O que são hard skills e soft skills?
Importância das hard skills
Importância das soft skills
Principais hard skills para o mercado de trabalho
Principais soft skills para o mercado de trabalho
Como a empresa pode ajudar os colaboradores a desenvolverem hard e soft skills?
Como começar o processo de capacitação profissional?

Descubra aqui como utilizar as Hard Skills e Soft Skills para se destacar no mercado de trabalho.

Neste artigo você vai aprender quais as hard skills e soft skills mais requisitadas no mercado e como você pode ajudar a sua equipe a desenvolver melhor essas habilidades.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Descubra aqui como utilizar as Hard Skills e Soft Skills para se destacar no mercado de trabalho.

Em um mercado cada vez mais competitivo, profissionais em busca de oportunidades investem seu tempo no desenvolvimento de hard skills e soft skills que acreditam ser as mais desejadas pelas empresas.

A importância é tanta, que profissionais de recrutamento e seleção têm se atualizado ano a ano com intuito de saber quais as principais skills que estão sendo solicitadas pelo mercado de trabalho em geral, para compreender com qual o melhor candidato para a posição.

E os profissionais mais espertos, é claro, se empenham para aprimorar suas habilidades já existentes, e quem sabe, desenvolver novas.

Pensando nisso, produzimos este conteúdo exclusivo, para que você consiga entender melhor sobre hard skills e soft skills e quais são as mais exigidas pelo mercado de trabalho.

Quer saber quais são elas? Então fica ligado no que você vai encontrar neste artigo:

  • O que são hard skills e soft skills?
  • Importância das hard skills;
  • Importância das soft skills;
  • Principais hard skills para o mercado de trabalho;
  • Principais soft skills para o mercado de trabalho;
  • Como a empresa pode ajudar a desenvolver hard skills e soft skills?
  • Como começar o processo de capacitação profissional?

O que são hard skills e soft skills?

A seguir, vamos descrever melhor o que são as hard skills e a soft skills, para que você nunca as confunda.

Hard Skills

Hard Skills são as habilidades técnicas que podem ser comprovadas. São aquelas habilidades técnicas que você aprende na graduação, cursos, treinamentos e etc.

Em processos seletivos, o recrutador pode avaliar sua performance nas Hard Skills, por meio do seu currículo, certificado, entrevista técnica ou em uma prova avaliativa.

É muito valioso correr atrás dessas habilidades, isso garantirá a você muitas vantagens competitivas no mercado de trabalho, seja você um iniciante de carreira, ou um profissional já consolidado no mercado. Precisamos sempre aprimorar nosso conhecimento, estudando e se atualizado constantemente.

Soft Skills

Soft skills são as habilidades comportamentais, elas são subjetivas e não são avaliadas de forma prática. Geralmente, estão conectadas à Inteligência Emocional, Relacionamento Interpessoal,habilidades cognitivas, entre outras.

Por ter um caráter imaterial, a soft skill pode ser confirmada por meio de entrevistas e dinâmicas de grupo, com o objetivo de mapear as habilidades comportamentais do candidato. E se você já está empregado, mas quer subir de cargo, sem sombras de dúvidas, as pessoas que te avaliarão, levarão isso em conta.

A seguir, falaremos da importância das Hard Skills, e em seguida das Soft Skills.

Importância das hard skills

As habilidades técnicas estão cada vez mais presentes nas empresas, pois por meio delas, o gestor pode determinar uma área de atuação específica para o colaborador relacionada ao seu nicho de mercado, por exemplo.

Isso significa que, quando você busca hard skills específicas, a sua empresa também passa a se segmentar de maneira automática, reforçando assim o conhecimento específico em determinada área, se tornando uma autoridade no tema.

Com isso, o próprio profissional acaba sendo beneficiado, uma vez que ele pode se tornar uma referência no mercado por conta dessa habilidade.

Importância das hard skills para a sua carreira

Uma vez que você tenha uma experiência comprovada de uma hard skill, as chances de ser disputado por empresas fica maior, podendo concorrer à melhores vagas e colocações no mercado de trabalho.

Você poderá disputar vagas específicas em que uma capacitação, domínio de algum software ou linguagem de programação, por exemplo, são requisitos obrigatórios.

Mesmo assim, caso a experiência não te dê tanta segurança, outras habilidades técnicas podem servir para auxiliar determinada skill, dando assim mais destaque para o seu currículo.

Importância das hard skills para a empresa

Entender e saber identificar as hard skills, torna o processo de recrutamento e seleção da empresa mais ágil quando a empresa entende que habilidades são realmente necessárias para executar as funções da vaga.

Além disso, se as competências técnicas pontuadas pelo candidato, vão além do necessário, isto pode vir a ser usado de forma oportuna pela empresa. Fazendo assim, com que o plano de carreira oferecido pelo empregador seja muito mais interessante.

Essas habilidades técnicas podem acelerar o processo de aprendizado do novo colaborador e economizar esforços da empresa para capacitações internas em relação a novos softwares, ferramentas e modelos de gestão.

Importância das soft skills

Dependendo da vaga a ser preenchida, as soft skills podem ser consideradas até mais importantes do que as hard skills, já que estamos falando de algo relacionado a comportamento e habilidades, que muitas vezes, são testadas ao longo do tempo.

Trabalhar com pessoas que sejam de fácil adaptação, tenham um perfil colaborativo e saibam lidar com assuntos ambíguos, costumam ser os principais pontos de análise.

Por isso, conseguir avaliar um candidato ou uma vaga para o seu perfil de acordo com as soft skills apresentadas pode fazer a diferença no desempenho do serviço.

Importância das soft skills para a sua carreira

Ressaltar uma determinada habilidade comportamental pode ser a forma mais rápida para chegar a um cargo almejado dentro da empresa. Por isso, cursos e atividades que reforcem essa e outras habilidades sempre são extremamente importantes.

Por exemplo, caso você tenha aspiração em criar uma solução única dentro da empresa, cultive as suas soft skills atreladas à criatividade.

Importância das soft skills para a empresa

As soft skills são capazes de definir como será a cultura organizacional da sua empresa, podendo ser bastante proveitosa se usadas de maneira correta.

Quando você procura candidatos com aspirações e habilidades comportamentais parecidas, por exemplo, as chances de conflitos internos são menores. Por isso, a análise das soft skills para empresas precisa ser tão criteriosa.

Cultive soft skills plurais. Isso significa que você não precisa procurar apenas um tipo de habilidade comportamental: cultive um ambiente de trabalho diverso e pontuado por uma boa comunicação entre todos.

A seguir, falaremos sobre as principais hard skills, e em seguida, as principais soft skills para o mercado de trabalho.

Principais hard skills para o mercado de trabalho

As principais hard skills para o mercado de trabalho são muitas, com base nos mais de 660 milhões de usuários cadastrados na plataforma, a rede social LinkedIn anunciou as hard e soft skills.

Em comum, esses hard skills atuam em decorrência da visitação de dados de forma analítica e construção de uma melhor estratégia.

Seja para vender produtos, estreitar relacionamentos entre público e empresa ou resolver gargalos logísticos.

Pensando nisso, selecionamos algumas em destaque para você entender o que vem sendo procurado pelas empresas:

1. Blockchain

Blockchain é uma maneira nova e segura de armazenar, validar, autorizar e enviar dados por meio digital. Esse conhecimento está sendo cada vez mais necessário por conta do crescimento da informatização nos ambientes de trabalho e da busca da verticalização dos serviços por multinacionais, como a Maersk e a IBM.

2. Cloud Computing

A computação em nuvem ou cloud computing, é o serviço que permite uso de recursos de forma remota.

Atualmente, esse tipo de hard skill é necessária principalmente para quem deseja impulsionar seus negócios no meio digital, além de oferecer soluções mais rápidas e globalizadas.

3. Inteligência Artificial

A inteligência artificial (I.A.) consiste na criação de robôs, algoritmos e soluções personalizadas com a finalidade de automatizar processos.

Além de apresentarem soluções organizacionais certeiras, elas são responsáveis por maior produtividade e valorização do ambiente de trabalho.

4. UX Design

Já o User Experience Design, consiste na elaboração de um design que garanta a melhor experiência para todos os usuários através do uso de diversas ferramentas de UX.

Empresas de todos os segmentos têm prestado mais atenção a essa hard skill, principalmente por precisarem levar mais a sério o critério de avaliação dos consumidores finais.

5. Marketing de afiliados

O marketing digital é focado em estratégias de divulgação e venda de produtos por meio da internet, e o marketing de afiliados é uma estratégia na qual um afiliado divulga uma empresa ou seu produto e recebe uma comissão por cada venda realizada.

Como o Google e as redes sociais já estão presentes na vida de grande parte dos consumidores, entender e conhecer sobre marketing digital se tornou essencial para que a empresa seja competitiva.

Por isso, o mercado de trabalho está em alta para profissionais com conhecimentos em áreas como marketing de afiliados, mídias sociais e estratégias de SEO, que são as técnicas de otimização de sites para as buscas na internet.

6. Ciência de Dados

A ciência de dados é uma área de aprofundamento em computação focada no desenvolvimento de algoritmos que analisam e resolvam problemas científicos envolvendo grande volumes de dados, por meio de conceitos de Machine Learning, Inteligência Artificial e análises estatísticas.

Para isso, algumas das linguagens de programação mais utilizadas pelos cientistas da computação e engenheiros de softwares são o Python, a linguagem R e o MATLAB.

7. Linguagens de programação

Se engana quem acha que linguagens de programação são voltadas apenas para empresas de TI e por profissionais da computação. Felizmente, as empresas empenham-se em realizar a Transformação Digital para melhorias contínuas.

Os profissionais que não se dedicarem em aprender novas linguagens, daqui a alguns anos, poderão se tornar "analfabetos digitais". Afinal, a tecnologia está presente em quase todos os ramos da Indústria, e para garantir vantagem e se destacar no mercado é preciso ter um diferencial.

8. Análise de Negócios

A análise de negócios está relacionada à capacidade de tomar a melhor decisão para a empresa.

Para isso existem ferramentas específicas de Business Intelligence, como Excel e o Power BI, que auxiliam os profissionais a encontrar oportunidades de melhorias nos negócios além de identificar falhas.

Desenvolver essa hard skill envolve conhecimento sobre negócios e saber utilizar as ferramentas adequadas para analisar os dados de uma empresa.


Como você se sente quando percebe que Excel hoje é um pré-requisito para o mercado? Se você fica confuso com algumas funções ou formatações do Excel e não sabe transformar dados em informações realmente relevantes, não se preocupe!

A Voitto criou o curso Fundamentos de Excel para ajudar você a aprender o necessário para conseguir utilizar esse software de forma proveitosa. Você aprenderá desde formatação de células até um entendimento de tabelas dinâmicas.

Está esperando o que para começar sua experiência no software mais usado em empresas do mundo todo e ainda conhecer a plataforma da Voitto?

É só usar o cupom BLOG100 e começar a se capacitar gratuitamente! Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no botão abaixo e garanta seu acesso GRATUITO ao curso Fundamentos de Excel!

[curso-gratuito] Fundamentos de Power BI - [TEMPORARIAMENTE EXCEL]

Principais soft skills para o mercado de trabalho

As principais soft skills para o mercado engloba Relacionamento Interpessoal, conforme já mencionado. Ainda com base na pesquisa realizada pelo LinkedIn,, foram definidas as principais soft skills procuradas por empresas em 2020.

Em comum, essas ideias auxiliam colegas na construção de novas ideias e têm uma natureza colaborativa.

1. Criatividade

A criatividade é a principal soft skill procurada por empresas e independente das funções e nichos de negócios. Ou seja, lide sempre de forma criativa diante de problemas complexos, não deixando de apresentar essas soluções em processos de recrutamento e seleção.

2. Colaboração

Profissionais com perfis colaborativos sabem que as suas hard skills somadas à de seus colegas podem alcançar os melhores resultados em prol da empresa. Por isso, a habilidade de colaboração é uma das mais importantes quando o assunto é soft skills, principalmente por ser essencial para o trabalho em equipe.

3. Adaptabilidade

A adaptabilidade é uma das soft skills necessárias para o mundo moderno visto as mudanças constantes nos ambientes organizacionais. Ela está conjunta a dois fatores que é a resiliência e antifragilidade, pois, a cada dia, uma nova realidade é apresentada aos diferentes profissionais e quem possui essa característica comportamental ganha mais destaque, visto a sua facilidade em se adaptar e não travar diante às dificuldades.

4. Inteligência emocional

Inteligência emocional é a capacidade de lidar com as suas próprias emoções e, principalmente, como responder à emoções de outras pessoas. Essa soft skill é importante porque está relacionada diretamente ao modo como um profissional se sente e reage ao comportamento dos colegas.

Para saber como desenvolver essas e outras habilidades comportamentais, recomendo a leitura do nosso artigo sobre as 7 soft skills para engenheiros e como desenvolvê-las.

5. Persuasão

Uma das soft skills mais valiosas para empresas, está relacionada à característica da persuasão.. Profissionais com habilidades persuasivas são capazes de passar ideias de projetos, mastambém de convencerem seus colegas e interessados, que a sua solução é uma boa saída.

Para desenvolver essa soft skill é necessário ter uma boa oratória, saber se apresentar e defender ideias.

Então, para que você comece agora a aprimorar essas habilidades, recomendo o nosso curso de Oratória e Técnicas de Apresentação!

Como a empresa pode ajudar os colaboradores a desenvolverem hard e soft skills?

A empresa pode desenvolver as hard skills e soft skills dos seus colaboradores em prol de seu próprio negócio e assim otimizar ainda mais a sua equipe de formas distintas.

As três dicas principais para desenvolver hard skills e soft skills são:

Mapear as habilidades dos colaboradores

Mapear as skills é o primeiro passo para aprimorar o trabalho e as qualificações dos funcionários da empresa.

Para isso é necessário coletar dados por meio de uma pesquisa e organizar as informações, isso pode ser realizado por meio de formulários do Google e dados complementares pontuados em planilhas do Excel, por exemplo.

Para cada um dos tipos de habilidades, podemos mapear da seguinte forma:

  • Hard skills: para coletar as habilidades técnicas é preciso entender quais são as ferramentas e tecnologias utilizadas por cada área para realizar um mapeamento personalizado.
  • Soft Skills: as soft skills podem ser mapeadas diretamente pelo RH, por meio de consulta pessoal ou dos gestores das áreas, também observando a área de atuação para posteriormente selecionar que habilidades devem ser desenvolvidas.

Palestras e treinamentos para a sua empresa

Levar palestras comportamentais e realizar treinamentos pontuais dentro do seu ambiente de trabalho podem reforçar os pontos fortes da sua equipe em relação as skills.

Antes de determinar quais palestras ou treinamentos dariam os melhores resultados para a sua empresa, revisite o mapeamento das habilidades dos seus colaboradores. Sempre tome decisões com base nesses dados!

A partir disto, é possível elaborar da seguinte forma:

  • Hard skills: leve palestras ou treinamentos que tenham relação direta à habilidade que você deseja reforçar.
  • Soft skills: para reforçar skills comportamentais é necessário realizar palestras sociocomportamentais. Isto é, técnicas práticas ou incentivos diretos para mudar hábitos ou pensamentos.

Divulgar e incentivar o conhecimento

Divulgar e incentivar o que são hard skills e soft skills e como identificá-las, é o primeiro passo para a sua equipe entender a importância da manutenção dessas habilidades ano após ano.

Desta maneira, os colaboradores entendem a razão para que trabalhem em equipe da melhor maneira e também percebem a importância que as skills têm na construção da própria carreira.

Veja como você pode fazer isso de maneira simples e assertiva.

  • Hard skills: envie cursos gratuitos ou oportunidades que valorizem ainda mais as habilidades técnicas de seus colaboradores. Desta forma, você, como empreendedor e gestor, estará incentivando a busca pelo conhecimento em conversas de corredores.
  • Soft skills: mande conteúdo que tenha como objetivo o autoconhecimento e a autoavaliação. Mantenha sempre uma oportunidade de diálogo franco para entender possíveis dificuldades comportamentais enfrentadas pelo seu colaborador.

Espero que esse artigo tenha sido muito útil para você, mas não acabamos por aqui. Tenho um bônus pra você logo a seguir.

Como começar o processo de capacitação profissional?

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Teste: Como está sua Inteligência Emocional?

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Teste: Como Está Sua Inteligência Emocional?

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.