O que é criatividade e como as mulheres apresentam essa competência?
1. Luiza Helena Trajano
2. Ana Fontes
3. Zica Assis
4. Cristina Junqueira
5. Sarah e Julinha Lazaretti
6. Karina Gallon
7. Cleusa Maria
Aposte nas suas próprias ideias também!

Confira 7 mulheres criativas e inovadoras do mundo dos negócios no Brasil!

Descubra o que é criatividade, a sua relação com a inovação e exemplos de sete mulheres criativas do mundo dos negócios brasileiro.

Alícia Soares
Por: Alícia Soares
Confira 7 mulheres criativas e inovadoras do mundo dos negócios no Brasil!

A criatividade é uma competência sempre desejada no mercado de trabalho. É através dela que inovações são produzidas e grandes negócios são desenvolvidos.

Além disso, essa qualidade também é responsável por contribuir para a resolução de problemas dentro de projetos e de processos em uma empresa. As mulheres possuem a criatividade apurada e desenvolvida em busca desses objetivos.

Continue neste artigo e confira uma lista de sete mulheres criativas que revolucionaram suas áreas de trabalho e inovaram em seu negócio por meio dos seguintes tópicos:

  • O que é criatividade e como as mulheres apresentam essa competência? 
  • Luiza Helena Trajano;
  • Ana Fontes;
  • Zica Assis;
  • Cristina Junqueira;
  • Sarah e Julinha Lazaretti;
  • Karina Gallon;
  • Cleusa Maria.

Vamos lá!

O que é criatividade e como as mulheres apresentam essa competência?

A criatividade é conceituada como a capacidade de criar, inventar e desenvolver coisas novas, com originalidade e autenticidade, a partir da imaginação. Dessa forma, ela pode ser desenvolvida e aperfeiçoada para melhores resultados.

As mulheres são grandes desenvolvedoras dessa habilidade, apesar de terem sofrido e ainda sofrerem preconceito de gênero. Utilizam a criatividade, a liderança e a organização em busca de sucesso em seus negócios.

Apesar de serem proprietárias de mais da metade de novos empreendimentos, são os homens a maioria em negócios consolidados.

Segundo o Relatório Executivo Empreendedorismo no Brasil, do Sebrae e do Global Entrepreneurship Monitor (GEM), 24 milhões de brasileiras são empreendedoras.

As áreas de negócio predominantes são beleza, alimentação e moda e geralmente esses negócios são criados em busca de uma renda extra e de independência financeira.

Ter uma ideia pode parecer algo impossível, ou no mínimo muito difícil. Isso acontece pelo fato de que a representação de ter uma “Ideia” parece ser algo abstrato e que “vem do nada”.

Ao baixar nosso eBook, você terá um guia passo a passo e prático para conseguir ter boas ideias, melhorá-las e acelerá-las e também 10 passos práticos para tirar essas ideias do papel

Clique no Banner para baixar!

Confira sete mulheres criativas e inovadoras do mundo dos negócios:

1. Luiza Helena Trajano

luiza-trajano

Luiza Helena Trajano é uma das maiores empreendedoras do Brasil.

Natural de Franca, no interior de São Paulo, Luiza possui espírito empreendedor desde criança. Começou a trabalhar como vendedora aos 12 anos para comprar presentes de Natal para os seus familiares.

A empreendedora assumiu a loja com apenas 18 anos na década de 1990 e transformou a loja dos seus tios em uma das maiores empresas do Brasil, o Magazine Luiza, que possui mais de 1400 lojas em 21 estados pelo país.

Vale lembrar que Luiza Trajano também possui bastante responsabilidade social no que condiz à inclusão e ao incentivo ao empreendedorismo feminino.

2. Ana Fontes

ana-fontes

Ana Fontes é natural de uma pequena cidade de Alagoas e seus pais se mudaram para Diadema-SP em busca de oportunidades. Ana é formada em Publicidade e Propaganda e pagou a sua faculdade com a ajuda de vizinhos e a venda de bolos.

A empresária trabalhava como executiva em uma multinacional quando decidiu empreender e contribuir com a formação empreendedora de outras mulheres.

Ela criou, assim, a Rede Mulher Empreendedora, uma rede online, com dicas, fóruns e notícias relacionadas ao empreendedorismo feminino.

O instituto apoia projetos de negócios e oferece capacitação e mentoria para outras mulheres, principalmente aquelas em vulnerabilidade social. Já foram mais de 270 mil mulheres beneficiadas com a rede.

3. Zica Assis

zica-assis

Zica Assis vem de uma infância difícil e de uma família humilde. Ela começou a trabalhar quando ainda era criança aos nove anos como babá, faxineira e empregada doméstica e, aos 21 anos, já trabalhava em salões de beleza.

Ela sempre sofreu preconceito por seu cabelo ser cacheado e volumoso e, cansada de alisar o cabelo e perder a sua personalidade, Zica fez um curso de cabeleireira para aprender a manuseá-lo e passou a fabricar produtos para tratar os seus cachos.

A sua criatividade e inovação levaram a empreendedora a abrir um negócio especializado para cabelos cacheados, ondulados e crespos. Ela focou o seu negócio em serviços para esses tipos de cabelo e na produção de produtos especializados para tais.

O Instituto Beleza Natural foi fundado em 1993 por Zica e mais três amigas, após pedir dinheiro emprestado para sua patroa e vender o seu carro. Hoje, são mais de 100 salões distribuídos por todo o Brasil. A empreendedora também é reconhecida pela Forbes como uma das empresárias mais poderosas do país.

4. Cristina Junqueira

cristina-junqueira

Cristina Junqueira é uma dos três fundadores do Nubank, e atual vice-presidente da empresa. O negócio começou em 2013 e é uma das grandes fintechs do Brasil atualmente.

Cristina é formada em Engenharia de Produção e possui mestrado e MBA em Negócios. Foi analista interna no Itaú e líder do setor de seguros para pequenas e médias empresas no Unibanco.

Ela teve grandes ideias para serem implementadas que não foram bem aceitas nos bancos tradicionais, e as utilizou na startup, oferecendo cartões de crédito sem taxas abusivas e com comunicação direta com os clientes.

5. Sarah e Julinha Lazaretti

sarah-julinha-lazaretti

As irmãs Sarah e Julinha Lazaretti encontraram um mercado com grandes necessidades entre as mulheres: produtos antialérgicos.

A ideia surgiu quando a filha de Sarah Lazaretti nasceu com várias alergias e a mãe tinha dificuldades em encontrar produtos que não a fizessem mal. Julinha Lazaretti estudava sobre alergias e, em 1993, elas criaram a Alergoshop.

Atualmente, a Alergoshop atua com mais de 300 produtos e está presente em vários estados brasileiros.

6. Karina Gallon

karina-gallon

Karina Gallon utilizou um hobby a seu favor na criação de um negócio.

Em 2017, com apenas 300 reais, ela começou a produzir camisetas estampando uma frase feminista. No início, foram apenas 15 peças para ela e algumas amigas.

Esse foi o começo da Peita, que atualmente vende mais de 1,5 mil peças por mês entre 30 produtos - camisetas, adesivos, abridores de garrafa, ecobags e bottons - e entrega por todo o Brasil, com pontos de revenda em São Paulo, Recife, Porto Alegre e Belo Horizonte.

Além disso, a marca também contribui para o empoderamento feminino, contendo uma linha de produção totalmente formada por mulheres.

7. Cleusa Maria

cleusa-maria

Cleusa Maria da Silva vem de uma família humilde, não completou o ensino médio e já trabalhou como cortadora de cana, empregada doméstica e recepcionista.

Como ganhava menos de um salário mínimo, decidiu investir em doces com a ajuda de um empréstimo oferecido pelo irmão. Ao mesmo tempo que trabalhava em uma indústria, cozinhava bolos até mesmo de madrugada.

Após dois anos de trabalho duro, Cleusa abriu a primeira loja Sodiê Doces, em Salto, no interior de São Paulo. Hoje, é a maior franquia de bolos do Brasil com mais de 340 lojas.

Aposte nas suas próprias ideias também! 

Inscreva-se agora no curso de Criatividade e Resolução de Problemas e inove sua carreira!

Você tem algum problema que não consegue resolver? Você acredita não ter o dom da criatividade? Com a criatividade aliada à resolução de problemas você é capaz de identificar um problema e gerar soluções inovadoras, mudando a forma de olhar para as situações em qualquer âmbito.

Este treinamento conta com os passos fundamentais para identificação de um problema e construção de soluções, tanto no cotidiano quanto no trabalho, apresentando ferramentas como Brainstorming Reverso, Design Thinking, Design Sprint e Lean Inception de forma prática e dinâmica.

Se você deseja inovar na resolução de qualquer problema, essa capacitação é para você! 

criatividade e resolucao de problemas

Alícia Soares

Alícia Soares

Grad. em Jornalismo na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Redatora de conteúdo em portais esportivos como VAVEL e Planeta Futebol Feminino. Experiência em Comunicação Institucional nas Diretorias de Imagem e de Relações internacionais da UFJF. Atuou como Assessora de Gestão e Estratégia e Consultora de Planejamento e Mídias na Acesso Comunicação Junior. Tem como objetivo pessoal compartilhar conhecimento sobre Organização Criativa e Metodologia Ágil para que as pessoas alcancem maiores resultados e produtividade no estudo e no trabalho.

Conteúdo relacionado

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Ebook Como Tirar Uma Ideia Do Papel

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.