O que é Criatividade?
4 Tipos de Criatividade!
Como ocorre o processo criativo?
6 dicas para florescer sua criatividade!
Como estimular a criatividade em sua empresa
Essa é a trilha para o sucesso!

Tipos de Criatividade: quais são e como desenvolver?

A criatividade é uma habilidade com bastante estima no mercado de trabalho. Confira quais os 4 Tipos de Criatividade e como aprimorar a sua!

Marcela Gomes
Por: Marcela Gomes
Tipos de Criatividade: quais são e como desenvolver?

Do latim creatus, criatividade nada mais é que o fato de criar, produzir ou inventar algo totalmente novo.

Além de ser super importante para o desenvolvimento pessoal de cada um, muitas empresas acabam contratando colaboradores que possuem uma criatividade bem acentuada.

Vem entender um pouco mais sobre o assunto que será distribuído nos seguintes tópicos:

  • O que é Criatividade?
  • Como ocorre o processo criativo?
  • 4 Tipos de Criatividade
  • 6 dicas para florescer sua criatividade!
  • Como estimular a criatividade na sua empresa

O que é Criatividade?

Muitas vezes associada a questões artísticas e musicais, mas criatividade é muito além disso. Criatividade é a habilidade de solucionar problemas de formas diferentes do habitual.

Fique atento, simplesmente criar algo não quer dizer que você seja criativo, para que as invenções sejam consideradas criativas, elas necessitam ser engenhosas, inovadoras e entregarem valor.

Nem sempre você precisa possuir uma ideia 100% original para ser considerada criativa, basta fazer sentido para o grupo de desenvolvimento ou local que será aplicada.

Essa habilidade possui grande estima no mercado e, algumas empresas vêm buscando pessoas que possuem essa capacidade muito bem acentuada. Visto que, normalmente essas pessoas possuem:

  • Bom senso de observação;
  • Boa percepção de problemas;
  • Networking ;
  • Capacidade de associação;
  • Curiosas e questionadoras;
  • Exploram e testam suas ideias constantemente;

E aí, você se considera criativo?

4 Tipos de Criatividade!

1. Deliberada e cognitiva

As pessoas que possuem este tipo de criatividade, normalmente possuem um grande conhecimento sobre várias áreas e utilizam desses conhecimentos para solucionar problemas e inventar coisas. Por ser muito ligada ao pré conhecimento sobre determinados assuntos, essa criatividade demanda muito tempo para que possam ser realizados testes. Um grande exemplo é Thomas Edison, considerado o maior inventor de todos os tempos.

2. Deliberada e emocional

Normalmente as pessoas providas de criatividade deliberada e emocional, deixam se influenciar por seus sentimentos e emoções, normalmente são muito sensíveis e preferem estar em silêncio na hora de criarem, porém, sempre que necessitam tomar grandes decisões, se baseiam na lógica. Eventualmente, suas melhores ideias surgem após sofrerem grandes emoções.

3. Espontânea e cognitiva

Também muito ligada ao pré conhecimento sobre os assuntos, este tipo de criatividade ocorre quando você resolve dar uma “pausa” no trabalho e dar uma volta ou realizar outra tarefa.

Você já teve algum momento em que não sabia como fazer algo, foi se distrair e veio a solução do problema na sua mente? “Eureka”!

Exatamente a mesma coisa que aconteceu quando Newton resolveu dar uma voltinha e acabou com uma maçã caindo em sua cabeça, isso fez com que ele relacionasse o ocorrido com seus conhecimentos sobre físicae descobrisse sobre a gravidade!

4. Espontânea e emocional

Ligada ao emocional, este tipo de criatividade está muito associada a artistas e músicos, já que acontece fora do córtex pré frontal. A grande responsável por esse tipo de criatividade, é a amígdala cerebral (não confunda com a da garganta, ein?), isso quer dizer que não necessita de nenhum raciocínio lógico. Acontece por pura emoção.

Caso você queira entender um pouco mais sobre seu tipo criativo, a Adobe desenvolveu um teste gratuito que irá te ajudar com isso!

O teste possui 15 questões que serão  analisadas a partir de bancos de dados de diversos estudos psicológicos.  Além disso, conta com 8 tipos diferentes de estilo criativo e por isso, você não deve levar a resposta tão a sério! Com certeza você possui um pouco de cada tipo!

Como ocorre o processo criativo?

Antes de encontrar a solução perfeita para seu problema, temos o chamado processo criativo, que são etapas normalmente seguidas para colocar em prática a criatividade.

O modelo mais utilizado, foi proposto pelo psicólogo Graham Wallas, ele propôs que existe um método de 4 etapas capaz de fazer com que as pessoas implementem esse processo criativo. Ideias embasadas e bases bem sólidas, são os pilares do modelo 4-stage model. 

As fases do processo criativo são:

  1. Preparação: Nesta fase, necessita que você entenda o problema e busque entender o que precisa ser feito, qual a melhor forma de ser executado, sua persona e etc, ou seja, é a fase consciente. Nessa etapa inicial, você estrutura sua ideia e estuda sobre o projeto a ser executado.
  2. Incubação: Ao contrário da fase apresentada anteriormente, a incubação é uma fase inconsciente. Cada ponto selecionado anteriormente, é estudado e trabalhado de forma individual. Nessa fase, o cérebro organiza as ideias e realiza associações mais viáveis e com isso, permite as ideias surgirem.
  3. Iluminação: Sempre vimos em desenho animado que, quando algum personagem tem alguma ideia, aparece uma lâmpada em cima da cabeça e é exatamente isso que ocorre no processo de iluminação, claro que o exemplo é uma forma figurada. Mas nesse processo as ideias surgem porque você já realizou um estudo anterior sobre o assunto e já permitiu que o cérebro trabalhasse inconscientemente no projeto.
  4. Implantação: Quando se trata de boas ideias, o ânimo para implementá-las surge de forma instantânea. Você precisa entender que, possuir uma boa ideia não quer dizer que o projeto terá sucesso. Essa é a fase de “mão na massa” e coloca em prática tudo aquilo que já foi estruturado nas outras etapas, lembrando sempre que se trata de um produto e precisa do resultado esperado.

3 ferramentas para ajudar na otimização do processo criativo!

O processo criativo é algo que demanda tempo e pensando nisso, trouxe 3 ferramentas que irão te ajudar a otimizar este processo.

  1. Mapa mental: São diagramas que ajudam na gerência das informações e de ideias. Como o mapa mental é algo gráfico, é algo muito interessante para criar um rascunho e analisar qual a melhor saída para o problema.
  2. Brainstorming: Trabalho em equipe torna tudo mais tranquilo, o brainstorming é o compartilhamento de ideias de forma espontânea, nele ocorre a busca por solução de algum problema e consequentemente, gera uma inspiração criativa.
  3. PNI: Sigla para “Positivo, Negativo, Interessante”,  é a análise de 3 etapas da ideia: os pontos positivos, os pontos negativos e o que é interessante tratar naquele projeto. Isso faz com que as ideias sejam filtradas e torna mais simples o processo de criação.

6 dicas para florescer sua criatividade!

Sabemos que nem sempre estamos 100% criativos ou que às vezes, as ideias somem da nossa cabeça e isso dificulta realizar algumas atividades, por isso, aqui vão 6 dicas para ajudar no desenvolvimento da sua criatividade!

1. Busque crescimento

Tudo começa com um princípio: acreditar que você é capaz e que você consegue! Sempre mantenha a mente aberta para aceitar novas ideias e aprender coisas novas. Nada de pensamento negativo, ok? Você consegue!

2. Tenha diversas experiências

Seja ativo em diferentes atividades, busque novas experiências. Isso faz com que você agregue conhecimento e por isso, pode chegar a soluções de formas diferentes.

3. Entenda o porquê de estar fazendo aquilo

Estamos sempre em busca de coisas novas, sejam ideias, aprendizados ou tecnologias, porém, nada adianta se você não entender o porquê daquilo. Saber o propósito e para quem a ideia está destinada, é o primeiro passo para gerar algo que realmente agregue algo.

4. Aceite sua fragilidade quanto pessoa

Essa é a famosa hora do “vamos ver”, sua ideia precisa ser testada e quanto mais rápido esse processo, menor as chances dela acabar abandonada em alguma gaveta. Receber feedbacks e entender como melhorar seu produto é fundamental para que chegue realmente no que o cliente deseja. Tenha coragem de expor seus pensamentos e acredite que, por mais que os feedbacks possam não ser bons, isso não quer dizer que você é ruim ou que tenha falhado, mas que você está se permitindo aprender!

5. Acredite na trajetória

Respeite seu processo, seu ritmo e não se compare com outras pessoas, você é único! Quando você aceita que é diferente das demais ou que talvez não lide com a situação da forma que gostaria, a pressão sobre você diminui e isso melhora seu rendimento e concentração. Não se apegue ao medo, pense que você é capaz e que vai conseguir, assim as coisas vão fluir naturalmente!

6. Se permita melhorar!

No primeiro tópico, tratamos sobre o crescimento bem no comecinho do processo de desenvolvimento da criatividade, agora vamos falar sobre o final. Todo fim é o começo de uma nova fase, com novos desafios e novas propostas. Você já idealizou, colocou a mão na massa, testou, teve feedbacks, só que o processo de criatividade é algo que não possui fim, sempre há como melhorar e como se desenvolver mais, então pegue os feedbacks e transforme em força para continuar tentando e melhorando sempre!

Como estimular a criatividade em sua empresa

O ambiente de trabalho é o primeiro local onde as pessoas tentarão colocar em prática seu lado criativo. Investir nas melhores tecnologias e nas melhores práticas de gestão nem sempre são suficientes para um lugar ser considerado propício à criatividade. Confira como estimular a criatividade de seus colaboradores:

  • Invista em lugares mais descontraídos, que façam os colaboradores se sentirem bem em expressar ideias, incentive as pessoas a mostrarem novas propostas e visões. 
  • Por medo, algumas pessoas jamais apresentarão ideias que podem ser consideradas “fora da curva”, motive essas pessoas e ofereça recompensas.
  • Não reprima os erros, durante o processo criativo é normal terem falhas ou que as coisas não saiam da forma esperada, incentive os colaboradores a errarem, só assim eles irão melhorar naquilo que fazem!
  • Entenda como outros lugares tratam daquele assunto, como outras empresas do mesmo nicho estimulam a criatividade. Procure observar como o mercado muda, como os consumidores do seu produto estão pensando. 

Criatividade é diferente de inovação!

Você sabia que criatividade e inovação são coisas diferentes? Normalmente ouvimos muito essas duas palavras entrelaçadas, porém ambas estão ligadas a coisas distintas.

A criatividade é algo que está em você, está na nossa mente e às vezes pode gerar alguma ação. O cérebro gera várias ideias “fora da caixa” e você escolhe se vai colocá-las em prática ou não.

Enquanto a inovação, está extremamente ligada à "mão na massa”, é ação. É pegar ideias e trazê-las para realidade, impactando a vida de várias pessoas. Por isso, sempre devemos ter em mente que, sem criatividade não existe inovação!

Essa é a trilha para o sucesso!

Calma, não desanime! Estamos aqui para te ajudar e te mostrar os primeiros passos para conseguir a carreira que tanto deseja. Você sabia que aqui na Voitto temos cursos desde o iniciante até o master?

Com o kit de Gestão Estratégica, você receberá 10 materias para gerenciar estratégias na sua empresa. Dentre elas estão: 5 Forças de Porter, Análises de Cenários e Expansão, Análise SWOT, Avaliação de Segmentação de Mercado, Brainstorming e seleção de ideias, Curva de Valor, Diagnóstico Empresarial, Matriz BCG, Planejamento Estratégico, Plano de Negócios.

Ficou interessado? Então, não perca tempo e entenda mais sobre o Gestão Estratégica!


Kit gestao estrategica

Marcela Gomes

Marcela Gomes

Técnica em Informática Industrial, pelo CEFET MG onde também cursa a graduação em Engenharia de Controle e Automação. Ex diretora de Marketing da Encautech Júnior Consultoria, realiza projeto de pesquisa na área de Proveniência de Dados em Processos de Software, está no núcleo de extensão Monkeys Aerospace desde sua fundação e também faz parte do Coletivo Feminista do CEFET Leopoldina, CEFET-ANAS. Possui certificação em Marketing de Conteúdo e atualmente é estagiária da Voitto, onde atua no time de Artigos & SEO.

kit empreendedorismo

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Kit] Empreendedorismo

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.