O que são os 4 Ps do Marketing?
Qual a importância dos 4 Ps do Marketing?
Quais são os 4 Ps do Marketing?
O que são 7 Ps, 8 Ps, 4 Cs e SAVE?
Exemplos de empresas que utilizaram o 4 Ps do Marketing
Aprenda como alcançar resultados significativos em sua empresa!

Você sabe como os 4Ps do Marketing podem ajudar o seu negócio? Descubra neste artigo!

Entenda como se posicionar através dos 4Ps do Marketing e descubra que as estratégias de produto, preço, praça e promoção são a chave do sucesso.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Você sabe como os 4Ps do Marketing podem ajudar o seu negócio? Descubra neste artigo!

Os 4 Ps do Marketing são um conjunto de elementos fundamentais que as empresas utilizam para criar, desenvolver e promover produtos e serviços no mercado.

Os 4 Ps são Produto, Preço, Praça (ou Distribuição) e Promoção, e representam as quatro principais variáveis que devem ser gerenciadas em uma estratégia de marketing eficaz.

Criar um negócio nem sempre é uma tarefa fácil. Mas não se engane! Manter uma empresa não é menos complicado.

Por isso, você precisa estar sempre antenado às metodologias que ajudam as organizações a alcançarem o sucesso. Hoje vamos falar de uma delas: os 4 Ps do Marketing.

Independente se o seu empreendimento está começando ou se você está em busca de consolidação, é através de uma estratégia que alinhe preço, praça, produto e promoção que você irá conseguir isso.

Pensando em te ajudar, separamos todas as informações mais importantes e práticas para que você consiga desenhar planos de ação para a sua empresa partindo dos 4 Ps do Marketing. Para isso, confira:

  • O que são os 4 Ps do  Marketing?
  • Qual a importância dos 4 Ps do  Marketing?
  • Quais são os 4 Ps do Marketing?
  • O que são 7 Ps, 8 Ps, 4 Cs e SAVE?
  • Exemplos de empresas que utilizaram o 4 Ps do Marketing.

O que são os 4 Ps do Marketing? 

Os 4 Ps do Marketing são os elementos estratégicos para que uma empresa consiga se posicionar corretamente frente ao seu público-alvo. O também chamado de composto de marketing, quando bem trabalhado, pode ser o segredo para o sucesso de uma organização.

Segundo o criador da metodologia, Philip Kotler, o conceito se tangibiliza como estratégia quando alinha quatro frentes diferentes:

  • Produto;
  • Preço;
  • Praça;
  • Promoção.

Mas afinal, qual a importância desses 4 quesitos? Confira a seguir!

Qual a importância dos 4 Ps do Marketing? 

Kotler considera que os 4 Ps do Marketing são variáveis independentes. No entanto, quando um plano de marketing alinha as 4 frentes, a chance de uma empresa ter sucesso é cada vez maior.

Afinal, isso possibilita que a empresa crie um posicionamento coerente frente ao mercado, criando estratégias integradas e se diferenciando dos seus concorrentes.

Se você quer saber como fazer, descubra como traçar estratégias para cada um dos 4 Ps do Marketing detalhadamente!

Quais são os 4 Ps do Marketing? 

Os 4 Ps do Marketing são os pilares básicos para uma estratégia de sucesso. Afinal, esse é o departamento que fará a interação entre a parte interna da empresa quando o público-alvo.

Pensando nisso, utilizar os 4 Ps do Marketing é o caminho para que as pessoas se interessem pelo produto ou serviço que você oferece.

Sendo assim, nada mais importante do que traçar corretamente os planos de ação para todos os pilares. Venha aprender como fazer isso!

Produto

O primeiro pilar dos 4 Ps do Marketing é o produto - que também pode ser tratado como serviço. Esse é o centro de toda a empresa. Afinal, o que seria de uma loja de calçados sem sapatos? Ou de uma doceira sem seus doces? Ou de um SPA sem os massagistas?

Com isso, de forma prática, o produto pode ser o pilar de mais fácil entendimento. Ele se refere à atividade fim da organização. Isso significa que é justamente ele que irá satisfazer as necessidades dos clientes e é por causa dele que os mesmos irão procurar a sua empresa.

Para construir o seu plano de marketing é necessário começar por aqui! Por isso, separamos algumas perguntas que podem ajudar a nortear essa parte:

  • Qual o formato do meu produto ou serviço: digital ou físico?
  • Qual o controle de qualidade do meu produto ou serviço?
  • Qual problema o cliente busca solucionar com o meu produto ou serviço?
  • Como o meu consumidor utiliza o que eu entrego para ele?
  • O meu produto necessita de garantia, assistência técnica ou treinamento para utilização?
  • Quais as vantagens competitivas que meu produto ou serviço possui em relação aos concorrentes?
  • Quais as características do meu produto (cor, tamanho, formato)?
  • Qual o melhor local para armazenamento e consumo do meu produto? É necessário embalagens especiais? 

Preço

O preço é um dos 4 Ps do Marketing e normalmente é o mais objetivo deles. Afinal, é através desse pilar que a empresa vai relacionar o quanto o cliente está disposto a pagar com os custos e a margem de lucro desejada.

Para definir o preço é fundamental entender qual a estratégia que será utilizada para o seu público-alvo.

Além disso, atualmente esse quesito também diz respeito a experiência e o valor que os clientes vão dar ao produto ou serviço.

Em termos práticos: o posicionamento de preço do Starbucks é mais elevado do que cafeterias comuns. Afinal, a marca consegue proporcionar uma experiência única aos clientes e é justamente por ela que eles pagam a mais.

Colocando esse conceito frente aos seus negócios, para qualquer estratégia de marketing comece pensando nos seguintes pontos:

  • Qual o meu custo de produção ou prestação de serviço?
  • Qual a margem de lucro mínima desejada?
  • Qual o período ideal de pagamento? À vista ou parcelado até quantas vezes?
  • Quais descontos eu posso oferecer ao meu cliente?
  • Qual o valor que os consumidores enxergam no que a minha empresa oferece? Eles pagariam a mais por isso?

Praça 

Muitas pessoas não sabem, mas os pontos de venda e os canais de distribuição também são parte dos 4 Ps do Marketing. Eles estão dentro do conceito de praça, ou como alguns preferem, de place em inglês.

É nesse pilar que a empresa montará a estratégia de como os seus produtos ou serviços chegarão até os clientes. Por isso, ele engloba toda a questão logística, inclusive custos em geral, tempo de distribuição, canais de venda e muitos outros.

É nesse momento que vamos falar sobre uma estratégia que cada vez mais é utilizada: a internet. O marketing digital é uma das grandes oportunidades do momento e pode ser uma das formas de fazer com que um negócio seja cada vez mais escalável.

Mas independentemente se o negócio possui uma praça física ou não, neste pilar é importante pensar nos seguintes aspectos:

  • Canais de distribuição e cobertura geográfica;
  • Locais estratégicos de estoque e armazenagem;
  • Custos de transporte como fretes. 

Promoção

Por fim, o último dos 4 Ps do Marketing é a promoção. E ao contrário do que você deve estar pensando, ele não se refere somente a estratégias do tipo: "compre 2 e leve 3" ou "toda a loja com até 50% de desconto".

O conceito de promoção está ligado ao verbo promover. Isso significa que nesse pilar devem ser traçadas as estratégias de estipular o público-alvo a querer consumir o que você oferece e também a conhecer o seu produto ou serviço.

Nessa etapa do composto de marketing, devem ser trabalhados os seguintes elementos:

É no quesito promoção que a empresa traça os planos de ação que aumentam o seu funil de vendas. Ou seja, fazem com que mais clientes estejam propensos a comprar.

O que são 7 Ps, 8 Ps, 4 Cs e SAVE?

Ao pesquisar sobre os 4 Ps do Marketing, você provavelmente se deparou com as seguintes siglas: 7 Ps, 8 Ps, 4 Cs e SAVE. Mas você sabe o que elas significam?

7 Ps

Os 7 Ps são uma extensão dos 4 Ps, adicionando mais três elementos: Processo, Pessoas e Prova Física.

O Processo refere-se à forma como o produto ou serviço é entregue ao cliente, incluindo todas as etapas do processo de compra.

As Pessoas se referem ao atendimento ao cliente, desde os funcionários que atuam no ponto de venda até o suporte pós-venda.

A Prova Física se refere ao aspecto tangível do produto ou serviço, como a embalagem, a aparência e a qualidade do produto.

8 Ps

Os 8 Ps do Marketing são uma extensão dos 4 Ps tradicionais (Produto, Preço, Praça e Promoção), que buscam fornecer uma visão mais completa do mix de marketing. Os 8 Ps incluem:

  • Produto: a oferta real de produtos ou serviços;
  • Preço: o valor monetário ou não monetário que os clientes devem pagar pelos produtos ou serviços;
  • Praça: o local onde os produtos ou serviços são vendidos e distribuídos;
  • Promoção: todas as atividades de comunicação que a empresa realiza para promover seus produtos ou serviços;
  • Pessoas: todos os indivíduos envolvidos na produção, venda e entrega do produto ou serviço;
  • Processos: os processos internos que a empresa utiliza para criar e entregar seus produtos ou serviços;
  • Prova: evidências tangíveis da qualidade e benefícios dos produtos ou serviços oferecidos;
  • Posicionamento: como a empresa deseja ser percebida pelos clientes e como se diferencia de seus concorrentes;

Os 8 Ps ajudam as empresas a desenvolver um plano de marketing mais completo e a considerar todos os aspectos do mix de marketing ao criar uma estratégia de marketing.

4 Cs

Os 4 Cs são uma inversão ou serviço. dos 4 Ps, com foco no cliente em vez do produto

Em vez de Produto, Preço, Praça e Promoção, temos Cliente, Custo, Conveniência e Comunicação. Essa abordagem coloca o cliente como ponto central das decisões de marketing, considerando suas necessidades e desejos para criar valor.

SAVE

Por fim, o SAVE é uma abordagem que enfatiza a criação de valor para o cliente, com foco em Solução, Acesso, Valor e Educação.

A Solução se refere a resolver um problema específico do cliente, enquanto o Acesso diz respeito à facilidade com que o cliente pode obter a solução. Valor significa fornecer uma solução que justifique o custo e a Educação envolve educar o cliente sobre a solução e seus benefícios.


Cada uma dessas abordagens oferece uma perspectiva diferente do marketing, permitindo que as empresas adaptem suas estratégias de acordo com as necessidades do mercado e dos clientes.

Exemplos de empresas que utilizaram o 4 Ps do Marketing

Existem diversas empresas que utilizam os 4 Ps do Marketing em suas estratégias de marketing.

Abaixo, seguem alguns exemplos:

Coca-Cola

A Coca-Cola é uma das empresas que mais utiliza os 4 Ps do Marketing em suas estratégias.

O produto principal da empresa é o refrigerante, que é comercializado em diversos tamanhos e sabores.

O preço é determinado com base na concorrência e no valor percebido pelo consumidor.

A distribuição é feita por meio de diversos canais, incluindo supermercados, lojas de conveniência e restaurantes.

A promoção é feita por meio de campanhas publicitárias, patrocínios e ações de marketing em redes sociais.

Apple

A Apple é outra empresa que utiliza os 4 Ps do Marketing em suas estratégias.

O produto principal da empresa é o iPhone, que é comercializado em diversas versões e tamanhos.

O preço é determinado com base na qualidade do produto e no valor percebido pelo consumidor.

A distribuição é feita por meio de lojas próprias da Apple e de revendedores autorizados.

A promoção é feita por meio de campanhas publicitárias e ações de marketing que destacam a qualidade e a inovação dos produtos.

McDonald's

A McDonald's é uma das maiores redes de fast-food do mundo e utiliza os 4 Ps do Marketing em suas estratégias.

O produto principal da empresa são os hambúrgueres, que são comercializados em diversas versões e tamanhos.

O preço é determinado com base na concorrência e no valor percebido pelo consumidor.

A distribuição é feita por meio de restaurantes próprios da McDonald's e de franquias.

A promoção é feita por meio de campanhas publicitárias e ações de marketing que destacam a qualidade e a conveniência dos produtos.

Nike

A Nike é uma das maiores empresas de artigos esportivos do mundo e utiliza os 4 Ps do Marketing em suas estratégias.

O produto principal da empresa são os tênis esportivos, que são comercializados em diversas versões e tamanhos.

O preço é determinado com base na concorrência e no valor percebido pelo consumidor.

A distribuição é feita por meio de lojas próprias da Nike e de revendedores autorizados.

A promoção é feita por meio de campanhas publicitárias e ações de marketing que destacam a qualidade e o estilo dos produtos.

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Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.

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