O que é Jellyfishbot?
Como funciona o robô que limpa lixo do mar?
Robô que limpa e conscientiza

Conheça o Jellyfishbot, robô que limpa cursos hídricos e conscientiza cidadãos

Veja sobre o Jellyfishbot, robô que limpa os cursos hídricos e é usado também para conscientizar a população acerca da poluição por resíduos sólidos e óleos.

Camila Rocha
Por: Camila Rocha
Conheça o Jellyfishbot, robô que limpa cursos hídricos e conscientiza cidadãos

Já pensou em um robô que limpa o lixo do mar? Diante da grande poluição marinha, a empresa IADYS teve a ideia de criar um robô que limpasse a sujeira humana espalhada pelo mar e ainda servisse como ferramenta de conscientização.

Assim surgiu o Jellyfishbot, robô que já mostrou sua eficiência em diversos pontos da França, tanto na limpeza, quanto em atividades educacionais, como a conscientização de crianças e a população em geral.

Ficou interessado em saber mais sobre esse robô sustentável? Continue lendo por meio dos seguintes tópicos:

  • O que é Jellyfishbot?
  • Como funciona esse robô que limpa lixo do mar?
  • Robô que limpa e conscientiza 

O que é Jellyfishbot?

O Jellyfishbot é um robô que limpa cursos marinhos, criado pela empresa francesa Interactive Autonomous DYnamic Systems - IADYS.

Esse robô que limpa não apenas sólidos, mas também óleos. Suportando coletar até 80L de macro resíduos e 30L de hidrocarbonetos por rede, isso tudo pesando apenas 20kg.

Em aparência, ele se assemelha a uma mala compacta, o que o permite chegar em lugares e cantos apertados, além de facilitar seu transporte.

O robô atua com o uso de energia elétrica e tem uma autonomia de bateria de 6 a 8 horas, de acordo com o uso.

Ficou curioso em como funciona esse robô que come lixo? Continue lendo para ver isso e mais características dele.

Como funciona o robô que limpa lixo do mar? 

O Jellyfishbot é autônomo, determinando a área no GPS a ser limpa pelo aplicativo e smartphone específicos para tal atividade. Após ser programado, ele se moverá automaticamente pela área demarcada e será capaz de detectar obstáculos pelo caminho.

Mas pode ser controlado remotamente, durante toda a missão o operador terá acesso às imagens de uma câmera instalada em bordo, diretamente em seu smartphone. E poderá reassumir o controle do Jellyfishbot sempre que quiser, e voltar ao tradicional controle remoto.

Esse robô que limpa até hidrocarbonetos, pode ser utilizado em eventuais derramamentos de óleo ou próximo a indústrias. E como possui potencial para recolher lixos sólidos, ele também pode ser usado em portos para deixar a paisagem cada vez mais bonita, além de proteger a fauna marinha.

Uma dessas aplicações ocorreu no porto de Cassis, no sul da França, onde ele foi usado para recolher os resíduos sólidos que poluíam a água do mar e a paisagem. Hoje os turistas e visitantes podem tirar uma foto muito mais bonita no porto, sem os resíduos plásticos no fundo, graças a esse robô.

Ele pode ser usado não apenas em portos, mas também em lagos, marinas, canais, centros de lazer, residências e instalações hoteleiras.

Já pensou em como um robô que limpa o mar pode chamar atenção se você está passando pela orla? Continue lendo para ver uma aplicação a mais que deram a esse robô.

Robô que limpa e conscientiza

Robôs já aguçam a curiosidade de crianças e das pessoas no geral. Agora imagina um robô amarelo navegando pelo mar? Um pouquinho chamativo né?

Essa é uma das atuações da IADYS com o Jellyfishbot, além de construir um robô que limpa os cursos marinhos, eles também atraem a atenção de turistas, crianças e cidadãos no geral, a respeito da poluição.

Por ter um manuseio intuitivo e divertido, que funciona através de controle remoto, as crianças podem fazer uso do Jellyfishbot, recolhendo com ele eventuais resíduos que estão no mar.

A IADYS realiza algumas operações de conscientização com o robô, fornecendo informações sobre a composição dos resíduos, as formas de que eles chegam até os mares e oceanos, além disso, destacam a poluição de hidrocarbonetos.

Uma dessas operações de conscientização ocorreu no mesmo porto de Cassis, enquanto era realizada a limpeza do mar no local.

Você acha que esse robô sendo utilizado em larga escala será a solução para acabar com as toneladas de plástico e poluição dos cursos hídricos? Conta pra gente!

Camila Rocha

Camila Rocha

Grad. em Engenharia Elétrica com ênfase em Robótica e Automação Industrial pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Possui curso técnico em Meio Ambiente pelo Instituto Federal de Minas Gerais - campus Governador Valadares (IFMG). Membra estudantil do Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE). Presidente do IEEE Women in Engineering UFJF (IEEE WIE UFJF), onde já atuou como Webmaster. Possui certificação em Produção de conteúdo, Marketing de conteúdo, Copywriting e Revisão de conteúdo. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto. Tem como objetivo pessoal levar conhecimento científico a pessoas que foram privadas de recebê-lo.

Programa de Aceleração de Carreiras- Voitto Pro

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Formação] Programa De Aceleração De Carreiras Voitto Pro

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.