ANIVERSÁRIO VOITTO

A MAIOR OFERTA DO ANO! TODO SITE COM ATÉ50% OFF

O que é o trabalho em equipe?
4 fatores que prejudicam o trabalho em equipe
5 habilidades essenciais para trabalhar em equipe
5 dicas para melhorar o seu trabalho em equipe
Qual a importância do trabalho em equipe para as empresas?
Benefícios de um bom trabalho em equipe para as empresas
7 passos para melhorar o trabalho em equipe nas empresas
Como se tornar um líder que incentiva a melhoria contínua na equipe?

Saiba como desenvolver o trabalho em equipe e como a sua empresa pode incentivá-lo!

Veja o que prejudica o trabalho em equipe, como melhorar o seu desempenho pessoal e como a empresa pode criar um ambiente de colaboração.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Saiba como desenvolver o trabalho em equipe e como a sua empresa pode incentivá-lo!

Não é por acaso que o trabalho em equipe sempre foi um elemento essencial para uma empresa atingir bons resultados. Por meio dele é possível agregar pessoas diferentes e distintos pontos de vista, dessa forma é possível resolver um problema, não importando o seu grau de dificuldade.

Como uma empresa é a reunião de um grupo de pessoas dispostas a alcançar os mesmos objetivos, aprender a trabalhar em conjunto melhora a eficiência nas tarefas.

Além disso, o trabalho em conjunto pode fazer uma empresa se tornar ainda mais competitiva. Para você entender o quanto a colaboração é fundamental no mundo dos negócios, vamos ver:

  • O que é o trabalho em equipe?
  • 4 fatores que prejudicam o trabalho em equipe;
  • 5 habilidades para trabalhar em equipe;
  • 5 dicas para melhorar o seu trabalho em equipe;
  • Qual é a importância do trabalho em equipe para as empresas?
  • Benefícios de um bom trabalho em equipe nas empresas;
  • 7 passos para melhorar o trabalho em equipe nas empresas;
  • Como se tornar um líder que incentiva a melhoria contínua na equipe?

O que é o trabalho em equipe?

O trabalho em equipe é a realização conjunta de tarefas por um grupo de pessoas, na qual os membros envolvidos possuem habilidades e competências que se completam. Dessa forma, o trabalho em equipe correlaciona as características das pessoas e divide funções em prol de um objetivo comum.

Ele tem como base a colaboração e consiste em trabalhar junto para atingir uma determinada meta, e não se trata apenas de um grupo de pessoas trabalhando junto.

Além do mais, é possível afirmar ainda que o trabalho em equipe é um meio de consolidar a relação amigável e saudável entre as pessoas, melhorando o ambiente de trabalho e tornando a empresa mais coesa e atuante na sociedade.

Quer entender melhor como andam as relações entre as pessoas da sua empresa?

Quer entender melhor como andam as relações entre as pessoas da sua empresa?

Uma sugestão é realizar uma pesquisa de clima organizacional, por meio dos resultados da pesquisa você pode elaborar um plano de ação para melhorar o desempenho dos colaboradores.

Para te ajudar nesse processo, baixe gratuitamente nossa Planilha de Pesquisa de Clima Organizacional clicando na imagem abaixo.

Planilha Pesquisa de Clima Organizacional

4 fatores que prejudicam o trabalho em equipe

Ainda que o trabalho em equipe seja comprovadamente eficaz para o êxito no mundo empresarial, é preciso ficar atento para alguns fatores que atrapalham a realização de um bom trabalho. Veja alguns desses empecilhos a seguir.

1. Ausência de comunicação

A comunicação mal feita ou até inexistente ocorre por vários motivos.

Em alguns casos falta uma tecnologia apropriada que impede a comunicação entre os setores, já em outros ocorre pela falta de compatibilidade entre os perfis de alguns profissionais.

De qualquer forma a ausência de comunicação atrapalha porque cria uma desconexão entre os integrantes.

Desse modo, recados não são enviados ou são mal interpretados, atividades não são avisadas, decisões demoram a ser tomadas e assim surge uma série de problemas.

2. Exaltação da individualidade

O individualismo é a noção de que a ação conjunta é desnecessária. Ele surge quando um ou mais funcionários, por uma série de razões, se consideram auto suficientes, não confiam no trabalho dos colegas e acreditam que possuem mais qualificação que os demais.

O comportamento individualista prejudica porque está na contramão de tudo que um trabalho em equipe valoriza. O individualismo afasta os funcionários uns dos outros, dificulta a comunicação e atrasa atividades que poderiam ser efetuadas em pouco tempo.

3. Não valorizar o trabalho dos colegas

Subestimar ou ignorar o trabalho alheio consiste em não dar o devido valor para as atividades efetuadas pelo restante da equipe. Tal comportamento existe por uma série de razões. E uma das principais é a rivalidade.

A não valorização do trabalho dos colegas prejudica a equipe porque estabelece um clima de desconfiança, falta de estímulo e, principalmente, falta de união.

4. Liderança ineficiente

A liderança é um aspecto fundamental para a organização da equipe e das tarefas. Uma boa liderança determina quais serão as prioridades, como direcionar os esforços e como incentivar o time.

Não por acaso os recursos humanos valorizam tanto essa característica. Sem uma liderança o trabalho em equipe não conta com um suporte e pode perder o foco no decorrer do processo.


Já falamos sobre fatores que prejudicam o trabalho em equipe. É chegada a hora de conhecer habilidades que são de extrema importância para o convívio! Vamos juntos!

5 habilidades essenciais para trabalhar em equipe

Algumas habilidades são a base para a realização de um bom trabalho em equipe. Entre elas vale mencionar as 5 principais.

1. Flexibilidade

Ser flexível é uma qualidade que auxilia muito no relacionamento entre os integrantes de uma equipe, pois permite saber ouvir opiniões, aceitar sugestões e não adotar uma postura irredutível.

A flexibilidade auxilia o trabalho em equipe, pois ela facilita o diálogo, possibilitando que a opinião dos outros integrantes seja levada em conta, aproveitando o potencial de todos os participantes do time.

2. Comunicação

Ser comunicativo não se trata apenas de abandonar a timidez e falar bastante. Trata-se, acima de tudo, de saber como falar, pois a comunicação é um dos pilares para que o trabalho em equipe funcione, por isso, saber usá-la é essencial.

Sendo assim, exercitar a oratória, ter uma boa dicção e falar com educação e clareza são habilidades de alguém que domina a comunicação e a usa em prol do coletivo.

3. Proatividade

Ser proativo é saber antecipar determinados problemas antes que eles ocorram e, caso surjam, é pertinente saber como lidar com eles para saná-los o quanto antes.

A proatividade anda de mãos dadas com a produtividade em qualquer ambiente de trabalho. Ter um perfil proativo é agir e não imaginar que a resolução dos problemas apareça como se fosse mágica.

4. Curiosidade

Ter curiosidade, buscar saber mais e se tecnologia e na sua respectiva área de atuação são habilidades que ajudam a equipe.

A curiosidade e a vontade constante de aprender de todos os envolvidos no trabalho fortalece o grupo, gera mais empenho e traz resultados satisfatórios para a empresa.

5. Persuasão

Saber persuadir sem demonstrar arrogância e autoridade é uma habilidade que traz vários benefícios para o trabalho de todos. É importante que os integrantes da equipe saibam expor opiniões e convencer os demais de maneira educada, natural e democrática.

Inclusive, a característica das boas lideranças reside em saber diferenciar o que é uma postura autoritária e o que é uma postura que agrega conhecimentos.

5 dicas para melhorar o seu trabalho em equipe

Para melhorar o seu desempenho no trabalho em equipe e desenvolver as habilidades citadas, confira as 5 dicas que separamos a seguir:

1. Seja um bom ouvinte

Em uma equipe você irá trabalhar com pessoas que possuem opiniões diversificadas. Use essa diferença entre pontos de vista a seu favor, pois saber ouvir o outro irá auxiliar no seu crescimento.

Ouvir os colegas e, quando necessário, saber argumentar, vai melhorar a sua atuação em um trabalho em equipe.

2. Tenha comprometimento

Se você for comprometido dificilmente adotará atitudes irresponsáveis que possam prejudicar a qualidade do trabalho do seu time.

Comprometer-se em contribuir para o bom entrosamento da equipe e entregar um trabalho de qualidade é um aspecto fundamental. Sem comprometimento o grupo perde a eficiência.

3. Tenha empatia

A empatia consiste na capacidade de compreender as reações emocionais e sentimentais das outras pessoas.

Exercitar e desenvolver esta habilidade permite que você compreenda melhor o ponto de vista dos outros integrantes.

4. Trabalhe a inteligência emocional

Trabalhar a inteligência emocional é importante, pois permite aprender a lidar com os próprios sentimentos, desenvolver empatia e não permitir se levar por emoções impulsivas ou mesmo pensamentos conflitantes.

Em um ambiente composto por pessoas diferentes é normal e até saudável que surjam divergências. No entanto, é vital ter autocontrole para lidar com estes momentos de forma eficiente, sem ser ríspido ou excessivamente emotivo.

5. Seja assertivo em suas colocações

Ser assertivo é saber expor as suas opiniões com respeito e sem agressividade.

A assertividade é a habilidade de você dizer “não” sem parecer autoritário, de expressar a sua vontade com educação, de forma clara e com objetividade.

Qual a importância do trabalho em equipe para as empresas?

O trabalho em equipe é importante para as empresas porque mostra que cada integrante é uma peça essencial para a realização das atividades.

Assim como em um time esportivo, seja ele o futebol, basquete ou qualquer outra modalidade coletiva, cada pessoa é fundamental para o sucesso das ações.

Além de cada integrante possuir as suas próprias habilidades, eles também apresentam distintas visões de mundo. Isso, de certa forma, agrega novas ideias para as resoluções dos mais variados problemas enfrentados no dia a dia.

Benefícios de um bom trabalho em equipe para as empresas

Devido a essas características, o trabalho em equipe possibilita que opiniões diferenciadas contribuem para o crescimento e o bom andamento do negócio. Além do mais, trabalhar em equipe traz vantagens como:

  • Melhora o ambiente de trabalho: proporcionando mais harmonia e um sentimento de coletividade
  • Incentiva a competição positiva entre os funcionários: possibilitando que todos se esforcem para mostrar as suas respectivas qualidades
  • Beneficia a comunicação interna da empresa: algo que é fundamental para a realização das atividades
  • Estimula a colaboração de profissionais de diferentes áreas: acelerando e facilitando o andamento do trabalho.

7 passos para melhorar o trabalho em equipe nas empresas

Qualquer empresa que tenha como prioridade melhorar o trabalho em equipe dos funcionários pode adotar os seguintes passos:

1. Realize um planejamento

O planejamento é essencial para implementar qualquer estratégia em seu negócio. Planejar permite que a empresa haja de forma racional e organizada.

Uma das formas de melhorar esse aspecto é investindo em cursos e capacitações sobre o tema. Outra forma é incentivar tal atitude e oferecer ferramentas para que as tarefas sejam sempre conciliadas com a equipe.

2. Qualifique a liderança

A liderança é o que guia as ações de uma equipe. Sem uma liderança competente o time fica perdido e desunido.

Por isso, é importante investir em capacitações e treinamentos específicos para líderes bem como estimular as atitudes de liderança em todos os colaboradores.

3. Incentive o diálogo

Estimular o diálogo não implica apenas em manter o foco na boa convivência entre os colaboradores. De uma forma geral isso está relacionado também com a solução de pequenos contratempos e discussões.

Para estimular o diálogo e o bom relacionamento entre os integrantes da equipe, trabalhe dinâmicas de grupo, celebre aniversários, datas comemorativas e os bons resultados do trabalho.

4. Efetue treinamentos e dinâmicas de grupo

As famosas dinâmicas de grupo são um modo interativo e prático para exercitar a criatividade e a capacidade de resolução de problemas, especialmente para exercitar o trabalho em equipe.

Nesse caso, a utilização de jogos digitais e interativos é uma boa alternativa. As técnicas mais utilizadas atualmente envolvem programas de pontos, desafios, conquistas de medalhas e distintivos, placares de líderes, entre outros.

5. Ofereça feedback e reconheça conquistas

O feedback é um elemento essencial para avaliar quais os aspectos do trabalho em equipe da empresa devem ser melhorados.

Além disso, reconhecer e comemorar bons resultados também melhora o trabalho em equipe, pois mantém a equipe engajada.

6. Saiba driblar as adversidades

Conflitos internos, erros e crises financeiras são alguns dos problemas que podem abalar os alicerces de uma empresa. Nesse caso, para superar as dificuldades, é necessário contar com uma cultura organizacional bem orientada por um bom líder.

Da mesma forma, também é preciso estabelecer de vez a ideia de equipe na empresa, salientando que a união de esforços permite a superação dos problemas.

7. Invista em tecnologias

Hoje em dia é possível contar com várias ferramentas que possibilitam e facilitam o trabalho em equipe dentro de uma empresa.

Só para citar alguns exemplos conhecidos de softwares voltados para isso temos o Skype, o Asana e o Google Drive.

Para melhorar o trabalho na sua organização, é válido investir em treinamentos e reuniões que viabilizem a utilização de algumas dessas ferramentas.

Como se tornar um líder que incentiva a melhoria contínua na equipe?

Quer saber como você pode transformar a sua maneira de lidar com pessoas, se tornando um líder de alta performance?
Tem uma coisa que eu posso te afirmar: os principais líderes que você já teve tem algumas características similares. Para você entender quais são elas e como desenvolvê-las, o eBook Guia prático para ser um líder de alta performance será seu aliado.

Conheça nesse material as principais qualidades de um líder e 5 práticas exemplares de liderança. E aprenda de vez que a liderança não é um "traço" e, sim, uma "ação". Aproveite essa oportunidade, clique e baixe agora!

Guia prático para ser um líder de alta performance

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

teste lider e chefe

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Teste] Líder E Chefe

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.