O que é retargeting?
Diferenças entre o retargeting e remarketing
Como funciona o retargeting
Os benefícios de realizar o retargeting
Dica bônus!

O retargeting pode ser a chave para melhorar a sua conversão

Entenda o conceito por trás do retargeting, como ele pode alavancar a sua taxa de conversão e as principais diferenças com o remarketing.

João Henrique
Por: João Henrique
O retargeting pode ser a chave para melhorar a sua conversão

Olá caro leitor, espero que esteja tudo bem. Preparado para aprender sobre o retargeting?

Atualmente, enfrentamos diversas mudanças no cotidiano que ocorrem com uma dinamicidade nunca antes vista.

Essa nova realidade até mesmo ganhou um apelido, VUCA, um acrônimo em inglês para Volatilidade, Incerteza, Complexidade e Ambiguidade. Aspectos que, segundo os estudiosos, caracterizam esse novo mundo.

O mundo dos negócios também é muito afetado por todas essas mudanças, o que fez surgir a necessidade de traçar novas estratégias para atrair clientes e realizar negociações assertivas, como um meio de sobreviver em um mercado cada vez mais competitivo.

O retargeting faz parte desse conjunto de novas estratégias. Ele está relacionado, principalmente, ao marketing digital. Nesse artigo, vamos buscar entender melhor sobre esse tema a partir dos seguintes tópicos:

  • O que é retargeting?
  • Diferenças entre o retargeting e remarketing
  • Como funciona o retargeting
  • Os benefícios de realizar o retargeting.

Então, antes de mais nada, vamos ao conteúdo!

O que é retargeting?

O retargeting é uma estratégia que busca impactar possíveis clientes, que já tiveram algum contato com a sua empresa, marca, produtos ou serviços. Assim, você exibe para eles anúncios e divulgações mais compatíveis com o perfil e também sobre temas que ele já tinham demonstrado interesse anteriormente.

É uma estratégia que visa principalmente retomar o contato com antigos clientes ou negociações que não deram certo, além de aumentar a taxa de conversão.

Existem muitas ferramentas que contribuem para implementar atividades de retargeting no seu negócio. Elas podem ser realizadas em diversos canais como redes sociais, e-mails e blogs.

Para conseguir ter sucesso no ambiente virtual, uma das maiores e mais importantes plataformas de divulgação de um negócio, é essencial ter uma equipe de marketing preparada e com as ferramentas adequadas para conseguirem desempenhar um bom trabalho.

Pensando nisso, elaboramos para você um Kit GRATUITO de Planilhas de Marketing e Vendas bem fáceis de implementar no seu negócio. Com elas você conseguirá metrificar e analisar várias ações capazes de aumentar a sua competitividade.

Não perca tempo. Clique no banner abaixo e baixe agora!

Kit: Marketing e Vendas

Agora que você já entendeu o conceito de retargeting, vamos esclarecer um dos erros mais comuns, pensar que essa estratégia é igual ao remarketing.

Diferenças entre o retargeting e remarketing

O Google é um dos principais responsáveis pela confusão causada. A empresa lançou uma ferramenta chamada Remarketing, entre as funções dela estavam atividades relacionadas ao retargeting.

Assim, muitos usuários começaram a reproduzir os termos como sinônimos, algo que muitos especialistas concordam estar fundamentalmente errado. Para conseguir explicar a diferença, primeiro precisaremos definir o conceito de remarketing.

Remarketing é o ato de fazer marketing novamente com um lead ou cliente que já conhece ou teve contato com o seu negócio. Normalmente, esse contato acontece por e-mail ou mensagem na sua plataforma de vendas.

O remarketing pode ser feito apenas por um e-mail relembrando uma negociação que não deu certo ou uma nova oferta.

É uma estratégia muito similar ao retargeting, principalmente quanto ao objetivo de impactar novamente um lead ou cliente. Porém, o principal ponto que as diferencia é como esse contato é feito.

Enquanto o remarketing acontece por meio do contato direto com o usuário, o retargeting busca reorientar o cliente de uma forma implícita.

Temos certeza de que você está se perguntando: como isso ocorre de forma implícita? Não se preocupe! É o que buscaremos esclarecer a seguir.

Como funciona o retargeting

O retargeting funciona basicamente por meio dos famosos cookies. Esses pequenos arquivos são gerados pelos sites que você navega e carrega informações sobre o seu perfil de navegação.

Por exemplo, você foi em um site de vendas, colocou vários produtos no seu carrinho e no fim acabou não realizando a comprando. Todas essas ações geraram esses pequenos arquivos.

Com acesso a esses cookies, as plataformas de marketing, como o Google Ads e o Facebook Ads, conseguem traçar o seu perfil e exibir anúncios ou propagandas mais alinhadas a ele. O problema é que muitas vezes esse perfil é extremamente genérico e acaba não influenciando o usuário corretamente.

A principal diferença é que, ao utilizar boas campanhas de retargeting, busca-se direcionar para qual segmento de público você quer exibir e qual o conteúdo que será exibido. Para isso, o importante é ter indicadores sobre os seus usuários.

Há também muitas mudanças nas leis sobre o universo digital, que estão acontecendo e que vão influenciar na política de privacidade e no uso dos cookies de muitas plataformas e outros sites.

Os benefícios de realizar o retargeting

Decidimos expor para você as maiores vantagens de se realizar o retargeting, confira:

1. Foco

O retargeting é uma estratégia muito mais focada que uma campanha de ads comum, principalmente quanto àquele antigo visitante do seu site, ou seja, o usuário que já tenha iniciado um relacionamento com você.

Além disso, pode ajudá-lo a aumentar a probabilidade de mudança no resultado de uma negociação que você já tenha gasto um esforço anterior.

2. Gradual

Ninguém merece ser bombardeado de anúncios e propagandas a todo momento. Traçando uma estratégia de retargeting, você consegue também programar a frequência de contato do usuário com o seu conteúdo.

3. Resultados

Sem dúvidas, uma das maiores vantagens do retargeting é a melhoria dos resultados. Toda empresa precisa de uma boa taxa de conversão que pode fazer o seu negócio crescer e se manter no mercado, o retargeting trabalha justamente para isso isso.

Dica bônus!

Seu objetivo é acelerar o desenvolvimento do seu negócio e alcançar ganhos expressivos? Então, chegou o momento de você se tornar um Especialista em Growth Hacking!

Com nossa formação, você aprenderá como lançar sua ideia no mercado de forma a criar e aumentar sua base de clientes por meio de conceitos como Product/Market Fit; desenvolver uma taxa de crescimento exponencial e ampliar suas receitas praticando a cultura da constante experimentação.

Não perca tempo! Clique na imagem abaixo e se inscreva na nossa Formação de Especialista em Growth Hacking!

Formação de Especialista em Growth Hacking

Aproveite!

João Henrique

João Henrique

Grad. em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Possui certificação em Marketing de Conteúdo, Produção e Revisão de Conteúdo para Web e Copywriting. Trabalhou de 2019 a 2020 na Soluções Consultoria como Consultor, Assessor Financeiro Jurídico e Gerente de Inteligência Comercial. Foi um dos escolhidos para o Summer Job 2020 da B2W Digital, atuando no desenvolvimento do Dashboard de Performance do setor de BI da companhia. Coordenou a equipe de Comunicações do Diretório Acadêmico de Engenharia de Produção UFV em 2019, onde despertou o interesse por marketing digital. Integrou a Comissão Organizadora do XV Encontro Mineiro de Engenharia de Produção (EMEPRO), também em 2019. De 2016 a 2018, participou da Atlética das Engenharias UFV como Assessor Administrativo Financeiro e Diretor de Gestão de Pessoas e Qualidade. Está sempre em busca de novos conhecimentos e desafios. Atualmente, atua na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

Conteúdo relacionado

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso Gratuito] Fundamentos Do Growth Hacking

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.