ANIVERSÁRIO VOITTO

A MAIOR OFERTA DO ANO! TODO SITE COM ATÉ50% OFF

O que são Produtos Digitais?
Para que serve um Produto Digital?
Tipos de Produtos Digitais
Quem pode ser um produtor digital?
Como criar um Produto Digital?
Como vender Produtos Digitais?

Quer abrir um negócio na internet? Entenda as oportunidades com os produtos digitais!

Descubra agora, com esse artigo, tudo o que você precisa saber sobre produtos digitais: o que são, os tipos existentes, aprenda a criar o seu e muito mais!

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Quer abrir um negócio na internet? Entenda as oportunidades com os produtos digitais!

Os produtos digitais, estão se tornando cada vez mais populares como uma forma de ter uma renda online. Afinal, empreendedores têm visto nesse modelo de negócio uma ótima maneira de compartilhar seu conhecimento sobre um determinado assunto com outras pessoas ou um público-alvo interessado.

Além de baixo custo inicial, os produtos digitais também permitem a venda para qualquer pessoa do mundo. Ampliando o alcance e dando acesso a mais oportunidades no mercado de atuação!

Quer entender mais se você pode criar um produto digital e quem sabe fazer dessa uma maneira de começar a ganhar dinheiro? Aqui você aprenderá tudo o que precisa saber sobre o tema e saberá como colocar a mão na massa e começar a criar. Para isso, confira os seguintes tópicos:

  • O que são Produtos Digitais?;
  • Para que serve um Produto Digital?;
  • Tipos de Produtos Digitais;
  • Quem pode ser um produtor digital?;
  • Como criar um Produto Digital?;
  • Como vender Produtos Digitais?

O que são Produtos Digitais?

Os produtos digitais, termo também conhecido como infoproduto, são bens intangíveis criados e distribuídos eletronicamente. Eles são chamados de "digitais" porque não têm uma forma física e são armazenados e entregues eletronicamente, geralmente pela internet.

Como estão em um meio conhecido pela baixa barreira de entrada e pelos custos relativamente baixos, os produtos digitais se tornaram uma forma popular de monetização. Afinal, eles ultrapassam todas as barreiras geográficas.

Além disso, também conta com uma flexibilidade muito maior, pois permite que os consumidores tenham acesso imediato em qualquer após a compra, sem a necessidade de esperar por uma entrega física.

Por isso, esse é um modelo de negócio que vem ganhando espaço em cada vez mais nichos e setores de mercado. Conheça algumas das principais utilidades de um produto digital a seguir!

Para que serve um Produto Digital?

Os produtos digitais podem servir para diversas finalidades. Afinal, existe uma gama enorme de tipos e aplicações desse modelo de negócio. Entre as principais aplicações dessa nova abordagem estão:

  • Entretenimento: músicas, vídeos, jogos, séries, filmes e aplicativos;
  • Educação: cursos online, materiais didáticos, aulas ao vivo; 
  • Produtividade: softwares, ferramentas de gerenciamento de tarefas e aplicativos de organização;
  • Comunicação: plataformas de mídia social, aplicativos de mensagens e videoconferência;
  • Negócios: softwares de diversas áreas como contabilidade e finanças, além de gerenciamento de projetos e ferramentas de análise de dados.

Mas, como você já sabe, o produto digital pode ter diversos formatos para cada um desses usos. Confira a seguir os seus principais tipos!

Seja um empreendedor de sucesso!

É hora de colocar em prática sua própria história e aprender a gerenciar os riscos de ser empreendedor com o nosso Kit de Empreendedorismo!

Segundo dados do Sebrae, são mais de 11 milhões de empreendedores no Brasil. Com toda essa quantidade de pessoas se jogando no mundo dos negócios, é preciso garantir que a sua empresa tenha qualidade, uma boa gestão e um diferencial para realmente se destacar no mercado.

Baixe agora o seu Kit de Empreendedorismo tenha acesso a materiais exclusivos que vão te ajudar a se planejar e fazer uma gestão eficaz que desenvolva resultados!

kit empreendedorismo

Tipos de Produtos Digitais

Existem diversos tipos de produtos digitais. Em geral, eles são divididos nas seguintes grandes categorias:

  • Texto: e-books, manuais, livros, relatórios, apostilas, resumos;
  • Audiovisuais: filmes, vídeos, programas de televisão, podcasts, cursos, gráficos, templates, audio livros, fotos, músicas; 
  • Ferramentas: aplicativos, softwares, códigos de programação, modelos 3D, antivírus; 
  • Serviços: mentorias, consultorias, streaming, armazenamento em nuvem, telemedicina, aulas e treinos ao vivo. 

Você quer aproveitar esse universo de produtos digitais para criar conteúdos e montar um negócio? Veja se você tem as qualificações para ser um produtor digital!

Quem pode ser um produtor digital?

Diferente das profissões conhecidas como “tradicionais”, para ser um produtor digital não é preciso uma formação específica. Nessa profissão, qualquer pessoa que possua conhecimento ou habilidades em alguma área e queira criar produtos digitais pode ter sucesso.

Afinal, existem consumidores de conteúdos sobre todos os temas e por isso esse nicho de mercado pode ser uma forma de se destacar em qualquer área de conhecimento.

Sendo assim, podemos destacar algumas opções com grande apelo no mundo dos produtores digitais. Confira:

  • Criação de conteúdo de mídia social, como por exemplo vídeos, imagens e posts;
  • Desenvolvimento de cursos online a respeito de temas como finanças, educação e esportes;
  • Criação de produtos digitais, como e-books, infográficos, templates e aplicativos;
  • Desenvolvimento de jogos virtuais;
  • Marketing digital e publicidade online.
  • Produção de podcasts ou vídeos para redes sociais, por exemplo para o YouTube
  • Desenvolvimento de sites ou blogs. 

No entanto, vale destacar que apesar das barreiras de entrada nesse mercado serem quase nulas, alcançar o sucesso não é uma tarefa fácil! Por isso, se você quiser ser um empreendedor digital nesse mercado, foque em construir um conhecimento sólido através do desenvolvimento de habilidades em tecnologia e comunicação.

E, além disso, crie marketing de conteúdo de qualidade. Para te auxiliar nesse ponto, confira o tópico abaixo!

Como criar um Produto Digital?

Muitas vezes, criar um produto digital pode ser considerado uma tarefa relativamente fácil. No entanto, desenvolver algo que se destaque nesse mercado tão competitivo e com tantas opções é o grande desafio.

Visto isso, é fundamental tomar como base alguns passos para o planejamento e a execução dos seus produtos digitais. Para te auxiliar com isso, destacamos algumas etapas:

1. Defina o seu nicho de mercado

Antes de colocar a mão na massa, é preciso entender o mercado em que você quer atuar. Por isso, escolha um tema em que você tenha conhecimento e que desperte o interesse em possíveis consumidores.

Uma dica é perguntar para as pessoas que convivem com você em diversos âmbitos da sua vida o que elas acham que você faz bem e que gostariam de aprender. Por exemplo: organização de ambientes, gestão de finanças pessoais, culinária e muito mais!

2. Pesquise e valide sua ideia

Depois de definir o nicho de mercado, é preciso validar a sua ideia em um ambiente um pouco mais macro. Isso pode ser feito através de:

  • Verificação se já existem produtos similares ao que você planeja criar; 
  • Pesquisas com a sua potencial audiência;
  • Avaliação de quais problemas ou como a sua proposta pode melhorar a vida das pessoas. 

Com isso, você terá mais embasamento e conseguirá saber se deve ou não seguir para a próxima etapa.

3. Crie uma estrutura e planejamento

Caso você tenha entendido que há demanda e que tem algo de diferencial para oferecer ao mercado, é hora de começar a planejar efetivamente como serão os seus produtos digitais.

Para isso, defina qual será o formato e crie um planejamento para o desenvolvimento, incluindo os recursos necessários, prazos, custos, entre outros aspectos importantes.

4. Produza o conteúdo

Chegou a hora de colocar a mão na massa! Isso significa executar todas as etapas do planejamento do seu conteúdo do seu produto digital, seja ele um curso online, um e-book, um aplicativo ou um podcast.

5. Escolha uma plataforma

Com o conteúdo pronto, chega o momento de lançar o seu produto digital no mercado. Para isso, uma das partes mais importantes é a escolha de uma plataforma para hospedá-lo e vendê-lo.

É importante escolher uma plataforma que ofereça os recursos que você acredita serem os mais importantes para que os consumidores tenham uma experiência completa e satisfatória. Algumas opções incluem sites de vendas online de produtos digitais como Hotmart, Udemy ou Amazon.

6. Promova seu produto

Vale ressaltar que promover os seus produtos digitais também é uma etapa fundamental para o sucesso das vendas.

Por isso, divulgue o conteúdo para sua audiência e potenciais clientes, usando as redes sociais, e-mail marketing, publicidade online, entre outros.

É possível usar estratégias de pré-vendas, vendas contínuas e até mesmo gatilhos como de escassez.

7. Faça a gestão do produto

Além disso, é uma etapa que faz toda a diferença na experiência do cliente é a gestão do produto digital. É preciso entender que esse tipo de negócio é como um organismo vivo, ou seja, precisa ser atualizado sempre que houver uma novidade no assunto.

Além disso, é importante instituir canais de contato com o cliente. Coletar feedbacks dos consumidores é essencial para promover melhorias e, assim, conseguir fidelizá-los.

Como você pôde perceber, o processo de criação de produtos digitais exige estudo e conhecimento sobre diversos aspectos e um dos principais é a respeito de vendas. Por isso, separamos um tópico focado em estratégias para alavancar o seu negócio nesse quesito. Confira a seguir!

Como vender Produtos Digitais?

Existem diversos caminhos para alcançar clientes e ter um processo de venda de produtos digitais mais eficaz. Cada um deles pode ser ideal para um tipo de nicho de mercado e público.

Por isso, conhecer as opções é fundamental para fazer as melhores escolhas para o seu negócio. Descubra os métodos mais comuns:

Plataformas de vendas de produtos digitais

Uma das maneiras que tem se mostrado mais eficiente na venda online de produtos digitais são as plataformas especializadas.

Além de já serem um local que os consumidores habituados buscam por esse tipo de serviço, elas também contam com uma estrutura completa. Entre as ferramentas oferecidas estão: gestão de pagamentos, hospedagem do produto, suporte ao cliente e controle de vendas.

Site próprio

Mas, além das plataformas, existe também a possibilidade da criação de um site próprio. Para isso, é possível utilizar ferramentas de e-commerce para gerenciar pagamentos, transações, pedidos e entregas.

Vale ressaltar que nessa opção existe um custo de desenvolvimento um pouco mais relevante. No entanto, não há custos de repasse de vendas ou comissões como os que podem ser cobrados pelo uso das estruturas de plataforma.

Marketing de afiliados

Quer promover o seu produto digital e ganhar mais força de venda? Uma ótima maneira para isso é a utilização de programas de afiliados.

Esses parceiros de marketing te auxiliarão a divulgar o seu conteúdo e converter clientes. E, para isso, você paga uma comissão para os afiliados de acordo com os negócios que eles fecharem.

Redes sociais

Um dos destaques para impulsionar a venda de produtos digitais é o uso das redes sociais para empreendedores. Além de serem formas de promover o conteúdo, também é uma maneira de usar o marketing estrategicamente.

Para isso, algumas das opções são:

  • Anúncios pagos para aumentar o alcance do seu público-alvo;
  • Relatos de clientes para aumentar e melhorar a reputação do produto digital; 
  • Campanhas e promoções voltadas para o público-alvo;
  • Geração de conteúdo para alcançar mais potenciais consumidores. 

E-mail marketing

O e-mail marketing é uma das maneiras de promover seu produto digital para sua lista de e-mails. O disparo de mensagens regulares para seus clientes e leads é uma forma de manter o engajamento e aumentar as vendas.

Agora é sua vez de correr atrás da sua ideia!

Ter uma ideia pode parecer algo impossível, ou no mínimo muito difícil. Isso acontece pelo fato de que a representação de ter uma “Ideia” parece ser algo abstrato e que “vem do nada”.

Ao baixar nosso eBook, você terá um guia passo a passo e prático para conseguir ter boas ideias, melhorá-las e acelerá-las e também 10 passos práticos para tirar essas ideias do papel

Clique no Banner para baixar!

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Conteúdo relacionado

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Acompanhamento De Projetos

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.