Não é por acaso que o trabalho em equipe sempre foi um elemento essencial para uma empresa atingir bons resultados. Por meio dele é possível agregar pessoas diferentes e distintos pontos de vista, dessa forma é possível resolver um problema, não importando o seu grau de dificuldade.
Como uma empresa é a reunião de um grupo de pessoas dispostas a alcançar os mesmos objetivos, aprender a trabalhar em conjunto melhora a eficiência nas tarefas.
Além disso, o trabalho em conjunto pode fazer uma empresa se tornar ainda mais competitiva. Para você entender o quanto a colaboração é fundamental no mundo dos negócios, vamos ver:
O trabalho em equipe é a realização conjunta de tarefas por um grupo de pessoas, na qual os membros envolvidos possuem habilidades e competências que se completam. Dessa forma, o trabalho em equipe correlaciona as características das pessoas e divide funções em prol de um objetivo comum.
Ele tem como base a colaboração e consiste em trabalhar junto para atingir uma determinada meta, e não se trata apenas de um grupo de pessoas trabalhando junto.
Além do mais, é possível afirmar ainda que o trabalho em equipe é um meio de consolidar a relação amigável e saudável entre as pessoas, melhorando o ambiente de trabalho e tornando a empresa mais coesa e atuante na sociedade.
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Ainda que o trabalho em equipe seja comprovadamente eficaz para o êxito no mundo empresarial, é preciso ficar atento para alguns fatores que atrapalham a realização de um bom trabalho. Veja alguns desses empecilhos a seguir.
A comunicação mal feita ou até inexistente ocorre por vários motivos.
Em alguns casos falta uma tecnologia apropriada que impede a comunicação entre os setores, já em outros ocorre pela falta de compatibilidade entre os perfis de alguns profissionais.
De qualquer forma a ausência de comunicação atrapalha porque cria uma desconexão entre os integrantes.
Desse modo, recados não são enviados ou são mal interpretados, atividades não são avisadas, decisões demoram a ser tomadas e assim surge uma série de problemas.
O individualismo é a noção de que a ação conjunta é desnecessária. Ele surge quando um ou mais funcionários, por uma série de razões, se consideram auto suficientes, não confiam no trabalho dos colegas e acreditam que possuem mais qualificação que os demais.
O comportamento individualista prejudica porque está na contramão de tudo que um trabalho em equipe valoriza. O individualismo afasta os funcionários uns dos outros, dificulta a comunicação e atrasa atividades que poderiam ser efetuadas em pouco tempo.
Subestimar ou ignorar o trabalho alheio consiste em não dar o devido valor para as atividades efetuadas pelo restante da equipe. Tal comportamento existe por uma série de razões. E uma das principais é a rivalidade.
A não valorização do trabalho dos colegas prejudica a equipe porque estabelece um clima de desconfiança, falta de estímulo e, principalmente, falta de união.
A liderança é um aspecto fundamental para a organização da equipe e das tarefas. Uma boa liderança determina quais serão as prioridades, como direcionar os esforços e como incentivar o time.
Não por acaso os recursos humanos valorizam tanto essa característica. Sem uma liderança o trabalho em equipe não conta com um suporte e pode perder o foco no decorrer do processo.
Já falamos sobre fatores que prejudicam o trabalho em equipe. É chegada a hora de conhecer habilidades que são de extrema importância para o convívio! Vamos juntos!
Algumas habilidades são a base para a realização de um bom trabalho em equipe. Entre elas vale mencionar as 5 principais.
Ser flexível é uma qualidade que auxilia muito no relacionamento entre os integrantes de uma equipe, pois permite saber ouvir opiniões, aceitar sugestões e não adotar uma postura irredutível.
A flexibilidade auxilia o trabalho em equipe, pois ela facilita o diálogo, possibilitando que a opinião dos outros integrantes seja levada em conta, aproveitando o potencial de todos os participantes do time.
Ser comunicativo não se trata apenas de abandonar a timidez e falar bastante. Trata-se, acima de tudo, de saber como falar, pois a comunicação é um dos pilares para que o trabalho em equipe funcione, por isso, saber usá-la é essencial.
Sendo assim, exercitar a oratória, ter uma boa dicção e falar com educação e clareza são habilidades de alguém que domina a comunicação e a usa em prol do coletivo.
Ser proativo é saber antecipar determinados problemas antes que eles ocorram e, caso surjam, é pertinente saber como lidar com eles para saná-los o quanto antes.
A proatividade anda de mãos dadas com a produtividade em qualquer ambiente de trabalho. Ter um perfil proativo é agir e não imaginar que a resolução dos problemas apareça como se fosse mágica.
Ter curiosidade, buscar saber mais e se tecnologia e na sua respectiva área de atuação são habilidades que ajudam a equipe.
A curiosidade e a vontade constante de aprender de todos os envolvidos no trabalho fortalece o grupo, gera mais empenho e traz resultados satisfatórios para a empresa.
Saber persuadir sem demonstrar arrogância e autoridade é uma habilidade que traz vários benefícios para o trabalho de todos. É importante que os integrantes da equipe saibam expor opiniões e convencer os demais de maneira educada, natural e democrática.
Inclusive, a característica das boas lideranças reside em saber diferenciar o que é uma postura autoritária e o que é uma postura que agrega conhecimentos.
Para melhorar o seu desempenho no trabalho em equipe e desenvolver as habilidades citadas, confira as 5 dicas que separamos a seguir:
Em uma equipe você irá trabalhar com pessoas que possuem opiniões diversificadas. Use essa diferença entre pontos de vista a seu favor, pois saber ouvir o outro irá auxiliar no seu crescimento.
Ouvir os colegas e, quando necessário, saber argumentar, vai melhorar a sua atuação em um trabalho em equipe.
Se você for comprometido dificilmente adotará atitudes irresponsáveis que possam prejudicar a qualidade do trabalho do seu time.
Comprometer-se em contribuir para o bom entrosamento da equipe e entregar um trabalho de qualidade é um aspecto fundamental. Sem comprometimento o grupo perde a eficiência.
A empatia consiste na capacidade de compreender as reações emocionais e sentimentais das outras pessoas.
Exercitar e desenvolver esta habilidade permite que você compreenda melhor o ponto de vista dos outros integrantes.
Trabalhar a inteligência emocional é importante, pois permite aprender a lidar com os próprios sentimentos, desenvolver empatia e não permitir se levar por emoções impulsivas ou mesmo pensamentos conflitantes.
Em um ambiente composto por pessoas diferentes é normal e até saudável que surjam divergências. No entanto, é vital ter autocontrole para lidar com estes momentos de forma eficiente, sem ser ríspido ou excessivamente emotivo.
Ser assertivo é saber expor as suas opiniões com respeito e sem agressividade.
A assertividade é a habilidade de você dizer “não” sem parecer autoritário, de expressar a sua vontade com educação, de forma clara e com objetividade.
O trabalho em equipe é importante para as empresas porque mostra que cada integrante é uma peça essencial para a realização das atividades.
Assim como em um time esportivo, seja ele o futebol, basquete ou qualquer outra modalidade coletiva, cada pessoa é fundamental para o sucesso das ações.
Além de cada integrante possuir as suas próprias habilidades, eles também apresentam distintas visões de mundo. Isso, de certa forma, agrega novas ideias para as resoluções dos mais variados problemas enfrentados no dia a dia.
Devido a essas características, o trabalho em equipe possibilita que opiniões diferenciadas contribuem para o crescimento e o bom andamento do negócio. Além do mais, trabalhar em equipe traz vantagens como:
Qualquer empresa que tenha como prioridade melhorar o trabalho em equipe dos funcionários pode adotar os seguintes passos:
O planejamento é essencial para implementar qualquer estratégia em seu negócio. Planejar permite que a empresa haja de forma racional e organizada.
Uma das formas de melhorar esse aspecto é investindo em cursos e capacitações sobre o tema. Outra forma é incentivar tal atitude e oferecer ferramentas para que as tarefas sejam sempre conciliadas com a equipe.
A liderança é o que guia as ações de uma equipe. Sem uma liderança competente o time fica perdido e desunido.
Por isso, é importante investir em capacitações e treinamentos específicos para líderes bem como estimular as atitudes de liderança em todos os colaboradores.
Estimular o diálogo não implica apenas em manter o foco na boa convivência entre os colaboradores. De uma forma geral isso está relacionado também com a solução de pequenos contratempos e discussões.
Para estimular o diálogo e o bom relacionamento entre os integrantes da equipe, trabalhe dinâmicas de grupo, celebre aniversários, datas comemorativas e os bons resultados do trabalho.
As famosas dinâmicas de grupo são um modo interativo e prático para exercitar a criatividade e a capacidade de resolução de problemas, especialmente para exercitar o trabalho em equipe.
Nesse caso, a utilização de jogos digitais e interativos é uma boa alternativa. As técnicas mais utilizadas atualmente envolvem programas de pontos, desafios, conquistas de medalhas e distintivos, placares de líderes, entre outros.
O feedback é um elemento essencial para avaliar quais os aspectos do trabalho em equipe da empresa devem ser melhorados.
Além disso, reconhecer e comemorar bons resultados também melhora o trabalho em equipe, pois mantém a equipe engajada.
Conflitos internos, erros e crises financeiras são alguns dos problemas que podem abalar os alicerces de uma empresa. Nesse caso, para superar as dificuldades, é necessário contar com uma cultura organizacional bem orientada por um bom líder.
Da mesma forma, também é preciso estabelecer de vez a ideia de equipe na empresa, salientando que a união de esforços permite a superação dos problemas.
Hoje em dia é possível contar com várias ferramentas que possibilitam e facilitam o trabalho em equipe dentro de uma empresa.
Só para citar alguns exemplos conhecidos de softwares voltados para isso temos o Skype, o Asana e o Google Drive.
Para melhorar o trabalho na sua organização, é válido investir em treinamentos e reuniões que viabilizem a utilização de algumas dessas ferramentas.
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Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.
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