A criatividade é uma competência sempre desejada no mercado de trabalho. É através dela que inovações são produzidas e grandes negócios são desenvolvidos.
Além disso, essa qualidade também é responsável por contribuir para a resolução de problemas dentro de projetos e de processos em uma empresa. As mulheres possuem a criatividade apurada e desenvolvida em busca desses objetivos.
Continue neste artigo e confira uma lista de sete mulheres criativas que revolucionaram suas áreas de trabalho e inovaram em seu negócio por meio dos seguintes tópicos:
Vamos lá!
A criatividade é conceituada como a capacidade de criar, inventar e desenvolver coisas novas, com originalidade e autenticidade, a partir da imaginação. Dessa forma, ela pode ser desenvolvida e aperfeiçoada para melhores resultados.
As mulheres são grandes desenvolvedoras dessa habilidade, apesar de terem sofrido e ainda sofrerem preconceito de gênero. Utilizam a criatividade, a liderança e a organização em busca de sucesso em seus negócios.
Apesar de serem proprietárias de mais da metade de novos empreendimentos, são os homens a maioria em negócios consolidados.
Segundo o Relatório Executivo Empreendedorismo no Brasil, do Sebrae e do Global Entrepreneurship Monitor (GEM), 24 milhões de brasileiras são empreendedoras.
As áreas de negócio predominantes são beleza, alimentação e moda e geralmente esses negócios são criados em busca de uma renda extra e de independência financeira.
Ter uma ideia pode parecer algo impossível, ou no mínimo muito difícil. Isso acontece pelo fato de que a representação de ter uma “Ideia” parece ser algo abstrato e que “vem do nada”.
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Confira sete mulheres criativas e inovadoras do mundo dos negócios:
Luiza Helena Trajano é uma das maiores empreendedoras do Brasil.
Natural de Franca, no interior de São Paulo, Luiza possui espírito empreendedor desde criança. Começou a trabalhar como vendedora aos 12 anos para comprar presentes de Natal para os seus familiares.
A empreendedora assumiu a loja com apenas 18 anos na década de 1990 e transformou a loja dos seus tios em uma das maiores empresas do Brasil, o Magazine Luiza, que possui mais de 1400 lojas em 21 estados pelo país.
Vale lembrar que Luiza Trajano também possui bastante responsabilidade social no que condiz à inclusão e ao incentivo ao empreendedorismo feminino.
Ana Fontes é natural de uma pequena cidade de Alagoas e seus pais se mudaram para Diadema-SP em busca de oportunidades. Ana é formada em Publicidade e Propaganda e pagou a sua faculdade com a ajuda de vizinhos e a venda de bolos.
A empresária trabalhava como executiva em uma multinacional quando decidiu empreender e contribuir com a formação empreendedora de outras mulheres.
Ela criou, assim, a Rede Mulher Empreendedora, uma rede online, com dicas, fóruns e notícias relacionadas ao empreendedorismo feminino.
O instituto apoia projetos de negócios e oferece capacitação e mentoria para outras mulheres, principalmente aquelas em vulnerabilidade social. Já foram mais de 270 mil mulheres beneficiadas com a rede.
Zica Assis vem de uma infância difícil e de uma família humilde. Ela começou a trabalhar quando ainda era criança aos nove anos como babá, faxineira e empregada doméstica e, aos 21 anos, já trabalhava em salões de beleza.
Ela sempre sofreu preconceito por seu cabelo ser cacheado e volumoso e, cansada de alisar o cabelo e perder a sua personalidade, Zica fez um curso de cabeleireira para aprender a manuseá-lo e passou a fabricar produtos para tratar os seus cachos.
A sua criatividade e inovação levaram a empreendedora a abrir um negócio especializado para cabelos cacheados, ondulados e crespos. Ela focou o seu negócio em serviços para esses tipos de cabelo e na produção de produtos especializados para tais.
O Instituto Beleza Natural foi fundado em 1993 por Zica e mais três amigas, após pedir dinheiro emprestado para sua patroa e vender o seu carro. Hoje, são mais de 100 salões distribuídos por todo o Brasil. A empreendedora também é reconhecida pela Forbes como uma das empresárias mais poderosas do país.
Cristina Junqueira é uma dos três fundadores do Nubank, e atual vice-presidente da empresa. O negócio começou em 2013 e é uma das grandes fintechs do Brasil atualmente.
Cristina é formada em Engenharia de Produção e possui mestrado e MBA em Negócios. Foi analista interna no Itaú e líder do setor de seguros para pequenas e médias empresas no Unibanco.
Ela teve grandes ideias para serem implementadas que não foram bem aceitas nos bancos tradicionais, e as utilizou na startup, oferecendo cartões de crédito sem taxas abusivas e com comunicação direta com os clientes.
As irmãs Sarah e Julinha Lazaretti encontraram um mercado com grandes necessidades entre as mulheres: produtos antialérgicos.
A ideia surgiu quando a filha de Sarah Lazaretti nasceu com várias alergias e a mãe tinha dificuldades em encontrar produtos que não a fizessem mal. Julinha Lazaretti estudava sobre alergias e, em 1993, elas criaram a Alergoshop.
Atualmente, a Alergoshop atua com mais de 300 produtos e está presente em vários estados brasileiros.
Karina Gallon utilizou um hobby a seu favor na criação de um negócio.
Em 2017, com apenas 300 reais, ela começou a produzir camisetas estampando uma frase feminista. No início, foram apenas 15 peças para ela e algumas amigas.
Esse foi o começo da Peita, que atualmente vende mais de 1,5 mil peças por mês entre 30 produtos - camisetas, adesivos, abridores de garrafa, ecobags e bottons - e entrega por todo o Brasil, com pontos de revenda em São Paulo, Recife, Porto Alegre e Belo Horizonte.
Além disso, a marca também contribui para o empoderamento feminino, contendo uma linha de produção totalmente formada por mulheres.
Cleusa Maria da Silva vem de uma família humilde, não completou o ensino médio e já trabalhou como cortadora de cana, empregada doméstica e recepcionista.
Como ganhava menos de um salário mínimo, decidiu investir em doces com a ajuda de um empréstimo oferecido pelo irmão. Ao mesmo tempo que trabalhava em uma indústria, cozinhava bolos até mesmo de madrugada.
Após dois anos de trabalho duro, Cleusa abriu a primeira loja Sodiê Doces, em Salto, no interior de São Paulo. Hoje, é a maior franquia de bolos do Brasil com mais de 340 lojas.
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Grad. em Jornalismo na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Redatora de conteúdo em portais esportivos como VAVEL e Planeta Futebol Feminino. Experiência em Comunicação Institucional nas Diretorias de Imagem e de Relações internacionais da UFJF. Atuou como Assessora de Gestão e Estratégia e Consultora de Planejamento e Mídias na Acesso Comunicação Junior. Tem como objetivo pessoal compartilhar conhecimento sobre Organização Criativa e Metodologia Ágil para que as pessoas alcancem maiores resultados e produtividade no estudo e no trabalho.
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