A Norma ISO 9001:2015 especifica os requisitos do Sistema de Gestão da Qualidade de uma organização e tem como objetivo demonstrar a capacidade de prover serviços e produtos que atendam aos requisitos das partes interessadas, seja o cliente, requisitos estatutários ou regulamentares, além do aumento da satisfação do cliente por meio da implantação de um sistema de gestão da qualidade eficaz.
Para conseguir implantar a ISO 9001 é necessário executar ações para alcançar a conformidade em seus requisitos, o 10º requisito na Norma ISO 9001:2015 é o requisito que trata sobre a melhoria e consequentemente sobre a oportunidade de melhoria. O requisito 10 sobre a melhoria, além de ser um requisito obrigatório para a implantação da ISO 9001, é um Princípio da Qualidade.
Como cita Kaoru Ishikawa, responsável pela criação do Diagrama de Ishikawa, uma das ferramentas mais usadas para verificação da “causa raiz” das não conformidade e eliminação de problemas, “nada é tão bom que não possa ser melhorado”.
A Melhoria são ações implementadas para aperfeiçoar processos, produtos e serviços, é uma importante aliada na manutenção do Sistema de Gestão da Qualidade, no atendimento e aumento da satisfação do cliente. Além de ser um dos requisitos obrigatórios para a implantação da ISO 9001, ela deve ser incorporada à cultura organizacional.
A organização deve determinar e selecionar oportunidades para melhoria e implementar quaisquer ações necessárias para atender aos requisitos do cliente e aumentar a satisfação.
Com a implantação do requisito 10 a organização deve melhorar continuamente a adequação, a eficácia e a eficiência do sistema da gestão da qualidade, a partir da análise e avaliação da existência das necessidades ou oportunidades.
Além de ser um requisito da ISO 9001, a melhoria também é um dos 7 Princípios da gestão da qualidade:
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O cumprimento do requisito 10 da ISO 9001, proporciona para a organização:
A partir das ações implementadas a organização passa a evidenciar de forma rotineira as oportunidades de melhoria que agregam valor para a instituição, deixando de ser ações necessárias apenas para o cumprimento do requisito da ISO.
Além da melhoria contínua, neste requisito podemos incluir a ação corretiva, mudanças, inovações e reorganizações.
As ferramentas da qualidade utilizadas para melhoria dos processos e serviços, incluem, como por exemplo, a identificação de Não Conformidade, a realização de Auditoria Interna, a realização de Indicadores de desempenho e de processos.
A Não Conformidade é o não cumprimento de algum requisito, norma, legislação, documento, conduta e prática internos ou externos utilizados ou determinados pela organização como serviços e produtos.
Por exemplo: O não cumprimento do estabelecido pela ISO 9001:2015 ou A entrega do produto com falha para o cliente.
A Não Conformidade é uma importante ferramenta de melhoria contínua, enquanto muitos a veem como vilã dentro da organização, essa ferramenta é uma grande aliada
Lembre-se: a Não Conformidade não tem ação punitiva.
A Não Conformidade pode ser identificada de forma interna, como na auditoria interna e por algum funcionário durante a execução do processo, por exemplo ou de forma externa, como a satisfação do cliente e na realização de auditoria externa.
A ISO 9001:2015 não define como deve ser realizada a identificação da Não Conformidade, mas ela exige que a identificação seja feita.
Para tal a própria ISO 9001 mostra o caminho como:
Após a identificação da Não conformidade ou de uma potencial Não Conformidade, é necessário que a organização:
Além da abordagem de forma direta da mentalidade de risco, abordagem por processos e oportunidade de melhoria, a diferença entre a ISO 9001:2015 para a ISO 9001:2008 foi a separação do requisito Análise e Melhoria:
O Requisito 10 da ISO 9001 pode ser aplicado na utilização de pesquisa de satisfação de produtos e serviços oferecidos pela organização, no gerenciamento do risco, na identificação e tratativa de Não Conformidades, na elaboração de indicadores de desempenho para o acompanhamento de metas da organização, além da realização de Auditorias Internas.
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