócio.

Clique na imagem abaixo e inscreva-se!

Curso Formação Empreendedora

Se ficou com alguma dúvida, entre em contato conosco, te aguardamos.

Capital Social

Capital Social

Capital Social & CO é a junção de ações e iniciativas para empreendedores, formado pelas empresas: Capital Social Contabilidade e Gestão, Instituto Capital Social, Contabilizo e IR Simples.

Clique aqui e inscreva-se!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Formacao Empreendedora

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.