O que são as relações humanas?
A importância das Relações Humanas
Quais são os tipos de Relações Humanas?
A teoria das Relações Humanas
Características da teoria das Relações Humanas
O que fazer para promover boas Relações Humanas no trabalho?

Quer entender melhor a importância das Relações Humanas? Descubra no nosso artigo!

As Relações Humanas são essenciais para nossa vida em sociedade, dessa maneira podemos trocar diferentes conhecimentos, solucionar conflitos e muito mais.

Pâmela Souza
Por: Pâmela Souza
Quer entender melhor a importância das Relações Humanas? Descubra no nosso artigo!

O termo “relações humanas” se refere às interações que ocorrem entre pessoas na nossa sociedade, são elas que mantém o convívio em harmonia e equilíbrio.

As relações humanas são a base para o nosso desenvolvimento humano, abrangendo áreas intrapessoais e interpessoais. É por meio do contato com pessoas que fortalecemos a nossa inteligência emocional.

Além disso, o relacionamento entre indivíduos ajuda na criação de uma rede de apoio, na formação de vínculos e na abertura de um espaço amplo para comunicação.

Em qualquer profissão ou atividade que vamos executar, precisamos nos relacionar com outras pessoas, portanto,  as relações que desenvolvemos ao longo das nossas vidas são fundamentais para a nossa felicidade e evolução como seres humanos.

Quer saber mais sobre as relações humanas? Então, confira o que vamos abordar ao longo deste artigo:

  • O que são as Relações Humanas?
  • A importância das Relações Humanas
  • Quais são os tipos de Relações Humanas?
  • A teoria das Relações Humanas
  • Características da teoria das Relações Humanas
  • O que fazer para promover boas Relações Humanas no trabalho?

O que são as relações humanas?

As relações humanas podem ser definidas como o conjunto de interações que realizamos com todos aqueles que estão ao nosso redor ao longo de toda a nossa vida.

Os vínculos que desenvolvemos com as pessoas, seja na vida pessoal ou no ambiente de trabalho, são o suporte para as nossas relações humanas..

Elas são de suma importância para o desenvolvimento individual e intelectual de cada um de nós, visto que somos seres relacionais, ou seja, temos a necessidade de nos relacionarmos uns com os outros.

As relações que desenvolvemos podem ser positivas, gerando harmonia e satisfação, ou negativas, o que, na maioria das vezes, resulta em conflitos. A segunda situação é preocupante, principalmente no ambiente organizacional.

Para que as relações sejam harmoniosas e a produtividade dos colaboradores seja mantida, é necessário uma boa gestão dos recursos humanos.

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A importância das Relações Humanas 

É natural que os seres humanos sintam a necessidade de interagir com outros seres ao longo de sua vida. Então, é interessante cultivar bons relacionamentos e comportamentos que tornem o convívio com outros indivíduos algo harmonioso.

Dessa maneira, conseguimos entender que as relações humanas são importantes para expressar nossos pensamentos e ideias, assim como escutar opiniões diferentes das nossas, gerar empatia e tornar possível momentos de colaboração.

Quais são os tipos de Relações Humanas?

As relações humanas possuem dois tipos de classificação, sendo elas:

Interpessoal

As relações interpessoais são aquelas que desenvolvemos em nosso cotidiano, fruto das nossas vivências.

Elas compõem a nossa personalidade e nossas características. Além disso, são essas relações que influenciam grande parte da nossa vida. Por esta razão, é importante estar atento a elas e como agimos em determinados ambientes.

No âmbito profissional, por exemplo, desenvolvemos relacionamentos com chefes, colegas de trabalho e pessoas em cargos hierárquicamente superiores aos nossos. A maneira como nos portamos pode influenciar promoções e até demissões.

Intrapessoal

A relação intrapessoal é aquela que desenvolvemos internamente. É o famoso "estou falando sozinha(o)".

Está relacionado com um olhar interno, com a sua relação com o próprio eu.

Ela é fundamental para construirmos relações saudáveis com os outros. Isso porque, quando a fazemos, estamos praticando o autoconhecimento.


Para que as relações entre as pessoas sejam mais saudáveis e a nossa convivência seja satisfatória, é necessário o estudo das relações humanas. Vamos entender como tudo começou?

A teoria das Relações Humanas

A teoria das relações humanas começou a ser desenvolvida em 1927, por uma equipe de pesquisadores de Harvard, dirigida pelo médico especialista em psicopatologia Elton Mayo e pelo engenheiro Fritz Roethlisberger.

Eles avaliavam como simples mudanças no ambiente de trabalho poderiam afetar a produtividade dos trabalhadores.

Todos esses estudos vieram a calhar em 1930, após a Grande Depressão vivida nos Estados Unidos, quando o modelo econômico e as práticas trabalhistas começaram a ser reestruturadas.

Vamos entender quais eram as principais características dessa teoria?

Características da teoria das Relações Humanas

As principais características da teoria das relações humanas eram completamente diferentes do que se era empregado.

Os seus três princípios básicos são:

  • O homem não é uma máquina. Ele possui ações mais complexas.
  • Todos nós temos o nosso comportamento direcionado pelo sistema social, juntamente com as nossas necessidades biológicas.
  • As pessoas precisam de elementos sociais fundamentais para a sua sobrevivência, como, por exemplo: carinho, aprovação social, influência, proteção e autorrealização.

Para chegar à suas conclusões, os pesquisadores dividiram os seus estudos em quatro fases, sendo elas:

Primeira fase

A primeira fase estudou o impacto que a iluminação teria sobre a produtividade das operárias. Para esse estudo, eles utilizaram três grupos.

O primeiro trabalhava em um ambiente no qual a iluminação era constante, o outro a intensidade da luz variava e no terceiro grupo a iluminação era reduzida.

O resultado do experimento foi: os três grupos obtiveram um acréscimo na produtividade.

Então, qual foi a conclusão?

A produtividade das funcionárias não estava relacionada apenas com as questões ergonômicas, mas também psicológicas. Elas precisavam de atenção.

Com esses resultados eles partiram para a segunda fase do experimento.

Segunda fase

Nessa fase, foram divididos dois grupos. Um deles era formado por seis mulheres, sendo que, cinco delas eram responsáveis por montar uma parte dos aparelhos eletrônicos, denominada relés.

A outra era responsável por ajudá-las, fornecendo ferramentas que eram necessárias para a execução da tarefa.

Esse era o time experimental.

Um outro grupo era formado por cinco funcionárias e um contador, que contava quantas peças tinham sido produzidas.

Essa era a equipe de controle.

O estudo identificou que o time experimental produziu mais devido a supervisão branda, sem cobranças e quantificação do trabalho.

Nesse grupo, o ambiente era mais agradável, as funcionárias construíram uma relação de amizade, um sentimento de colaboração e empatia.

Já na equipe de controle, o clima de competitividade imperava e o individualismo era reforçado.

Terceira fase

Nesse estágio da pesquisa, deu-se mais atenção às questões emocionais e às relações interpessoais no ambiente de trabalho.

Iniciou-se o programa de entrevistas, que tinha por objetivo receber um feedback dos funcionários a respeito das suas atribuições, saber o que eles sentiam.

Nessa fase, foi descoberta uma organização composta pelos operários que servia como uma rede de apoio para que eles se protegessem das suas chefias.

Quarta fase

Na quarta e última fase, os estudos foram direcionados para entender a rede de apoio dos operários.

Foi apresentada uma alternativa que seria vantajosa para todos. Foi oferecido um aumento para todos os funcionários, caso a produção geral crescesse.

Todos aceitaram e o resultado foi um sentimento de solidariedade, dessa maneira, ao final do mês, todos receberam um aumento.

Conclusões de toda essa experiência

Depois de todo esse estudo, a conclusão foi que as relações sociais criadas no ambiente de trabalho têm grande influência na produtividade.

Pode parecer uma conclusão simples e até óbvia, mas foi por meio dessas constatações que ocorreram grandes mudanças nas organizações, o que ajudou a estruturar da área de recursos humanos.

O que fazer para promover boas Relações Humanas no trabalho?

Existem algumas ações que podemos tomar para ter boas relações no trabalho, como a prática da empatia, ser colaborativo e respeitar o espaço dos outros colaboradores. No entanto, existem ações que devem ser incentivadas pela própria empresa.

O setor responsável por motivar a interação entre funcionários é o Recursos Humanos. Portanto, é interessante que esse departamento esteja atento às relações humanas dentro da empresa e promova algumas atividades para tornar o ambiente profissional agradável.

A seguir listamos alguns exemplos:

  • Incentivar a prática da inteligência emocional;
  • Criar planos de carreira para estimular toda a equipe;
  • Aplicar a pesquisa de clima organizacional e produzir melhorias de acordo;
  • Desenvolver treinamentos para capacitar os colaboradores;
  • Promover eventos para a socialização dos colaboradores;
  • Possuir um sistema de comunicação eficiente e prático para todos;
  • Fazer ações de conscientização e respeito sobre a diversidade no âmbito do trabalho;

Está gostando do artigo até aqui? Esperamos que sim! Ficaremos muito felizes em te ajudar nessa jornada de Autoconhecimento e Autogerenciamento emocional. Por esse motivo, gostaríamos de saber, você realmente sabe os impactos de ter sua inteligência emocional desenvolvida? Se não, olha só o que temos para você!

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Pâmela Souza

Pâmela Souza

Grad. em Engenharia Civil pela Universidade federal de Juiz de Fora. Participou de iniciação científica nas áreas de ambiente construído e transportes. Atua como voluntária no projeto de treinamento profissional no Núcleo de Estudos e Projetos em Educação e Tecnologia. Possui certificação em Inteligência Emocional, Formação Yellow Belt em Lean Seis Sigma, Fundamentos de Growth Hacking, Agile Scrum Foundation EXIN, Produção de Conteúdo Web, Marketing de Conteúdo e Copywriting. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

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