Olá caro leitor, espero que esteja tudo bem. Preparado para aprender sobre o retargeting?
Atualmente, enfrentamos diversas mudanças no cotidiano que ocorrem com uma dinamicidade nunca antes vista.
Essa nova realidade até mesmo ganhou um apelido, VUCA, um acrônimo em inglês para Volatilidade, Incerteza, Complexidade e Ambiguidade. Aspectos que, segundo os estudiosos, caracterizam esse novo mundo.
O mundo dos negócios também é muito afetado por todas essas mudanças, o que fez surgir a necessidade de traçar novas estratégias para atrair clientes e realizar negociações assertivas, como um meio de sobreviver em um mercado cada vez mais competitivo.
O retargeting faz parte desse conjunto de novas estratégias. Ele está relacionado, principalmente, ao marketing digital. Nesse artigo, vamos buscar entender melhor sobre esse tema a partir dos seguintes tópicos:
Então, antes de mais nada, vamos ao conteúdo!
O retargeting é uma estratégia que busca impactar possíveis clientes, que já tiveram algum contato com a sua empresa, marca, produtos ou serviços. Assim, você exibe para eles anúncios e divulgações mais compatíveis com o perfil e também sobre temas que ele já tinham demonstrado interesse anteriormente.
É uma estratégia que visa principalmente retomar o contato com antigos clientes ou negociações que não deram certo, além de aumentar a taxa de conversão.
Existem muitas ferramentas que contribuem para implementar atividades de retargeting no seu negócio. Elas podem ser realizadas em diversos canais como redes sociais, e-mails e blogs.
Para conseguir ter sucesso no ambiente virtual, uma das maiores e mais importantes plataformas de divulgação de um negócio, é essencial ter uma equipe de marketing preparada e com as ferramentas adequadas para conseguirem desempenhar um bom trabalho.
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Agora que você já entendeu o conceito de retargeting, vamos esclarecer um dos erros mais comuns, pensar que essa estratégia é igual ao remarketing.
O Google é um dos principais responsáveis pela confusão causada. A empresa lançou uma ferramenta chamada Remarketing, entre as funções dela estavam atividades relacionadas ao retargeting.
Assim, muitos usuários começaram a reproduzir os termos como sinônimos, algo que muitos especialistas concordam estar fundamentalmente errado. Para conseguir explicar a diferença, primeiro precisaremos definir o conceito de remarketing.
Remarketing é o ato de fazer marketing novamente com um lead ou cliente que já conhece ou teve contato com o seu negócio. Normalmente, esse contato acontece por e-mail ou mensagem na sua plataforma de vendas.
O remarketing pode ser feito apenas por um e-mail relembrando uma negociação que não deu certo ou uma nova oferta.
É uma estratégia muito similar ao retargeting, principalmente quanto ao objetivo de impactar novamente um lead ou cliente. Porém, o principal ponto que as diferencia é como esse contato é feito.
Enquanto o remarketing acontece por meio do contato direto com o usuário, o retargeting busca reorientar o cliente de uma forma implícita.
Temos certeza de que você está se perguntando: como isso ocorre de forma implícita? Não se preocupe! É o que buscaremos esclarecer a seguir.
O retargeting funciona basicamente por meio dos famosos cookies. Esses pequenos arquivos são gerados pelos sites que você navega e carrega informações sobre o seu perfil de navegação.
Por exemplo, você foi em um site de vendas, colocou vários produtos no seu carrinho e no fim acabou não realizando a comprando. Todas essas ações geraram esses pequenos arquivos.
Com acesso a esses cookies, as plataformas de marketing, como o Google Ads e o Facebook Ads, conseguem traçar o seu perfil e exibir anúncios ou propagandas mais alinhadas a ele. O problema é que muitas vezes esse perfil é extremamente genérico e acaba não influenciando o usuário corretamente.
A principal diferença é que, ao utilizar boas campanhas de retargeting, busca-se direcionar para qual segmento de público você quer exibir e qual o conteúdo que será exibido. Para isso, o importante é ter indicadores sobre os seus usuários.
Há também muitas mudanças nas leis sobre o universo digital, que estão acontecendo e que vão influenciar na política de privacidade e no uso dos cookies de muitas plataformas e outros sites.
Decidimos expor para você as maiores vantagens de se realizar o retargeting, confira:
O retargeting é uma estratégia muito mais focada que uma campanha de ads comum, principalmente quanto àquele antigo visitante do seu site, ou seja, o usuário que já tenha iniciado um relacionamento com você.
Além disso, pode ajudá-lo a aumentar a probabilidade de mudança no resultado de uma negociação que você já tenha gasto um esforço anterior.
Ninguém merece ser bombardeado de anúncios e propagandas a todo momento. Traçando uma estratégia de retargeting, você consegue também programar a frequência de contato do usuário com o seu conteúdo.
Sem dúvidas, uma das maiores vantagens do retargeting é a melhoria dos resultados. Toda empresa precisa de uma boa taxa de conversão que pode fazer o seu negócio crescer e se manter no mercado, o retargeting trabalha justamente para isso isso.
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Grad. em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Possui certificação em Marketing de Conteúdo, Produção e Revisão de Conteúdo para Web e Copywriting. Trabalhou de 2019 a 2020 na Soluções Consultoria como Consultor, Assessor Financeiro Jurídico e Gerente de Inteligência Comercial. Foi um dos escolhidos para o Summer Job 2020 da B2W Digital, atuando no desenvolvimento do Dashboard de Performance do setor de BI da companhia. Coordenou a equipe de Comunicações do Diretório Acadêmico de Engenharia de Produção UFV em 2019, onde despertou o interesse por marketing digital. Integrou a Comissão Organizadora do XV Encontro Mineiro de Engenharia de Produção (EMEPRO), também em 2019. De 2016 a 2018, participou da Atlética das Engenharias UFV como Assessor Administrativo Financeiro e Diretor de Gestão de Pessoas e Qualidade. Está sempre em busca de novos conhecimentos e desafios. Atualmente, atua na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.
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