O que é o Resumo de TCC?
O que é abstract de TCC?
O que são palavras-chave no TCC?
Qual a diferença entre síntese, resumo, fichamento e resenha?
Formatação do Resumo de TCC de acordo com a ABNT
Você sabe por onde começar o Resumo de TCC?
O que você não deve escrever no Resumo de TCC
Qual é o segredo para tirar 10 no TCC?

Veja dicas e exemplos para escrever o seu Resumo de TCC corretamente

Um bom Resumo de TCC é fundamental se você deseja tirar nota máxima na sua pesquisa. Veja como escrever o seu corretamente com as normas da ABNT.

Fernanda Dias
Por: Fernanda Dias
Veja dicas e exemplos para escrever o seu Resumo de TCC corretamente

O resumo de TCC, ou abstract, é uma parte fundamental do Trabalho de Conclusão de Curso que deve constar um apanhado de todas as informações do estudo.

Isso inclui a conceituação sobre o tema, a metodologia utilizada para a pesquisa e os resultados obtidos.

Sabe aquele dia em que você não possui nenhum compromisso e resolve procurar um bom filme para assistir, mas não tem ideia de qual? Nesses casos, é a sinopse ou o trailer do filme que te auxiliam nessa escolha, não é mesmo?

Assim como no resumo de TCC, a sinopse ou o trailer contém informações importantes a respeito do conteúdo que será apresentado.

Através dessas partes você sabe se vai assistir a uma história de romance ou terror, por exemplo, conhece os personagens principais e alguns outros aspectos relevantes da história.

O resumo de TCC também é assim e funciona como uma porta de entrada para uma boa história. Por meio deste elemento você deve cativar a atenção do seu leitor e evidenciar o que ele vai encontrar no seu trabalho.

Contudo, você sabe como escrever um bom resumo de TCC? Acompanhe nossos tópicos abaixo e continue a leitura para entender mais sobre o assunto:

  • O que é o Resumo de TCC?
  • O que é abstract de TCC?
  • O que são palavras-chave no TCC?
  • Qual a diferença entre síntese, resumo, fichamento e resenha?
  • Formatação do Resumo de TCC de acordo com a ABNT;
  • Você sabe por onde começar o Resumo de TCC?
  • O que você não deve escrever no Resumo de TCC.

O que é o Resumo de TCC?

O resumo é a amostra dos principais elementos do seu TCC, ou seja, através deste texto os leitores da sua monografia poderão entender qual foi o objetivo, tema, metodologia, resultado e conclusão do seu Trabalho de Conclusão de Curso.

Embora o resumo seja o primeiro texto do seu trabalho acadêmico, é importante que você o escreva por último, ou seja, somente ao finalizar toda a pesquisa.

Por ser uma parte que contém os pontos relevantes do estudo, a ABNT recomenda que o resumo possua até 150 palavrase, no mínimo, 3 palavras-chave.

Para isso, o ideal é que você escreva frases curtas e objetivas, visto que esta parte é apenas o guia e tudo que for escrito será detalhado nos capítulos do seu TCC.

O que é abstract de TCC?

O abstract de TCC é o resumo do seu Trabalho de Conclusão de Curso traduzido para a língua inglesa.

Este elemento é utilizado para dar mais relevância ao seu trabalho acadêmico, visto que, como o inglês é uma das línguas mais faladas do mundo, um maior número de pessoas irão entender o conteúdo do seu TCC.

Caso você não tenha domínio do inglês, não hesite em solicitar um serviço de tradução. Ferramentas que traduzem textos na internet podem apresentar erros de gramática e concordância. O seu texto acadêmico deve ficar livre de qualquer um deles.

O que são palavras-chave no TCC?

As palavras-chave fazem alusão ao conteúdo do resumo de TCC. Logo, escolha as palavras que possuam mais relevância em relação ao que foi escrito.

Você deve escolher, no mínimo, 3 palavras-chave, separadas por ponto e vírgula. Além disso, é importante que elas não sejam as mesmas do título do seu trabalho acadêmico.

Qual a diferença entre síntese, resumo, fichamento e resenha?

As nomenclaturas dos artigos científicos, apesar de semelhantes, não possuem o mesmo significado. Estar atento às diferenças é importante para não se confundir, principalmente se você está começando a escrever agora.

Por exemplo, você sabe o que é uma síntese, resenha, fichamento e resumo?

A síntese consiste em apresentar os pontos principais de um autor ao escrever sobre uma obra. Em outras palavras, o que não for relevante e não estiver incluso na ideia principal pode ficar para trás.

Já a resenha pode ser retratada como resumir e criticar. Além de realizar um resumo sobre a obra, você deve incluir a sua opinião crítica sobre o conteúdo. Esse tipo de texto é bem comum quando pesquisamos a avaliação de um livro ou filme, por exemplo.

O fichamento tem como objetivo a produção de um texto para servir como consulta posteriormente. Nele são registrados e armazenados dados de livros e documentos.

Por fim, o resumo tem como característica principal a sintetização de ideias de um autor, texto ou documento de forma concisa e objetiva.

Formatação do Resumo de TCC de acordo com a ABNT

Segundo a NBR 6028, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), o resumo de uma monografia deve ser redigido em um parágrafo único e deverá apresentar entre 150 a 500 palavras.

Já o resumo de um artigo científico precisa ser redigido com uma média de 150 a 250 palavras.

Como cada instituição de ensino tem o direito de escolher um tipo de avaliação diferente para a conclusão dos cursos de graduação, é importante que você consulte a sua faculdade antes de começar a escrever o seu TCC.

Porém, independente do tipo de trabalho, não se esqueça da formação do TCC de acordo com as normas da ABNT:

  • Fonte: Arial ou Time News Roman;
  • Tamanho 12;
  • Espaçamento simples.

Modelo pronto para ajudar na formatação do seu TCC

Ainda em dúvida sobre como formatar o seu Trabalho de Conclusão de Curso?

Confira o nosso Modelo Padrão de TCC, um material gratuito que será muito útil para você!

Além de otimizar o seu tempo, pois o nosso documento já está formatado de acordo com as normas da ABNT, você aprenderá a inserir tabelas, figuras e referências bibliográficas.

Clique na imagem abaixo e faça o download do documento gratuitamente!

Modelo de TCC

Você sabe por onde começar o Resumo de TCC?

Comece pelo final. Estranho dizer isso né? Mas você só deve escrever o seu resumo quando terminar de escrever todo o seu trabalho. Dessa forma, todos os pontos descritos estarão de acordo com os resultados alcançados.

Além disso, o resumo de TCC deve contar com uma ordem estrutural. Em outras palavras, este texto deve começar com uma breve introdução do tema, ir para os objetivos, métodos, resultados e conclusão.

De acordo com a estrutura citada acima, a banca examinadora e os demais leitores do seutrabalho acadêmico poderão entender melhor o que esperar do seu Trabalho de Conclusão de Curso.

Um boa dica na hora de escrever o resumo é fazer um rascunho com as seguintes perguntas:

  • Qual o tema do seu trabalho?
  • Qual a importância desse tema e da problemática de pesquisa?
  • O que você fez para produzir o seu trabalho?
  • Quais ferramentas você utilizou?
  • Quais foram os resultados mais importantes?
  • O que você pode concluir com esse trabalho?

Assim, você saberá exatamente o que escrever no seu resumo. Contudo, as perguntas são apenas um guia, todo o texto deve ser escrito sem frases interrogativas.

Veja o resumo de TCC do engenheiro mecânico Leonardo Rodrigues, formado pela Universidade Federal de Juiz de Fora.

Resumo de TCC

O que você não deve escrever no Resumo de TCC

Como citado anteriormente, o resumo deve ser objetivo e apenas uma amostra de todo o seu trabalho final. Logo, alguns elementos não devem entrar nesta parte do seu TCC, veja quais são:

  • Citações;
  • Equações;
  • Figuras;
  • Tabelas;
  • Gráficos.

Você também deve evitar o uso de palavras no gerúndio. E, assim como nas demais partes do seu trabalho, com exceção dos agradecimentos, escreva todo o seu texto de acordo com a norma culta da língua portuguesa e na voz ativa, ou seja, terceira pessoa.

Qual é o segredo para tirar 10 no TCC?

Até aqui você percebeu que o resumo de TCC funciona como um cartão de visitas para o seu trabalho completo, não é mesmo?

Contudo, você sabe como redigir o seu Trabalho de Conclusão de Curso por completo?

Entende como elaborar as referências bibliográficas, inserir citações diretas e indiretas, equações, figuras e tabelas, realizar os agradecimentos e estruturar a metodologia?

O TCC é composto por diversas partes. Se você deseja redigi-las com maestria, vai precisar adquirir conhecimento sobre cada uma delas.

Nesse kit de Trabalhos Acadêmicos você encontrará 3 materiais para te ajudar na hora de fazer os seus trabalhos da faculdade:

• [eBook] Manual do TCC

• [Documento] Modelo de TCC

• [Documento] Modelo de Artigo Científico

Gostou? Então não perca essa oportunidade e baixe agora o nosso kit de Trabalhos Acadêmicos!

Trabalhos Acadêmicos, baixe agora!

Fernanda Dias

Fernanda Dias

Graduanda de Engenharia Mecatrônica pelo Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais. Possui certificação nos cursos de Black Belt em Lean Seis Sigma, Implantação do Programa 5S, Produção de Conteúdo Web e planeja seguir carreira na área de Gestão. Foi bolsista de Iniciação Científica em um projeto voltado para a construção de um robô agrícola. Também participou do programa de Treinamento Profissional na qual pode desenvolver suas habilidades com ferramentas estatísticas. Estagiária na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

Conteúdo relacionado

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Manual Do Tcc

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.