CURSO GRATUITO

INSCRIÇÕES ATÉ

21/06

Inscreva-se agora

Como saber quais suas Qualidades e Defeitos?
Qual a melhor resposta para a pergunta: cite uma Qualidade e um Defeito seu?
Exemplos de Qualidades
Exemplos de Defeitos
Por que os recrutadores perguntam sobre Qualidades e Defeitos nas entrevistas?
Quer ter sucesso em sua próxima entrevista?

Aprenda a como responder quais são suas Qualidades e Defeitos na entrevista de emprego!

Veja como você pode identificar as suas Qualidades e Defeitos e como saber responder essa pergunta de forma clara pode influenciar na sua entrevista de emprego.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Aprenda a como responder quais são suas Qualidades e Defeitos na entrevista de emprego!

As entrevistas de emprego já são desafiadoras normalmente. Mas quando o recrutador pede para falar sobre suas qualidades e defeitos, ela pode se tornar ainda mais difícil.

Muitos profissionais não se sentem preparados para falar sobre suas qualidades e defeitos e os motivos podem variar bastante, sendo resultados, na maior parte das vezes, pela falta de autoconhecimento.

Em muitas situações do mundo corporativo, você será inserido em condições muito tênues, em que uma resposta te colocará em uma situação positiva ou negativa.

Felizmente, é possível ter uma resposta de prontidão e minimizar as chances de ficar em uma posição delicada.

Para tratar das qualidades e defeitos, mostrando como é possível identificá-los e apresentá-los da melhor maneira possível em entrevistas e atividades comportamentais, nós separamos os seguintes tópicos para você:

  • Como saber quais são suas Qualidades e Defeitos?
  • Qual a melhor resposta para a pergunta: cite uma Qualidade e um Defeito seu?
  • Exemplos de Qualidades;
  • Exemplos de Defeitos;
  • Por que os recrutadores perguntam sobre Qualidades e Defeitos nas entrevistas?

Vamos começar?

Como saber quais suas Qualidades e Defeitos?

As qualidades e defeitos são descobertos a partir de exercícios introspectivos de autoconhecimento e de inteligência emocional.

Ainda assim, as técnicas de gestão de pessoas também podem pontuar alguns erros que passariam despercebidos.

Nesse sentido, o autoconhecimento surge a partir da reflexão sobre si mesmo. Isto é, você se coloca no exercício de pensar a respeito das próprias atitudes com finalidade de encontrar erros e acertos da vida profissional e da pessoal.

Já a inteligência emocional consiste em lidar com os próprios sentimentos e ambições da maneira mais responsável possível.

Em um artigo já publicado, explicamoso que é inteligência emocional e as melhores formas de trabalhá-la, tornando o seu perfil perfeito para as melhores vagas de emprego.

Descubra seu perfil profissional com o Teste DISC!

O teste DISC é uma metodologia que foi criada para conseguir identificar perfis comportamentais. A sigla DISC quer dizer:

  • D -> Dominância;
  • I -> Influência;
  • S -> Estabilidade (Stability, em inglês);
  • C -> Cautela.

Se você quer conseguir identificar as suas qualidades e seus defeitos, esse teste pode ser um bom começo para você. Se ficou interessado, nós da Voitto temos um material sobre Teste DISC gratuito para você! É só clicar na imagem abaixo.

Teste DISC: Descubra seu perfil profissional.

Qual a melhor resposta para a pergunta: cite uma Qualidade e um Defeito seu?

A melhor resposta para uma pergunta sobre qualidades e defeitos é apresentar uma qualidade pessoal que está atrelada a oportunidade que você concorre.

É ideal também tratar de algum defeito considerado neutro e que possa ser contornado sem grandes dificuldades.

A pergunta “cite uma qualidade e um defeito seu”, inclusive, costuma ser algo bem recorrente em entrevistas de emprego.

Isso acontece por muitos motivos, mas em geral falar sobre qualidades e defeitos é algo bastante difícil e que mostra a real personalidade da pessoa.Perguntas sobre qualidades e defeitos são recorrentes no mundo corporativo.

Afinal, em muitas das vezes, o entrevistador nunca viu você e precisa conhecê-lo em pouco tempo. Sendo assim, a melhor forma de descobrir sobre aquele profissional é perguntar ao próprio.

Porém, alguns exemplos podem apresentar caminhos fáceis para lidar com a situação da melhor forma possível e diante disso, separamos as principais formas de responder essa pergunta.

Exemplos de Qualidades

Antes de mais nada, é melhor buscarmos o que pode ser entendido como qualidades e defeitos em uma entrevista de emprego.

Sobre a qualidade, podemos dizer que é a competência desejada por parte da empresa para executar uma tarefa corretamente no ambiente de trabalho.

Assim, tudo aquilo que torna você adequado ao cargo é uma qualidade sua. Contudo, você precisa entender que as suas qualidades não estão relacionadas aos cursos feitos ou experiências anteriores. Para este tipo de qualidade, o entrevistador tem o seu currículo em mãos.

A qualidade que o gestor procura naquele momento está direcionada às suas competências comportamentais e os traços que tornam a sua personalidade única e, acima de tudo, indispensável para a empresa.

Isto significa que a qualidade a ser mencionada tem muita importância em uma entrevista de emprego. Além disso, a qualidade precisa ser direcionada e aplicada a vaga que você concorre.

Assim, se você disputa uma vaga de atendimento, é muito importante dizer que você conta com paciência e desenvoltura para extrair o melhor de cada pessoa.

Vale destacar também que a timidez pode te prejudicar bastante. Por isso, use um tom de voz confiante e decidido quando for dar a resposta.

Abaixo, segue alguns exemplos de qualidades que podem ser ditos nesses momentos, como:

  • Minha maior qualidade é a atenção pela organização em relação aos processos;
  • Sou paciente e por isso consigo lidar com situações de crise de uma maneira profissional;
  • Costumo ter uma rotina proativa no ambiente profissional;
  • Sou apaixonado em novas tecnologias então sempre acompanho as novidades do mercado;
  • Pratico a escuta ativa e por isso consigo aprender coisas novas com facilidade;
  • Minha maior qualidade é conseguir me adaptar com as mudanças e desafios que possam surgir.

Exemplos de Defeitos

Um defeito é tudo aquilo que pode te distanciar da vaga que você disputa. Sendo assim, o profissional tem a árdua missão de apresentar um defeito que passe credibilidade e não prejudique na sua disputa.

À exemplo disso, desde março de 2020, o número de vagas que oferecem a possibilidade de trabalhar de forma totalmente remota subiu 215%, de acordo com o site de empregos Indeed.

Com isso em mente, se nos apresentarmos como uma pessoa desorganizada, avessa às mudanças ou até introvertida, podemos nos afastar da contratação.

Desse modo, a escolha do seu defeito afeta a percepção do entrevistado e é tão importante quanto as suas capacitações.

Em geral, a melhor forma de se sair bem nessa situação é apresentar defeitos neutros, como você verá nos exemplos a seguir:

  • Sou uma pessoa agitada e me sinto inquieto se não estiver focado;
  • A impaciência é um defeito que faz parte do meu dia a dia, então tento manter minha atenção bem distribuída;
  • Costumo dizer que sou tímido e isso me deixa um pouco afastado de conversas não relacionadas aos processos internos;
  • Nunca trabalhei em uma empresa tão grande, mas acredito entrar no ritmo rapidamente;
  • Esqueço as coisas rapidamente, por isso sempre preciso formalizar em algum documento.

É importante ressaltar que um erro bem comum que acontece em entrevistas é o profissional exaltar suas qualidades, mas não falar de seus defeitos.

Então preste atenção em sua entrevista, fale sobre seus defeitos e faça um complemento falando formas que você encontrou que contorná-los.

Por que os recrutadores perguntam sobre Qualidades e Defeitos nas entrevistas?

Durante uma entrevista de emprego é normal que o entrevistador pergunte sobre as suas qualidades e defeitos ou pontos fortes e pontos fracos. Mas você sabe o motivo dessa pergunta?

Existem vários motivos, como:

  • Avaliar a sua honestidade e autocrítica;
  • Identificar se você possui o perfil que eles estão buscando para a vaga;
  • Avaliar se você consegue ser vulnerável e não fugir da pergunta.

Percebeu a importância dessa pergunta? Então, sempre que for respondê-la, seja claro e honesto.

Além de todas essas dicas que passamos durante esse artigo, também separamos um vídeo para você sobre “Como se preparar para uma entrevista em inglês?”:

Quer ter sucesso em sua próxima entrevista?

Confira a videoaula Principais perguntas de uma entrevista de processo seletivo que estamos disponibilizando gratuitamente do curso de "Como ter sucesso em processos seletivos", ministrado pela consultora Carol Portilho, e se prepare para a entrevista de um processo seletivo de emprego, estágio ou trainee. Clique aqui e assista agora!

Videoaula Principais perguntas de uma entrevista de processo seletivo, assista agora!

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Ebook - A importância da inteligência emocional! Baixe agora!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

A Importancia Da Inteligencia Emocional

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.