O que é Custo-benefício?
O que é a Relação Custo-benefício?
Como fazer a análise de Custo-benefício?
Organize suas finanças pessoais

Entenda o que é Relação Custo-benefício e como ela funciona

A Relação Custo-benefício é um indicador presente em propostas financeiras no universo da economia, mas que também está inserido no seu dia a dia.

Alícia Emanoele
Por: Alícia Emanoele
Entenda o que é Relação Custo-benefício e como ela funciona

A ”relação custo benefício” avalia os prós e contras de uma ação, produto ou projeto, com o objetivo de determinar se os benefícios superam os custos envolvidos.

É um critério crucial para tomadas de decisão informadas e eficazes, influenciando escolhas que variam desde investimentos financeiros até políticas públicas."

Tenho certeza que você já ouviu alguém falar sobre o termo “custo-benefício”, não é mesmo? Essa expressão é muito utilizada em diversos âmbitos, mas é muito conhecida em relações monetárias.

Quer saber mais sobre esse conceito? Confira os tópicos abaixo:

  • O que é Custo-benefício?
  • O que é a Relação Custo-benefício?
  • Como fazer a análise de Custo-benefício?

Vamos lá!

O que é Custo-benefício?

O custo-benefício é definido como as melhores escolhas que os agentes econômicos realizam em determinadas situações. As empresas e pessoas buscam benefícios maiores que os custos ao adquirir ou produzir algo.

As escolhas que os indivíduos fazem tem como reflexo o custo-benefício, lembrando que toda escolha remete a uma perda, esse fato é conhecido como trade-off entre os economistas.

Portanto, podemos definir o custo como algo que exige de você atenção, dinheiro, entre outros pontos. Já o benefício éuma melhoria que você irá conquistar ao realizar uma ação que demanda um custo específico.

O que é a Relação Custo-benefício?

A relação custo-benefício é aquela na qual se define a escolha ideal para a realização de algo. Isso porque ela pode ser utilizada em relações de compra e venda, prestação de serviços ou realização de algum sonho.

Também chamado de RCB, esse indicativo faz os indivíduos analisarem os prós e contras de determinado produto. Em termos financeiros, mesmo sem perceber explicitamente, nós sempre iremos fazer a analise de custo-benefício.

Exemplo de custo-benefício

Suponha que você está considerando a compra de uma bicicleta para usar como meio de transporte diário para o trabalho, em comparação com o uso contínuo de transporte público.

Podemos incluir como gasto monetário inicial (custo) o valor de compra da bicicleta, equipamentos de segurança e eventuais revisões/manutenções. Como benefícios podemos listar:

  • Economia de transporte público (por mês);
  • Economia de combustível e estacionamento (se você costumava usar um carro);
  • Benefícios para a saúde e bem-estar devido ao exercício físico regular, o que pode suprir até a necessidade de se pagar uma academia.

Conseguiu entender agora a importância e relevância desse indicador nas nossas vidas?

Como fazer a análise de Custo-benefício?

Quando falamos de relação custo-benefício em termos monetários, não existe um cálculo para ser realizado. A relação pode ser feita apenas de acordo com o valor pago pelo produto e uma nota de 1 a 5 para ele.

Quanto menor o valor encontrado, menos viável é o produto adquirido. Além disso, em outros casos, o RCB pode ser apenas uma relação de analise de interesse.

Muitos confundem custo de oportunidade e custo-benefício, mas são termos distintos. O custo de oportunidade é definido quando se tem duas opções para escolher, já o custo/benefício é uma abordagem que vai além disso.

Sendo então, uma abordagem sistemática e qualitativa. Isso quer dizer que é preciso analisar alguns outros pontos e assim determinar qual é o RCB de produtos e serviços, como a qualidade.

Neste caso, os benefícios são maiores quando o projeto, o produto ou o serviço apresentam mais pontos positivos para você, em termos qualitativos e em termos quantitativos.

Organize suas finanças pessoais

A gestão financeira é a base para a realização do conceito de custo-benefício. No dia a dia é preciso ter controle das suas finanças para que você possa agarrar todas as oportunidade que aparecerem e saber investir com segurança.

Por isso, o nosso curso de Fundamentos Essenciais da Gestão Financeira pode auxiliá-lo a escolher as melhores opções para controlar seus gastos com responsabilidade e, além disso, apresentar os conceitos introdutórios sobre investimentos.

Conheça agora nosso curso e venha fazer parte dos 20% de brasileiros que possuem suas contas controladas. Clique no botão abaixo:

Curso Gestão Financeira

Alícia Emanoele

Alícia Emanoele

Grad. em Engenharia Civil pelo Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) no Campus Piumhi. Possui experiência como Projetista na área da construção civil. Participou como Cofundadora e Diretora de Gestão de Pessoas na empresa júnior Igêtis Jr. e atua como voluntária da Associação Atlêtica Imortais do IFMG - Campus Piumhi como Secretária. Possui certificação em Formação Yellow Belt em Lean Seis Sigma, Fundamentos de Growth Hacking, Agile Scrum Foundation EXIN, Produção de Conteúdo Web, Marketing de Conteúdo e Copywriting. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

Banner do Kit "Resumos de Livros Dinheiro e Investimento".

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Kit Pocket] Dinheiro E Investimento

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.