A Organização das Nações Unidas promoveu, em 1972, o primeiro encontro internacional para discutir os principais problemas ambientais que percorriam a época. Essa iniciativa ficou conhecida como Conferência de Estocolmo, a qual foi responsável por pautar a responsabilidade dos países em relação à preservação do meio ambiente.
Após colocar em evidência a importância da preservação ambiental, outras conferências e acordos foram estabelecidos para a manutenção do pensamento sustentável, como a Eco-92 e o Acordo de Paris. Isso permitiu que as empresas mudassem suas agendas para pautar uma economia mais sustentável.
Nesse sentido, o Empreendedorismo Sustentável é um ramo que permite unir o crescimento econômico com as questões ambientais e sociais. Assim, a empresa concentra sua atuação na diminuição dos impactos causados em seus processos produtivos.
E você? Já conhecia o Empreendedorismo Sustentável? Continue lendo para entender um pouco mais sobre esse assunto, a partir dos seguintes tópicos:
Vamos à leitura?!
A sustentabilidade é um assunto amplamente discutido em escala mundial, haja vista que a preservação do meio ambiente é de extrema importância para a sobrevivência das gerações atuais e futuras.
Tais questões foram amplamente discutidas em Conferências Mundiais, as quais foram responsáveis por estabelecer metas e planos para promover o desenvolvimento sustentável, como a redução da emissão de gases de efeito estufa e o racionamento do uso dos recursos naturais.
A ampliação do pensamento sustentável permitiu que as empresas, independente do porte, adotassem uma política pautada na responsabilidade social. Nela, o empreendedorismo sustentável surge para concretizar os objetivos da sustentabilidade na escala produtiva.
Com a aplicação dessa nova tendência, ocorre a união dos pilares econômicos, sociais e ambientais. Isso permite que as empresas busquem garantir seu rendimento com a utilização mínima dos recursos naturais. Assim, torna-se possível preservar o meio ambiente e causar um impacto positivo na vida da população.
Dessa forma, ao promover essa política, as empresas constroem uma consciência coletiva, fazendo com que a população busque cada vez mais produtos com baixo impacto ambiental.
É hora de colocar em prática sua própria história e aprender a gerenciar os riscos de ser empreendedor com o nosso Kit de Empreendedorismo!
Segundo dados do Sebrae, são mais de 11 milhões de empreendedores no Brasil. Com toda essa quantidade de pessoas se jogando no mundo dos negócios, é preciso garantir que a sua empresa tenha qualidade, uma boa gestão e um diferencial para realmente se destacar no mercado.
Baixe agora o seu Kit de Empreendedorismo tenha acesso a materiais exclusivos que vão te ajudar a se planejar e fazer uma gestão eficaz que desenvolva resultados!
A mentalidade sustentável da população tem permitido o desenvolvimento e popularização do empreendedorismo sustentável nas empresas, haja vista que a população tem cada vez mais buscado produtos e serviços que não prejudicam o meio ambiente.
Essa mudança de paradigma do mercado possibilitou a ação de atitudes focadas na proteção da natureza, como o tratamento de resíduos antes do descarte, plantio de árvores e redução da emissão de gases poluentes.
O empreendedorismo sustentável é, portanto, importante por inúmeras razões, uma vez que é o primeiro passo para diminuir cada vez mais o consumo de recursos naturais.
Além disso, carrega uma conscientização sobre sustentabilidade para as futuras gerações, já que os produtos e serviços com tais preocupações passam a ocupar a rotina das pessoas.
As empresas que adotam o desenvolvimento sustentável criam uma cultura colaborativa com a natureza e com os movimentos sociais e ambientais. Assim, quando se pauta uma participação social, as empresas conseguem demonstrar aos seus clientes a importância de adotar tais hábitos.
A importância dessa vertente pode ser percebida nos resultados vantajosos que refletem a longo prazo, isto é, permitem a qualidade de vida das futuras gerações, ao investir na renovação dos recursos.
O empreendedorismo sustentável é um ramo muito promissor no futuro. Sendo assim, é extremamente vantajoso adotar tais políticas nos processos produtivos. Confira abaixo os pilares para se tornar um empreendedor sustentável de sucesso:
O primeiro passo para estabelecer o empreendedorismo sustentável em uma empresa é definir uma missão para os negócios. Nessa etapa é importante apresentar para o público, investidores, parceiros de negócios e concorrentes a razão da marca aplicar a sustentabilidade.
Essa missão pode abranger diversas áreas, como a utilização consciente dos recursos naturais, estímulo à geração de energias sustentáveis e diminuição da emissão de gases poluentes.
O empreendedor precisa conhecer com precisão as atividades executadas pela empresa para saber como aplicar a sustentabilidade. Esse processo é de extrema importância, pois se torna possível mensurar os desperdícios gerados e as atividades que poluem o meio ambiente.
A partir disso, torna-se possível adotar estratégias para substituir essas atividades que geram algum impacto. A título de exemplo, o consumo de energia pode ser reduzido com o maior aproveitamento da luz natural, bem como a compra de itens de fornecedores que abraçam a causa ambiental.
Para estabelecer a sustentabilidade, é preciso observar com cuidado as práticas internas da empresa, isto é, verificar a fonte de energia, a matéria-prima e o descarte de resíduos.
Por exemplo, caso a empresa não adote a coleta seletiva é prudente buscar alternativas para trazer o descarte adequado. Nesse sentido, essa mudança pode ser efetivada dentro da empresa, ou seja, conscientizar os funcionário a separar os lixos produzidos.
Além disso, a empresa pode fazer parcerias com organizações Não Governamentais (ONGs) que reciclam diversos tipos de materiais, a fim de estabelecer um descarte adequado do lixo, o que causará menos impacto ambiental.
O desenvolvimento de um plano de ação é de extrema importância para organizar a aplicação das práticas sustentáveis. Essa etapa é coordenada pelo gestor da empresa, o qual fica responsável pelo planejamento do desenvolvimento sustentável.
Com o estabelecimento do plano de ação, a sustentabilidade fará parte da cultura interna da corporação, o que permite acompanhar o crescimento e a expansão das práticas verdes junto à empresa.
Para se estabelecer um negócio sustentável de sucesso, é preciso investir na diversidade e inclusão. Nesse viés, é importante contratar e dar oportunidade para pessoas de diversas raças, condições sociais e físicas, gênero e religiões.
Dessa forma, o projeto de inclusão interna deve ser uma prioridade para uma empresa que deseja adotar práticas sustentáveis.
O acompanhamento e a avaliação dos resultados vindos das práticas sustentáveis é extremamente importante para entender os efeitos gerados sobre os negócios. Além disso, os resultados positivos são uma ótima estratégia para motivar novos investimentos e estratégias verdes.
Assim, ao realizar a análise, o gestor da empresa deve verificar se os objetivos traçados foram alcançados, se é possível realizar melhorias ou se é necessário modificar as estratégias estabelecidas.
Dessa forma, o objetivo de acompanhar e avaliar os resultados dos negócios é, justamente, para aprimorar e estimular as ações sustentáveis.
Confira abaixo alguns exemplos de negócios sustentáveis ideias para começar a empreender!
O e-commerce é um ramo que cresce a cada dia no Brasil. Isso permite alcançar grande sucesso com a venda de produtos sustentáveis online, haja vista que não requer muito investimento e alcança um público muito diverso na internet.
A ampliação do desenvolvimento sustentável contribuiu para a mudança do pensamento da população perante as questões ambientais. Nesse sentido, cada vez mais tem se notado a busca por produtos feitos com ingredientes naturais e veganos.
Assim, a venda de cosméticos naturais é um ótimo negócio, visto que o público cresce a cada ano.
A pandemia foi responsável por expandir o setor de entrega, o que permitiu a ampliação do uso de bicicletas.
A clicoentrega apresenta diversas vantagens, haja vista que é um transporte silencioso, sustentável e ocupa pouco espaço nas cidades.
A inauguração de uma loja de materiais recicláveis pode ser um ótimo negócio para implementar o empreendedorismo sustentável.
Esse ramo pode abranger a venda de roupas, carteiras, necessaires e bolsas recicláveis e reutilizáveis. Além disso, pode investir na produção local, como a confecção de estampas por artistas independentes.
Com a ampliação da informação e do pensamento sustentável, o público vegano apresentou um grande crescimento nos últimos anos. Nesse sentido, as indústrias começaram a investir em alimentos que atendam tal grupo de pessoas.
Nesse sentido, abrir um restaurante vegano é um negócio que pode gerar grande sucesso, principalmente nos grandes centros urbanos.
O empreendedorismo sustentável é uma prática sem volta, sendo, assim, responsável por reformular os conceitos em todos os aspectos da sociedade. Assim, é importante entender os fatores para se tornar possível aplicá-lo. Confira abaixo um pouco sobre cada um deles!
O pilar social é muito importante no empreendedorismo. Isso significa que não são apenas as reações entre as empresas e seus consumidores que são alteradas, haja vista que as relações dentro da organização também sofrem mudanças.
Assim, para aplicar a sustentabilidade é preciso o apoio de todos os funcionários da organização. Nessa perspectiva, é essencial construir uma consciência coletiva de que cada ação pode ser importante e que cada pessoa pode assumir um papel mais sustentável.
O empreendedorismo sustentável também abrange a aplicação de processos ecologicamente corretos. Isso pode acontecer de diferentes formas, haja vista que depende do tipo de negócio.
A título de exemplo, é importante escolher fornecedores de matéria-prima sustentável ou até mesmo mudar a composição dos produtos da empresa. Dessa forma, entende-se que a aplicação de práticas mais sustentáveis abrange diversas etapas da organização.
As gerações mais jovens estão se tornando cada vez mais influentes no consumo. Isso acontece porque chegam ao mercado de trabalho, como também porque interferem diretamente nas decisões dentro de casa. Assim, a pauta sobre desenvolvimento sustentável está se popularizando cada vez mais entre a população mais jovem.
O debate sobre desenvolvimento sustentável também deve alcançar as pessoas mais velhas, para que elas possam adotar tais práticas e consumir produtos de empresas com responsabilidade social e ambiental.
Assim, é preciso ampliar o debate sobre tal assunto no meio social, a fim de criar uma base de consumidores mais conscientes e preocupados com as questões ambientais.
O empreendedorismo sustentável deve impulsionar as empresas a abandonarem o modelo tradicional pautado apenas na preocupação com as vendas.
Nesse sentido, as organizações devem ser cobradas ativamente, inclusive pelos investidores que priorizem ações sustentáveis, para sair do modelo tradicionalista e promover projetos concretos, que efetivem o bem-estar social em suas comunidades.
Agora, confira abaixo alguns exemplos de empresas que adotam a sustentabilidade em suas agendas:
A empresa americana Crocs é responsável por produzir sapatos mais casuais para diversos públicos, como homens, mulheres e crianças.
A marca estabeleceu um compromisso de se tornar completamente vegana até o final de 2021 e, após concretizar esse propósito, vem implementando novas metas para alcançar uma pegada de carbono zero até 2030.
Para concretizar seus compromissos, a Crocs está pautando diversas medidas, como a adoção de materiais e embalagens mais sustentáveis e o investimento em soluções para os produtos que alcançaram o final de sua vida útil.
Logo abaixo, você encontra algumas ações de sustentabilidade que a empresa Crocs vem adotando.
A Natura é considerada uma das empresas mais sustentáveis do mundo, chegando a conquistar o primeiro lugar no ranking Global 100 da Corporate Knights. Esse reconhecimento mundial é fruto da política adotada pela marca, a qual compensa todo o carbono emitido em investimentos sociais e ambientais.
A empresa também apresenta um compromisso com os animais, haja vista que não realiza testes de produtos em tais seres vivos. Além disso, investem em alternativas sustentáveis e inclusivas na Amazônia, o que permite conservar a biodiversidade e o meio ambiente local.
A Urban Flowers é uma empresa produtora de calçados que não utiliza materiais de origem animal. Em sua linha de produção, as matérias-primas utilizadas são a borracha, algodão reciclado e outros produtos reaproveitados.
Além dessa prática sustentável, a marca também investe na produção de itens com maior vida útil, o que permite reduzir o consumismo.
Com as mudanças climáticas e a crescente destruição da natureza, os empreendedores e as empresas abandonaram a percepção individualista de apenas gerar lucros para implementar ações de preservação do meio ambiente.
O empreendedorismo verde surge, portanto, para construir uma base sustentável nos negócios, o que possibilita o fornecimento de produtos e serviços mais sustentáveis e econômicos para a população.
Nesse sentido, ao reduzir o uso em grande escala dos recursos naturais disponíveis, as empresas também incentivam os consumidores, os fornecedores e os parceiros a adotarem hábitos mais sustentáveis. A exemplo disso, pode-se citar a compra de produtos sustentáveis e o uso de matérias-primas com baixo impacto ambiental.
As empresas que buscam implementar o empreendedorismo verde precisam abranger algumas características para, de fato, serem enquadradas no negócio sustentável. Confira abaixo alguns pilares das empresas que adotam o empreendedorismo verde:
O empreendedorismo verde é, portanto, um dos ramos do empreendedorismo sustentável, o qual busca incluir em sua agenda ações para preservar a natureza ao mesmo tempo que busca atingir os objetivos empresariais.
Além disso, uma empresa verde é pautada em três fundamentos: reutilizar, reduzir e reciclar. Dessa forma, percebe-se que são corporações definidas pelo consumo consciente, pelo baixo desperdício e pela diminuição do lixo produzido.
Confira o eBook Business Model Canvas e aprenda desenvolver e esboçar novos (ou já existentes) modelos de negócios.
O CANVAS ou "Quadro de modelo de negócios" é uma ferramenta de gerenciamento estratégico, que permite desenvolver e esboçar modelos de negócio novos ou existentes.
Neste eBook, entenderemos o modelo de negócio que é cada vez mais importante no mundo corporativo, que procura esclarecer os principais fatores envolvidos na criação e funcionamento de um empreendimento a aprenderemos a aplica-lo em nossos negócios.
Se interessou? Então não perca tempo e baixe agora!
Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!