A ”relação custo benefício” avalia os prós e contras de uma ação, produto ou projeto, com o objetivo de determinar se os benefícios superam os custos envolvidos.
É um critério crucial para tomadas de decisão informadas e eficazes, influenciando escolhas que variam desde investimentos financeiros até políticas públicas."
Tenho certeza que você já ouviu alguém falar sobre o termo “custo-benefício”, não é mesmo? Essa expressão é muito utilizada em diversos âmbitos, mas é muito conhecida em relações monetárias.
Quer saber mais sobre esse conceito? Confira os tópicos abaixo:
Vamos lá!
O custo-benefício é definido como as melhores escolhas que os agentes econômicos realizam em determinadas situações. As empresas e pessoas buscam benefícios maiores que os custos ao adquirir ou produzir algo.
As escolhas que os indivíduos fazem tem como reflexo o custo-benefício, lembrando que toda escolha remete a uma perda, esse fato é conhecido como trade-off entre os economistas.
Portanto, podemos definir o custo como algo que exige de você atenção, dinheiro, entre outros pontos. Já o benefício éuma melhoria que você irá conquistar ao realizar uma ação que demanda um custo específico.
A relação custo-benefício é aquela na qual se define a escolha ideal para a realização de algo. Isso porque ela pode ser utilizada em relações de compra e venda, prestação de serviços ou realização de algum sonho.
Também chamado de RCB, esse indicativo faz os indivíduos analisarem os prós e contras de determinado produto. Em termos financeiros, mesmo sem perceber explicitamente, nós sempre iremos fazer a analise de custo-benefício.
Suponha que você está considerando a compra de uma bicicleta para usar como meio de transporte diário para o trabalho, em comparação com o uso contínuo de transporte público.
Podemos incluir como gasto monetário inicial (custo) o valor de compra da bicicleta, equipamentos de segurança e eventuais revisões/manutenções. Como benefícios podemos listar:
Conseguiu entender agora a importância e relevância desse indicador nas nossas vidas?
Quando falamos de relação custo-benefício em termos monetários, não existe um cálculo para ser realizado. A relação pode ser feita apenas de acordo com o valor pago pelo produto e uma nota de 1 a 5 para ele.
Quanto menor o valor encontrado, menos viável é o produto adquirido. Além disso, em outros casos, o RCB pode ser apenas uma relação de analise de interesse.
Muitos confundem custo de oportunidade e custo-benefício, mas são termos distintos. O custo de oportunidade é definido quando se tem duas opções para escolher, já o custo/benefício é uma abordagem que vai além disso.
Sendo então, uma abordagem sistemática e qualitativa. Isso quer dizer que é preciso analisar alguns outros pontos e assim determinar qual é o RCB de produtos e serviços, como a qualidade.
Neste caso, os benefícios são maiores quando o projeto, o produto ou o serviço apresentam mais pontos positivos para você, em termos qualitativos e em termos quantitativos.
A gestão financeira é a base para a realização do conceito de custo-benefício. No dia a dia é preciso ter controle das suas finanças para que você possa agarrar todas as oportunidade que aparecerem e saber investir com segurança.
Por isso, o nosso curso de Fundamentos Essenciais da Gestão Financeira pode auxiliá-lo a escolher as melhores opções para controlar seus gastos com responsabilidade e, além disso, apresentar os conceitos introdutórios sobre investimentos.
Conheça agora nosso curso e venha fazer parte dos 20% de brasileiros que possuem suas contas controladas. Clique no botão abaixo:
Grad. em Engenharia Civil pelo Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) no Campus Piumhi. Possui experiência como Projetista na área da construção civil. Participou como Cofundadora e Diretora de Gestão de Pessoas na empresa júnior Igêtis Jr. e atua como voluntária da Associação Atlêtica Imortais do IFMG - Campus Piumhi como Secretária. Possui certificação em Formação Yellow Belt em Lean Seis Sigma, Fundamentos de Growth Hacking, Agile Scrum Foundation EXIN, Produção de Conteúdo Web, Marketing de Conteúdo e Copywriting. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!