O que é um projetista?
Como se tornar um projetista?
Qual a importância de um projetista?
Qual a média salarial de um projetista?
Dica especial para projetistas!

Entenda tudo sobre a profissão projetista, qual sua importância e como se tornar um!

Existe um curso específico para se tornar projetista? Qual sua faixa salarial? Entenda essas questões aqui e várias outras!

Letícia Basso
Por: Letícia Basso
Entenda tudo sobre a profissão projetista, qual sua importância e como se tornar um!

O ato de projetar coisas acompanha a humanidade desde seu início, sendo essa capacidade uma das principais para seu desenvolvimento.

As áreas de aplicação de projetos são muito diversas e de extrema importância para a atualidade. Vale ressaltar que para cada tipo de projeto é necessário um profissional qualificado para aquela área.

Existem projetos dos mais variados tipos, por exemplo um projeto mecânico, elétrico, civil, eletrônico, robótico, de design, entre diversos outros.

Quer entender melhor do que se trata essa profissão e sua importância? Então acompanhe os tópicos a seguir.

  • O que é um projetista?
  • Como se tornar um projetista?
  • Qual a importância de um projetista?
  • Qual a média salarial de um projetista?

O que é um projetista?

Um projetista elabora projetos para a construção de coisas, está atrelado à ideia de criação de um novo produto, algo novo para um certo segmento de mercado. Claro que muitas vezes o projeto não é realizado do zero, sendo apenas a inovação de um produto já existente.

Um exemplo é um projeto de um novo carro, muitos dos elementos já foram projetados pelo menos uma vez, porém é necessário a revisão de cada um deles para saber se o projeto como um todo funciona de maneira correta.

Outro exemplo é a construção civil, para construir uma casa é necessário ter um projeto estrutural elaborado por um engenheiro civil e/ou um arquiteto, muitas das bases desse projeto já são conhecidas, mas é necessário uma adaptação para o terreno, tipo de solo, de material, entre outros fatores. 

Portanto, um projetista trabalha com a elaboração de diversos projetos, que podem ser de diversas áreas.

Para isso é necessário o conhecimento aprofundado na área e de maneira geral é essencial o conhecimento de softwares específicos para modelagem e desenho, como AutoCad, SolidWorks, entre outros.

Outro fator geralmente necessário são bases matemáticas, que permitem a elaboração de um projeto exato com menos erros e falhas na hora de sua execução. 

O conhecimento de softwares de simulação também é essencial para diversos casos, tais softwares diminuem os erros e desastres na hora da construção, pois validam o projeto de maneira virtual antes.

Mas afinal, como se tornar um projetista? Veja no próximo tópico.

Como se tornar um projetista? 

Isso vai depender do que você deseja projetar, mas na maioria das vezes a faculdade atrelada a um projetista é a engenharia, porém existem outros cursos comuns como arquitetura e design.

Para ser um projetista é necessário realizar o curso específico da área que deseja projetar, para assim ter os conhecimentos básicos e gerais. E depois, realizar cursos específicos para a área de projetos em si, como cursos de softwares necessários.

Por exemplo, caso seu sonho seja projetar aviões, a primeira pergunta que deve responder é o que deseja projetar no avião, para o sistema elétrico é indicado engenharia elétrica.

Para a turbina ou estrutura é necessário um projeto mecânico e o curso seria engenharia mecânica,mas de materiais também ajudaria.

A engenharia de produção acompanha o projeto todo e todas a produção do mesmo, um engenheiro químico pode auxiliar em todo processo de combustão do combustível, seja no seu melhoramento ou filtragem de poluentes, entre outros cursos e aplicações.

Para projetos como o citado, um designer consegue dar a opinião em alguns aspectos da carcaça exterior, mas cabe ao engenheiro validar muitos deles, pois entra em consideração o fator de aerodinâmica.

Como foi dito, um projetista pode realizar muitas coisas e existem diversos caminhos para chegar lá, vai dá suas aptidões e vontades.

Uma dica essencial para esses profissionais é utilizar princípios da metodologia ágil, para facilitar toda comunicação e andamento do projeto.

Você entende qual é a importância da agilidade para a realização de uma gestão efetiva?

O segredo para otimização de projetos está em usar um método ágil! O framework Scrum, por exemplo, é um método usado para o gerenciamento de projetos, baseado no desenvolvimento de software, que beneficia a empresa e os clientes com agilidade e flexibilidade em sua elaboração.

Quer saber como funciona a metodologia Scrum e entender como sua flexibilidade para se adaptar a diferentes exigências se dá por meio de entregas rápidas e com foco total nas exigências dos clientes?

Preparamos para você o curso de Introdução ao Agile Scrum para que você se desenvolva profissionalmente e ainda possa conhecer a nossa plataforma! É só usar o cupom BLOG100 e começar a se capacitar gratuitamente!

Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no botão abaixo e saiba mais a respeito!

introdução ao agile scrum

Qual a importância de um projetista? 

A principal importância do projetista é a precisão dos seus trabalhos. O ato de projetar garante a segurança do projeto, ou seja, a segurança daqueles que irão utilizar o produto.

Além de diminuir gastos, pois quando bem projetado corta gastos e realiza testes em simulações e protótipos, evitando gastos com testes de projetos com erros.

Também vale ressaltar que são eles que geram novas tecnologias, novos produtos, novas invenções e inovações. Portanto, o projetista ajuda a humanidade a evoluir, projetando novos equipamentos que melhoram a qualidade de vida de todos nós.

Sendo assim, as principais importâncias de um projetista são:

  • Inovações constantes; 
  • Garantir a segurança de produtos; 
  • Projetar novos produtos; 
  • Poupar gastos; 
  • Melhorar processos; 
  • Melhorar produtos; 
  • Definir processos; 

Quer saber a média salarial desse profissional? Veja no próximo tópico!

Qual a média salarial de um projetista?

A média salarial de um projetista é difícil de ser especificada, pois seu campo de atuação é muito amplo. Quanto mais complexo o projeto que o projetista está envolvido e quanto maior seu grau de experiência maior será seu salário.

Varia também de acordo com as regiões do Brasil e claro, com a dimensão da empresa em que você está contratado.

A média salarial encontrada na internet para esse cargo é de aproximadamente R$2811,00, porém pode ser menor ou maior conforme já citado.

E aí, se interessou pela área? Que tal já começar a se aprofundar nela e dar o primeiro passo em direção a essa profissão incrível? Se liga na dica!

Dica especial para projetistas!

Com o kit de ferramentas Gestão de Projetos, você receberá 3 templates de slides e 2 planilhas para monitorar o desempenho dos seus projetos através de KPI's, além de organizar e gerenciar seu tempo de forma eficiente. Dentre elas estão um Cronograma e uma Planilha de Acompanhamento de projetos!

Para ter acesso gratuito a essas ferramentas basta clicar no botão abaixo!

gestao de projetos

Letícia Basso

Letícia Basso

Graduanda de engenharia mecânica na UTFPR, com intercâmbio acadêmico em Portugal no Instituto Politécnico de Viseu. Perfil de pesquisadora com iniciação científica sobre controle de vibrações de estruturas mecânicas e pesquisa sobre nanotecnologia e nanomateriais, participação na empresa júnior da UTFPR-CP SmartMec Jr. e projeto voluntário de ginastica rítmica para crianças da cidade. Certificações: Pacote Office, CopyWriting, Escrita para Web, Google ADS, SEO e Responsabilidade Social e Sustentabilidade.

 Gerenciamento de Projetos

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Kit] Gerenciamento De Projetos

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.