O QlikView é uma plataforma de Business Intelligence (BI) desenvolvida pela empresa sueca Qlik para ajudar as organizações a analisar e visualizar seus dados de maneira eficiente e interativa. Lançado em 1993, o QlikView é o software líder na área de visualização de dados e análise de informações.
Cada vez mais as empresas precisam do Business Intelligence para realizar análises e conseguir gerar insights e soluções mais inovadoras para a ativação do negócio. Uma das ferramentas que permite tudo isso é o QlikView.
A principal característica do QlikView é sua abordagem associativa, que permite aos usuários explorar os dados de forma livre e intuitiva, sem a necessidade de modelos de dados pré-estabelecidos ou consultas complexas.
Neste artigo vamos aprender mais profundamente sobre o QlikView e , para isso, separamos alguns tópicos para auxiliar seu aprendizado:
Vamos à leitura?
O QlikView é um software de Business Intelligence de computador e smartphone criado pela sueca QlikTech que possui uma metodologia diferente e inovadora, chamada de Business Discovery. Isso significa que qualquer usuário de negócio consegue usar o programa para participar nas tomadas de decisões.
O software garante rapidez, flexibilidade e facilidade na sua utilização, além de vários outros recursos.
Desta forma, é possível pegar dados de diversas fontes distintas (SQL, Mongodb, Oracle) e transformá-los em conhecimento de negócio, garantindo maior assertividade na tomada de decisões de sua empresa e gerando novas oportunidades.
O QlikView possui uma tecnologia de associação em memória, da qual é patenteada pela empresa. Essa tecnologia permite criar uma interface única, da qual é possível simplificar a implantação, a manutenção de análises e consultas e o uso, com o objetivo de conseguir os melhores insights para seu negócio.
As informações vêm de diversas fontes de dados diferentes na quais são unidas em métricas e gráficos, facilitando a visão do usuário.
O aplicativo consegue apresentar os resultados da análise de uma forma muito rápida. Além disso, é simples de instalar e possui uma interface de fácil entendimento e utilização.
Você deve estar se perguntando, “Mas como o QlikView funciona?” fique calmo, pois isso é o que vamos conferir no tópico seguinte.
O seu funcionamento é constituído por 4 diferentes etapas, a instalação do software, a construção dos scripts, a criação da nuvem de dados e a construção das dashboards. Vamos conferir cada uma mais de perto?
O primeiro passo é baixar o software QlikView e executar o instalador. A empresa disponibiliza uma versão de teste de 15 dias, nos quais são contados apenas os dias que você de fato usou o programa.
Após o período de teste, ainda é possível continuar usando o QlikView, porém, só será possível abrir os arquivos que foram gerados da instalação do período de testes.
Serão gerados scripts automáticos para qualquer atividade realizada dentro do Qlikview. A sua codificação é própria, porém possui algumas semelhanças com o Visual Basic Advanced da Microsoft, sendo uma aplicação voltada para o usuário final.
No script é onde será realizada a conexão com o banco de dados, sendo aceito diversos tipos de arquivos diferentes, como por exemplo: .xls ou .txt.
Com os dados devidamente carregados, o QlikView irá elaborar o relacionamento entre eles. Por não utilizar a metodologia top-down, o software permite localizar qualquer dado independente de onde estiver localizado dentro da estrutura de dados.
Aqui, você irá trabalhar com os dados conforme sua necessidade. O software possui fórmulas idênticas ao do Excel, também é possível criar tabelas, gráficos, listas, integrar com os serviços do Google Maps. Muito parecido com o que o PowerBI é capaz de fazer.
Os painéis e relatórios do QlikView facilitam a compreensão das informações exibidas e expressam as respostas aos desafios de negócios na forma de gráficos interativos, fornecendo uma visão mais clara das métricas de desempenho de uma empresa.
A ferramenta oferece diferentes formas de visualização de indicadores de desempenho com o objetivo de simplificar a identificação de comportamentos e tendências que contribuem para as tomadas de decisões e adequação à estratégia da empresa.
Os dados podem ser enviados e armazenados no sistema por meio de dispositivos móveis, o que torna a comunicação entre as equipes mais ágil e flexível.
A tecnologia in-memory permite a compactação de até 90% do tamanho do arquivo original, mas mesmo assim, os dados na memória do sistema continuam disponíveis e a associação realizada é preservada.
Com o AQL (Associative Query Logic), as buscas são realizadas de forma não hierárquica, o que garante que as consultas que não são construídas em uma ordem específica sejam analisadas.
Você pode perceber que se trata de uma ferramenta muito completa, não é mesmo? Então que tal conferir algumas de suas principais vantagens?
Vamos conferir agora, alguns dos benefícios em utilizar o QlikView para cuidar do Business Intelligence dentro da sua empresa!
Muitas empresas nem sequer consideram a possibilidade de implementar o Business Intelligence por acharem que possui um custo elevado.
Porém, o QlikView oferece um alto custo-benefício, podendo ajudar a companhia a implementar esta tecnologia inovadora por um baixo custo.
Simples usuários conseguem utilizar o sistema de maneira facilitada, em geral, adquirir o conhecimento da ferramenta é muito rápido.
Os softwares da Qlik, principalmente o Qlik Sense, possuem interfaces muito intuitivas. Fazendo com que a equipe não perca tempo aprendendo a utilizar software, focando 100% nas tarefas que de fato agregam valor.
O QlikView possui um excelente desempenho, permitindo cruzar inúmeros bancos de dados de maneira muito rápida.
Além de que, não é necessário ter hardwares super poderosos para fazer o uso da aplicação.
O Qlik é fácil de implementar na empresa porque funciona em uma estrutura muito simples.
A estrutura pode ser expandida conforme as necessidades de negócios, tornando o software eficiente devido sua flexibilidade.
Investir nas ferramentas de BI da Qlik é uma forma de garantir um excelente retorno do seu investimento. Usá-los permitirá que você interaja com ferramentas de inteligência de negócios de ponta adaptadas a cada ambiente empresarial.
Com tantas vantagens, com certeza a ferramenta deve possuir algumas desvantagenstambém, vamos conferi-las?
Agora, entenda um pouco mais sobre as desvantagens do QlikView.
A licença é cobrada por cada usuário que utiliza o software. Desta forma, para expandir seu uso, o custo ficará elevado.
Por ser simples, é possível encontrar algumas limitações ao criar interfaces mais complexas.
Apesar de possuir um uso facilitado, quando surge a necessidade de uma implementação mais complexa, será necessário um alto conhecimento técnico, deixando de ser uma ferramenta para usuários comuns.
A maioria dos sites de suporte e fóruns estão na língua inglesa, sendo necessário domínio do idioma para tirar eventuais dúvidas que venham a surgir.
Você provavelmente sabe que nos dias de hoje uma das habilidades mais pedidas são as do Excel, certo? Sabemos que aprender sobre todas as suas funções requer um certo tempo e disposição.
Mas para te ajudar e te guiar nesse começo de aprendizado, criamos um e-book do Guia do Excel para iniciantes, comece agora mesmo a se desenvolver de forma gratuita!
Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!