Consultoria é a palavra do momento, não é mesmo? O mercado de consultoria tem se expandido cada vez mais, principalmente por ser uma ótima solução em tempos de crise. Porém, você sabe como elaborar uma proposta de consultoria?
Muitas pessoas têm visto com bons olhos a oportunidade de adentrar nesse mercado, porém carecem de informações sobre como fazer isso. Temos artigos explicando o passo a passo sobre esse tema, e agora vou te mostrar como uma proposta de consultoria deve ser e 7 dicas de como fazê-la com os seguintes tópicos:
Vamos lá?
Proposta de consultoria é um documento comercial e explicativo com intuito de convencer um cliente em potencial da necessidade do projeto e como a expertise do consultor em específico é valiosa no mercado.
Seus argumentos devem ser persuasivos e personalizados às dores do possível cliente, demonstrando ao máximo visualmente como o profissional enxerga seus problemas e como pretende solucioná-los.
Deseja autonomia, flexibilidade e independência? Então, ser consultor é uma boa opção!
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Complexa, grande, com palavras difíceis, certo? Errado! Uma boa proposta não necessita de nada disso. A proposta vai mostrar tudo que está planejado, então ela precisa ser:
É simples, não é mesmo? Uma boa proposta é aquela que consegue passar de forma clara para o cliente quais são os objetivos do projeto de consultoria e como eles serão alcançados. E para isso, podemos seguir 7 dicas práticas e fáceis de aplicar na estrutura da proposta, vamos a elas?
Se como consultor, tecnicamente você facilmente se sobressai, mas no quesito comercial fica impedido de alavancar seus resultados por falta de conversão dos leads, organizar bem um modelo de proposta de consultoria pode ser a solução pro seu destaque no mercado. Siga este passo a passo ideal para sua construção:
Você precisa ter um foco bem definido. Isso não é segredo nenhum, mesmo assim muitas propostas de consultoria pecam por serem vagas, sem deixar claro qual será o alvo desejado pelo projeto em questão. Para que isso não aconteça, você precisa se atentar a 3 fatores:
Estipular datas para entregar cada etapa do projeto por meio de um cronogramaé fundamental para se obter sucesso. Sem datas, não há comprometimento e dedicação por completo, pois o ser humano tem uma tendência natural a procrastinar, deixando tudo para última hora não é mesmo?
É importante que haja um engajamento durante o projeto, e para garantir isso, deve-se seguir o cronograma à risca, de forma a cumprir os prazos estipulados.
Para isso, divida seu projeto conforme planejado (etapas ou entregas), e exponha sua duração e cronologia por meio de um Gráfico de Gantt para facilitar o entendimento.
Esse é o momento de mostrar objetivamente a análise feita para concluir qual deveria ser o projeto de consultoria a se executar. Esse é um momento crítico, determinante para a venda do projeto.
A proposta precisa ser clara e convincente, tanto o conteúdo quanto a organização importam. Use diagramase fluxogramaspara exibir os pontos, aproveite as ferramentas que já aplicou.
Como é possível observar, para tornar claro a proposta visualmente falando, é extremamente importante estratificar os dados de forma que fique estratificado tudo que foi analisado.
Apresente o detalhamento das etapas, quais metodologiasserão utilizadas em cada uma delas, ferramentas aplicadas e a descrição de como as etapas ocorrerão.
Um exemplo bem simples de detalhamento que podemos mostrar é sobre o próprio artigo que você está lendo. Fazendo um detalhamento de sua estrutura, podemos tornar isso visual da seguinte forma (alerta de spoiler):
É muito importante na elaboração de uma proposta de consultoria expor de forma clara os valores em questão. É necessário colocar de forma clara o valor de investimentoreferente à consultoria proposta.
Este valor pode ainda ser dividido conforme foi planejado o projeto de consultoria (etapas, entregas, horas). Podemos exemplificar isso da seguinte maneira:
Esse é um ponto chave na elaboração de uma boa proposta. É preciso definir desde o início quais são as suas responsabilidades e quais são as responsabilidades do clientee sua equipe é fundamental para o sucesso do projeto.
Vamos demonstrar um exemplo simples para contextualizar essa situação e tornar possível um melhor entendimento sobre essa etapa:
Apresente em uma breve descrição o currículo dos consultores que irão participar do projeto de consultoria, ou ao menos do líderde projetos para gerar credibilidade.
Outro aspecto importante é apresentar de forma objetiva para a empresa. Não se limite em colocar missão, visão e valores. Essa apresentação deve ser comercial e interessante. Podemos utilizar o seguinte exemplo:
“Somos uma consultoria de resultados. Entregamos muito mais que relatórios. Entregamos melhorias na gestão, proporcionando aumento dos resultados financeiros, pois nossos contratos são alinhados às metas de cada projeto. ”
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Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.
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