Quais os benefícios de vender através da internet?
Quais os principais erros de quem vende pela internet?
Passo a passo de como decolar suas vendas pela internet

Como decolar suas vendas através da internet? Descubra as técnicas e benefícios!

Saiba como o comércio online pode se tornar uma fonte adicional de renda, veja seus benefícios e os erros a evitar ao ingressar nesse mercado.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Como decolar suas vendas através da internet? Descubra as técnicas e benefícios!

Em um universo onde a Internet ocupa a vida das pessoas de maneira ampla e onipresente, estar fora do mundo digital significa perder muito dinheiro. E isso é um fato. Aprender a como vender pela internet  é dominar um dos melhores mercados do presente.

Seja você uma loja física, seja um e-commerce, um produtor de conteúdo, ou qualquer outro tipo de vendedor, a internet é o meio ideal se você busca decolar as suas vendas.

Com incontáveis vantagens, foram as vendas online uma das principais ferramentas que possibilitaram que os negócios não quebrassem durante a pandemia do Covid-19 e, na verdade, alguns até aumentaram a receita.

Todavia, por mais simples que pareça, vender pela internetnão é trivial. É muito importante conhecer os melhores caminhos e ferramentas, e muitas vezes é necessário tempo e perseverança, para conseguir obter sucesso.

Se você quer aprender a como vender pela internetda melhor maneira possível, não deixe de acompanhar os tópicos abaixo até o final:

  • Quais os benefícios de vender através da internet?
  • Quais os principais erros de quem vende pela internet?
  • Passo a passo de como decolar suas vendas pela internet 

Quais os benefícios de vender através da internet?

Vamos imaginar que você possui um pequeno negócio onde, inicialmente, os seus clientes se limitam aos moradores da sua rua. Nesse exemplo, o seu modelo é muito frágil, pois diversos  fatores simples que afetem apenas a sua rua, já poderiam levar o seu negócio à falência.

Assim, quanto mais clientes a sua loja for capaz de alcançar, mais segurança seu negócio terá. E é aqui que surge um dos primeiros grandes benefícios da internet: ela permite que você venda para o mundo todo.

É claro que isso não significa que todo mundo irá comprar os seus produtos. Mas agora a sua vitrine possui escala global. E as vantagens de vender pela internet não param por aqui. Confira abaixo alguns outros dentre os inúmeros benefícios:

  • Baixo mínimo investimento inicial necessário;
  • Baixo custo de manutenção;
  • Ampla fonte de dados precisos e em tempo real da loja virtual;
  • Possibilidade de trabalhar em casa (home office);
  • Maior escalabilidade;
  • Maior autonomia;
  • Possibilidade de atuar como MEI (com emissão de nota fiscal);
  • Disponibilidade de vendas a toda hora (24/7).

O segredo para vendas está em um bom atendimento! Você sabia que 60% dos consumidores já tiveram a intenção de fazer uma compra, mas desistiram por causa do mau atendimento?

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Quais os principais erros de quem vende pela internet?

Já ficou claro que aprender a como vender produtos pela internetpode ser a oportunidade ideal para você decolar o seu comércio eletrônico, mas não adianta tentar vender de qualquer jeito!

Por isso, separamos alguns dos principais erros de quem vende pela internet, confira abaixo:

1. Falta de planejamento

Esse ponto é o principal fator pela falha das pessoas ao tentar vender on-line. Assim, ao decidir estabelecer um negócio na internet, é preciso possuir bem definido o planejamento estratégico da empresa.

Os principais pontos que você deve ser atentar são:

  • Produto e público-alvo;
  • Plataformas que serão utilizadas (canais de vendas);
  • Definição do preço;
  • Logística.

2. Falta de conhecimento técnico sobre as plataformas digitais

O segundo erro que separamos para você não cometer ao aprender a como vender pela interneté: saiba como vender pela internet! Parece óbvio ou até contraditório, mas acredite, é um erro muito comum.

Estude e busque entender temas como:

Além disso, uma boa maneira de aprender e se manter atualizado é seguindo páginas e perfis que criem conteúdo de valor no segmento digital, como nós da Voitto.

3. Má divulgação do produto

Por último, mas não menos importante, está a má divulgação do produto. Esse erro engloba diversas outras más práticas que você deve evitar caso queira obter sucesso nas vendas pela internet.

Seja por não investir em um bom perfil que engaje o público, ou cadastrando produtos de maneira incorreta ou até mesmo cobrando preços pouco competitivos, é essencial dar a devida importância a como o seu produto é divulgado.

Passo a passo de como decolar suas vendas pela internet 

Agora chegou a hora de entender como conseguir decolar as suas vendas pela internet. Acompanhe abaixo o passo a passo com as principais dicas:

1. Defina bem o seu produto

O primeiro passo é fundamental para qualquer negócio: planejamento. Defina objetivamente o que você irá vender. Dentre as infinitas possibilidades existentes no mercado digital, as principais são:

  • Produtos físicos;
  • Consultoria (mentoria, assessoria, etc);
  • Aulas ou cursos;
  • Serviços em geral (freelancer de escrita, atendimentos, traduções, etc);
  • Produtos de outras pessoas (afiliados).

2. Defina o seu nicho

O segundo passo é estabelecer para quem você irá vender. Algo que pode parecer contraditório, mas que pode fazê-lo alcançar resultados muito cada vez mais rápidos, principalmente para quem está começando, é ser específico no seu nicho.

Não adianta tentar agradar a todos ou atrair a atenção de um grande público genérico. Sua estratégia deve ser focada em um  público alvo. Para isso, entenda bem quem é a sua persona.

Uma dica: comece a vender e divulgar para as pessoas mais próximas. Assim, é possível crescer organicamente com pessoas que já confiam em você.

3. Crie uma audiência

Independente se você pretende vender um produto ou serviço, é essencial que você crie uma audiência. Nesse sentido, utilize das redes sociais e outros veículos de comunicação para engajar o seu público.

Para ser bem-sucedido nesse processo, domine o conhecimento técnico sobre as plataformas digitais e crie muito conteúdo na maior  frequência possível, pois o público compra de quem aparece.

4. Invista e impulsione o seu negócio

Para crescer mais rapidamente e eficientemente na internet, mais cedo ou mais tarde você deverá investir mais nele. Seja em tráfego pago, seja na logística, para evoluir é preciso estar em constante mudança.

Não é que as estratégias orgânicas sejam ineficientes, mas impulsionar a sua marca significa investir em visibilidade.

Da mesma forma, investir em User Experience, com um site mais agradável, ou em um design melhor, agrega valor para a sua empresa, e ajuda a fidelizar e conquistar novos clientes.

Busque realizar processos baseados nos dados obtidos, sempre iterando entre pesquisas, hipóteses e tentativas, para que, assim, a sua loja consiga alcançar os melhores resultados possíveis.

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

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