A norma ISO 9001:2015 tem como objetivo fornecer um conjunto de requisitos em um padrão e uma ordem comum para o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), aumentando a compatibilidade e integração com outros sistemas de gerenciamento.
Os 7 princípios da qualidade presentes nesta norma são diretrizes que devem orientar as ações e decisões das empresas para garantir a excelência em seus produtos e serviços.
Obter essa certificação, seguramente, é de grande benefício para empresas que desejam conseguir um modelo de negócios mais competitivo, destacar-se no mercado e alcançar melhores resultados.
Para entender um pouco mais sobre os requisitos da norma, é necessário analisar a base de sua fundação: os 7 princípios da qualidade. São eles que devem nortear o seu sistema de gestão.
Neste artigo, você vai aprender sobre:
Vamos lá?
A Gestão da Qualidade é um conjunto de atividades e práticas adotadas por uma organização para garantir que seus produtos, processos e serviços atendam aos requisitos e expectativas dos clientes.
Ela envolve a implementação de padrões e procedimentos que visam garantir a excelência, a melhoria contínua e a satisfação dos clientes.
A Gestão da Qualidade abrange diversas áreas, como planejamento, controle, monitoramento, avaliação e melhoria dos processos organizacionais.
Aprimore a gestão da qualidade da sua empresa com o Kit de Planilhas Gestão de Qualidade da Voitto.
Tenha todas as ferramentas necessárias para monitorar, controlar e melhorar os processos, garantindo resultados excelentes.
Não perca essa oportunidade de impulsionar a eficiência e a excelência na sua organização! Clique no banner abaixo e baixe agora mesmo!
A Gestão da Qualidade traz uma série de benefícios para as organizações, tanto do ponto de vista interno quanto externo. Aqui estão alguns dos principais benefícios:
A Gestão da Qualidade visa atender às necessidades e expectativas dos clientes, o que resulta em maior satisfação e fidelidade dos mesmos.
Ao eliminar desperdícios, retrabalhos e falhas, a Gestão da Qualidade contribui para a redução de custos operacionais e melhoria da eficiência.
Processos bem gerenciados e padronizados resultam em maior produtividade e melhor aproveitamento dos recursos disponíveis.
Uma organização que investe na Gestão da Qualidade demonstra comprometimento com a excelência e a satisfação do cliente, o que contribui para sua reputação e imagem no mercado.
A Gestão da Qualidade pode diferenciar uma organização das concorrentes, tornando-a mais competitiva e atraente para os clientes.
A Gestão da Qualidade fornece dados e informações precisas sobre o desempenho dos processos, permitindo uma tomada de decisão mais embasada e estratégica.
A busca pela qualidade leva a organização a buscar constantemente a inovação e a melhoria dos seus produtos, serviços e processos.
A Gestão da Qualidade auxilia na conformidade com normas e regulamentos específicos da indústria, garantindo que a organização esteja em conformidade com as exigências legais e regulatórias.
Os 7 Princípios da Qualidade são diretrizes fundamentais para o gerenciamento da qualidade em uma organização. São eles:
O sucesso de uma empresa está diretamente ligado ao quanto o produto, ou serviço fornecido, atende às necessidades e expectativas do cliente.
Dessa forma, engana-se quem acha que o foco deve estar no produto. Os requisitos do consumidor devem ser compreendidos e implementados desde a formulação do que está sendo ofertado até o mesmo ser entregue ao cliente.
Isso garante a fidelização do comprador, o aumento do número de vendas e a melhora da imagem da empresa perante o mercado.
Na prática, há diversas formas de garantir que a organização mantenha o primeiro dos 7 princípios da qualidade. Uma delas é através do controle de satisfação com o produto e com a empresa, algo imprescindível para organizações de qualquer ramo.
Para isso, você pode aprender como usar uma planilha no Excel para manter as informações colhidas pelos questionários aplicados aos clientes no artigo: "Como fazer uma pesquisa de satisfação de clientes?".
Outra importante ferramenta que pode ser usada é o Diagrama de Kano, um método estruturado para entender de forma efetiva as necessidades e expectativas do cliente.
O papel do líder é fundamental para garantir a unidade de propósito em todos os níveis da organização e a direção do sistema de gestão.
É de sua responsabilidade criar e manter um ambiente interno no qual as pessoas possam estar totalmente envolvidas na conquista dos objetivos e na melhoria constante.
Cabe à liderança estabelecer, implementar e manter uma política de qualidade que se adeque ao negócio, assim como comunicá-la à toda a organização e às partes interessadas.
Também é necessário estabelecer ações para abordar riscos e oportunidades para assegurar que o sistema de gestão da qualidade alcance os seus objetivos.
Além disso, os líderes devem incentivar o comprometimento da equipe, fornecer meios para a qualificação dos seus colaboradores na ISO 9001 e desenvolver comportamentos éticos dentro da empresa.
É essencial para a organização que todas as pessoas sejam competentes, capacitadas e engajadas na entrega de valor (alcance de metas e objetivos da empresa relacionados ao seu trabalho).
Para engajar pessoas, é necessário que haja uma boa comunicação na organização e que os colaboradores se sintam motivados e valorizados em suas atuações diárias.
Além de mostrar a eles como são fundamentais para o alcance dos objetivos da empresa, é interessante que também haja um intuito por parte da organização em conhecer os objetivos pessoais do colaborador e estabelecer meios para ajudá-lo em sua busca.
Resultados consistentes e previsíveis são alcançados de forma mais fácil e eficaz quando as atividades são compreendidas e gerenciadas como processos inter-relacionados, funcionando como um sistema coerente.
Para definir quais são os processos de uma empresa, é necessário ter o conceito bem definido em mente:
"Processo é um conjunto de atividades inter-relacionadas ou interativas que transformam insumos (entradas) em produtos (saídas), agregando valor ao produto ou serviço".
Primeiramente, é interessante criar um mapa de processos para documentar como cada processo realmente opera e quais são as entradas e saídas de cada um deles.
Também é uma forma de identificar atividades que agregam valor e as que não agregam.
Em seguida, deve-se definir quais são os processos críticos e que devem receber maior atenção por parte da organização.
Melhoria contínua é uma metodologia que tem como objetivo propiciar resultados cada vez melhores, mais eficientes e eficazes, sejam eles em produtos, processos ou serviços.
Trata-se de uma busca contínua, afinal, sempre há novas oportunidades de melhoria para serem identificadas e colocadas em prática.
Há 12 princípios que guiam a filosofia de melhoria contínua, os quais são:
Decisões com base na análise e avaliação de dados são mais propensas a produzirem os resultados desejados. Como são baseadas em fatos que podem ser comprovados, geram maior precisão e agilidade, além de causar menor retrabalho.
Para garantir a efetividade desse princípio da qualidade e tomar decisões baseadas em fatos, é necessário manter um bom controle de dados, o que pode ser feito de diversas maneiras.
Primeiramente, as organizações devem estruturar um método para a coleta de informações e encarregar pessoas capacitadas para sua análise e validação.
Também é fundamental definir indicadores e medi-los continuamente para avaliar o desempenho da empresa.
Além disso, não se esqueça de fornecer os dados coletados para as partes interessadas! Se possível, disponha-os de forma visual, através de gráficos e tabelas.
Criar e manter relacionamentos duradouros com stakeholders (partes interessadas) é fundamental para o sucesso de qualquer negócio.
Afinal, são eles que possuem impacto direto no funcionamento da empresa e que são determinantes para o seu desempenho.
Uma boa gestão de stakeholders garante:
Comece definindo as partes interessadas e os relacionamentos que devem receber maior atenção.
Feito isso, você pode manter um registro das principais informações quanto ao gerenciamento de stakeholders em uma Planilha no Excel.
Com ela, você consegue monitorar o relacionamento com as partes interessadas e tirar diversas análises através de indicadores. Isso tudo através de um modelo pronto que a Voitto disponibiliza para você em Como fazer Gestão de Stakeholders no Excel.
Quer aprimorar os seus conhecimentos sobre gestão da qualidade?
Então, você precisa conferir o nosso ebook gratuito "As 7 Ferramentas da Qualidade", onde você vai se aprofundar mais ainda mais nesse assunto!
Baixe agora mesmo o nosso ebook e tenha acesso a um conteúdo exclusivo que vai transformar a gestão da qualidade em sua organização! Não perca essa oportunidade de alavancar a excelência e o sucesso do seu negócio!
Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!