O que é o Lean Seis Sigma?
Invista em você mesmo!
O processo de geração de um projeto Lean Seis Sigma
Para que serve um projeto Black Belt?
Qual a importância do projeto Black Belt?
Como posso me tornar um Black Belt em Lean Seis Sigma?

Saiba como funciona um projeto Black Belt e para o que ele serve!

Entenda como funciona um projeto Black Belt e confira qual é a sua importância na metodologia Lean Seis Sigma.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Saiba como funciona um projeto Black Belt e para o que ele serve!

A metodologia Lean Seis Sigma tem como propósito fundamental elevar ao máximo todo o desempenho de uma organização através da adoção de projetos estratégicos de melhoria. Assim, são utilizadas ferramentas estatísticas para constantemente eliminar desperdícios e reduzir a variabilidade em processos críticos, tanto produtivos, quanto administrativos.

Para satisfazer esta condição, este programa conta com um robusto, estruturado e sistêmico método para resolução de problemas: o método DMAIC. É através dele que novas metas desafiadoras de desempenho são alcançadas da maneira mais eficiente possível, proporcionando que a empresa conquiste consequentemente maiores níveis de competitividade e sustentabilidade em seus negócios através da melhoria de processos.

Só que antes de qualquer membro do programa Lean Seis Sigma - incluindo os Black Belts - aplicar o DMAIC em seus próprios projetos, existe todo um processo por trás: o planejamento estratégico da companhia, o desdobramento de metas de melhoria, o direcionamento de projetos Lean Seis Sigma e, por fim, a execução do DMAIC em cada um destes projetos.

Neste artigo, antes de te apresentar para que serve um projeto Black Belt e qual sua principal diferença com os demais projetos de melhoria dentro deste programa, explicarei como funciona o processo de surgimento desta necessidade estratégica por projetos Lean Seis Sigma, pode ser?

Confira a seguir!

O que é o Lean Seis Sigma?

O Lean Seis Sigma nada mais é do que a junção das duas metodologias. O termo surgiu para unir a metodologia Seis Sigma com as ferramentas e o conceito do Lean Manufacturing de modo a melhorar os resultados da empresa por meio da redução da variabilidade nos seus processos e por meio da eliminação dos desperdícios e de atividades que não agregam valor.

Invista em você mesmo!

Quer se tornar um dos profissionais mais requisitados pelo mercado de trabalho? Então, temos uma oportunidade para você!

Atualmente, todas as empresas buscam a redução da variabilidade e diminuição/eliminação de desperdícios em seus processos. Porém, raros são os profissionais que conseguem entregar esses resultados. Para atender essa demanda do mercado, nós desenvolvemos a Formação Especialista Black Belt em Lean Seis Sigma.

Com essa formação, você será capaz de:

  • Liderar equipes de melhoria contínua e obter resultados cada vez melhores.
  • Reduzir a variabilidade e diminuir/eliminar desperdícios nos processos de uma empresa.
  • Montar e gerenciar um plano de coleta de dados eficiente.
  • Desenvolver análises estatísticas criteriosas através do Minitab18®.
  • Melhorar o raciocínio e o planejamento através da metodologia DMAIC.
  • Resolver problemas corporativos de alta complexidade em busca de competitividade estratégica

O que você está esperando? Clique na imagem abaixo, inscreva-se na nossa Formação Especialista Black Belt e domine a metodologia Lean Seis Sigma!

Formação Especialista Black Belt

O processo de geração de um projeto Lean Seis Sigma

Quando chega o período de uma empresa realizar seu balanço periódico de desempenho - na maioria das vezes feito anualmente com base no ano fiscal, muitas coisas são consideradas, como: seu faturamento mensal e acumulado, seus níveis de performance de atendimento a clientes, seus indicadores de desempenho e produtividade por setor e por aí vai...

Com base em todo este aglomerado de dados e indicadores, estes dirigentes ficam responsáveis por elaborar um novo plano estratégico anual que inclua a informação de quais serão os processos, áreas e setores que necessitarão de maiores investimentos financeiros e qualitativos para promover a sustentabilidade de toda a companhia.

Tendo este plano em mãos, esses mesmos executivos - ao lado do Black Belt do programa Lean Seis Sigma, devem transformar cada um destes ambiciosos objetivos estratégicos em metas de desempenho menores e mais palpáveis, que por sua vez, irão receber o emprego de projetos de melhoria Lean Seis Sigma - projetos esses que serão executados com o auxílio do método DMAIC.

Para que serve um projeto Black Belt?

O projeto Black Belt possui como objetivo atingir o resultado esperado conforme o desdobramento de metas que foi realizado a partir do planejamento estratégico proposto, como foi citado anteriormente. Isto é, diferentes setores da empresa recebem a responsabilidade de alcançar novos desempenhos e, através desta nova demanda, vários projetos de melhoria são desenvolvidos estrategicamente para cumprir cada uma destas metas propostas.

Os principais gestores destes projetos por área residem na figura do Green Belt do programa Lean Seis Sigma que, com base na capacitação para com o uso do método DMAIC e das suas inúmeras ferramentas disponíveis, conseguem em média ao final de apenas 4 a 6 meses atingir o novo desempenho almejado por projeto em suas respectivas áreas de atuação.

Qual a importância do projeto Black Belt?

São dois principais fatores que diferem um projeto Black Belt de qualquer outro projeto Lean Seis Sigma: o seu nível de complexidade e sua importância de conclusão.

A exigência de uma análise mais meticulosa de informações e a adoção de técnicas e ferramentas de melhoria mais apuradas e sofisticadas faz com que o Black Belt seja o mais adequado para gerenciar e liderar projetos desta magnitude, que costumam levar em média até 8 meses para conclusão.

Além disso, os projetos executados com um profissional dotado de certificação Black Belt também tendem ter uma amplitude de interferência maior que os demais projetos do programa. Eles são designados para atuar na solução de problemas complexos que resultem ao final de sua conclusão no alcance de metas extremamente desafiadoras. Isto ocorre muito por conta da relação de várias variáveis e indicadores de diferentes processos e setores que envolvem um único projeto.

Como posso me tornar um Black Belt em Lean Seis Sigma?

Para se tornar um Black Belt em Lean Seis Sigma, é só contar com a Voitto! Para isso, nós te oferecemos o treinamento de Black Belt em Lean Seis Sigma. Que tal dar uma olhada na descrição deste curso e refletir sobre o que você pode conquistar com esta formação?

O gerenciamento de complexos projetos de melhoria contínua críticos para o aumento estratégico de desempenho da sua área e empresa é somente um dos vários desafios desta função que você se torna capaz de resolver tornando-se um especialista Black Belt.

Banner da Formação All In.

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Kit de ferramentas essenciais para um Black Belt, Baixe agora!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Kit] Kit De Ferramentas Essenciais Para Um Black Belt

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.