As entrevistas de emprego já são desafiadoras normalmente. Mas quando o recrutador pede para falar sobre suas qualidades e defeitos, ela pode se tornar ainda mais difícil.
Muitos profissionais não se sentem preparados para falar sobre suas qualidades e defeitos e os motivos podem variar bastante, sendo resultados, na maior parte das vezes, pela falta de autoconhecimento.
Em muitas situações do mundo corporativo, você será inserido em condições muito tênues, em que uma resposta te colocará em uma situação positiva ou negativa.
Felizmente, é possível ter uma resposta de prontidão e minimizar as chances de ficar em uma posição delicada.
Para tratar das qualidades e defeitos, mostrando como é possível identificá-los e apresentá-los da melhor maneira possível em entrevistas e atividades comportamentais, nós separamos os seguintes tópicos para você:
Vamos começar?
As qualidades e defeitos são descobertos a partir de exercícios introspectivos de autoconhecimento e de inteligência emocional.
Ainda assim, as técnicas de gestão de pessoas também podem pontuar alguns erros que passariam despercebidos.
Nesse sentido, o autoconhecimento surge a partir da reflexão sobre si mesmo. Isto é, você se coloca no exercício de pensar a respeito das próprias atitudes com finalidade de encontrar erros e acertos da vida profissional e da pessoal.
Já a inteligência emocional consiste em lidar com os próprios sentimentos e ambições da maneira mais responsável possível.
Em um artigo já publicado, explicamoso que é inteligência emocional e as melhores formas de trabalhá-la, tornando o seu perfil perfeito para as melhores vagas de emprego.
O teste DISC é uma metodologia que foi criada para conseguir identificar perfis comportamentais. A sigla DISC quer dizer:
Se você quer conseguir identificar as suas qualidades e seus defeitos, esse teste pode ser um bom começo para você. Se ficou interessado, nós da Voitto temos um material sobre Teste DISC gratuito para você! É só clicar na imagem abaixo.
A melhor resposta para uma pergunta sobre qualidades e defeitos é apresentar uma qualidade pessoal que está atrelada a oportunidade que você concorre.
É ideal também tratar de algum defeito considerado neutro e que possa ser contornado sem grandes dificuldades.
A pergunta “cite uma qualidade e um defeito seu”, inclusive, costuma ser algo bem recorrente em entrevistas de emprego.
Isso acontece por muitos motivos, mas em geral falar sobre qualidades e defeitos é algo bastante difícil e que mostra a real personalidade da pessoa.Perguntas sobre qualidades e defeitos são recorrentes no mundo corporativo.
Afinal, em muitas das vezes, o entrevistador nunca viu você e precisa conhecê-lo em pouco tempo. Sendo assim, a melhor forma de descobrir sobre aquele profissional é perguntar ao próprio.
Porém, alguns exemplos podem apresentar caminhos fáceis para lidar com a situação da melhor forma possível e diante disso, separamos as principais formas de responder essa pergunta.
Antes de mais nada, é melhor buscarmos o que pode ser entendido como qualidades e defeitos em uma entrevista de emprego.
Sobre a qualidade, podemos dizer que é a competência desejada por parte da empresa para executar uma tarefa corretamente no ambiente de trabalho.
Assim, tudo aquilo que torna você adequado ao cargo é uma qualidade sua. Contudo, você precisa entender que as suas qualidades não estão relacionadas aos cursos feitos ou experiências anteriores. Para este tipo de qualidade, o entrevistador tem o seu currículo em mãos.
A qualidade que o gestor procura naquele momento está direcionada às suas competências comportamentais e os traços que tornam a sua personalidade única e, acima de tudo, indispensável para a empresa.
Isto significa que a qualidade a ser mencionada tem muita importância em uma entrevista de emprego. Além disso, a qualidade precisa ser direcionada e aplicada a vaga que você concorre.
Assim, se você disputa uma vaga de atendimento, é muito importante dizer que você conta com paciência e desenvoltura para extrair o melhor de cada pessoa.
Vale destacar também que a timidez pode te prejudicar bastante. Por isso, use um tom de voz confiante e decidido quando for dar a resposta.
Abaixo, segue alguns exemplos de qualidades que podem ser ditos nesses momentos, como:
Um defeito é tudo aquilo que pode te distanciar da vaga que você disputa. Sendo assim, o profissional tem a árdua missão de apresentar um defeito que passe credibilidade e não prejudique na sua disputa.
À exemplo disso, desde março de 2020, o número de vagas que oferecem a possibilidade de trabalhar de forma totalmente remota subiu 215%, de acordo com o site de empregos Indeed.
Com isso em mente, se nos apresentarmos como uma pessoa desorganizada, avessa às mudanças ou até introvertida, podemos nos afastar da contratação.
Desse modo, a escolha do seu defeito afeta a percepção do entrevistado e é tão importante quanto as suas capacitações.
Em geral, a melhor forma de se sair bem nessa situação é apresentar defeitos neutros, como você verá nos exemplos a seguir:
É importante ressaltar que um erro bem comum que acontece em entrevistas é o profissional exaltar suas qualidades, mas não falar de seus defeitos.
Então preste atenção em sua entrevista, fale sobre seus defeitos e faça um complemento falando formas que você encontrou que contorná-los.
Durante uma entrevista de emprego é normal que o entrevistador pergunte sobre as suas qualidades e defeitos ou pontos fortes e pontos fracos. Mas você sabe o motivo dessa pergunta?
Existem vários motivos, como:
Percebeu a importância dessa pergunta? Então, sempre que for respondê-la, seja claro e honesto.
Além de todas essas dicas que passamos durante esse artigo, também separamos um vídeo para você sobre “Como se preparar para uma entrevista em inglês?”:
Confira a videoaula Principais perguntas de uma entrevista de processo seletivo que estamos disponibilizando gratuitamente do curso de "Como ter sucesso em processos seletivos", ministrado pela consultora Carol Portilho, e se prepare para a entrevista de um processo seletivo de emprego, estágio ou trainee. Clique aqui e assista agora!
Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!