O que é Gestão de Mudanças?
Por que as pessoas resistem à mudanças?
Pontos negativos da Resistência à Mudança
Como superar a Resistência à Mudança
Desenvolva suas habilidades comportamentais!

Saiba como sair da zona de conforto e enfrentar a Resistência à Mudança!

Se você possui Resistência à Mudança, saiba que é possível usar técnicas para superar essa barreira comportamental! Aprenda o passo a passo neste artigo.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Saiba como sair da zona de conforto e enfrentar a Resistência à Mudança!

A resistência à mudança é um tipo de comportamento comum para pessoas que possuem inseguranças ou um grande medo do que pode acontecer ao sair da sua zona de conforto.

Mudanças podem ser complicadas não é mesmo? Seja de casa, apartamento, pessoal ou profissional e por isso naturalmente temos uma forte resistência à mudanças.

A maioria das pessoas não se sente confortável ao perceber que suas atividades mudaram, que uma rotina que ela desempenhava há muito tempo foi alterada, e que necessariamente ela terá que aprender novas funções, exigindo dedicação e empenhos além do que ela estava acostumada.

Ainda que seja algo comum, a resistência à mudança pode trazer consequências negativas tanto na nossa vida pessoal quanto profissional. Por este motivo, é importante superar esse medo.

Pensando nisso, já se perguntou por que temos tanta dificuldade em lidar com mudanças? Quais características nos fazem resistir a esse processo? Como superar isso e aceitar que a mudança precisa ser algo rotineiro em nossas vidas?

Continue lendo e descobra a resposta para todas as perguntas acima.

Nesse artigo você vai encontrar os seguintes assuntos:

  • O que é Gestão de Mudanças?
  • Por que as pessoas resistem à mudanças?
  • Pontos negativos da Resistência à Mudança;
  • Como superar a Resistência à Mudança.

O que é Gestão de Mudanças?

Como diz o ditado, vamos começar do começo, certo? Antes de pensar na resistência à mudanças, é preciso entender porque uma empresa precisa tanto mudar ao ponto de ter uma área focada só nisso.

A gestão da mudança é a área da administração que estuda as constantes adaptações pelas quais qualquer empresa deve passar para se manter firme no mercado. Muitos líderes falham justamente nesse ponto.

Com o mercado cada vez mais competitivo, as empresas que não se adaptarem vão ficando para trás, e logo acabam saindo de cena, pois não conseguem oferecer o que é necessário para entregar valor aos seus clientes.

Por isso é tão importante mudar, e mais do que mudar, é importante manter as mudanças! E como manter essas mudanças?

Como todo tipo de mudança em qualquer organização, é necessário envolvimento total da alta administração para que ela se torne uma realidade.

Nesse ponto entra a filosofia Lean, que não é apenas um "algo a mais" na empresa, é um modo de operar que deve ser implementado de cima para baixo.

Gestão de mudanças

Por que as pessoas resistem à mudanças?

Rosabeth Kanter, professora da escola de negócios de Harvard, define 5 razões pelas quais pessoas resistem a mudanças:

  • Perda de controle: pessoas normalmente sentem que perderam o controle de suas decisões quando mudanças estão sendo implementadas sem que suas ideias tenham sido levadas em consideração;
  • Excesso de incertezas: ainda que o projeto de mudança seja extremamente bem estruturado, se as pessoas sentirem que estão “no escuro”, costumam rejeitar qualquer tipo de mudança;
  • Elemento surpresa: pessoas precisam de tempo para se acostumar com a ideia da mudança. Criar um plano de mudança em segredo e impor decisões pode gerar resistência;
  • Efeito dominó: a mudança gera ondas que se expandem pela organização e alcançam áreas e departamentos que não estavam diretamente relacionados inicialmente;
  • Ressentimento antigos: alguns ressentimentos antigos ficam latentes até que surja a necessidade de cooperação para que algo novo seja feito. Nesse momento, feridas são reabertas, intrigas relembradas.

Essas 5 razões resumem praticamente todos os problemas que ocorrem em processos de mudança. Todo profissional gosta de se sentir seguro em sua posição, e algumas pessoas não lidam bem com o inesperado.

Ter um bom departamento de recursos humanos é fundamental para que a mudança seja trabalhada de forma clara dentro da empresa, pois quanto mais as pessoas conseguirem compreender o que está ocorrendo, mais tranquilo se tornará o ambiente de trabalho.

Característica da Resistência à Mudança

Você ainda não sabe identificar se está fugindo das mudanças? A seguir, vamos ver algumas características de pessoas que possuem essa dificuldade:

  • Sente que está perdendo algo ao abrir mão do que já conhece;
  • Possui um apego muito grande a objetos e pessoas;
  • Não consegue desenvolver adaptabilidade;
  • Sente muito medo com relação a novas ideias e projetos;
  • Se acomoda com a rotina.

Você se identificou com alguma das situações? Então, continue lendo para entender os pontos negativos desses comportamentos e como superá-los.

Pontos negativos da Resistência à Mudança

Existem diversas consequências negativas para aqueles que se recusam à mudança. Você pode ver a seguir:

  • Se privar de novas possibilidades: um dos problemas principais é que pessoas e empresas que têm esse medo acabam perdendo oportunidades;
  • Desmotivar outras pessoas: outro ponto relacionado à área profissional é que um funcionário resistente a novas propostas ou projetos pode impactar toda uma equipe. Trazendo insegurança para um time que estava confiante para realizar seu trabalho;
  • Deixa de viver seus sonhos: ainda que você tenha desejos e objetivos, você fica com medo de mudar para alcançá-los;
  • Dificuldade para enfrentar empecilhos: sair da zona de conforto permite trazer novas perspectivas para um ambiente ou vida de uma pessoa. Então, ao se recusar a mudar, é possível que uma empresa ou pessoa se torne menos aberta a diferentes opiniões e não saiba lidar com desafios.

Como superar a Resistência à Mudança

Sally Blount, reitora da escola de gestão Kellogg da Universidade Northwestern, diz que a solução para problemas de resistência à mudanças é uma só: conversar.

solução para resistência à mudança


Segundo Sally Blount, existem 4 regras para uma boa conversa:

1 - Esqueça eficiência

Inspirar confiança requer tempo e "cara a cara". Não utilize e-mails, memorandos e conferências. Converse pessoalmente com todos aqueles que resistem à mudança e sem pressão com relação ao tempo.

2 - Foque em ouvir

Faça com que as pessoas se sintam ouvidas e entendidas. Nesses casos, fale no máximo 20% do tempo total da conversa e, quando o fizer, tente repetir o que ouviu.

3 - Esteja aberto a mudanças

Mudança é uma via de mão dupla. Se sentirem que você está ouvindo apenas para conseguir o que quer, provavelmente não colherá frutos da conversa. Não tome suas ideias como verdades absolutas e esteja preparado para levar em consideração as sugestões de outras pessoas.

4 - Tenha várias conversas

Tenha, no mínimo, duas conversas. Na primeira, escute e identifique as causas da resistência. Na segunda, mostre que refletiu sobre o que ouviu e explique o que vai mudar ou não e por quê.

Seguindo essas dicas é possível estabelecer um bom diálogo, ouvir aqueles que serão afetados com as mudanças e entender o que eles pensam a respeito. Dessa forma, toda resistência pode ser quebrada e o ambiente de trabalho se torna mais harmônico.

Dois pontos são extremamente importantes durante a realização de alguma mudança e vou lhe falar um pouco sobre eles...

  • Tempo é crucial: após a primeira conversa, não dê a resposta de prontidão ou no mesmo dia. Esse tipo de atitude passa a impressão de que o ponto de vista recebido não foi considerado totalmente. Tome de dois a cinco dias para dar um feedback. Prazos mais longos passam a ideia de que a pessoa foi esquecida.
  • Não use de ameaças: não use sua posição como líder para reprimir as resistências com ameaças do tipo “faça isso, senão...”. Esse tipo de comportamento só aumenta o sentimento de resistência enquanto diminui o moral da empresa, a qualidade e a produtividade.

Ainda não se convenceu que mudanças podem ser realizadas e as resistências superadas? Tenho mais dicas para você, e essa vem de um executivo famoso mundialmente.

Jack Welch, nomeado pela revista fortune como gerente do século em 2000 e eleito em 2005 o CEO mais admirado dos últimos 20 anos pelos leitores da revista Chief Executive, cita duas práticas que podem ser utilizadas por qualquer pessoa na tentativa de superar resistências:

1 - Tenha sempre um objetivo claro para a mudança. Nunca faça mudanças pelo amor à mudança.

A mudança deve ser um processo ordenado com início, meio e fim. Para isso, seus motivos e propósitos devem estar muito claros.

Promover mudança após mudança apenas para seguir os últimos modismos gerenciais gera uma sensação de que os esforços são temporários e logo serão esquecidos.

2 - Esteja atento a todas as oportunidades

Por mais que não desejemos que ocorram, adversidades são cenários de aumento de oportunidades.

Veja, por exemplo, as duas Grandes Guerras, cenários mais que propícios para desenvolvimento industrial, principalmente do setor bélico. É importante agarrar todas as oportunidades.

Terapia pode ser um bom auxílio

Se a sua questão com a resistência à mudança está numa perspectiva mais pessoal, o que pode ajudar é a terapia. Afinal, esse processo de autoconhecimento pode explicar o que está dificultando o processo de saída da zona de conforto.

A terapia tem alguns benefícios como: melhora na tomada de decisões, ferramentas para enfrentamento dos medos, além de fornecer conhecimento para lidar com imprevistos em novas fases da vida.

Lembrando que a terapia é um dos pontos que também contribui para o desenvolvimento da inteligência emocional, uma habilidade que pode te ajudar no âmbito profissional.

Desenvolva suas habilidades comportamentais!

Está gostando do artigo até aqui? Esperamos que sim! Ficaremos muito felizes em te ajudar nessa jornada de Autoconhecimento e Autogerenciamento emocional. Por esse motivo, gostaríamos de saber, você realmente sabe os impactos de ter sua inteligência emocional desenvolvida? Se não, olha só o que temos para você!

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Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.

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